Voz da UBE

 

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 05 de Fevereiro de 2006

Cloves Marques assume cadeira na Academia Recifense de Letras  

Na última 3ª feira, dia 31 de março, em concorrida solenidade na sede da UBE, que contou com a presença da fina flor do mundo literário pernambucano, o escritor Cloves Marques assumiu a cadeira nº 10 da Academia Recifense de Letras, sucedendo o poeta Elysio Silveira Bastos. O discurso de saudação foi proferido pelo acadêmico Lucilo Varejão Neto, presidente da Academia Recifense de Letras. Estiveram presentes os escritores Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBU, Alexandre Santos, presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras, Tereza Magalhães, presidente da Academia de Artes e Letras de Pernambuco, Djalma Melo, presidente da Academia Olindense de Letras, Marcos Accioly, presidente do Conselho Estadual de Cultura, entre outros.

Jomar Muniz de Brito no 'Quarta às Quatro'

O artista múltiplo e filosofo pop – Jomard Miniz de Brito, participou da última sessão do projeto Quarta às Quatro', realizada na 4ª feira passada, dia 1º de fevereiro, dando novo sabor ao encontro que comemorou sua 145º edição com a participação de cerca de 70 escritores. O projeto 'Quarta às quatro', idealizado pelo presidente da UBE, poeta Vital Corrêa de Araújo, vem sendo animado pelo escritor Geraldo e já se firmou na cena cultural do Recife como plataforma para lançamento de grandes nomes.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

UBE torce pelo pleno restabelecimento da escritora Yolanda Cavalcanti

Na última reunião da direção editorial d' A Voz da UBE foi aprovada a remessa de uma mensagem pública de pleno restabelecimento para a poeta Yolanda Cavalcanti, um dos destaques do projeto 'Quarta ás Quatro'.

Eric Dayan na estrada

O poeta do frevo Eric Dayan está na estrada. Hoje, domingo, 05 de fevereiro, ao lado de  Claudionor e Nonô Germano, Edy Carlos, Alceu Valença, Nene Queiroga, Silvério Pessoa, Spok Frevo, Coral Edgar Moraes, Almir Rouche e André Rio, Eric Dayan soltará a voz em evento filantrópico da AACD, no Passo da Alfândega. Para alegria de seus fãs, Erik Dayan já tem engatilhdo uma apresentação na Livraria Saraiva do Shopping Recife.

Sociedade Brasileira de Geografia homenageia Vasco Neto

Às 15 horas do dia 07 de março, em solenidade programada para o auditório da Sociedade Brasileira de Geografia, na Rua Uruguaiana, 39, bloco D, 6º andar, o baiano Vasco Neto, membro da Academia Brasileira de Autores Solidaristas e professor emérito da Universidade Federal da Bahia, receberá o título de sócio honorário. O discurso de saudação será feito pelo acadêmico William Paulo Maciel, presidente da entidade.

Cooperativa CCB programa visitas

Em reunião ocorrida na 4ª feira passada, dia 1º de fevereiro, a Cooperativa Compre Cultura Brasil (CCB) discutiu a possibilidade de promover excursões e visitas culturais para a divulgação dos livros dos associados. Foram programadas excursões culturais a Paulo Afonso para o dia 15 de abril e a Chã Grande para o dia 28 de Abril, quando ocorrerá o chamado 'Dia da Literatura'. O programa de visitas culturais começará pelos colégios Marista e Visão, na região metropolitana do Recife. A Cooperativa Compre Cultura Brasil (CCB) vem se reunindo regularmente às 14 horas das 4ª feiras na sede da UBE, na rua de Santana, 202. Maiores informações podem ser obtidas através dos e-mails compreculturabrasil@yahoo.com.br, teacher001@terra.com.br e bsdo47@yahoo.com.

UBE prorroga prazo de Inscrições para o concurso 'Josepha Máximo Ferreira'

A UBE prorrogou o prazo de inscrições para o prêmio 'Josepha Máximo Ferreira', que homenageia a mãe do poeta Lúcio Ferreira. Os trabalhos para o concurso literário serão recebidos até 31 de março de 2006.  (CLIQUE AQUI e conheça o regulamento do concurso).

Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico dá posse a novos membros

Em 27 de janeiro, em grande injeção de competências e entusiasmos, Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano incorporou a participação de Jacques Ribemboim, Bruno Augusto Dornelas Câmara, Gilvan de Almeida Maciel, Lourival Holanda, Luiz Gonzaga Braga Barreto, Luiz Jorge Lira Neto, Paulo Frederico Lobo Maranhão, Roberto Mauro Cortez Mota, Tácito Augusto Medeiros e, ainda, do sócio correspondente, Guilherme Gomes da Silveira D’Ávila Lins. O Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano - entidade com 144 anos, que reúne valioso acervo de peças arqueológicas, livros raros e importantes quadros - é dirigido pela escritora Luzilá Gonçalves Ferreira.

