Voz da UBE

União Brasileira de Escritores

 

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 13 de novembro de 2005

Cloves Marques agraciado com Menção Honrosa do Prêmio Eugênio Coimbra

Na foto, Cloves Marques ladado pelas escritoras Ana Maria César, Telma Brilhante e Edna Alcântara e pelo pintor Wilton de Souza

Na noite da última 4ª feira, dia 09 de novembro, em grande festa no Museu da Cidade do Recife, no Forte de Cinco Ponta, o escritor Cloves Marques foi agraciado com a Menção Honrosa do Prêmio Eugênio Coimbra, da categoria Poesia do Concurso Literário Cidade do Recife, versão 2005. Cloves Marque participou do certame literário com o já festejado livro "365 Haicais de Sol e Chuva".

Everaldo Moreira Veras comemora sucesso de P Salvador

Continua o sucesso de 'P Salvador', o 34º livro do acadêmico Everaldo Moreira Veras. P Salvador ganhou a Menção Honrosa do prêmio Clube do Livro, em São Paulo, e a Menção Especial do Prêmio Guararapes da União Brasileira de Escritores, Secção do Rio de Janeiro.

Waldênio Porto confirma presença na abertura do Projeto 'A ficção em Pernambuco', na Livraria Saraiva

O escritor Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras e líder do movimento pelo fortalecimento do autor pernambucano, confirmou presença na abertura do projeto 'A ficção em Pernambuco' idealizado pelo presidente da UBE, Vital Corrêa de Araújo. O projeto será lançado às 19 horas da 6ª  feira, 25 de novembro, no espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, com o programa 'O romance em Alexandre Santos, quando o livro 'O Moinho' será apresentado pelo escritor e crítico literário Cyl Gallindo. Na programação, além do autor, que explicará o seu processo criativo, e o escritor Cyl Gallindo, ainda falarão o editor Arnaldo Afonso e o publicitário José Nivaldo Jr. O romance 'O Moinho' foi publicado pela editora Bagaço em 2001 e será lançado internacionalmente em Havana pelo Editorial Arte y Literatura, por ocasião da festejada Feira Internacional de Cuba.

Claudio Willer lança 'Os Cantos de Maldoror'

Na próxima 4ª feira, 16 de novembro, a partir da 19 horas, em evento na Livraria Cultura de São Paulo, na avenida Paulista, 2073, o escritor Cláudio Willer estará  lançando a tradução de 'Os Cantos de Maldoror', que reúne textos da obra de Lautréamont. Além do novo livro, Cláudio Willer também estará autografando 'Volta', sua narrativa em prosa, e o livro de poesias 'Estranhas Experiências'.

CLIQUE AQUI e leia a íntegra do pronunciamento de Waldênio Porto na abertura do I Congresso das Academias de Letras do Nordeste

Inscrições para o 3º Concurso de Contos 'Luís Jardim' vai até 24 de novembro

As inscrições para 3º Concurso de Contos Luís Jardim, instituído pela Biblioteca Pública de Casa Amarela com o objetivo de incentivar, descobrir e divulgar novos talentos na literatura pernambucana vai até o dia 24 de novembro.

Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda lança 5ª Antologia

No próximo domingo, dia 13 de novembro, às 16 horas, será lançada a 5ª Antologia da Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda no Instituto Histórico de Olinda, na Avenida Liberdade, 214, no Carmo. Um excelente programa para quem gosta da boa poesia. Entre os maiores incentivadores da Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda está o escritor Olímpio Bonald Neto.

Orismar em 3 tempos

Na próxima 4ª feira, às 19 horas, em programa do Instituto Maximiano Campos em parceria com a Sala Mauro Mota, a poesia de Orismar Rodrigues será festejada. O recital 'Orismar em 3 tempos' será apresentado na Sala Mauro Mota na Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte. Um programa imperdível.

