Voz da UBE

 

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 08 de janeiro de 2006

Domício Coutinho propõe criação de Biblioteca Brasileira em Manhattan

Na última 3ª feira, 03 de janeiro, a União Brasileira de Escritores de Nova York (UBENY) homenageou o ministro Marcos Vinícius Vilaça, presidente da Academia Brasileira de Letras, em almoço de confraternização no Hotel Algonquin, que marcou a pujança intelectual de Nova York nas décadas dos anos trinta e quarenta. Estiveram presentes o Cônsul Geral do Brasil em Nova York, embaixador Graça Lima, o brasilianista e tradutor máximo de nossos clássicos, professor Gregory Rabassa. Na ocasião, o presidente da UBENY e também presidente da Brazilian Endowment for the Arts (BEA), escritor Domício Coutinho, expôs planos para a criação de uma Biblioteca Brasileira em Manhattan, conquistando, de imediato, a simpatia do ministro Marcos Vinícius Vilaça. Em sua exposição, Domício Coutinho lembrou que uma biblioteca "é a sala de visita em que a mãe-pátria se orgulha de ver seus filhos talentosos postar-se lado a lado com os representantes máximos da humanidade". A biblioteca proposta pela UBENY fica em jurisdição consular, que abrange cinco estados dos EUA, com cerca de quinhentos mil imigrantes. "Não podemos permitir que nossos imigrantes, seus filhos e netos, (...) aqui vegetem sem dispor dos meios mínimos de cultivar a língua-mãe, nossas letras, nossas artes, nossos costumes e tradições...", disse Domício Coutinho.

UBENY planeja concurso histórico-patriótico

O presidente da UBE em Nova York, o escritor Domício Coutinho, está planejando a realização de um concurso literário em torno da temática histórica-patriótica a ser apresentado durante a semana da pátria. Em franca demonstração de ação conjunta e fraterna, Domício Coutinho informa que, nos termos do regulamento em estudo, propondo que a versão inicial dos trabalhos versem sobre o general Abreu e Lima, o prêmio seria oferecido anualmente pela UBENY aos membros da UBE-PE.

CCB promove I show de Literatura na Vitória de Santo Antão

Nos próximos dias 13 e 14 de Janeiro, sempre a partir das 15h30, a Cooperativa Compre Cultura Brasil (CCB) promoverá o 'I show de Literatura na Vitória de Santo Antão'. O evento, que ocorrerá no auditório do Instituto Histórico e Geográfico, conta com o apoio da TV Vitória e constará de recital poético, apresentação de contos e crônicas. leilão e venda de livros autografados a preços populares, apresentação teatral e musical e palestra do festejado escritor Paulo Andrade, autor do livro 'O Genoma do Comportamento'. Para preparar os detalhes finais do Show de Literatura, com o objetivo de visitar rádios, jornais e outras órgãos de divulgação com folders e convites, uma equipe da CCB viajará à Vitória na próxima 2ª feira, 09 de janeiro. Na manhã do dia seguinte, as peças poéticas, dramáticas e musicais serão ensaiadas na sede da UBE. Na próxima reunião regular da CCB, às 14 horas da 4ª feira, serão definidos os detalhes finais do encontro. Maiores informações podem ser obtidas através dos e-mails teacher001@terra.com.br e bsdo47@yahoo.com.

Projeto 'A ficção em Pernambuco' prossegue com estudo da obra de Waldênio Porto

O projeto 'A Ficção em Pernambuco', idealizado pelo presidente da UBE Vital Corrêa de Araújo, prossegue no próximo dia 19 de janeiro, a partir das 19 horas, com o estudo da obra escritor Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras. O projeto, uma realização conjunta da UBE e da Editora Saraiva, promove mensalmente o estudo da obra de um escritor pernambucano no Espaço Manuel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, começou em novembro com o programa 'O romance em Alexandre Santos', que analisou o livro 'O moinho'. 

Pastoris encerram período natalino

Na última 6ª feira, 06 de janeiro, com a tradicional Queima da Lapinha, folguedo que marca o fim do ciclo natalino, no Dia de Reis, e inaugura o período de momo, no Pátio de São Pedro, a Prefeitura do Recife homenageou Dona Maria das Neves, mais conhecida como Dona Dengosa, falecida em 2003, que, durante 50 anos, foi responsável pelo pastoril 'Estrela Brilhante', um dos mais importantes do Estado. Foi uma festa  com muita música e dança por pastoris, bois e reisados.

