Voz da UBE

União Brasileira de Escritores

 

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 18 de dezembro de 2005

Academia Pernambucana de Letras promove jantar de confraternização

Na última 5ª feira, 15 de dezembro, o acadêmico Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras e líder do Movimento pela Valorização do Livro e do Escritor Pernambucano, abriu as portas da Casa de Carneiro Vilela para o jantar de confraternização anual da Academia. A festa, extremamente bem concorrida, reuniu, além de acadêmicos da Casa, outras personalidades do mundo intelectual do Estado, como o reitor da UFPE Amaro Lins, o presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste Alexandre Santos e o escritor Cloves Marques entre outras.

Quarta às Quatro - uma 'fábrica de talentos'

O projeto 'Quarta às Quatro', já em sua 141ª edição, "é um laboratório de criação literária a céu aberto", repete o presidente da UBE, Vital Corrêa de Araújo. 

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

NESTE NATAL PRESENTEIE AMIGOS COM LIVROS DE AUTORES PERNAMBUCANOS

Discurso proferido por Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras em defesa do Livro e do autor pernambucano (CLIQUE AQUI e leia a íntegra do pronunciamento).

Raimundo Carrero lança 'O delicado abismo da loucura'

Na última 3ª feira, 13 de dezembro, em noite de encanto e luz, o escritor Raimundo Carrero lançou o livro 'O delicado abismo da loucura' nos jardins da UBE, na rua de Santana. O livro, que já está fadado ao sucesso, foi publicado pela editora Iluminuras, com o apoio cultural da CHESF.

Joaquim Francisco registra trabalho da UBE-NY para difusão da Cultura brasileira nos EUA

 Em discurso no Congresso Nacional, na última 3ª feira, 13 de dezembro, o deputado Joaquim Francisco registrou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Consulado Geral do Brasil em Nova York com o apoio da União Brasileira de Escritores - secção de Nova York, para a promoção da nossa cultura nos EUA. No discurso, Joaquim Francisco destacou o papel desempenhado pelo escritor Domício Coutinho, presidente da UBE-NY, para o sucesso do empreendimento.

Severino Melo lança documentário na UBE

A partir das 18 horas da próxima 3ª feira, 19 de dezembro, o escritor Severino Melo, lançará o documentário  “Arrastado nu Pelo Arame Farpado do Inquérito policial”, que, no dizer do autor, é o retrato vivo de uma época, relatando as vias cruas e, sendo, sobretudo grito de alerta. O livro de Severino Melo foi publicado pela Editora Universitária, da UFPE.

Cooperativa planeja viagem a Vitória de Santo Antão

Como vem ocorrendo regularmente, sempre às 14h, antes do Quartas às Quatro, a cooperativa de escritores, com nome provisório de Compre Cultura Brasil (CCB), se reuniu. A CCB é uma iniciativa de alguns escritores da UBE que tem o objetivo de organizar a distribuição, venda, divulgação e reprodução das obras dos escritores cooperados. No momento, a CCB vive a fase inicial em que promove a coesão dos cooperados, desenvolvendo atividades para divulgar e vender a obra dos associados. No domingo passado, escritores associados a CCB viajaram a Vitória de Santo Antão. O processo de fundação oficial da cooperativa está em curso. É um projeto que tem tudo para dar certo. Participe.

Esther Camurça louva Pau Brasil da UBE

Atendendo a um apelo do escritor Lúcio Ferreira, que vem instigando homenagens ao Pau Brasil plantado na UBE, que floresceu pela primeira vez, recebendo um belo ninho de passarinho, a poeta Esther Camurça escreveu um belo poema para a árvore. 'Que bonito Pau Brasil / Tão pequenino e florindo / Procuras o céu de anil / Entre as árvores és o mais lindo / Tiras tua seiva do chão / Bandeira nacional / Trazendo recordação / Do Brasil patriarcal / Passaram dias e anos / O Brasil ficou maior / Foram embora os desenganos / Despertou o tempo melhor / Admirável Pau Brasil / Madeira tradicional / Em teu farfalhar sutil / Tens a glória universal. O desafio de Lúcio Ferreira continua

Academia de Letras e Artes do Nordeste comemora Natal em 20 de dezembro

Os acadêmicos da Academia de Letras e Artes do Nordeste farão sua comemoração natalina na 3ª feira, 20 de dezembro, a partir das 17 horas, nos jardins da UBE, na rua de Santana, 2002, em Casa Forte. A posse solene da diretoria recém eleita da Academia do Nordeste, encabeçada pelo romancista Alexandre Santos, está programada para o dia 27 de janeiro no Salão Nobre do Clube Internacional do Recife.

Gabinete Português de Leitura lança 'O Brasil restaurado'

Em mais um empreendimento de grande valor cultural, o Gabinete Português de leitura lançou o livro 'O Brasil restaurado', organizado por Antônio da Costa Martins e por Marco-Aurélio de Alcântara.

