Voz da UBE

União Brasileira de Escritores

 

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 11 de dezembro de 2005

Escritores pernambucanos fazem animada confraternização natatina na UBE

Na última 6ª feira, dia 09 de dezembro, em festança que começou às 17 horas, a União Brasileira de Escritores, secção de Pernambuco, promoveu sua comemoração natalina, reunindo mais de 80 pessoas nos jardins da UBE, na rua de Santana, 2002, em Casa Forte. Após recital organizado pelo escritor Geraldo Ferraz, foi feito um balanço da gincana que arrecadou material de limpeza para a instituição e falaram alguns dirigentes da UBE, inclusive o presidente emérito William Ferrer. O ponto alto da festa foi o coro que animou a música 'Amigos para sempre', conduzido pela madrinha Elza Ferreira, esposa do vice-presidente Lúcio Ferreira, que, em função da ausência do escritor Vital Corrêa de Araújo, acamado em sua residência, presidiu a comemoração.

Quarta às Quatro chega a 138ª edição reconhecida como 'fábrica de talentos'

O projeto 'Quarta às Quatro', que na última 4ª feira, alcançou sua 138ª edição, "é um laboratório de criação literária a céu aberto", repete o presidente da UBE, Vital Corrêa de Araújo.  SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

NESTE NATAL PRESENTEIE AMIGOS COM LIVROS DE AUTORES PERNAMBUCANOS

Discurso proferido por Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras em defesa do Livro e do autor pernambucano (CLIQUE AQUI e leia a íntegra do pronunciamento).

Lançamento do projeto 'A ficção em Pernambuco' aumenta procura pelo livro 'O moinho', de Alexandre Santos

A análise do romance 'O MOINHO', de Alexandre Santos, acontecida em 25 de novembro, por ocasião do lançamento do projeto 'A ficção em Pernambuco' idealizado pelo presidente da UBE, o poeta Vital Corrêa de Araújo, ainda repercute. A UBE e o autor receberam diversas mensagens de congratulação. Considerado um livro ousado e inovador, 'O moinho' foi classificado pelo publicitário José Nivaldo Júnior como "um modelo de romance". De sua parte.o presidente da UBE-PE, Vital Corrêa de Araújo classificou a obra como "um livro arrojado, que inaugura um novo estilo". Publicado originalmente em 2001 pela editora Bagaço, O MOINHO será lançado internacional em Havana pelo Editorial Arte y Literatura por ocasião da próxima Feira Internacional do Livro em Cuba.

Marcos Vilaça eleito presidente da Academia Brasileira de Letras

Na última 5ª feira, 08 de dezembro, o pernambucano Marcos Vilaça foi eleito presidente da Academia Brasileira de Letras para suceder o poeta Ivan Junqueira. O mandato inicial de Marcos Vilaça é de um ano, podendo ser renovado por outro período. Marcos Vilaça, cuja posse está marcada para a próxima 5ª feira, dia 15 de dezembro, ocupa a cadeira 26 da ABL desde 1985.

Cooperativa planeja viagem a Vitória de Santo Antão

Como vem ocorrendo regularmente, na última 4ª feira, 07 de dezembro, o grupo precursor da Cooperativa de Escritores ser reuniu na sede da UBE-PE. Na reunião anterior, os cooperativados elegeram as escritoras Ladjane Gomes e Shoia Durand para responder conjuntamente pelas funções competentes à tesouraria e Jair Martins e Rachel Carrilho pelos encargos da secretaria, com atribuições nas áreas de comunicação e articulação das atividades. O grupo está organizando uma viagem à Vitória de Santo Antão para divulgação das obras dos cooperativdos.

Academia de Letras e Artes do Nordeste comemora Natal em 20 de dezembro

Os acadêmicos da Academia de Letras e Artes do Nordeste farão sua comemoração natalina na 3ª feira, 20 de dezembro, a partir das 17 horas, nos jardins da UBE, na rua de Santana, 2002, em Casa Forte.

Vital Corrêa de Araújo preside Assembléia de reestruturação da UBE no Rio Grande do Norte

De 06 a 08 de dezembro, o escritor Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, esteve em Natal, no Rio Grande do Norte, onde participou do I Encontro de Escritores do Rio Grande do Norte, evento integrante da do projeto 'O Livro e a Leitura no RN' da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto daquele Estado. O presidente da UBE-PE participou da mesa redonda 'O escritor, o editor e suas representações corporativas. Infelizmente, problemas de saúde em sua família obrigou Vital Corrêa de Araújo a antecipar o retorno para o Recife, impedindo-o de participar do final do Encontro.

Mensagem aos escritores

"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira

Atualize sua contribuição à UBE

Sucesso retumbante o lançamento da edição bilíngüe de 'Rituais do Desejo'

Como esperado, o lançamento da edição bilingue do livro de poemas 'Rituais do Desejo', da escritora Lourdes Sarmento no hall da Biblioteca Pública de Pernambuco. O lançamento do livro, publicado pela Editora Francachela, de Buenos Aires, contou com audição musical pela acadêmica Anete Cunha e recital poético pela companhia teatral de Samuel Santos.

Zenóbia Magalhães lança 'O canto da Asa Branca

Na 4ª feira, 21 de dezembro, fechando a temporada de lançamentos de fim de ano na UBE, a escritora Zenóbia Magalhães se fará presente com o livro O Canto da Asa Branca. A festança começa às 19 horas. Quem teve acesso aos originais diz que 'O canto da Asa Branca' é literatura de primeira.

Lançada Casa do Poeta do Brasil na Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda

Em reunião da Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda ocorrida no domingo, 11 de dezembro, sob os auspícios do acadêmico Olímpio Bonald Filho, o escritor e ex-deputado gaúcho Joaquim Moncks, que participou da confraternização natalina da UBE, lançou a Casa do Poeta do Brasil, um movimento que já se estende por 15 estados do país.

