Voz da UBE

 

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 12 de Março de 2006

Academia Recifense de Letras

Lúcio Ferreira assume cadeira na Academia Recifense de Letras

Está programada para as 19h30 da próxima 3ª feira, dia 14 de março, Dia Nacional da Poesia, a posse solene do poeta Lúcio Ferreira, vice-presidente da UBE, na Academia Recifense de Letras. A festa, na qual também marcará o 10º aniversário da Academia Recifense de Letras, ocorrerá nos jardins da União Brasileira de Letras, na rua de Santana, em Casa Forte. A posse será concorrida e já confirmaram presença os escritores Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE, Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras, Alexandre Santos, presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste. Leny Amorim, presidente da Academia de Música de Pernambuco, Luiz Gonzaga Barreto, presidente da Sobrames, e outros destacados líderes do universos literário da região.

shows culturais

CCB realiza Show Cultural em Gravatá

No último sábado, dia 11 de março, o movimento Compre Cultura Brasil (CCB) realizou um magnífico Show Cultural em Gravatá. O evento foi realizado na Escola Estadual Devaldo Borges. Estão programados Show Culturais para Caruaru, Paulo Afonso e Chã Grande. Maiores informações podem ser obtidas no site www.compreculturabrasil.com.br.

UBE lidera homenagem ao Dia Nacional dos Poetas

Na tarde do dia 14, em promoção conjunta com a Academia de Letras e Artes do Nordeste e o movimento Invenção de Poesia, a UBE promoverá uma homenagem especial ao Dia Nacional do Poeta. Da programação consta recital e panfletagem poética a partir das 16h00, na praça de Casa Forte, com sorteio e lançamento (físico) de livros aos presentes.

A ficção em Pernambuco

Livraria Saraiva recebe Olímpio Bonald Neto

O projeto "A ficção em Pernambuco', idealizado pelo presidente da UBE Vital Corrêa de Araújo e apoiado pela Livraria Saraiva, prosseguirá na noite de 31 de março com a análise da obra do escritor Olímpio Bonald Neto. Como sempre, a sessão começará às 19h30, no auditório Manuel Bandeira, na Livraria Saraiva no Shopping Center Recife.

'Palavra de jornalista' será lançado 4ª feira

Na próxima 4ª feira, dia 15 de março, a partir das 18 horas, será lançado o livro 'Palavra de Jornalista' nos jardins da Academia Pernambucana de Letra. No livro, organizado por Evaldo Costa e Gilson Oliveira, grandes jornalistas, inclusive o acadêmico Abdias Moura, oferecem depoimentos sobre a imprensa de Pernambuco.

Luiz de Freitas lança 'Pesqueira - das sombras e das imagens

O acadêmico Luiz de Feitas se prepara para lançar o livro 'Pesqueira - das sombras e das imagens'. O lançamento ocorrerá em duas etapas. No dia 16 de março, o livro será lançado nos jardins da UBE, em festa que começará às 18h00, e, quatro dais mais tarde, em 20 de março, será lançado em Pesqueira, na Academia Pesqueirense de Letras e Artes, na praça Comendador José Didier.

Carlos Cavalcanti no Gabinete Português de Leitura

No próximo dia 30 de março, a partir da 16 horas, dentro do programa "Dia da Criação da Poesia", o poeta Carlos Cavalcanti fará a apresentação de seus principais poemas no auditório do Gabinete Português de Leitura. Os debatedores serão Telma Brilhante, Lúcio Ferreira e Rosa Lia Dinelli.

Show de Beto Pólux adiado para o dia 31 de março

O espetáculo Acústico 'Nem carteiro nem poeta', do vocalista Beto Pólux, líder da banda Sagarana, previsto para o dia 17, no Teatro do SESC de Casa Amarela, foi adiado para o dia 31 de março. O show começará às 20h00.

Saraiva projeta Choro e Samba de Pernambuco

De 14 a 17 de março, a livraria Saraiva apresentará o projeto 'De frente com a música' apresentando os talentos de Mônica Feijó, Geraldo Maia, Grupo Samba na Corda Bamba, Grupo Arabiando, Choro Brasil e Gonzaga Leal. Os shows começam sempre as 19 horas, no espaço Manuel Bandeira, da Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife. Maiores informações podem ser obtidas com Lívio Meireles através do e-mail liviom@livrariasaraiva.com.br.