Raimundo Carrero lança site

No sábado, 07 de janeiro, em encontro na livraria Saraiva Mega Store dentro das comemorações dos 30 anos de sua carreira, o escritor Raimundo Carrero lançou o site www.raimundocarrero.com.br, que traz, além da oficina virtual, dados sobre sua obra, um apanhado dos seus principais artigos para jornais e, ainda, uma coletânea de textos selecionados. Por ocasião do lançamento, houve a exibição do vídeo O caçador de assombrações. Raimundo Carrero deu início uma oficina literária no espaço Manuel Bandeira da Livraria Saraiva.

LIVRARIA UBE - o melhor da literatura

'A realidade das prisões brasileiras'

O livro 'A realidade das prisões brasileiras', do juiz titular de Execuções Penais de Pernambuco, Adeildo Nunes, já está à disposição dos interessados na livraria da UBE. O livro de Adeildo Nunes, que, além de professor da Escola Superior de Magistratura de Pernambuco, é e presidente do Instituto Brasileiro de Execução Penal, foi lançado em 2005 pela Nossa Livraria.

'Dimensões temporais da poesia'

O livro 'Dimensões temporais da poesia', do crítico literário César Leal, ainda está à disposição dos interessados na livraria da UBE. O livro, que reúne ensaios, é apresentado em dois volumes.

Waldênio Porto reconduzido à presidência da APL

Na eleição programada para a próxima 2ª feira, dia 09 de janeiro, a Academia Pernambucana de Letras reconduzirá a atual diretoria, liderada por Waldênio Porto, tendo Antonio Corrêa de Oliviera e Lucilo Varejão Filho como vices presidente, Dirceu Rabelo, Nelson Saldanha e Rostand Paraíso como secretário e Olimpio Bonald como tesoureiro. A unanimidade obtida pela diretoria traduz a aprovação dos acadêmicos pernambucanos com a gestão da diretoria liderada pelo atuante Waldênio Porto, que tem se notabilizado pela luta pela valorização do escritor e do livro nordestino. Ainda ecoa o brilho do discurso proferido pelo presidente da Academia Pernambucana de Letras na abertura do I Congresso das Academias de Letras do Nordeste (CLIQUE AQUI e leia a íntegra do pronunciamento).

Rec Beatles encerra festival da Livraria Cultura

No domingo, dia 22 de janeiro, a partir das 17 horas, a banda The Rec Beatles, integrada pelos músicos virtuosos Carlos Vilanova, Murilo Nóbrega, Luciano Oliveira e o baixista Kenney Costa, farão o show de encerramento do festival de música promovido pela Livraria Cultura. O show do Rec Beatleas é imperdível. 

Maria da Conceição lança 'Crônicas de uma vida'.

No próximo dia 20 de janeiro, a partir das 16 horas, na Agência do Banco do Nordeste, na Rua Sete de Setembro, 297, na Boa Vista, em Recife, a escritora Maria da Conceição Alves de Lima estará lançando o livro 'Crônicas de uma vida'.

Mensagem aos escritores

"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira

Atualize sua contribuição à UBE

Nova diretoria da Academia do Nordeste tomará posse em 25 de janeiro

A nova diretoria da Academia de Letras e Artes do Nordeste, encabeçada pelo romancista Alexandre Santos, tomará posse no dia 25 de janeiro em solenidade festiva no Salão Nobre do Clube Internacional do Recife. Durante o evento, para o qual já confirmaram presença a presidente do Núcleo de Alagoas, Petrúcia Camelo, e o Presidente do Núcleo da Paraíba, Joacil de Brito, haverá o lançamento da 14ª edição da Revista 'Letras e Artes', apresentação do novo botom da academia, exposição iconográfica e recital com a pianista Anete Cunha. Além do presidente Alexandre Santos, a nova diretoria da Academia do Nordeste conta com os escritores Lúcio Ferreira e Olímpio Bonald como vice-presidentes, Cloves Marques, como secretário geral. Na 2ª secretaria, tomará posse Edna Alcântara. As escritoras Luciene Freitas e Djanira Silva exercerão a tesouraria. Ainda assumirão postos na nova diretoria, os escritores Lourdes Sarmento, Luiz de Freitas, Ana Maria César, William Ferrer, Wilton de Souza, Carlos Cavalcanti, Abdias Moura, Nelson Saldanha, Reinaldo Oliveira, Vital Corrêa de Araújo e Waldemar Lopes, que integrarão conselhos e coordenadorias.