Zenóbia lança 'Canto da Asa Branca' em Serra Talhada

Com o apoio da UBE e da Academia Serra-Talhadense de Letras, a escritora Zenóbia Terto Magalhães lançou o livro 'Canto da Asa Branca' em concorrido evento realizado na Câmara de Vereadores de Serra Talhada, na noite do último sábado, 04 de fevereiro.

Revista Arrecifes em circulação

O presidente da Academia Recifense de Letras, Lucilo Varejão Neto, que integra o Conselho Municipal de Cultura, está satisfeitíssimo com o sucesso da revista Arrecifes, da qual é editor. 

'Realidade das prisões brasileiras' na UBE

O escritor e acadêmico Adeildo Nunes, Juiz de Direito das Execuções Penais do Estado, publicou aquele que vem sendo referido como o mais importante livro sobre a REALIDADE DAS PRISÕES BRASILEIRAS (titulo e tema do livro). O livro, escrito por um especialista, analisa o sistema prisional e seus efeitos com profundidade, levando a que muitos vejam nele um grande gerador de violência. "Dificilmente, nas próximas décadas, uma análise tão percuciente e uma pesquisa tão primorosa e produtiva irá à estampa, num estilo tão expressivo e criador como o desse excelente escritor, membro da UBE", afirma o escritor Vital Corrêa de Araújo, presidente da União Brasileira de Escritores.

Curtinhas

Cada vez melhor o suplemente cultural 'Correio da Artes' do jornal 'A União', de João Pessoa.

Continua o sucesso do livro 'Guriatã - uma viagem mítica ao país-paraíso', de Neide Medeiros Santos.

Em grande atividade a Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba sob a presidência da escritora Maria Balila Palmeira.

Vai até 20 de fevereiro o prazo de inscrição para o 9º Concurso de Poesia da Biblioteca Pública de Afogados. Maiores informações pelo fone (81) 3428-4933.

Fazendo sucesso 'De cara com a poesia', ousado fanzine bimestral que se anuncia como 'o maior veículo poético das novas gerações', organizado pelos jovens poetas Bruno Candeias e Malungo. 

Lúcio Ferreira lança 'Um pouco antes da chuva'

No próximo dia 08 de fevereiro, o poeta Lúcio Ferreira, vice-presidente da UBE, lançará o livro "Um pouco antes da chuva', publicado pela editora Novo Horizonte. Vivendo intensa fase de produção cultural, Lúcio Ferreira ainda não sabe quando lançará os livros 'Um rio cereal' e "A dor das águas', que já estão no prelo da editora.

Mensagem aos escritores

Atualize sua contribuição à UBE

"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira

Seguem preparativos para lançamento de G'Dausbbah - próximo livro de Alexandre Santos

Continuam os preparativos para o lançamento de 'G'Dausbbah', projeto cultural que inclui o próximo livro de Alexandre Santos, reunindo poemas, inclusive o épico que dá nome a obra, ilustrações e análises literárias. Na última semana, o maestro Luciano Oliveira deu os retoques finais ao arranjo clássico da música 'Ode à Gomb', que Alexandre Santos compôs para sonorizar os sentimentos de paz, angústia, esperança e glória/paz que caracterizam o épico G'Dausbbah. De sua parte, o professor Bezerra de Lemos entregou os primeiros textos da análise literária dos poemas. O projeto cultural G'Dausbbah deverá ser lançado em abril.

Wilton de Souza brilha na Saraiva

Na 5ª feira passada, 02 de fevereiro, em evento denominado 'Encontro com Wilton de Souza', no Espaço Manuel Bandeira, da Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, o artista plástico recebeu mais uma homenagem pela sua magnífica obra.

Sébastien Joachim animado com a tese de doutorado de Marly Gondin

Está programada para o dia 23 de fevereiro, no auditório do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a defesa da tese de Doutorado sobre Poesia e Musica da professora Marly Gondim Cavalcanti Souza, orientada pelo professor Sébastien Joachim. A tese, já considerada um marco histórico no Departamento de Letras da UFPE, aponta a qualidade musical na poesia do norte-americano Walt Whitman, do brasileiro Antônio Francisco da Costa e Silva e do senegalês Léopold Sédar Senghor, envolvendo, portanto, poetas de três continentes. Para acompanhar a exposição, estão sendo esperados, além de Hervé Brocart, representante do Consulado Geral da França, Doris Arruda, representante da CAPES e da pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa da UFPE, e, ainda, Suzana Queiroz Monteiro, coordenadora da Cooperação Internacional da UFPE. na Banca Examinadora estarão, representando o ministério da Educação do Brasil e da CAPES, o professor Sébastien Joachim, a professora Maria Zilda Zapparoli, da USP, a professora Yaraculda Coimet, da UFPE, e os professores indicados pelo Ministère de L´Éducation Nationale de France, Alain Vuillemin, da Universités de Artois, e Rita Godet, da Universités de Rennes II / Haute Bretagne. A doutoranda Marly Gondim Cavalcanti Souza é licenciada em Letras e em Música e é professora da Universidade Estadual do Piauí e do CEFET-PI.