Solon de Medeiros Filho: Cidadão pernambucano

Na próxima 3ª feira, dia 14 de março, às 18 horas, em encontro solene no Plenário da Assembléia Legislativa de Pernambuco, o professor e engenheiro eletricista Solon de Medeiros Filho receberá o título de Cidadão de Pernambuco.

Concurso literário 'Arthur Roberto Ferreira' vem aí

A UBE anunciou que lançará o Concurso Literário 'Arthur Roberto Ferreira' para contos. O regulamento do concurso, cujo nome homenageia o pai do escritor Lúcio Ferreira, vice-presidente da UBE, será publicado no início do 2º semestre.

Exposição 'Recife e Olinda: Duas Paixões' permanece até 02 de abril

A exposição 'Recife e Olinda: Duas Paixões', reúne 28 quadros de Wilton de Souza, com texto de Paulo Fernando Craveiro, e mais de 50 fotos de Hans Von Manteufeel, no espaço Manuel Bandeira, da Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, estará aberta ao público até 02 de abril. A exposição promovida pela União Pernambucana do Artista Plástico faz parte das homenagens aos aniversários do Recife, com completa 469 anos, e Olinda, que completa 471 anos.

CurtinhaS

Leny Amorim assume direção cultural do Clube Português do Recife  

A escritora e musicista Leny Amorim assumiu a diretoria Cultural do Clube Português do Recife.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU. Basta Clicar aqui.
  

Milton Lins lança 'Pequenas traduções de grandes poetas'

Em aguardado evento programado para as 19h30 do dia 16 de março, na Academia Pernambucana de Letras, o escritor Milton Lins lançará o livro 'Pequenas traduções de grandes poetas', incluindo o famoso Cemitério Marinho, de Raul Valéry. O livro é mais um ponto de destaque na obra do acadêmico Milton Lins, que vem se inscrevendo entre os maiores tradutores do país, já tendo feito a versão para o português da obra de William Shakespeare, Jean Niclolas Rimbaud e André Chérier.

Jeanette Rozsas em Recife

No domingo, 12 de março, a festejada escritora Jeanette Rozsas, diretora da UBE-SP, esteve em Recife de passagem para o balneário de Porto de Galinhas, palco do maior festival de literatura do período. Por uma questão de agenda, Jeanette Rozsas não participarã da 2ª Feira Literária de Porto de Galinhas, que será realizada entre 23 a 26 de março.

Academia do Nordeste homenageia as 'Mulheres que mudaram a história de Pernambuco'

Na última 3ª feira, 07 de março, em solenidade ocorrida no auditório do Tribunal Regional Federal, a Academia de Letras e Artes do Nordeste e o Centro Brasileiro de Preservação histórica, Artística e Cultural homenagearam o Dia Internacional da Mulher. Durante a solenidade, presidida pelo desembargador Francisco Cavalcanti, presidente do TRF da 5ª Região, houve o lançamento do livro 'Mulheres que mudaram a história de Pernambuco', do jornalista Carlos Cavalcante. 

Biblioteca Estadual homenageia Dia Internacional da Mulher

Na 5ª feira passada, dia 09 de março, a Biblioteca Pública Estadual comemorou a passagem do Dia Internacional da Mulher com homenagem a Rede Celecina de Souza Pontual. Após a  saudação, proferida por Maria Cristina Cavalcanti Martins, houve recital pelo pianista Marco Caneca. 

Fliporto divulga programação

Na programação da Fliporto, que ocorrerá entre 23 e 26 de março em Porto de Galinhas, estão programadas palestras e mesas redondas sobre os temas 'A importância das Academias Literárias', 'A linguagem da sedução', 'A poesia de Mauro Mota', 'Paulo Freire - A pedagogia da Humanização', 'Poeta João Cabral de Melo Neto', Paaixão pelos Livros', 'Os caminhos da ficção', 'Ipojuca - 160 anos de emancipação política' e 'Literatura e mídia'. A programação do Fliporto pode ser acompanhada pelo site www.fliporto.com.br.

