Voz da UBE

 

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 30 de abril de 2006

Projeto G'Dausbbah

Estréia peça baseada na obra de Alexandre Santos

Na última 3ª feira, dia 25 de abril, em sessão do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, estreou a peça G'Dausbbah, baseada na obra do escritor Alexandre Santos, presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste. A peça G'Dausbbah integra o projeto cultural de mesmo nome que tem expressões literárias e musicais. O lançamento do livro G'Dausbbah e do CD 'Ode a Gomb', que também integram o projeto, está marcado para o dia 25 de maio nos jardins da Academia Pernambucana de Letras. 

Lourdes Sarmento na Cultura. O projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, prossegue no dia 30 de maio com a apreciação da obra da poeta Lourdes Sarmento. A sessão ocorrerá a partir das 19 horas, no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega.

Notícias da UBE-NY

Joaquim Francisco registra Prêmio Anual de Literatura da UBENY no Congresso Nacional

Em pronunciamento na tribuna da Câmara Federal, o deputado Joaquim Francisco registrou o Prêmio Anual de Literatura, este ano vai homenagear a figura histórica do general Abreu e Lima, destacando a atuação do escritor Domício Coutinho, presidente da UBENY e do Brazilian Endowment for the Arts, como "uma espécie de divulgador da nossa cultura naquela jurisdição consular, composta, além de Nova York, pelos Estados de Nova Jérsei, Connecticut, Pensilvânia e Delaware, onde se calcula residirem 500 mil brasileiros". No discurso, Joaquim Francisco enfatizou a parceria da UBENY com a UBE-PE na "instituição do PRÊMIO ANUAL de LITERATURA, que visa promover e estimular o estudo das letras e da histórica pátria, 'contribuindo para o realce de nossa cultura e para a revelação de talentos no âmbito literário', nas palavras do presidente da UBE-PE, poeta Vital Corrêa de Araújo".

Concurso Literário sobre a vida do genereal Abreu e Lima. Participe do PRÊMIO ANUAL DE LITERATURA instituído pela UBENY para promover e estimular os estudos da história brasileira. Clique aqui e conheça o regulamento do PRÊMIO ANUAL DE LITERATURA da UBENY. Maiores informações podem ser obtidas no site www.ubeny.org/

Sobrames realiza XXI Congresso Brasileiro de Médicos Escritores

Entre os dias 20 e 22 de abril, a Sobrames realizou o XXI Congresso Brasileiro de Médicos Escritores em Maceió. A secção pernambucana da Sobrames mobilizou um grande número de sócios e participou do encontro com a presença dos escritores Luiz Barreto, Meraldo Zisman, José Nivaldo de Souza, Carlos Cavalcanti, Lúcio Ferreira, Paulo Camelo, Verônica Nery, Zilda Codeceira, Waldênio Porto, Luiz Carlos Lins Lira e Amaury Medeiros. Como parte integrante do Congresso, houve concursos de poesia, contos e crônicas. O vice-presidente da Sobrames-PE, Paulo Camelo, foi premiado com o segundo lugar do concurso de poesia.

Menção Joaquim Cardozo

Menção Joaquim Cardozo será entregue em 1º de junho

A Menção Joaquim Cardoso, prêmio do concurso literário do Clube de Engenharia de Pernambuco, será entregue em 1º de junho, por ocasião das festividades dos 87 anos de fundação do Clube. A coordenação dos eventos está entregue ao engenheiro Cloves Marques.

