Voz da UBE

União Brasileira de Escritores

 

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 27 de novembro de 2005

O Romance em Alexandre Santos

Livraria Saraiva dá largada ao projeto 'Ficção em Pernambuco'

Na última 6ª feira, dia 25 de novembro, em noite memorável, foi dada largada ao projeto 'A ficção em Pernambuco', idealizada pelo presidente da UBE, o poeta Vital Corrêa de Araújo, com a análise literária do romance 'O moinho', de Alexandre Santos. O evento que contou com a presença de destacadas personalidades do mundo das artes e da política pernambucana, incluindo a deputada Ana Rodovalho, o presidente do IAB Bruno Ferraz e o coordenador executivo do Movimento de Defesa do Livro e do Autor Pernambucano, Jacques Ribemboin, realizou-se no chamado Espaço Manuel Bandeira, na loja do Shopping Center Recife. Após compor a mesa com o presidente da Academia Pernambucana de Letras, Waldênio Porto, presidente da UBE-PE, Vital Corrêa de Araújo, publicitário José Nivaldo Jr e o escritor Alexandre Santos, o secretário-geral da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro, Cloves Marques, passou a palavra para o escritor e crítico literário Cyl Gallindo, que analisou 'O moinho' (ver nota ao lado). Saudando o sucesso do encontro, o gerente de eventos da Livraria Saraiva, Lívio Meireles, sugeriu que a UBE e as academias de letras baseadas no Estado componha uma agenda de utilização do Espaço Manuel Bandeira. O projeto 'A ficção em Pernambuco' prossegue em janeiro, com a análise da obra de Waldênio Porto.

Cyl Gallindo classifica 'O moinho' como um livro essencial para aqueles que quiserem compreender as angústias que martirizam a humanidade

Em sua intervenção no programa inaugural do projeto 'A ficção em Pernambuco', o crítico literário Cyl Gallindo analisou o romance O MOINHO, de Alexandre Santos, e, após fazer uma abordagem geral dos principais problemas que atualmente afligem a humanidade, recomendou a leitura do livro por todos aqueles que quiserem compreender a essência daqueles males. O MOINHO foi publicado em 2001 pela editora Bagaço e terá lançamento internacional em Havana pelo Editorial Arte y Literatura por ocasião da próxima Feira Internacional do Livro em Cuba.

José Nivaldo Jr. considera O MOINHO "um exemplo de romance"

Ao falar no evento que recebeu a referência geral de 'O romance em Alexandre Santos, o publicitário José Nivaldo Júnior, que escreveu o prefácio de O MOINHO, comentou sobre algumas características inéditas do livro e terminou por classificar a obra como "um modelo de romance".

Vital Corrêa de Araújo classifica O MOINHO como "um livro arrojado que inaugura um novo estilo"

Depois de lembrar que pretendeu colocar o estilo do romance O MOINHO em discussão ainda em 2002, o presidente da UBE-PE, Vital Corrêa de Araújo classificou a obra como "um livro arrojado, que inaugura um novo estilo".

Ana Maria César distribui plaquete 'Alexandre Santos e a ficção-verdade'

Por ocasião da reunião da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro, a escritora Ana Maria César, que esteve ausente do lançamento do projeto 'A ficção em Pernambuco' por razões de viagem a trabalho, distribuiu a plaquete 'Alexandre Santos e a ficção-verdade' com o texto que conseguiu recuperar do trabalho realizado ainda em 2003 sobre o livro O MOINHO. Lembrando que a história do homem é a história da luta pelo poder, Ana Maria César afirma que "aí é onde se insere o magnífico livro de Alexandre Santos".

30 anos de Literatura de Raimundo Carrero

Oficina de Raimundo Carrero marca comemoração natalina para 13 de dezembro

Na 3ª feira, 13 de dezembro, os participantes da Oficina de Raimundo Carrero, que funciona na UBE, promoverão sua comemoração natalina com o lançamento do livro 'Contos de Oficina'. A oficina de Raimundo Carrero é um dos pontos altos da UBE e funciona às segundas e quartas feira, das 19h às 21h, e terças e quintas feiras das 14h às 16h e das 18h às 20h. Maiores informações pelos fones 8856-6208 e 3441-7488.

Quarta às Quatro chega a 136ª edição reconhecida como 'fábrica de talentos'

"O Quarta às Quatro é um laboratório de criação literária a céu aberto", diz o presidente da UBE, Vital Corrêa de Araújo.  SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488. 

