Voz da UBE

União Brasileira de Escritores

 

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 20 de novembro de 2005

O Romance em Alexandre Santos

Livraria Saraiva dá largada ao projeto 'Ficção em Pernambuco'

Na foto, os escritores Alexandre Santos (a esquerda) e Cyl Gallindo

Na próxima 6ª feira, dia 25 de novembro, a partir das 19 horas, a Livraria Saraiva dará início ao projeto 'A ficção em Pernambuco', idealizada pelo presidente da UBE, o poeta Vital Corrêa de Araújo. A sessão inaugural, marcada para as 19 horas, no chamado Espaço Manuel Bandeira, na loja do Shopping Center Recife, ficará por conta do escritor e crítico literário Cyl Gallindo, que analisará o romance 'O moinho', de Alexandre Santos. No programa, que recebeu a referência geral de 'O romance em Alexandre Santos', ainda estão previstas intervenções do editor Arnaldo Afonso e do publicitário José Nivaldo Júnior, que escreveu o prefácio de 'O moinho', romance publicado em 2001 pela editora Bagaço e que terá lançamento internacional pelo Editorial Arte y Literatura por ocasião da próxima Feira Internacional do Livro em Cuba. A escritora Bernadete Serpa, presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, e o escritor Waldênio Porto, presidente da Academia de Letras de Pernambuco e líder do Movimento pela Valorização do Escritor Pernambucano (CLIQUE AQUI e leia a íntegra do pronunciamento em defesa do escritor pernambucano) já confirmaram presença no evento.

Abertas as inscrições para o Prêmio Maximiano Campos

Depois do sucesso da primeira versão do Prêmio Maximiano Campos de Literatura com tema 'A importância da leitura na formação do cidadão', cujos prêmios foram distribuídos em março, o Instituto Maximiano Campos (IMC) lançou o edital para a edição 2006 do concurso. Na versão 2006, o concurso foi subdividido nas categorias 'Alicerce' - para alunos de 5º a 8º série do ensino fundamental, que escreverão sobre o tema 'O futuro do livro' -, e 'Conto' - para adultos com escolaridade média concluída. As inscrições, que se estendem até o dia 15 de dezembro, podem ser feitas na sede do Instituto Maximiano Campos, na rua do Chacon, 335 – Casa Forte, CEP 52061-400, Recife - PE. Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail leila.adm@insitutomaxcampos.org.br ou pelos telefones 32675787 e 33047342.

30 anos de Literatura de Raimundo Carrero

Caçador de Assombrações

O filme 'Caçador de Assombrações', que se insere no Projeto '30 anos de Literatura de Raimundo Carrero', com patrocínio da CHESF e apoio cultural da Fundação Joaquim Nabuco, teve seção especial no último sábado, dia 19 de novembro, no Cinema da Fundação, no Derby. 'Caçador de Assombrações' foi dirigido por Clara Angélica

Enquanto isso...

Oficina de Raimundo Carrero anima UBE

Entre os pontos altos da UBE, estão os cursos de Romance que o escritor Raimundo Carrero oferece às segundas e quartas feira, das 19h às 21h, e terças e quintas feiras das 14h às 16h e das 18h às 20h. Maiores informações pelos fones 8856-6208 e 3441-7488.

Curtinhas

A escritora Selma Vasconcelos está dando os retoques finais num ensaio de alto nível sobre João Cabral de Melo Neto. É esperar para ver.

Com a ajuda de Elza Ferreira, a bibliotecária Maria Regina vem organizando a Biblioteca da UBE. A UBE precisa de voluntários para a tarefa. Ligue: 3441-7488

Edvaldo Arlego, da Edição Edificantes, continua provando que o padrão de qualidade gráfica  do livro alcança a excelência.

Cooperativa de escritores avança

Embora ainda esteja com as dificuldades naturais de qualquer entidade coletiva que inova a forma de organização tradicional, a cooperativa de escritores está avançando. A ONG Civitate ofereceu um local para a exposição de livros e, ainda, um espaço para
tarefas burocráticas. De sua parte, a UBE ofereceu espaço para reuniões e permitiu o uso do 'Vagão das Letras' para a exposição de livros. A empresa Teacherimport se dispôs a desenvolver programa para estabelecimento de um loja virtual, permitindo a venda de livros pela Internet. A AABB também ofereceu local com estacionamento para reuniões e exposição de livros. A próxima reunião dos precursores da Cooperativa de Escritores está marcada para às 14 horas da próxima 4ª feira, dia 23 de novembro, na sede da UBE, na rua de Santana, 202, Casa Forte. Na pauta, a discussão da minuta de estatuto e do projeto de funcionamento da cooperativa. Todos estão convidados. Não perca!