UBE prorroga prazo de inscrição para o concurso literário 'Menção Joaquim Cardozo'

Na 5ª feira, 03 de novembro, em reunião na sede da União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco, os escritores Vital Corrêa de Araújo e Lúcio Ferreira e o presidente do Clube de Engenharia, o escritor engenheiro Alexandre Santos, resolveram prorrogar o prazo de inscrição para o concurso literário 'Menção Joaquim Cardozo' até o dia 31 de janeiro de 2006. No entender do presidente da UBE-PE Vital Corrêa de Araújo, 'a prorrogação vai possibilitar a descoberta de mais talentos literários escondidos no vasto campo da técnica'. A Menção Joaquim Cardozo visa premiar poemas e contos escritos por engenheiros, arquitetos, geólogos, agrônomos e demais profissionais ligados a área técnica.

Mensagem aos escritores

A União Brasileira de Escritores (UBE-PE) está procurando seus caminhos de Sol - um caminho para todos. A luz limitada é artifício de candeia. Só serve às salas.

Lúcio Ferreira

Atualize sua contribuição à UBE

Preparativos para Cooperativa de Escritores seguem de vento em popa

Na última 4ª feira, dia 09 de novembro, a Cooperativa de Escritores que vem sendo organizada no âmbito da UBE-PE deu mais um largo passo. Em reunião ocorrida na UBE-PE, foi apresentado um primeiro esboço para o Estatuto e Projeto de Funcionamento da entidade. Os interessados devem se comunicar com o escritor Paulo Andrade Oliveira na sede da UBE, na Rua de Santana, 202, Casa Forte, Recife.

 
 

Aconteceu

04 de novembro. O Hospital Português comemorou seu sesquicentenário com extensa programação que começou às 17h00, com missa em Ação de Graças, e prosseguiu com sessão solene no salão nobre, com entrega do prêmio Virtude e medalhas comemorativas.

04 de novembro. Lançamento do livro 'O retorno da Águia', da escritora Giselda Moura no hall principal do Hospital das Clínicas, na Cidade Universitária.

10 de novembro. Vernissage da pintora Carmen Camelo no Memorial da Medicina de Pernambuco, na Praça do Derby, em Recife.

Exército Brasileiro faz doação de livro raro sobre a História da II Guerra a Biblioteca Pública do Estado

Em solenidade marcada para às 10 horas do dia 21 de novembro, por ocasião do sexagenário aniversário do fim da II Guerra Mundial, o general Eron Carlos Marques, comandante militar do Nordeste, fará a doação de um livro raro à Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco. Na seqüência, o comandante oferecerá coquetel nos jardins do Palácio do Campo das Princesas.

UBE abrirá inscrições para o concurso literário 'Josepha Máximo Ferreira'

De 15 de novembro a 31 de janeiro de 2006 a UBE estará aceitando inscrições para o prêmio 'Josepha Máximo Ferreira', que vai premiar os poemas escolhidos pela comissão julgadora. O concurso homenageia a mãe do poeta Lúcio Ferreira. Informações sobre o concurso podem ser obtidas através dos telefones 3441-7488 e 3271-3656.

Agenda

18 de novembro - Lançamento do livro 'O avesso', de Saulo Marden, na UBE.

25 de novembro - A ficção em Pernambuco. Discussão sobre o romance 'O moinho', de Alexandre Santos, no Espaço Manuel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

27 de novembro. Lançamento da Agenda do Poeta 2006, reunindo 41 poetas e escritores, com a participação de Geninha da Rosa Borges, que interpretará trechos dos trabalhos publicados, às 17 horas, na Academia Pernambucana de Letras.

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

William Ferrer Coelho

Presidente Emérito

Waldemar Lopes

1º Vice-Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para
receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Notícia de interesse

10/11/2005 - 13h47

Saramago lança novo livro em Lisboa

da Efe, em Lisboa

O lisboeta Teatro de São Carlos será amanhã o palco da apresentação mundial do novo romance do prêmio Nobel de Literatura José Saramago, "As intermitências da morte".

Saramago escolheu este importante centro da capital lusa para apresentar à sociedade a obra que narra os conflitos resultantes da decisão da morte de abandonar sua atividade.

Em "As intermitências da morte", o alvoroço que a aposentadoria da morte gera em um país se transforma, depois, em um motivo de preocupação pelo impacto político econômico, social e até religioso dessa situação.

Pela primeira vez, uma obra do prêmio Nobel de Literatura de 1998 foi publicada de forma simultânea em Espanha, Portugal, Itália, Brasil e outros países latino-americanos, além de ser também traduzida para o catalão.