Academia de Letras e Artes do Nordeste renova diretoria

No último sábado, dia 26 de novembro, em reunião realizada na UBE-PE sob o patrocínio da acadêmica Edna Alcântara, a Academia de Letras e Artes do Nordeste elegeu a diretoria para o biênio 2006-2007. Por aclamação foi eleita a chapa liderada pelo escritor Alexandre Santos, que sucederá a poeta Bernadete Serpa. Lúcio Ferreira e Olímpio Bonald Neto foram eleitos respectivamente para a 1ª e 2ª vice-presidências. O escritor Cloves Marques foi eleito para a 1ª secretaria. Para a 2ª secretaria foi eleita Edna Alcântara. A diretoria executiva se completa com a presença das escritoras Luciene Freitas e Djanira Silva na tesouraria. A escritora Lourdes Sarmento foi reeleita para a coordenação dos Núcleos e para a coordenação de comunicação. Luiz de Freitas será o consultor jurídico, Ana Maria César, William Ferrer e Wilton de Souza integrarão o conselho editorial e, finalizando a chapa eleita, os acadêmicos Carlos Cavalcanti, Abdias Moura, Nelson Saldanha, Reinaldo Oliveira, Vital Corrêa de Araújo e Waldemar Lopes integrarão o conselho Cultural.  

Waldênio Porto saúda projeto 'A ficção em Pernambuco' como importante pela para o Movimento de Valorização do Livro e do Autor Pernambucano

Ao fazer seus comentários sobre o evento que analisou o romance O MOINHO, de Alexandre Santos, o escritor Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras, falou da importância do projeto 'A ficção em Pernambuco' para a valorização dos autores locais. Waldênio Porto, que estava acompanhado pelo 'agitador cultural' Jacques Ribemboin, é líder do Movimento pela Valorização do Escritor Pernambucano e do Nordeste. Em outubro, por ocasião da V Bienal Internacional do Livro em Pernambuco, abriu o I Congresso das Academias de Letras do Nordeste com um discurso bombástico, que vem, pouco a pouco, produzindo frutos (CLIQUE AQUI e leia a íntegra do pronunciamento em defesa do escritor pernambucano).

Mensagem aos escritores

"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira

Atualize sua contribuição à UBE

Lourdes Sarmento lança edição bilíngüe de 'Rituais do Desejo'

A partir das 18 horas do dia 05 de dezembro, a escritora Lourdes Sarmento estará no hall da Biblioteca Pública de Pernambuco, na rua João Lira, Parque Treze de Maio, lançando a edição bilíngüe do livro de poemas 'Rituais do Desejo', publicado pela Editora Francachela, de Buenos Aires. Além de coquetel, audição musical e declamação de poemas da autora estão no programa, que conta com o apoio da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro, Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco e Movimento em Defesa do Autor Pernambucano.

Francachela publicará 'Tango & Reaggea", de Olímpio Bonald Neto

Na programação do próximo ano, a Editora Francachela, de Buenos Aires, terá o livro 'Tango & Reagea', de Olímpio Bonald Neto, que conta a verdadeira história da senhora Idete Rewerschie e outros contos nordestinos. Os originais já estão com Cyl Gallindo, diretor da Editora Francachela no Brasil.

'Agenda do Poeta' lançada na APL

A partir das 17 horas do domingo, 27 de novembro, na Academia Pernambucana de Letras escritores pernambucanos - entre os quais Virgínia Leal, Vera Sato, Luciene Freitas, Sineide Gemir, Lourdes Sarmento, Josete Cavalcanti, Lúcia Duarte, Si cabral, José Roberto de Melo, Diego Medeiros, Cléria Galindo, Laura Bastos, Valdene Duarte, Jessier Quirino, Rosa Bezerra, Severina Moura, Ivanete Rêgo BArros, Valderez de Freitas, Myriam Brindeiro, Lúcia Sobral, Vera Marinho, Selma Ratis, Lúcia Cardoso, Lia Vieira, Maria Rita de Freitas, Terezinha Acioli, Djanira Silva, Carlos Cavalcanti, Marília Pessoa, Nazareth Gouveia, Aparecida Ramos, João Lins, Sheila Cohen, Elizabeth Feijó, Ubiracy Olímpio, José Bezerra de Lemos, Olímpio Bonald Neto, Telma Brilhante, Paulo Profeta, Salete Rêgo Barros e Graça Rezende - festejam o lançamento da 'Agenda do Poeta', que já está em seu oitavo ano. A programação contempla o lançamento da Agenda e calendário 2006, com folguedos e festas populares como tema, a interpretação dramática por Geninha da Rosa Borges, mostra de fotografias "Um olhar sobre o Nordeste" de Rosa Bezerra, show folclórico "Viva Pernambuco", com integrantes do Balé Popular do Recife, exposição de Painéis e ceia regional. Maiores informações podem ser obtidas no site www.autorpernambucano2005.kit.net

Abertas as inscrições para o concurso literário 'Josepha Máximo Ferreira'

Começou em 15 de novembro o período de inscrições para o prêmio 'Josepha Máximo Ferreira', que vai premiar os poemas escolhidos pela comissão julgadora. O concurso homenageia a mãe do poeta Lúcio Ferreira. As inscrições vão até 31 de janeiro de 2005. Informações sobre o concurso podem ser obtidas através dos telefones 3441-7488 e 3271-3656 (CLIQUE AQUI e conheça o regulamento do concurso).

