Voz da UBE

União Brasileira de Escritores

 

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 18 de setembro de 2005

Imortais da ABL lançam manifesto contra crise política no país

Membros da Academia Brasileira de Letras (ABL) se manifestam contra a crise política que assola o país.

Na 6ª feira, 16 de setembro de 2005, imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL) lançaram manifesto contra a corrupção que campeia no país.

Leia abaixo a íntegra do comunicado:

"Os membros da Academia Brasileira de Letras signatários do presente documento, considerando que não cabe à Academia manifestar-se institucionalmente sobre questões políticas, mas atendendo a que lhes compete, individualmente, a responsabilidade moral de seu pronunciamento público, ante a comprovação, nos diversos inquéritos ora em andamento, da prática, na mais ampla escala, de gravíssimas modalidades ilícitas de apropriação e de emprego de recursos públicos, vêm concitar a cidadania ao veemente repúdio dessas práticas e dos por ela responsáveis e instar, junto aos parlamentares e ao Poder Executivo, para que essas apurações sejam pertinentemente abrangentes e conclusivas, com a correspondente responsabilização legal dos culpados.

Concitam, igualmente, o Presidente da República e os líderes parlamentares e partidários a que promovam, com a possível brevidade, ampla e profunda reforma da legislação reguladora das eleições e dos partidos políticos, com o fim de corrigir as graves deficiências institucionais que estão sendo constatadas, de sorte a assegurar, para o futuro Presidente da República, condições que conduzam à prática de uma ilibada e responsável democracia representativa".

Entre os imortais que assinaram o documento estão Affonso Arinos Filho, Alberto Venancio Filho, Ana Maria Machado, Antonio Olinto, Carlos Nejar, Cícero Sandroni, Eduardo Portella, Evanildo Bechara, Evaristo de Moraes Filho, Hélio Jaguaribe, Pe. Fernando Bastos de Ávila, José Murilo de Carvalho, Lygia Fagundes Telles, Murilo Melo Filho, Sábato Magaldi, Tarcísio Padilha e Zélia Gattai Amado.

Publicado originalmente na Folha Online

Lúcio Ferreira faz novo lançamento na UBE

Poeta doou renda da venda de livros à UBE

Na 4ª feira, 31 de agosto de 2005, em expressiva solenidade na sede da União Brasileira de Escritores, secção Pernambuco (UBE-PE), o poeta Lúcio Ferreira, tesoureiro e benemérito da entidade, lançou o livro 'Estas coisas cá de dentro', que reúne festejados poemas. O lançamento, que ocorreu na seqüência da programação das 'Quartas às quatro', reuniu grande número de intelectuais pernambucanos. Aproveitando a oportunidade, o presidente da UBE-PE, Vital Corrêa de Araújo inaugurou a Sala de Leitura do casarão da rua de Santana, que tomou o nome do poeta Lúcio Ferreira. 

UBE lança concurso literário 'Josepha Máximo Ferreira' de poemas

Já está em fase final de elaboração o edital do concurso anual ''Josepha Máximo Ferreira', que premiará os poemas escolhidos pela comissão julgadora. O concurso homenageia a mãe do poeta Lúcio Ferreira.

O FREVO, NAS CORES DAS SERPENTINAS

Nova exposição de Wilton de Souza brilha do ateliê de Ana Lúcia Gonçalves

Em exposição que se estendeu de 03 a 13 de agosto de 2005, o artista plástico Wilton de Souza brilhou no ateliê de Ana Lúcia Gonçalves, na rua Jeremias Bastos, no Pina. Na mostra, Wilton de Souza, que se proclama um grande folião, evocou a serpentina.

UBE lança Informativo

Sob a coordenação do poeta Lúcio Ferreira, a União Brasileira de Escritores - Secção de Pernambuco (UBE-PE) lançará o Informativo 'VOZ DA UBE', uma publicação periódica em versão tradicional

Permanece aberto prazo de inscrição para o Prêmio SESC de Literatura

Vai até 31 de outubro de 2005 o prazo de inscrição para o prêmio SESC de Literatura, categorias Conto e Romance, promovido pelo Departamento Nacional do SESC. O edital do concurso, que visa premiar textos inéditos escritos em língua portuguesa, por autores resistentes no país, pode ser acessado nos sites www.sesc.com.br ou www.record.com.br.

Diretoria se reúne e fixa calendário de reuniões

Em reunião realizada na 3ª feira, 06 de setembro de 2005, com a presença do presidente Vital Corrêa de Araújo e diretores Lúcio Ferreira, Telma Brilhante, Rosalia Dinelli, Elza Ferreira, Carlos Cavalcanti e Alexandre Santos, entre outros, a diretoria da União Brasileira de Escritores - Secção Pernambuco (UBE-PE) fixou a primeira 3ª feira de cada mês como o dia de sua reunião mensal. As reuniões ocorrerão sempre a partir da 10h00, na sede da UBE-PE, na rua de Santana, 202, em Casa Forte.

Lembrete

Atualize sua contribuição junto a tesouraria da UBE.

 

UBE lança Livro de Ouro para construção do auditório

Em decisão tomada na 3ª feira, 06 de setembro de 2005, a diretoria da UBE-PE lançou um Livro de Ouro para arrecadar contribuições para a construção do auditório na sede da rua de Santana. Ao fazer a contribuição, no valor mínimo de R$ 100, o doador garantirá a inscrição de seu nome na placa de inauguração do auditório.

2005. Ano Duplo. Junto com o Livro de Ouro, a diretoria também criou a campanha '2005: Ano duplo', que insta os sócios a fazerem a contribuição referente ao ano de 2005 em duplicidade, recolhendo R$ 200,00 a tesouraria da UBE. Ao participar da campanha, o sócio também garantirá a inscrição de seu nome na placa de inauguração do auditório.

 

Aconteceu

22 de agosto – Lançamento do ‘Projeto BiblioSESC’, às 10h00, no Espaço Criança Esperança, na Vila Olímpica do SESC, em Rio Doce.

25 de agosto – Conversa íntima com Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque, autora do livro ‘Luz do abismo’, na Livraria Cultura. O evento contou com a participação do professor Lourival Holanda.

02 de setembro – Abertura da exposição 'Lula Programador Visual', no Instituto Cultural Lula Cardoso Ayres.

12 de setembro - Outorga da Medalha Joaquim Nabuco, classe Ouro, ao artista Ricardo Brennand, em sessão solene da Assembléia Legislativa de Pernambuco, no plenário daquela Casa, às 18h00.

17 de setembro - Lançamento de ‘Humorerotismo: Os mais belos poemas’, 12º livro de José Maria de Andrade, pela editora Art’Berg, às 20h00, na Academia Caruaruense de Ciências e Letras.

Anete Cunha toma posse na Academia de Letras do Nordeste

Em solenidade marcada para às 19h da 3ª feira, 20 de setembro, no Salão Nobre do Clube Internacional do Recife, artista plástica Anete Cunha será empossada como Sócia Honorária na Academia Letras e Artes do Nordeste Brasileiro. Após a posse, a nova acadêmica oferecerá um recital de piano. 

Agenda

22 de setembro - Lançamento da ‘Coletânea Poética’, de Valdenise Cavalcanti, dentro do programa Coleção Trem das Letras da UBE com a CEPE, às 19h00, no auditório da Academia Pernambucana de Letras.

29 de setembro - Sara. A amante do sacerdote, de Elione Sant'Anna, às 19h00, na Livraria Cultura, no Paço da Alfândega.

30 de setembro - Lançamento da antologia ‘Metamorfose’, pela Academia Internacional de Literatura e Artes, às 15h00, no Forte das Cinco Pontas.

Expediente

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

William Ferrer Coelho

Presidente Emérito

Waldemar Lopes

1º Vice-Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para
receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial

 
 

Fale conosco:  Webmaster