 

Aconteceu

01 de dezembro - Lançamento do livro 'Somos iguais', de Luiz Gonzaga Lopes, no Memorial da Medicina, em Recife.

01 de dezembro - Lançamento do livro 'Somos iguais', de Luiz Gonzaga Lopes, no Memorial da Medicina, em Recife.

05 de dezembro. Lançamento do livro de poemas 'Rituais do Desejo', de Lourdes Sarmento, no hall da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco.

07 de dezembro. Lançamento de Léo Galiza, na UBE.

Vital Corrêa de Araújo coordena Assembléia Geral que criou secção potiguar da UBE

Na última 4ª feira, 06 de dezembro, o escritor Vital Corrêa de Araújo, presidente da secção pernambucana da União Brasileira de Escritores, coordenou a Assembléia Geral que discutiu a reestruturação da UBE no Rio Grande do Norte, dando legitimidade a recriação da entidade naquele estado.

Inscrições para o concurso 'Josepha Máximo Ferreira' continuam

As inscrições para o prêmio 'Josepha Máximo Ferreira', que homenageia a mãe do poeta Lúcio Ferreira, seguem até 31 de janeiro de 2005.  (CLIQUE AQUI e conheça o regulamento do concurso).

Novos lançamentos movimentam jardins da UBE

Ao longo do mês de dezembro, em programas sempre iniciando às 18 horas, os jardins da UBE, na rua de Santana, 202, em Casa Forte, serão movimentados por vários lançamentos. Veja agenda.

Agenda

13 de dezembro. Lançamento de Contos de Oficina, reunindo contos dos alunos de Raimundo Carrero, na UBE.

14 de dezembro. Lançamento de Mary Lúcia Maciel, na UBE.

17 de dezembro. Lançamento do livro Estrela Dourada, de Abelhinha, na UBE.

21 de dezembro. Lançamento do livro O canto da Asa Branca, de Zenóbia Terto Magalhães, na UBE.

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

William Ferrer Coelho

Presidente Emérito

Waldemar Lopes

1º Vice-Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Geraldo Ferraz

Núcleo de Pesquisa e História

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para
receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Notícia de interesse

06/12/2005 - 15h35
Artes plásticas e música encerram o Ano do Brasil na França

PARIS, 6 dez (AFP) - As exposições "Morrinho" e "Tarsila do Amaral" e o musical "Brasil Brasileiro" encerrarão neste mês, em Paris, o Ano do Brasil na França, país que durante dez meses vibrou com os ritmos, as cores e a riqueza da cultura brasileira.

As festas natalinas terão sabor brasileiro no Teatro Châtelet de Paris, onde de 21 a 25 de dezembro brilharão bailarinos e músicos do espetáculo "Brasil Brasileiro", dirigido pelo argentino Claudio Segovia e concebido como um afresco no qual aparecem "todos os componentes da nação brasileira" para dar uma "imagem autêntica e resplandecente" do Brasil.

Trata-se de uma viagem pela história da música brasileira com a atuação de 47 artistas, entre cantores, bailarinos e músicos e uma exaltação da relação de todo um povo com a música que se tornou, com o passar do tempo, um dos símbolos de sua identidade.

Desta vez, Claudio Segovia busca inspiração no patrimônio musical brasileiro, como fez em outros espetáculos musicais anteriores, como "Tango argentino", "Flamenco puro" e "Black and blue".

Ao longo do mês, duas exposições excepcionais fecharão com chave de ouro o Ano do Brasil: "Morrinho", projeto audacioso de reprodução de uma favela em miniatura construída pelos moradores do morro do Pereirão, na zona sul do Rio de Janeiro, e a mostra "Tarsila do Amaral 1923-1929", a primeira de caráter pessoal dedicada na França à artista brasileira desde 1926.

Em 1988, Nelcirlan, então com 14 anos, se muda com a família para a favela do Pereirão, no bairro de Laranjeiras. Impressionado com a extensão caótica do morro, vista do alto da favela, o jovem passa a construir, junto com colegas, uma favela em miniatura que reflete todos os detalhes de sua vida cotidiana.

Batizada de "Morrinho", esta instalação tem hoje uma superfície de 250 metros quadrados, e estará em exposição a partir do dia 8 no espaço Point Ephémère de Paris, que a apresenta com o objetivo de exibir uma obra criativa e seus autores, jovens da favela transformados em testemunhas e criadores de seu próprio universo.

Reconhecida como uma das mais importantes artistas brasileiras do século XX, Tarsila do Amaral (1886-1973) foi aluna de Fernand Léger, em Paris, e ao lado do marido, o escritor Oswald de Andrade, autor do Manifesto Antropofágico, foi uma das precursoras do Modernismo no Brasil.

Nos anos 1920, Tarsila passou longas temporadas em Paris, entrecortadas por viagens de volta ao Brasil. De seus professores franceses, aprendeu a construir suas obras com contrastes de formas e cores, mas com estilo próprio, impregnado com a cultura brasileira e caracterizado pela audácia da cor, a vegetação e a valorização do corpo.

A exposição dedicada a ela, que será aberta à visitação na Maison de l'Amerique Latine de Paris a partir de 15 de dezembro, inclui 40 obras, entre pinturas, desenhos e documentos, aos quais se somam algumas obras de artistas franceses que influenciaram sua formação: Albert Gleizes, André Lhôte, Georges Valmier e Fernand Léger.

Iniciado em março passado, o Ano do Brasil na França superou todas as expectativas de sucesso de seus organizadores, inundando o país de um sem-número de manifestações de arte, dança, música, cinema, patrimônio e história brasileiros. (Por Maria Carmona)