Cida Pedrosa dinamiza Interpoética

A escritora Cida Pedrosa está dando novo dinamismo a página da Interpoética, um espaço alternativo para poesia, aberto a contribuição de todos os poetas. A remessa dos poemas para a página pode ser feita pelos endereços eletrônicos editores@interpoetica.com ou cidapedrosapoesia@yahoo.com.br. Vale à pena visitar a página da Interpoética (CLIQUE AQUI e visite a homepage)

 

Aconteceu

18 de novembro - Lançamento do livro 'O avesso', de Saulo Marden, na UBE.

25 de novembro. O escritor Antão José Araújo de Brito lançou o livro 'Mosaico Interdisciplinar: aspectos educacionais e culturais', no Circulo Militar do Recife, na Agamenon Magalhães, no Espinheiro.

25 de novembro - Abertura do projeto 'A ficção em Pernambuco' com a discussão sobre o romance 'O moinho', de Alexandre Santos, no Espaço Manuel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

Luiz Gonzaga Lopes lança 'Somos iguais'

Na próxima 5ª feira, 1º de dezembro, a partir das 19 horas, o acadêmico Luiz Gonzaga Lopes estará lançando o livro 'Somos Iguais', no Memorial da Medicina de Pernambuco, na Rua Amaury de Medeiros, 206, no Derby, em Recife. 'Somos iguais', trás duas novelas – um díptico de prosa – contando a estória de Florêncio e Selma. Embora rigorosamente coincidentes em episódios e circunstâncias, as estórias são contadas sob dois enfoques:o olhar masculino e feminino. A apresentação do livro ficou por conta dos escritores Maria do Carmo Barreto Campelo de Melo, Ana Maria César e Arthur Carvalho.

UBE faz comemoração natatina em 09 de dezembro

Na 6ª feira, 09 de dezembro, a partir das 17 horas, a UBE estará promovendo sua comemoração natalina. A festas, que ocorrerá nos jardins da UBE, na rua de Santana, 2002, em Casa Forte, contará com uma gincana, envolvendo um partido azul e outro encarnado, que promete ser muito animada.

Novos lançamentos movimentam jardins da UBE

Ao longo do mês de dezembro, em programas sempre iniciando às 18 horas, os jardins da UBE, na rua de Santana, 202, em Casa Forte, serão movimentados por vários lançamentos.

Academia de Letras e Artes do Nordeste comemora Natal em 20 de dezembro

Os acadêmicos da Academia de Letras e Artes do Nordeste farão sua comemoração natalina na 3ª feira, 20 de dezembro, a partir das 17 horas, nos jardins da UBE, na rua de Santana, 2002, em Casa Forte.

Léo Galiza abre temporada

O escritor Léo Galiza lançará um livro de poemas no 07 de dezembro.

Mary Lúcia Maciel  lança livro de poemas

Na 4ª feira, 14 de dezembro, será a vez da escritora Mary Lúcia Maciel, que lançará um belo livro de poemas.

Abelhinha  lança 'Estrela Dourada'

No sábado, 17 de dezembro, o escritor Abelhinha lançará o romance 'Estrela Dourada".

Zenóbia Magalhães fecha programação de lançamento de fim de ano da UBE

Na 4ª feira, 21 de dezembro, fechando a temporada de lançamentos de fim de ano na UBE, a escritora Zenóbia Magalhães lançará um livro de poemas.

Agenda

27 de novembro. Lançamento da Agenda do Poeta 2006, reunindo 41 poetas e escritores, com a participação de Geninha da Rosa Borges, que interpretará trechos dos trabalhos publicados, às 17 horas, na Academia Pernambucana de Letras.

05 de dezembro. Lançamento do livro de poemas 'Rituais do Desejo', de Lourdes Sarmento, no hall da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco.

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

William Ferrer Coelho

Presidente Emérito

Waldemar Lopes

1º Vice-Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Geraldo Ferraz

Núcleo de Pesquisa e História

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para
receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Notícia de interesse

23/11/2005 - 07h51
'Le Figaro': Brasil faz português ficar 'na moda' na França

da BBC, em Londres

O jornal parisiense Le Figaro afirma nesta quarta-feira que “o interesse pelo Brasil” fez o português ficar “na moda” nas escolas da França.

De acordo com diário, no atual ano letivo, 12 mil alunos escolheram aprender português nas escolas do país, contra dez mil no ano 2000.

Mas o jornal diz que a evolução do ensino da “língua de Paulo Coelho” continua sendo “frágil” na França, porque o número de professores qualificados de português e a oferta de cursos de formação destes profissionais vêm caindo nos últimos anos.

Ainda na França, vale destacar o site do jornal Libération, que abre apenas com uma faixa com a frase “em greve”.

Os funcionários do diário parisiense decidiram cruzar os braços em protesto contra um plano de mandar 52 pessoas embora da empresa.