Quarta às Quatro chega a 135ª edição reconhecida como 'fábrica de talentos'

Na última 4ª feira, dia 16 de novembro, o programa literário e artístico 'Quarta às Quatro' chegou a 135ª edição reconhecida com uma grande fábrica de talentos. Idealizada pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, a 'Quarta às Quatro' - um programa literário e artístico que ocorre todas as quartas-feiras, nos jardins da UBE, a partir das 16:00 horas - tem o objetivo de congregar escritores veteranos com talentos incipientes. Entre os freqüentadores assíduos do Quarta às Quatro estão os festejados Olimpio Bonald, Telma Brilhante, Lúcio Ferreira, Alexandre Santos, Jacques Ribemboim, Ana Maria César, William Ferrer, Luciene Freitas, Adiuza Belo, Edna Alcântara, Geraldo Ferraz, Paulo Dantas, Tereza Tenório, Nina Afonso, Gustavo Melo, Rachel Carrilho, Lourdes Nicácio, Lourdes Sarmento, Edvaldo Bronzeado, Telino, Rosa Lia Dinneli Duque, Manoel de Barros Lima, Aurélio Farias, Silvio Hansen, Rogério Generoso, Lúcia Sobral, Vera Sato, Carlos Cavalcanti, Cloves Marques, Elione Santana, Shoia Durand, Carlos Bezerra Cavalcanti, e muitos outros, com escritores iniciantes. Entre as maiores revelações da Quarta às Quatro está a escritora Virginia Leal, que, depois de um início tímido, libertou a pena que a sua alma continha e, depois de lançar três livros, está prestes a concluir sua quarta obra. "O Quarta às Quatro é um laboratório de criação literária a céu aberto", diz o presidente da UBE, Vital Corrêa de Araújo.  SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488. 

Mensagem aos escritores

"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira

Atualize sua contribuição à UBE

Novos lançamentos movimentam jardins da UBE

Ao longo do mês de dezembro, os jardins da UBE, na rua de Santana, 202, em Casa Forte, serão movimentados por vários lançamentos. Abrindo a temporada, Léo Galiza lançará seu livro no 07 de dezembro. Em 14 de dezembro, será a vez da escritora Lúcia Maciel e, fechando a programação natalina, em 17 de dezembro, Abelhinha fará sua festa a partir das 21 horas.

Inscrições para o Concurso de Contos 'Luís Jardim' encerra na próxima 5ª feira

As inscrições para 3º Concurso de Contos Luís Jardim, instituído pela Biblioteca Pública de Casa Amarela com o objetivo de incentivar, descobrir e divulgar novos talentos na literatura pernambucana se encerra na próxima 5ª feira, dia 24 de novembro.

Inscrições para o Concurso de Contos 'Luís Jardim' encerra na próxima 5ª feira

As inscrições para 3º Concurso de Contos Luís Jardim, instituído pela Biblioteca Pública de Casa Amarela com o objetivo de incentivar, descobrir e divulgar novos talentos na literatura pernambucana se encerra na próxima 5ª feira, dia 24 de novembro.

 

Aconteceu

10 de novembro. Vernissage da pintora Carmen Camelo no Memorial da Medicina de Pernambuco, na Praça do Derby, em Recife.

13 de novembro. Lançamento da V Antologia da Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, no Instituto Histórico de Olinda.

18 de novembro - Lançamento do livro 'O avesso', de Saulo Marden, na UBE.

Luiz Gonzaga Lopes lança novela

Já está em fase de preparativo lançamento do mais recente trabalho do escritor Luiz Gonzaga Lopes. Vem por aí duas novelas – um díptico de prosa – contando a estória de Florêncio e Selma. Embora rigorosamente coincidentes em episódios e circunstâncias, as estórias são contadas sob dois enfoques:o olhar masculino e feminino. A apresentação do livro ficou por conta dos escritores Maria do Carmo Barreto Campelo de Melo, Ana Maria César e Arthur Carvalho.

Orismar em 3 tempos

Na última 4ª feira, em programa do Instituto Maximiano Campos em parceria com Fundação Joaquim Nabuco, o poeta Orismar Rodrigues foi homenageado com o recital 'Orismar em 3 tempos'. Em belíssima apresentação na Sala Mauro Mota, poemas do homenageado foram recitados por Edson Nery da Fonseca e Lucila Nogueira. A coreografia ficou por conta da bailarina Cecília Cavalcanti Brennand e a música sob a batuta do 'mágico' Rubem Rocha Filho.

Abertas as inscrições para o concurso literário 'Josepha Máximo Ferreira'

Começou em 15 de novembro o período de inscrições para o prêmio 'Josepha Máximo Ferreira', que vai premiar os poemas escolhidos pela comissão julgadora. O concurso homenageia a mãe do poeta Lúcio Ferreira. As inscrições vão até 31 de janeiro de 2005. Informações sobre o concurso podem ser obtidas através dos telefones 3441-7488 e 3271-3656 (CLIQUE AQUI e conheça o regulamento do concurso).

Agenda

25 de novembro - A ficção em Pernambuco. Discussão sobre o romance 'O moinho', de Alexandre Santos, no Espaço Manuel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

27 de novembro. Lançamento da Agenda do Poeta 2006, reunindo 41 poetas e escritores, com a participação de Geninha da Rosa Borges, que interpretará trechos dos trabalhos publicados, às 17 horas, na Academia Pernambucana de Letras.

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

William Ferrer Coelho

Presidente Emérito

Waldemar Lopes

1º Vice-Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Geraldo Ferraz

Núcleo de Pesquisa e História

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para
receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Notícia de interesse

7/11/2005 - 09h08

Biblioteca Nacional revela obras furtadas

da Folha de S.Paulo, no Rio

Depois de quatro meses, caiu o segredo de Justiça em torno do desaparecimento de peças da Biblioteca Nacional, no Rio. Foi confirmado o furto de 949 peças, sendo 751 fotos, 120 estampas, 56 desenhos e 22 gravuras. O número pode crescer, pois o inventário das gravuras não foi concluído.

Entre as fotos, a grande maioria (557) é do século 19, sendo que 449 delas pertencem à coleção Imperatriz Teresa Cristina Maria, de 23 mil imagens, deixada por d. Pedro 2º para a Biblioteca Nacional. Há 194 do século 20.

Os brasileiros Marc Ferrez (11 fotos) e Augusto Malta, o inglês Benjamin Mulock e os alemães August Stahl e Guilherme Liebenau estão na lista de autores de fotos desaparecidas. Muitas têm autores desconhecidos.

Foram encontradas 72 fotos "fantasmas" --imagens sem valor postas no lugar das originais.

Entre os desenhos, há um de Rugendas, três de Victor Meirelles, um de Pedro Américo, 17 de J. Carlos e 14 de Álvarus.

Já nas gravuras, predominam as de autor desconhecido do século 19. Duas imagens do Rio são de J. Needham. E todas as 120 estampas são do sabonete "Eucalol".

Ontem à tarde, após ser informada da decisão do juiz Flávio Oliveira Lucas, da 4ª Vara Federal Criminal, a presidente interina da fundação, Maria Izabel Mota, divulgou o resultado do inventário.

"Acho que a suspensão do segredo de Justiça pode ajudar, porque temos digitalizadas muitas das imagens desaparecidas. Agora, poderemos divulgá-las ao público", disse ela, que hoje deve enviar a lista de imagens para a Interpol e colocá-la na internet.

Ao menos no que se refere às fotos, Mota diz acreditar que os furtos tenham ocorrido nos cem dias de greve dos funcionários da instituição, de abril a julho. No período, segundo servidores, só diretores ou pessoas autorizadas por eles tiveram acesso ao prédio.

O segredo de Justiça, determinado no dia 19, impediu que novas informações precisas viessem a público. Mota diz ter consultado o juiz para saber se poderia reabrir o setor de iconografia ao público ou se isso feriria o segredo de Justiça. A resposta foi a suspensão do segredo.