Natal da UBE demonstra vitalidade do projeto 'Quarta às Quatro'

A confraternização natalina da UBE demonstrou a vitalidade do projeto 'Quarta às Quatro', idealizado pelo presidente Vital Corrêa de Araújo e que  já está em sua 141 edição. A festança, marcada pela animação e solidariedade fez uma homenagem especial a sócia Yolanda Cavalcanti, uma fervorosa apologista do Amor, que, mesmo atravessando um ano acidentado e difícil, manteve a alegria. Em nota da presidência, o escritor vital agradeceu o trabalho das diretoras Rosa Lia Dinelli, Telma Brilhante, Edna Alcântara, Vera Sato, Madrinha Elza, Ivonete Telino, Zenaide Bonald, Rachel Carrilho, Maria Luiza Paiva, Yolanda Cavalcanti e Silvia Dantas, "entre tantas que tornaram esse Pré-Natal belíssimo".              .

Mensagem aos escritores

"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira

Atualize sua contribuição à UBE

Ainda repercute lançamento de 'Hellen, minha amada imortal', de Léo Galiza

Ainda repercute o lançamento nos jardins da UBE, em 07 de dezembro, do livro Hellen minha Amada Imortal, livro de estréia do escritor Léo Galiza, jovem e dinâmico paranormal. O romance trata da temática cósmica– A aventura real de almas afins que se buscam depois da morte. Vale a pena conferir.

Zenóbia Magalhães lança 'O canto da Asa Branca

Na próxima 4ª feira, 21 de dezembro, fechando a temporada de lançamentos de fim de ano na UBE, a escritora Zenóbia Magalhães se fará presente com o livro O Canto da Asa Branca. A festança começa às 19 horas. Quem teve acesso aos originais diz que 'O canto da Asa Branca' é literatura de primeira.

Abelhinha lança 'Estrela Dourada' na UBE

No último sábado, dia 17 de dezembro, o escritor Abelhinha movimentou os jardins da UBE com o lançamento de 'Estrela dourada', um belo romance que, segundo o escritor Vital Corrêa de Araújo, "prova o talento, imaginação ficcional e capacidade de trama do autor".

Poebrás chega a Pernambuco através da Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda

Em reunião da Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda ocorrida no último domingo, 11 de dezembro, sob os auspícios do acadêmico Olímpio Bonald Filho, o escritor e ex-deputado gaúcho Joaquim Moncks, lançou a Poebrás, um movimento que já se estende por 15 estados do país.

 

Aconteceu

de 05 a 07 de dezembro. Seminário Nacional 'O Barão do Rio Branco', Joaquim Nabuco e a Política Exterior do Brasil', no auditório do CEGOE. nop campus da UFPE.

13 de dezembro. Lançamento de Perfumes de Jasmim, de Maria Goretti da Costa e Silva, na sede do Sindifisco.

14 de dezembro. Lançamento de Mary Lúcia Maciel, na UBE.

16 de dezembro. Lançamento do livro 'Desenho institucional e participação política', organizado por Carla Lubambo, Denilson Bandeira Coelho e Marcus André Melo, na Livraria Cultura

Palavra do presidente

CHESF: AÇÃO CULTURAL

Atinge o grau de excelência o proveitoso e planejado trabalho de apoios e Incentivos culturais da CHESF. A atual Diretoria da grande Empresa brasileira, através de seu Presidente, Dilton da Conti, com a visão madura e objetiva do Diretor da Área, Jornalista Jair Pereira, tem dirigido um esforço especial e desenvolvido um trabalho de alta relevância cultural, que abrange Nordeste. Os empreendimentos, as iniciativas e realizações no campo da cultura (e da literatura) que as CHESF tem promovido já apresenta e deixará uma safra de frutos e feitos que a história cada vez mais ressaltará. Parabéns, CHESF! 

Vital Corrêa de Araújo

Eduardo Côrtes impulsiona II Fliporto

O produtor cultural Eduardo Côrtes segue em plena e vitoriosa batalha pela realização da 2ª edição da Festa Literária de Porto de Galinhas (A Parati da Areia), programada para o período entre 23 a 26 de março de 2006, no mais famoso charmoso balneário do Atlântico Sul. Aberto a todas as artes, a 2ª FLIPORTO  vem revolucionando a Cultura Nordestina, levando informação e conhecimento ao litoral, aos turistas, às comunidades costeiras. Na programação 2006, já estão confirmadas a participação do presidente da Academia Brasileira de Letras Marcos Vinicius Vilaça e dos escritores Mauro Salles,  Ronaldo Corrêa de Brito e Alexandre Santos, presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste.

Concurso. Até 31 de dezembro de 2005, estará aberto o 2° Concurso FLIPORTO de conto e poemas. Informações, regulamento e programa: www.fliporto.com.br  email: cortesedu@fliporto.com.br.

Inscrições para o concurso 'Josepha Máximo Ferreira' continuam

As inscrições para o prêmio 'Josepha Máximo Ferreira', que homenageia a mãe do poeta Lúcio Ferreira, seguem até 31 de janeiro de 2005.  (CLIQUE AQUI e conheça o regulamento do concurso).

Agenda

19 de dezembro. Lançamento do documentário 'Arrastado nu Pelo Arame Farpado do Inquérito policial', de Severino Melo, publicado pela Editora Universitária – UFPE, na UBE.

21 de dezembro. Lançamento do livro O canto da Asa Branca, de Zenóbia Terto Magalhães, na UBE.

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

William Ferrer Coelho

Presidente Emérito

Waldemar Lopes

1º Vice-Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Geraldo Ferraz

Núcleo de Pesquisa e História

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para
receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial