Voz da UBE

 

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 29 de janeiro de 2006

Academia de Letras e Artes do Nordeste comemora posse da nova diretoria

Ladeando Alexandre Santos e Bernadete Serpa, respectivamente o novo e antiga presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, estão o presidente da Academia Pernambucana de Letras, Waldênio Porto, e o presidente da Academia Paraibana de Letras, Joacil de Brito Pereira.

Na 4ª feira passada, dia 25 de janeiro, em concorrido evento no salão nobre do Clube Internacional do Recife, tomou posse a nova diretoria da Academia de Letras e Artes do Nordeste. A cerimônia foi conduzida pelo acadêmico Waldemar de Oliveira, que compôs a Mesa Solene com a presença da ex-presidente da Academia, Bernadete Serpa, no presidente Alexandre Santos, presidente da Academia Pernambucana de Letras, Waldênio Porto, presidente da Academia Paraibana de Letras, Joacil de Brito Pereira, presidente do Núcleo Alagoano da Academia de Letras do Nordeste, Petrúcia Camelo, presidente da Academia Recifense de Letras, dos escritores Bernadete Serpa, Lucilo Varejão Neto, e Cloves Marques, secretário-geral da Academia. 

Discurso de Alexandre Santos. Em seu discurso, o escritor Alexandre Santos, novo presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, destacou o caráter regional da entidade e, destacando os feitos de todos os presidentes que o antecederam, fez uma viagem pelo tempo, desde a decisão corajosa dos pioneiros até os dias atuais, com emocionada homenagem aos acadêmicos que já partiram e brilham entre as estrelas da imortalidade. Depois de frisar a importância das academias como 'trincheiras de lutar em defesa da palavra, da liberdade artística e, também, da lisura da comunicação", Alexandre Santos reafirmou "a disposição da Academia de Letras e Artes do Nordeste de engrossar o bom combate que vem sendo travado por heróis, como Waldênio Porto e Vital Corrêa de Araújo, que pelejam a boa luta pela valorização do artista nordestino" (CLIQUE AQUI E LEIA O DISCURSO PRONUNCIADO PELO ACADÊMICO ALEXANDRE SANTOS).

Nova diretoria da Academia do Nordeste. A nova diretoria da Academia de Letras e Artes do Nordeste tem a presença do romancista Alexandre Santos, que ocupará a presidência, os escritores Lúcio Ferreira e Olímpio Bonald nas vice-presidências, Cloves Marques, na secretário geral. Na 1ª e 2ª secretaria, estão as escritoras Lourdes Sarmento, que também coordena os Núcleos Estaduais e a Assessoria de Imprensa, e Edna Alcântara. As escritoras Luciene Freitas e Djanira Silva exercem a tesouraria. Os escritores Luiz de Freitas, Ana Maria César, William Ferrer, Wilton de Souza, Carlos Cavalcanti, Abdias Moura, Nelson Saldanha, Reinaldo Oliveira, Vital Corrêa de Araújo e Waldemar Lopes integram conselhos e coordenadorias.

Lançamento de Selo Comemorativo, Broche Acadêmico e Revista Letras e Artes. Após a posse da nova diretoria, a festa dos 28 anos da Academia do Nordeste prosseguiu com o lançamento do Selo Comemorativo pelo vice-presidente Lúcio Ferreira, com o lançamento do Broche Acadêmico pela 1ª secretária Edna Alcântara e da revista 'Letras e Artes' pela ex-presidente Ana Maria César. O lançamento comercial da revista 'Letras e Artes' ocorrerá em reunião especial da Academia do Nordeste às 16h00 do próximo dia 18 de fevereiro, no Espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife. 

Recital e Exposição Iconográfica. Além da posse da nova diretoria, as comemorações do 28º aniversário da Academia de Letras e Artes do Nordeste contou com magnífica exposição iconográfica com obras dos acadêmicos Marcus Prado, Cloves Marques, Odile Cantinho, Bella Santiago e Fran Lima e, ainda, com recital da pianista Anete Cunha.

Delegação de Alagoas. Além da presidente Petrúcia Camelo, o Núcleo de Alagoas marcou presença na posse da nova diretoria da Academia de Letras e Artes do Nordeste com a participação do acadêmicos Arnaldo Camelo e da festejada Major Elza Cansanção.

Quadro de Cena presente à posse da nova diretoria da Academia do Nordeste. As atrizes e atores da companhia teatral Quadro de Cena - Vanessa Lourena, Milena Marques, Andreza Nóbrega, Lucas Cavalcanti, Beatriz Lacerda, Vicente Carício e Thelma Albuquerque - estiveram presentes à posse da nova diretoria da Academia de Letras e Artes do Nordeste. Após a cerimônia, a companhia, que se prepara para dramatizar o épico G'Dausbbah, de Alexandre Santos. se confraternizou com o novo presidente da Academia. 

Adiada entrega do diploma a Dilton da Conti. Uma merecida viagem de férias, após três anos de trabalho duro à frente da CHESF, adiou a entrega solene do diploma de sócio benemérito que a Academia de Letras e Artes do Nordeste faria a Dilton da Conti por ocasião dos festejos do 28º aniversário. A entrega do diploma - uma preciosidade confeccionada pelo artista plástico Wilton de Souza - ao benemérito Diton da Conti ocorrerá em sessão solene durante o mês de março.

Academia Pernambucana de Letras comemora 105º aniversário

Na última 5ª feira, 26 de janeiro, a Academia Pernambucana de Letras comemorou seu 105º aniversário em grande estilo. Na sessão solene, em reconhecimento pelo magnífico trabalho que vem sendo feito, especialmente em defesa do escritor pernambucano, a diretoria encabeçada pelo escritor Waldênio Porto foi reconduzida. Junto com Waldênio Porto tomaram posse os acadêmicos Antonio Corrêa de Oliveira e Lucilo Varejão Filho nas vice-presidências, Dirceu Rabelo, Nelson Saldanha e Rostand Paraíso nas secretarias e Olimpio Bonald Neto na tesouraria. Ao final do evento, o presidente Waldênio Porto pronunciou um discurso monumental em defesa da cultura nordestina (CLIQUE AQUI E LEIA O DISCURSO PRONUNCIADO PELO ACADÊMICO WALDÊNIO PORTO).

APL entrega prêmios literários

Na 5ª feira passada, 26 de janeiro, por ocasião das comemorações dos 105 anos de fundação da Casa de Carneiro Vilela, a Academia Pernambucana de Letras homenageou os vencedores dos prêmios literários. O Prêmio 'Vânia Souto Carvalho', para obras de ficção, patrocinado por Ester Souto, foi vencido por Cícero Belmar, com o livro 'As Razões Ocultas da Viagem de Rossellini ao Recife', com Menção Honrosa para os escritores Cyro Mattos e Antonio Fernando Antunha Lopes Gaspar. O Prêmio 'Edmir Domingues, para livros de Poesia, foi dividido pelos escritores Francisco Albuquerque Pereira e Fernando Araújo, com Menção Honrosa para o acadêmico Cloves Marques, que participou com o livro '365 Haicais de Sol e Chuva'. O Prêmio 'Leonor Carolina Corrêa de Oliveira', sobre a História dos Municípios de Condado e Goiana, foi vencido por Emerson Araújo.

Análise da obra de Carlos Cavalcanti dará continuidade ao projeto ‘A ficção em Pernambuco’ 

Na última 5ª feira, 16 de janeiro, o projeto ‘A ficção em Pernambuco’, idealizado pelo presidente da UBE-PE Vital Corrêa de Araújo, será continuado com a análise da obra do escritor Carlos Cavalcanti, no Espaço Manuel Bandeira da livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

Programação do Projeto 'A ficção em Pernambuco'. O escritor Alexandre Santos, coordenador-geral do projeto ‘A ficção em Pernambuco’, divulgou a programação já definida até maio de 2006. Em fevereiro, o projeto analisará a obra do poeta Carlos Cavalcanti. Na seqüência, o projeto 'A ficção em Pernambuco' homenageará a obra dos escritores Olímpio Bonald Neto, Lúcio Ferreira e Marcos Accioly.

Notícias da UBENY

Domício Coutinho prepara projeto para instalação de Biblioteca Brasileira em Manhattam

O escritor Domício Coutinho, presidente da secção da UBE em Nova York (UBE-NY) e também do Instituto Brasileiro de Patrocínio às Artes (Brazilian Endowment for the Arts, uma organização sem fins lucrativos fundada em 17 de fevereiro de 2004 com o objetivo de promover, desenvolver, estimular o uso da língua, cultura, artes e letras brasileiras), está desenvolvendo projeto para instalação de uma biblioteca pública em Manhattam, na cidade de Nova York, para atender aos cerca de quinhentos mil brasileiros, estudantes, brasilianistas e cultores de nossa história, costumes e tradições. O objetivo imediato de Domício Coutinho, Ph.D em Literatura Comparada, pela universidade de CUNY, é a aquisição de um prédio seis andares localizado na 41 East 65 th Street, NYC, entre as Avenidas Park e Madison, para abrigar a biblioteca. O ambicioso projeto traduz a ousadia dos grandes homens.

