Voz da UBE

União Brasileira de Escritores

 

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 25 de setembro de 2005

UBE firma acordo de cooperação cultural com Clube de Engenharia de Pernambuco

UBE e Clube de Engenharia lançam concurso literário

Na 4ª feira, 21 de setembro de 2005, em solenidade por ocasião da já tradicional 'Quarta às quatro', a União Brasileira de Escritores, secção Pernambuco (UBE-PE) firmou acordo de cooperação cultural com o Clube de Engenharia de Pernambuco para lançamento do concurso literário 'Menção Joaquim Cardozo'. Os documentos foram assinados pelos escritores Vital Correa de Araújo, presidente da UBE-PE, e Alexandre Santos, presidente do Clube de Engenharia. O poeta Lúcio Ferreira e o diretor cultural do clube, João Mascarenhas, também assinaram o acordo na condição de testemunhas. O concurso, dirigido para engenheiros, arquitetos, agrônomos e geólogos, será acompanhado por uma banca examinadora indicada pela UBE (CLIQUE AQUI e veja o regulamento do concurso).

Mauro Salles na Bienal

O escritor e jornalista Mauro Salles fará conferência na Bienal Internacional do Livro, sobre Vozes Poéticas de Pernambuco, sob coordenação do presidente da UBE – Vital Corrêa de Araújo.

FLIPORTO – 2006 vem aí

Com a presença garantida de escritores de renome. a 2º Festa Literária de Porto de Galinhas (FLIPORTO) ocorrerá entre 16 a 19 de março de 2006. Mais uma vez, o grande evento contará com o apoio da comunidade cultural, patrocínio de grandes empresas. O escritor Vital Corrêa de Araújo e Ronaldo Correia de Brito farão a curadoria do evento.

Vital Corrêa de Araújo expõe seu processo criativo no Gabinete Português de Leitura

Às 16:00 horas, da 5ª feira, 25 de setembro, na seqüência do projeto 'Dia de Criação da Poesia', coordenado pelo poeta Juhareiz Correya, no Gabinete Português de Leitura, o presidente da UBE Vital Corrêa de Araújo fará uma exposição e análise de seu processo criativo. Os comentários estarão a cargo dos intelectuais Lourdes Sarmento, Jomard Muniz de Brito e Lúcio Ferreira.

UBE lança Informativo

Sob a coordenação do poeta Lúcio Ferreira, a União Brasileira de Escritores - Secção de Pernambuco (UBE-PE) lançará o Informativo 'VOZ DA UBE', uma publicação periódica em versão tradicional

Geraldo Ferraz e Adiuza Belo no 1º Encontro de Escritores do Interior na Bienal

A poeta Adiuza Belo e o pesquisador Geraldo Ferraz, estão entre os conferencistas do 1º encontro de escritores do interior na Bienal, que ocorrerá em dois momentos do dia 14 de outubro, no auditório da Bienal Internacional do Livro, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Esmeralda Moura Camacho brilha na Casa do Chacon

Na noite da 4ª feira, 21 de setembro, em concorrido evento realizado na Casa do Chacon, em Casa Forte, a escritora Esmeralda Moura Camacho lançou seu livro de contos 'Labirinto'.

UBE lança concurso literário 'Josepha Máximo Ferreira' de poemas

Já está em fase final de elaboração o edital do concurso anual ''Josepha Máximo Ferreira', que premiará os poemas escolhidos pela comissão julgadora. O concurso homenageia a mãe do poeta Lúcio Ferreira.

Eduardo Côrtes lança Anais da Fliporto na UBE

Na 4ª feira, 21 de setembro, ao final da sessão da já tradicional 'Quarta às Quatro', em solenidade com a presença de mais de 100 pessoas, Eduardo Côrtes lançou os anais da 1ª FLIPORTO, esgotando a edição do livro, que apresenta o resultado dos concursos de poemas e contos, da primeira feira literária de Porto de Galinhas. Eduardo Côrtes é autor do livro belíssimo, ainda não lançado, 'Da Great Western ao Metrô do Recife'.

Neide Medeiros Santos presente em Congresso Internacional de literatura de cordel

Na 4ª feira, 21 de setembro, por ocasião do Congresso Internacional de literatura de cordel, ocorrido na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, a escritora Neide Medeiros Santos lançou o livro "Guriatã: uma viagem mítica ao país-paraíso" - uma leitura da autora do livro "Guriatã: um cordel para menino", do poeta Marcus Accioly. Além de Marcus Accioly, também estiveram presentes no lançamento, os pernambucanos Roberto Benjamin e os xilógrafos Costa Leite e Marcelo Soares. Em breve, Neide Medeiros Santos fará o lançamento de seu livro no Recife. 

A UBE disporá de um Stand na Bienal, à disposição dos escritores pernambucanos

 

Lembrete

Atualize sua contribuição junto a tesouraria da UBE.

 

Aconteceu

17 de setembro - Lançamento de ‘Humorerotismo: Os mais belos poemas’, 12º livro de José Maria de Andrade, pela editora Art’Berg, às 20h00, na Academia Caruaruense de Ciências e Letras. O presidente da UBE, escritor Vital Correa de Araújo, e o Coordenador do Espaço Pasárgada – teatrólogo Valdi Coutinho marcaram presença.

18 de setembro - Selma Ratis lançou Tela e Poesia, mais um êxito na carreira da grande poetisa.

 Posse de Anete Cunha na Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro, no salão nobre do Clube Internacional do Recife.

21 de setembro - Posse de Anete Cunha na Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro, no salão nobre do Clube Internacional do Recife.

21 de setembro - Lançamento do livro ‘Guriatã: uma viagem mítica ao país-paraíso', de Neide Medeiros Santos, na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa.

21 de setembro - Lançamento do livro ‘Labirinto, de Esmeralda Moura Camacho, na Casa do Chacon, em Casa Forte.

21 de setembro - Lançamento do livro ‘O Jardim e a Praça', de Nelson Saldanha, na Livraria Arraial.

21 de setembro - Lançamento da ‘Coletânea Poética’, de Valdenise Cavalcanti, dentro do programa Coleção Trem das Letras da UBE com a CEPE, às 19h00, no auditório da Academia Pernambucana de Letras.

22 de setembro - A contista Lourdes Rodrigues lançou Situação Limite no Café Burle Max.

Antonio da Costa Mendes lançará 'Memórias de um Emigrante: da Aldeia Para o Mundo' no Gabinete Português

Na 5ª feira, 13 de outubro, o escritor Antonio da Costa Mendes, presidente do Gabinete Português de Leitura, lançará o livro 'Memórias de um Emigrante: da Aldeia Para o Mundo'. A festa será no salão do Gabinete Português de Leitura.

Nelson Saldanha lança 'O Jardim e a Praça'

Em bela noite de autógrafos na livraria Arraial, na 5ª feira, 22 de setembro, o acadêmico Nelson Saldanha lançou o livro "O Jardim e a Praça".

Agenda

29 de setembro - Sara. A amante do sacerdote, de Elione Sant'Anna, às 19h00, na Livraria Cultura, no Paço da Alfândega.

30 de setembro - Lançamento da antologia ‘Metamorfose’, pela Academia Internacional de Literatura e Artes, às 15h00, no Forte das Cinco Pontas.

09 de outubro - Lançamento dos livros infantis 'O pequeno pescador' e 'Arabela e o camaleão', de Telma de Figueiredo Brilhante, no stand da UBE, na 5ª Bienal Internacional do Livro, no Centro de Convenções.

12 de outubro - Lançamento do livro infantil 'Brincando só', de Luciene Freitas, no stand da UBE, na 5ª Bienal Internacional do Livro, no Centro de Convenções.

12 de outubro - Lançamento do livro  No limiar ', de Ana Maria Cesar, no stand da Editora Bagaço, na 5ª Bienal Internacional do Livro, no Centro de Convenções.

Expediente

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

William Ferrer Coelho

Presidente Emérito

Waldemar Lopes

1º Vice-Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para
receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial

 
 

Fale conosco:  Webmaster