'Crônicas de uma vida' lançado por Conceição Alves

Depois do sucesso alcançado no Espaço Cultural do Banco do Nordeste, na Rua 7 de Setembro, em Recife, a escritora Conceição Alves repetiu a dose no último sábado, 04 de fevereiro, quando fez o lançamento do livro 'Crônicas de Uma Vida' em Pesqueira. A prestigiada festa ocorreu na agência do BNB daquela cidade e contou com a participação do poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE, que fez a apresentação oral do livro.

Edno Mendes lança 'A condenada'

O escritor e Diretor de UBE, Edno Mendes, está lançando o romance 'A Condenada', em edição da Micro, de Benito Araújo. O livro tem prefácio do ficcionista e pesquisador José Américo de Lima e traz notas da escritora Andréa Mendes, do historiador Josenildo Pinheiro de Souza, do editor Benito Araújo e, ainda, do presidente da UBE, Vital Corrêa de Araújo.

Governo do Estado entrega título da Lei do Patrimônio Vivo

Na última 3ª feira, 31 de janeiro, em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, o governador do Estado, Jarbas Vasconcelos, fez a entrega dos títulos da Lei do Patrimônio Vivo, que estabelece uma pensão vitalícia R$ 750 para pessoas físicas e R$ 1.500 para grupos, beneficiando o Mestre Salustiano, o Maracatu Leão Coroado, a Banda Musical Curica, o sanfoneiro Camarão, o violonista Canhoto da Paraíba, a cirandeira Lia de Itamaracá, os cordelistas e xilógrafos Borges e Dila, os artesãos Manuel Eudócio, Nuca, Zé do Carmo e Ana das Carrancas.

 
 

Aconteceu

18 de Janeiro. Ana Maria César e Telma Brilhante, foram designadas para representar a UBE na Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

25 de Janeiro. Lançamento da Revista 'Letras e Artes', da Academia de Letras e Artes do Nordeste, no Salão Nobre do Clube Internacional do Recife.

02 de fevereiro. Lançamento do livro 'Sinfonia Carnavalesca', com textos de Leny Amorim Arquiles Petrus e outros autores, no Forte de Cinco Pontas, no Bairro de São José, no Recife.

Vale à pena ler

Formação do Império Americano (Da guerra contra a Espanha à guerra no Iraque), de Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira.

O Homem que devia ter morrido a três anos, de Olímpio Bonald Neto.

Acadêmicos comunicam que 2006 será um ano dedicado a  Waldemar Lopes

Na última 4ª feira, 1º de fevereiro, por ocasião dos festejos comemorativos ao 95º aniversário do poeta Waldemar Lopes, uma comitiva da Academia de Letras e Artes do Nordeste esteve na resistência do poeta e, entre um poema e outro, comunicou-lhe que, em decisão unânime tomada na última reunião, realizada em 28 de janeiro, 2006 foi eleito o 'O Ano de Waldemar Lopes'. O escritor Carlos Cavalcanti leu a correspondência assinada pelo acadêmico Alexandre Santos em momento emocionante do encontro.

Notícias da UBE-NY

Projeto para criação de biblioteca em Nova York já no Itamaraty

O escritor Domício Coutinho, presidente da UBE-NY e do Brazilian Endowment for the Arts (BEA), esteve no Consulado Geral do Brasil em Nova York, onde se reuniu com o attache cultural Evaldo Santos, designado pelo embaixador Graça Lima para elaborar o projeto da Biblioteca Pública Brasileira naquela cidade. Durante o encontro, Domício e Evaldo discutiram os detalhes do orçamento para aquisição de um edifício pertencente a American Federation of the Arts, nas proximidades da Park Avenue, verificando, segundo o presidente da UBE-NY, 'métodos viáveis e seguros com os quais se poderia adquirir lucrativamente'. O documento elaborado no Consulado Geral do Brasil em Nova York foi encaminhado para o Itamaraty.