Presidente da UBENY parabeniza Alexandre Santos pela posse na presidência da Academia do Nordeste

Na 4ª feira, 25 de janeiro, o presidente da UBE-NY, Domício Coutinho, mandou mensagem ao escritor Alexandre Santos parabenizando-o pela posse na presidência da Academia de Letras e Artes do Nordeste. "Certos ficamos de que os confrades acadêmicos, com você a frente, poderão, agora, escavar novos solos e plantar nova semente no cotidiano cultivo da mais bela flor que saiu do Lácio", escreveu o presidente Domíco Coutinho, que acumula as presidências da UBE-NY e da Brazilian Endowment for the Ars.

'Quarta às Quatro' inicia ano com pé direito

Em Recife, as 4ª feiras literárias vêm sendo animadas pelo projeto 'Quarta às quatro', idealizado pelo presidente da UBE, poeta Vital Corrêa de Araújo. O projeto, que já vai em sua 144ª edição vem se notabilizando como uma plataforma de grandes autores. Na retomada do projeto, além da diretoria da UBE, foi anotada a presença de grandes escritores, como Jacques Ribemboim, Raimundo Nonato Magalhães, Paulo Andrade, Sérgio Leandro, Paulo de Lima e Edvaldo Bronzeado, entre outros.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Cooperativa CCB planeja ação na Fliporto

Além de um grande evento em Gravatá, Cooperativa Compre Cultura Brasil (CCB) está discutindo planos para a realização de novo show literário em Vitória e, ainda, em Porto de Galinhas, por ocasião da FLIPORTO, em março. Cada vez mais organizada, a CCB está com novo endereço eletrônico (compreculturabrasil@yahoo.com.br), do qual vão ser remetidos os informativos da entidade. O escritor Paulo Andrade, um dos principais animadores da cooperativa, está desenvolvendo o Site da entidade. A Cooperativa Compre Cultura Brasil (CCB) vem se reunindo regularmente às 14 horas das 4ª feiras na sede da UBE, na rua de Santana, 202. Maiores informações podem ser obtidas através dos e-mails compreculturabrasil@yahoo.com.br, teacher001@terra.com.br e bsdo47@yahoo.com.

Jacques Ribemboim toma posse no Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico

Na 6ª feira passada, dia 27 de janeiro, o escritor Jacques Ribemboim, coordenador do movimento em defesa do livro e do autor pernambucano, tomou posse no Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano - uma entidade com 144 anos, que reúne valioso acervo de peças arqueológicas, livros raros e importantes quadros.

Cyl Gallindo apresenta livro de Andrée Perazzo

Na 6ª feira, 20 de janeiro, o escritor Cyl Gallindo viajou a Iguaracy, onde fez a apresentação oral do livro de Andrée Perazzo, lançado por ocasião da Festa de São Sebastião, padroeiro da cidade.

Lúcio Ferreira lança 'Um pouco antes da chuva'

No próximo dia 08 de fevereiro, o poeta Lúcio Ferreira, vice-presidente da UBE, lançará o livro "Um pouco antes da chuva', publicado pela editora Novo Horizonte. Vivendo intensa fase de produção cultural, Lúcio Ferreira ainda não sabe quando lançará os livros 'Um rio cereal' e "A dor das águas', que já estão no prelo da editora.

Inscrições para o concurso 'Josepha Máximo Ferreira' continuam

As inscrições para o prêmio 'Josepha Máximo Ferreira', que homenageia a mãe do poeta Lúcio Ferreira, seguem até 31 de janeiro de 2005.  (CLIQUE AQUI e conheça o regulamento do concurso).

Mensagem aos escritores

Atualize sua contribuição à UBE

"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira

Cloves Marques assume cadeira na Academia Recifense de Letras

Em solenidade programada para às 19h30, da próxima 3ª feira, dia 31 de março, na sede da UBE, o escritor Cloves Marques assumirá a cadeira nº 10 da Academia Recifense de Letras, aberta pelo desaparecimento do poeta Elysio Silveira Bastos. O discurso de recepção será proferido pelo acadêmico Lucilo Varejão Neto, presidente da Academia Recifense de Letras.

Sébastien Joachim recebe poema do poeta Francisco Gomes de Matos

Semana passada, o professor sébastien Joachim recebeu do escritor Francisco Gomes de Matos um "poema incitador de uma proposta de leitura que seja que seja suscitadora de tomada de consciência por parte do letrado". O professor sébastien Joachim, atualmente radicado em João Pessoa, vem desenvolvendo uma pesquisa sobre os paralenos que existem entre as obras de Ariano Suassuna e Paulo Coelho.

Lançado novo número do Jornal lítero-pessimista de Francisco Espinhara

No sábado, 28 de janeiro, em marcante evento no Mercado da Boa Vista, com a participação de poetas em recital, foi lançado o Jornal Lítero-Pessimista de Francisco Espinhara, especializado na publicação de poemas indicadores da evolutiva e perene perdição humana, com o compromisso de alertar a humanidade sobre suas digressões. O jornal alternativo Lítero-Pessimista surgiu em 1982. 

 
 

Aconteceu

22 de janeiro. Show da banda The Rec Beatles, no encerramento do festival de música promovido pela Livraria Cultura. A partir das 17 horas. Imperdível.

25 de Janeiro. Lançamento da Revista 'Letras e Artes', da Academia de Letras e Artes do Nordeste, no Salão Nobre do Clube Internacional do Recife.

Vale à pena ler

A realidade das prisões brasileiras, do juiz Adeildo Nunes. O livro pode ser encontrado na livraria da UBE, na Rua de Santana, 202, Casa Forte.

Formação do Império Americano (Da guerra contra a Espanha à guerra no Iraque), de Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira.

2006: Ano dedicado a  Waldemar Lopes

No último sábado, dia 28 de janeiro, na primeira reunião realizada pela Academia de Letras e Artes do Nordeste neste ano, com o voto unânime de 42 escritores entre acadêmicos e convidados, 2006 foi eleito o 'O Ano de Waldemar Lopes'.

Lucilo Varejão Neto registra Voto de Aplauso pelo aniversário da Academia do Nordeste

Na reunião do Conselho Municipal de Cultura realizada na 5ª feira, 26 de janeiro, o acadêmico Lucilo Varejão Neto registrou um Voto de Aplauso pela passagem do 28º aniversário e posse da nova diretoria da Academia de Letras e Artes do Nordeste.

Mais uma merecida homenagem para Wilton de Souza

Na próxima 5ª feira, dia 02 de fevereiro, o artista plástico será homenageado em sessão especial que recebeu o nome de 'Encontro com Wilton de Souza', no Espaço Manuel Bandeira, da Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

Artigo de Humberto França

Na 3ª feira passada, dia 24 de janeiro, o Jornal do Commércio publicou o magnífico artigo 'Os Desafios do Brasil', de Humberto França. Vale à pena ler.

Sites recomendados

Vale à pena visitar a homepage do escritor Mendo Castro Henriques, autor de 'As Minhas Contas e Leituras'. Visite http://duascidades.blogspot.com/.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Conheça os contos do escritor Fernando Farias no blog www.fernando.farias.zip.net/.

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Agenda

25 de fevereiro. Lançamento do livro de Contos, Crônicas e Poesias, de MaryLucy, às 19h30 do dia 16 de março nos Jardins da UBE.

16 de março. Lançamento do livro 'Pequenas traduções de grandes autores', de Milton Lins, às 19h30 do dia 16 de março na Academia Pernambucana de Letras.

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

William Ferrer Coelho

Presidente Emérito

Waldemar Lopes

1º Vice-Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Geraldo Ferraz

Núcleo de Pesquisa e História

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para
receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial

25/01/2006 - 15h39
Londres prepara grande exposição sobre Shakespeare

Londres, 25 jan (EFE).- A National Portrait Gallery de Londres está preparando uma grande exposição que reunirá retratos e manuscritos de quem muitos consideram o maior dramaturgo de todos os tempos, William Shakespeare, informaram hoje os organizadores.

A exposição reunirá retratos, trajes, manuscritos e jóias da chamada época elisabetana, muitos dos quais, procedentes de diferentes lugares do mundo, não tinham sido exibidos até agora em público.

O primeiro retrato doado em 1856 à National Portrait Gallery foi justamente um que se supunha que era do dramaturgo: conhecido como o retrato de Chandos (porque foi propriedade do duque desse nome), não é seguro que represente realmente Shakespeare. Além desse retrato, serão expostos pela primeira vez juntos outros cinco.

Na exposição londrina serão apresentados os resultados das últimas análises técnicas efetuados em alguns desses retratos e que podem lançar luz sobre o autêntico semblante do escritor.

Embora a vida de Shakespeare (1564-1616) só tenha podido ser parcialmente reconstruída, a exposição tentará também oferecer novos dados. Entre os tesouros expostos figurará o testamento de Shakespeare, empréstimo da Biblioteca Nacional, de Londres.