Programação da UBE para o Mês de março

dia 14 – homenagem ao Dia Nacional do Poeta, com recital e panfletagem poética, na praça de Casa Forte (às 16h00)

dia 15 – lançamento do livro sobre Pesqueira pelo acadêmico Luiz de Freitas Lima (às 17h00)

dia 22 – quarta-às-quatro (16h00)

dia 29 – quarta-às-quatro (16h00)

de 23 a 26 - II Fliporto

'Quarta às Quatro' mantém sucesso

Na última 4ª feira, dia 08 de março, o projeto Quarta às Quatro', realizou sua 149ª sessão com a presença 80 escritores.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Mamam expões Borsoi, João Câmara e Vicente do Rego Monteiro

Em programação que vai até 30 de abril, o Museu de Arte Moderna (Mamam) apresentará a exposição 'Arquitetura como manifesto', com obras de Acácio Gil Borsoi, 'Cenas da Vida Brasileira', de João Câmara, e 'Pinturas', de Vicente do Rego Monteiro. Vale à pena conferir.

Mensagem aos escritores

Atualize sua contribuição à UBE

"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira

UBE Organiza 'I Encontro de Escritores de Pernambuco'  

Na 2ª quinzena de maio, a UBE promoverá o I Encontro de Escritores de Pernambuco. O evento será realizado em Garanhuns e pretende reunir cerca de uma centena de escritores.

 
 

Aconteceu

20 de fevereiro. Palestra de Olímpio Bonald Neto, na Academia Pernambucana de Letras, às 26h00, sobre o conto 'A verdadeira história da Sra. Hidete Rewehys'.

02 de março. Palestra do professor Glauco Ortolano e  Reunião da UBE-NY, no salão do Consulado Geral do Brasil, em Nova York, na Avenida das Américas (Sexta Avenida), 1185, no 21º andar.

Vale à pena ler

Tudo na primeira pessoa, de Cícero Belma.

Eu, Também?, de Everaldo Moreira Veras.

No limiar do tempo, de Ana Maria César.

Sobrames homenageia Nicolino Limongi

Na 2ª feira passada, dia 06 de março, a Sobrames homenageou o poeta Nicolino Limongi que, além de sócio da Sobrames, é fundador e ocupante da cadeira 1 da Academia de Letras e Artes do Nordeste. Durante a homenagem, proposta pelo escritor Carlos Cavalcanti, os escritores Antônio Siqueira, Cloves Marques, Flávio Alencar, Paulo Camelo e Lucio Ferreira foram recitaram poemas de Nicolino Limongi. O escritor Alexandre Santos, presidente da Academia do Nordeste, falou e destacou a eterna juventude do homenageado, pois "para a obra do artista o eterniza".

Notícias da UBE-NY

Prêmio Literário da UBENY homenageia general Abreu e Lima

Dando curso a parceria fraterna que a liga a UBE-PE, a UBENY instituiu o "PRÊMIO ANUAL DE LITERATURA" para promover e estimular os estudos da história brasileira. Fruto da iniciativa do escritor Domício Coutinho, presidente da UBENY, este ano o concurso homenageará , o general [José Ignacio Ribeiro de] Abreu e Lima. Ao explicar a opção, Domício Coutinho lembrou que o general Abreu e Lima foi vítima de ódio, inveja e perseguição, enfatizando que "a própria Igreja o condenou por defender a liberdade religiosa dos protestantes negando-lhe sepultura católica". Na seqüência do prêmio-2006, o presidente da UBENY pretende continuar as homenagens ao general Abreu e Lima, promovendo um desagravo público ao heróis para "dar a seus restos mortais a sepultura que lhe foi negada e erigir um túmulo digno de seu nome ao lado dos grandes vultos da história pernambucana", disse Domício Coutinho ao assinar o protocolo que institui o prêmio. Maiores informações podem ser obtidss no site www.ubeny.org/

Prêmio 'Jorge Amado', recebe trabalhos até 28 de abril

Até o dia 28 de abril, o governo da Bahia receberá indicações para o Prêmio Nacional Jorge Amado de Literatura e Arte, que faz a maior premiação do país na área cultural. As indicações, que só podem ser feitas por instituições, devem versar sobre literatura, dança, teatro, música, artes plásticas e cinema vídeo.  