Novos lançamentos de 'Duke, o cachorro padre' em língua espanhola

Após contato com a editora 'Plaza & Janes', responsável pelo lançamento de 'Duke, El Perro Cura', em Barcelona, em abril de 2002, o escritor Domício Coutinho pensa em lançar o livro, cujo título original é 'Duke, o cachorro padre', no Clube Cervantes, no Consulado da Venezuela, e, ainda, em Bogotá, para onde foi transferido o embaixador Julio César, ex-cônsul-geral em Nova York.

UBE-NY se reúne

O escritor Domício Coutinho convocou a próxima reunião da UBE-NY para às 17h00 do dia 02 de março, no salão do Consulado Geral do Brasil, em Nova York, na Avenida das Américas (Sexta Avenida), 1185, no 21º andar. Na ocasião, o escritor Glauco Ortolano, professor de Literatura Brasileira na Universidade da Pensilvânia e sócio da UBE-NY, fará uma palestra.

BEA cogita nova exposição com artistas brasileiros

Animada com os resultados obtidos no ano passado, quando teve o apoio da Mercedes-Benz para a divulgação de trabalhos de artistas brasileiros e 'amigos do Brasil', a curadora de artes e embaixadora da arte brasileira em Nova York, Ana Matthiesen, informa que o 
Brazilian Endowment for the Arts (BEA) está cogitando em realizar uma segunda edição da exposição de arte do Brasil, provavelmente em abril de 2006. Como da vez anterior, o evento ocorrerá em Nova York. 

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Vale à pena visitar a homepage do escritor Mendo Castro Henriques, autor de 'As Minhas Contas e Leituras'. Visite http://duascidades.blogspot.com/.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Conheça os contos do escritor Fernando Farias no blog www.fernando.farias.zip.net/.

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Reinaldo Azevedo lança 'Contra o consenso'

Na próxima 2ª feira, dia 06 de fevereiro, às 19h00, em programação do Instituto Byron Sarinho, será lançado o livro 'Contra o Consenso', do jornalista Reinaldo Azevedo, no auditório da Livraria Cultura, no Shopping Paço Alfândega, bairro do Recife Antigo. O Instituto Byron Sarinho é presidido pela escritora Socorro Ferraz.

Agenda

08 de fevereiro. Lançamento do livro 'Um pouco antes da chuva, do poeta Lúcio Ferreira, vice-presidente da UBE, às 19h30, nos jardinas da UBE.

25 de fevereiro. Lançamento do livro de Contos, Crônicas e Poesias, de MaryLucy, às 19h30, nos Jardins da UBE.

16 de março. Lançamento do livro 'Pequenas traduções de grandes autores', de Milton Lins, às 19h30, na Academia Pernambucana de Letras.

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

William Ferrer Coelho

Presidente Emérito

Waldemar Lopes

1º Vice-Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Geraldo Ferraz

Núcleo de Pesquisa e História

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para
receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Sobre nossa língua

Português, a língua oficial do Brasil

O idioma português chegou ao território brasileiro a bordo das naus portuguesas, no Século XVI, para se juntar à família lingüística tupi-guarani, em especial o Tupinambá, um dos dialetos Tupi. Os índios, subjugados ou aculturados, ensinaram o dialeto aos europeus que, mais tarde, passaram a se comunicar nessa “língua geral” - o Tupinambá. Em 1694, a língua geral reinava na então colônia portuguesa, com características de língua literária, pois os missionários traduziam peças sacras, orações e hinos, na catequese.

Com a chegada do idioma iorubá (Nigéria) e do quimbundo (Angola), por meio dos escravos trazidos da África, e com novos colonizadores, a Corte Portuguesa quis garantir uma maior presença política. Uma das primeiras medidas que adotou, então, foi obrigar o ensino da Língua Portuguesa aos índios.

Lei do diretório

Em seguida, o Marques de Pombal promulgou a Lei do Diretório (1757) que abrangia a área compreendida pelos estados do Pará e do Maranhão, um terço do território brasileiro de então. Esta lei considerava a língua geral uma “invenção verdadeiramente abominável e diabólica” e proibia às crianças, filhos de portugueses, e aos indígenas aprenderem outro idioma que não o português.

Em 1759, um alvará ampliou a Lei do Diretório: tornou obrigatório o uso da língua portuguesa como idioma oficial em todo o território nacional. Portanto, ao longo de dois séculos, o Brasil possuiu dois idiomas: a língua geral ou tupinambá e o português.

Português no mundo

Hoje, o mundo que fala português (lusófono) soma cerca de 200 milhões de pessoas. É o oitavo idioma mais falado no planeta e a terceira entre as línguas ocidentais, após o inglês e o castelhano. É, ainda, o idioma oficial de sete países, todos eles ex-colônias portuguesas: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Com a admissão de Portugal na União Européia, o português passou a ser uma de suas línguas oficiais.

Extraído do site oficial do governo brasileiro