Vanessa Lourena visita UBE

Na foto, Domício Coutinho e Alexandre Santos por ocasião da V Bienal Internacional do Livro em Pernambuco

Na última 5ª feira, 05 de janeiro, a atriz Vanessa Lourena, que integra a companhia teatral 'Quadro de Cena', visitou a UBE, sendo recebida pelo vice presidente Lúcio Ferreira. A companhia Quadro de Cena foi integrada ao projeto G'Dausbbah, idealizado pelo escritor Alexandre Santos, e está fazendo a adaptação dos poemas que serão dramatizados por ocasião do lançamento, em março.

 
 

Aconteceu

19 de dezembro. Lançamento do documentário 'Arrastado nu Pelo Arame Farpado do Inquérito policial', de Severino Melo, publicado pela Editora Universitária – UFPE, na UBE.

21 de dezembro. Lançamento do livro O canto da Asa Branca, de Zenóbia Terto Magalhães, na UBE.

Eduardo Côrtes faz ajustes finos na II Fliporto

O produtor cultural Eduardo Côrtes está alinhavando detalhes para a realização da Festa Literária de Porto de Galinhas, Fliporto, inclusive patrocínio cultural. Este anos, a Fliporto vai ocorrer entre 23 e 26 de março e já conta com a participação confirmada do presidente da Academia Brasileira de Letras Marcos Vinícius Vilaça e dos escritores Mauro Salles, Ronaldo Corrêa de Brito e Alexandre Santos, presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste.

Horácio Castillo traduz poesia de Humberto França

Os poemas 'A noite de um dia', 'Poema revelado', 'Sangue na alma', 'Perfumes' e outros, de Humberto França, chefe de projetos Especiais da Fundação Joaquim Nabuco, ganharam versão em espanhol pelo notável poeta Horácio Castillo, tradutor da poesia grega moderna. Os argentinos poderão desfrutar da bela arte de Humberto França.

Academia de Letras do Nordeste admite Dilton da Conti como sócio benemérito

No próximo dia 25 de janeiro, por ocasião da posse solene da nova diretoria da Academia de Letras e artes do Nordeste, o presidente da CHESF, engenheiro Dilton da Conti, receberá o diploma de sócio benemérito. Encampando a proposição do acadêmico Cloves Marques, que apresentou o nome do novo sócio da entidade, o romancista Alexandre Santos afirmou que "com a administração de Dilton da Conti, a CHESF deu grande impulso para a promoção da cultura nordestina". De sua parte, o presidente da UBE-PE, o poeta Vital Corrêa de Araújo afirmou que "atinge o grau de excelência o proveitoso e planejado trabalho de apoios e Incentivos culturais da CHESF... Os empreendimentos, as iniciativas e realizações no campo da cultura (e da literatura) que a CHESF tem promovido já apresenta e deixará uma safra de frutos e feitos que a história cada vez mais ressaltará".

Inscrições para o concurso 'Josepha Máximo Ferreira' continuam

As inscrições para o prêmio 'Josepha Máximo Ferreira', que homenageia a mãe do poeta Lúcio Ferreira, seguem até 31 de janeiro de 2005.  (CLIQUE AQUI e conheça o regulamento do concurso).

Agenda

19 de janeiro. Discussão da Obra de Wandênio Porto,  dentro do projeto 'A ficção em Pernambuco', no espaço Manuel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

25 de Janeiro. Lançamento da Revista 'Letras e Artes', da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro, no Salão Nobre do Clube Internacional do Recife.

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

William Ferrer Coelho

Presidente Emérito

Waldemar Lopes

1º Vice-Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Geraldo Ferraz

Núcleo de Pesquisa e História

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para
receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial

POESIA
MANUSCRITO DE BYRON É ENCONTRADO
Publicado em 04.01.2006

Um poema do escritor romântico Lorde Byron (1788-1824), que estava perdido, reapareceu em um livro do século 19, conservado no University College de Londres. Trata-se do único manuscrito conhecido do poema de Byron, que foi publicado sem título em 1816. O texto foi escrito em uma página em branco de uma edição de The Pleasures of memory (Os prazeres da memória), do poeta Samuel Rogers. Filho de aristocrata que colocou a família em ruína, Byron publicou o primeiro livro, Fugitive Pieces, em 1806, logo proibido.