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Vale à pena visitar o canto do escritor Jaime Barboza no Recanto das Letras. Basta clicar em  autor.jotabe no site  www.recantodasletras.com.br

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Visite a loja virtual da Cooperativa Compre Cultua Brasil (CCB), Basta clicar em  www.compreculturagbrasil.com.br

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Estudo da obra de Orismar Rodrigues inaugura projeto 'A Cultura e a Arte em Pernambuco'

No próximo dia 28 de março, em evento programado para às 19h00, na Livraria Cultura, o projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', idealizado pelo escritor Vital Correa de Araújo, será lançado com o estudo da obra literária de Orismar Rodrigues. O coordenador do projeto, o escritor Alexandre Santos, já está com a agenda do projeto completa até o final do ano.

Agenda

14 de março. Lançamento do livro 'Luzes do cotidiano', de Luiz Carlos Dias, às 10h00, na Biblioteca Pública, na Rua João Lira, no Parque 13 de maio. A saudação será feita pelo professor Bezerra de Lemos.

16 de março. Lançamento do livro 'Pequenas traduções de grandes autores', de Milton Lins, às 19h30, na Academia Pernambucana de Letras.

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

William Ferrer Coelho

Presidente Emérito

Waldemar Lopes

1º Vice-Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Geraldo Ferraz

Núcleo de Pesquisa e História

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para
receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Notícia de interesse
Herdeiros recuperam obra de Lobato

Superior Tribunal de Justiça devolve à família do escritor paulista os direitos autorais, em poder da Brasiliense desde 1945. Editora ainda pode recorrer

SÃO PAULO Após 61 anos, a obra do escritor Monteiro Lobato (1882-1948) sai das mãos da Editora Brasiliense e volta às da família do escritor. Na segunda-feira, por 12 votos a 6, a corte especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu em prol da família. Ou seja: em breve, a família de Lobato retoma as decisões editoriais sobre o catálogo – que compreende 24 títulos infantis e 17 adultos.

Esse “em breve” é que ainda causa controvérsia. O advogado da editora, Paulo Tarso Nascimento Magalhães, disse que espera a sentença para decidir o que irá fazer. “Mesmo admitindo que ganharam efetivamente, tem de haver um trâmite”, disse. Isso poderá demorar até 6 meses, prevê. “Estão presumindo algo que não sabem direito o que é. Dependendo do texto da sentença é que agiremos”, disse Magalhães. “Fazem isso porque sabem que causa um dano à imagem da editora nessa época de Bienal do Livro”.

O advogado da família, Nelson Ranalli, crê que mesmo que a Brasiliense recorra ao Supremo Tribunal Federal (STF), o recurso não terá efeito suspensivo sobre a decisão, que reafirma ato de primeiro grau de juiz do Tatuapé, de 2003. A Brasiliense ainda enfrenta no STJ outras ações da família de Lobato, como a que pede prestação de contas pelo não pagamento correto de direitos autorais.

Diversas editoras, segundo informações da família, já manifestaram interesse em republicar os títulos. Mas o diretor comercial da Monteiro Lobato Licenciamentos, Álvaro Gomes, diz que não se tem idéia dos valores envolvidos, porque durante muito tempo não foi possível obter dados da editora.

Um dos maiores mercados no qual os livros do autor são comercializados é o do livro didático, que tem o governo como seu maior comprador. Monteiro Lobato assinou contrato com a Brasiliense em 1945. O escritor era muito amigo do editor Caio Prado Jr. (1907-1990). O contrato teria validade até que a obra passasse a domínio público, o que ocorrerá em 2018, 70 anos após a morte do autor. A família só terá a decisão sobre o catálogo de Lobato pelos próximos 12 anos.

Publicado originalmente pela Agência Estado em 10 de março de 2006