Memorial Casa das Heroínas comemora 360 anos da Batalha das Heroínas de Tejucupapo

Como já vem ocorrendo há 13 anos, a Batalha das Heroínas de Tejucupapo será comemorada com a encenação teatral. Este ano, quando a memorável batalha das mulheres de Tejucupapo, em Goiana, completa 360 anos, a programação começou no sábado, 29 de abril,  com a mostra do audiovisual 'Tejucupapo' na rua Goiana - Tejucupapo, e prosseguiu pelo domingo, 30 de abril, com a encenação da batalha das heroínas no Monte das Trincheiras, na fazenda Megaó de Cima, em Tejucupapo. Ao final da dramatização, os participantes seguiram em cortejo com João do Pife e a banda de pífano Dois Irmãos de Caruaru até o palco da cultura em frente a igreja do vilarejo onde houve espetáculos musicais dos grupos ‘A moenda’ e ‘Academia da Berlinda’.

Segue temporada de 'Os Malditos'

Continua a apresentação de 'Os malditos' no auditório da biblioteca Mário de Andrade, na rua da Consolação, no centro de São Paulo. O termo ‘malditos’ designa autores cujas obras, por incompreensão de seus contemporâneos ou pela ação da censura, demoraram para ser lidas e aceitas; e que, subseqüentemente, exerceram influência e foram vistas como inovadoras. 'Os malditos', que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, se apresenta todas as 5ª feiras  às 19:30 horas. A temporada vai até 18 de maio. Em 27 de abril, a apresentação ficou por conta de Antonio Bivar e Roberto Piva; em 04 de maio, será a vez de João Silvério Trevisan e Cláudio Willer; em 11 de maio, teremos Maria Lúcia Dal Farra, Gilka Machado e Judith Teixeira e, ainda, Marcos Siscar; em 18 de maio, será a vez de Lucila Nogueira. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3256 5270, ramal 206, ou pelo e-mail kbocchi@prefeitura.sp.gov.br.

Lançamento de livro de Luiz de Freitas Lima no calendário oficial de Pesqueira

O lançamento do livro 'Pesqueira das sobras e das imagens', do acadêmico Luiz de Freitas Lima, ocorrido no dia 20 de abril, marcou a história de Pesqueira, tendo entrado para o calendário oficial dos eventos comemorativos da festas comemorativas dos 126 anos da cidades.

Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco e OAB-PE entregam prêmio 'Direitos Humanos'

Na última 4ª feira, dia 26 de abril, em concorrida solenidade em casa do Recife Antigo, o jornalista Airton Maciel, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, e o jurista Júlio Oliveira Neto, presidente da OAB-PE, entregaram o prêmio 'Diretos Humanos' a advogados e jornalistas que se destacaram na defesa dos direitos humanos no ano passado.  

Neide Medeiros Santos na Academia do Nordeste.

Por ocasião da última reunião, ocorrida no Centro Cultural Joacil de Brito Pereira, o Núcleo Paraíba da Academia de Letras e Artes do Nordeste elegeu a escritora Neide Medeiros Santos. A posse ainda não foi marcada.

OAB comemora Dia Nacional da Mulher

Na 5ª feira passada, dia 27 de abril, em solenidade ocorrida no auditório da OAB-PE, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Comissão Seccional da Mulher Advogada realizaram palestra em homenagem pela passagem do Dia Nacional da Mulher.

Curtinhas

O escritor Cyl Gallindo, que representa a revista Francachela no Brasil, está recebendo inscrições para assinatura do belo periódico. 

Circulam bons comentários sobre o livro 'Música da vítima e outros poemas', do escritor argentino Horácio Castilho.

O acadêmico Marco Maciel está distribuindo o livro 'Reformas e Governabilidade'

Florian Madruga continua fazendo um belíssimo trabalho a frente do Instituto Legislativo Brasileiro.

Continua a exposição Crucifixos de Geninha da Rosa Borges na Biblioteca Pública do Estado, na rua João Lira, s/n. no Parque  de Maio.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU. Basta Clicar aqui.
  

A ficção em Pernambuco

Obra de Lúcio Ferreira na Livraria Saraiva

O projeto 'A ficção em Pernambuco' teve prosseguimento na última 5ª feira, dia 27 de abril, com a análise da obra do escritor Lúcio Ferreira, vice-presidente da UBE e da Academia de Letras e Artes do Nordeste, no auditório Manuel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife. A apresentação da obra de Lúcio Ferreira foi feita pelo poeta Vital Corrêa de Araújo e pelo escritor Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras.

Homenagem a Marcos Acioli. O projeto 'A ficção em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE, terá seguimento com a apreciação da obra do acadêmico Marcos Acioli, presidente do Conselho Pernambucano de Cutura.

Lourdes Nicácio lança 'Os caminhos da palavra' na 155ª sessão do 'Quarta às Quatro'

Na 4ª feira passada, dia 26 de abril, por ocasião da 155ª sessão do projeto Quarta às Quatro, nos jardins da UBE-PE, a escritora Lourdes Nicácio lançou o livro 'Os caminhos da palavra'. Na oportunidade, Lourdes Nicáco foi saudada por diversos dos 76 escritores presentes ao encontro.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Verônica Nery em antologia do grupo Ecos da Poesia

No próximo dia 18 de maio, às 17 horas, no Gabinete Português de Leitura, na seqüência de eventos semelhantes em São Paulo e Londrina, o Grupo Ecos da Poesia animará o lançamento da 2ª Antologia Literária Internacional DOIS POVOS - UM DESTINO, que apresenta trabalhos da poetisa Verônica Nery. Em 17 de Junho, a Antologia será lançada em Lisboa.

Gabinete Português de Leitura lança coletânea de Ascenso Ferreira

Em 09 de maio, em evento comemorativo a passagem dos 101 anos de nascimento do poeta Ascenso Ferreira, o Gabinete Português de Leitura lançará a coletânea 'Outros poemas e inéditos' organizada pelo escritor Juareiz Correya.

CEHARC lança revista Mercado S.A.

Na última 5ª feira, dia 27 de abril, em solenidade presidida pelo poeta Flávio Chaves, na galeria de arte 'Segundo Jardim', o Centro Brasileiro de Preservação Histórica, Artística e Cultural [CEHARC] lançou a Revista Mercado S.A.

"Amo teu amor, Juliana' será lançado em 18 de maio

No próximo dia 18 de maio, às 11 horas, dentro das comemorações de aniversário da "Terra do Mestre Vitalino", a Polys Editora lançará o livro 'Amo teu amor, Juliana', do jornalista Celso Rodrigues. A festa, que conta com o apoio da prefeitura, ocorrerá no salão da Câmara Municipal de Caruaru, onde o autor receberá será agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito 18 de Maio.

'O mundo verde e amarelo' no Clube Internacional do Recife

No próximo dia 23 de maio, será aberta no Clube Internacional do Recife, na Rua Benfica, 505, Madalena, exposição reunindo pinturas de Ana Vaz, Ana Veloso, Ana Vieira, Ana Silvestre, Anete Cunha, Alex, Carlos Queiroz, Damasinho Gomes, Eliane Rodrigues, Elísio Moura, Ezlda Goiana, Janete Bufa, Lívia Gomes de Sá, Luiz Jasmim, Humberto Zírpoli, Margot Queiroz, Milton Araújo, Murilo Santiago, Sônia Malta, Sandra Gill, Sílvia Pântano, Pedro Frederico, Pastick, Timóteo, Thina Cunha, Rosa Guerra, Vera Sato e Wilton de Souza.

União Pernambucana do Artista Plástico apresenta 'A arte no barro' 

Na próxima 4ª feira, dia 03 de maio, a partir das 19 horas, em evento na sala Manuel Bandeira da Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, a  União Pernambucana do Artista Plástico [UPEAP] abrirá espaço para 'A arte no barro', com exposição dos fotógrafos Rildo Moura e Sílvia Almeida, que relatam experiências vividas ao divulgar o artesanato em barro da cidade de Tracunhaém, no vernissage e depoimentos de artesãos e artistas que trabalham com a cerâmica.

Mensagem aos escritores

Atualize sua contribuição à UBE

"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira

Aconteceu

25 de abril. PROJETO 'A CULTURA E A ARTE EM PERNAMBUCO: Representação da peça G'Dausbbah, baseada na obra de Alexandre Santos, no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega, às 19h00.

27 de abril. PROJETO 'A FICÇÃO EM PERNAMBUCO: Análise da obra de Lúcio Ferreira, no auditório Manuel Bandeira, da Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, às 19h30.

27 de abril. Lançamento do livro 'Martu', de Elizabeth Hazin, publicado pela editora Vieira e Lent, no restaurante Salamaleque.

Vale a pena ler

Meu chefe é um cachorros, de Saulo Medeiros.

Policroísmo Poético, de Rosa Lia Dinelli.

Estórias de meu tempo, de Solon de Medeiros Filho.

Urupema, revista do Núcleo Ceará da Academia de Letras e Artes do Nordeste.

Borrões e nuvens brancas, de Everaldo Moreira Veras.

Clube Português do Recife presta homenagem ao escritor Rubem Franca

Na última 5ª feira, dia 27 de abril, o Clube Português do Recife prestou homenagem a comunidade Luso-Brasileira e ao escritor Rubem Franca. Na ocasião, apresentou-se a banda João Bezerra, a dramaturga Geninha Rosa Borges e o acadêmico Reinaldo de Oliveira.

Quarta Literária no Centro de Cultura Luiz Freire

Na 4ª feira passada, dia 26 de abril, o Centro de Cultura Luiz Freire, fica na rua 27 de janeiro, em Olinda, promoveu mais uma 'Quarta Literária', com apresentação da banda Çêu Zé, projeção do audiovisual 'Luz do Litoral', exposição fotográfica de Mateus Sá e recital poético.

Alberto Cunha Melo lança 'O cão de olhos amarelos'

No dia 09 de maio, a editora Girafa relançará o livro 'O cão de olhos amarelos e outros poemas', do poeta Alberto da Cunha Melo. O evento está marcado para as 19 horas no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega, em Recife. 

Núcleo de Pesquisa e História da UBE intensifica organização do 'I Encontro de Escritores Municipais em Pernambuco'  

O escritor Geraldo Ferraz, presidente do Núcleo de Pesquisa e História da UBE, deu início aos contatos para a realização do I Encontro de Escritores Municipais em Pernambuco, que ocorrerá na 2ª quinzena de maio, em Garanhuns. Este ano o encontro terá como tema 'A valorização do estudo e da pesquisa da história municipal em Pernambuco'.  

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Vale à pena visitar o canto do escritor Jaime Barboza no Recanto das Letras. Basta clicar em  autor.jotabe no site  www.recantodasletras.com.br

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Visite a loja virtual da Cooperativa Compre Cultua Brasil (CCB), Basta clicar em  www.compreculturagbrasil.com.br

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Festival Literário de Garanhuns vem aí

Nos próximos dias 05 e 06 de maio, os escritores Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, Geraldo Ferraz, Diretor de Pesquisa e História da UBE-PE, Marcos Acioli, presidente do Conselho de Cultura de Pernambuco, e Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras, viajarão ao agreste, onde terão encontros com o prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos, e seu diretor de Cultura, João Marques, para definir o período em que se realizará o 'Festival Literário de Garanhuns'. Entre outros assuntos, será debatida a valorização da pesquisa histórica municipal em Pernambuco, tema do estudo da diretoria de Pesquisa e História da UBE-PE e do Centro de Estudos de História Municipal.

Agenda

09 de maio. Lançamento do livro 'O cão de olhos amarelos e outros poemas', do poeta Alberto da Cunha Melo, na livraria Cultura.

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

William Ferrer Coelho

Presidente Emérito

Waldemar Lopes

1º Vice-Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Geraldo Ferraz

Núcleo de Pesquisa e História

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para
receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial