Voz da UBE

 

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 28 de maio de 2006

A cultura e a arte em Pernambuco

Lourdes Sarmento na livraria Cultura

Na próxima 3ª feira, dia 30 de maio, o projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, prossegue com a apreciação da obra da poeta Lourdes Sarmento. Na ocasião, os escritores Vital Corrêa de Araújo, Alexandre Santos, Luciene Freitas, Telma Brilhante e Cloves Marques farão curtos depoimentos sobre a obra de Lourdes Sarmento e a companhia teatral Quadro de Cena fará a interpretação dramática de poemas da homenageada. A sessão ocorrerá a partir das 19 horas, no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega.

Alexandre Santos lança G'Dausbbah na Academia Pernambucana de Letras

O coquetel de lançamento do projeto cultural G'Dausbbah, de Alexandre Santos, cuja avant premiére marcou a estréia da peça G'Dausbbah encenada pela companhia Quadro de Cena, foi programado para as 19h30 do próximo dia 08 de junho na Academia Pernambucana de Letras. Na ocasião, nos jardins da Academia, serão lançados o livro G'Dausbbah e o CD Ode a Gomb, que reúne as versões lírica e pop das músicas tema do poema épico G'Dausbbah, com arranjos do maestro Luciano Oliveira, e a interpretação do poema pela voz de Albuquerque Pereira. Além da encenação da peça G'Dausbbah, o auditório da APL também será palco da exibição da versão hard do musical Ode a Gomb. O livro G'Dausbbah reúne poemas de Alexandre Santos e ilustrações de Wilton de Souza, com análise crítica do professor Bezerra de Lemos, prefácio do acadêmico Olímpio Bonald Neto e posfácio do acadêmico Lúcio Ferreira.

Faça como ela faz com os escritores pernambucanos,

diga NÃO à Livraria Siciliano

Concurso Literário sobre a vida do general Abreu e Lima

Participe do PRÊMIO ANUAL DE LITERATURA instituído pela UBENY para promover e estimular os estudos da história brasileira. Clique aqui e conheça o regulamento do PRÊMIO ANUAL DE LITERATURA da UBENY. Maiores informações podem ser obtidas no site www.ubeny.org/

A ficção em Pernambuco

Projeto 'A ficção em Pernambuco' analisa obra de Geraldo Ferraz

O projeto 'A ficção em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE, prossegue em 20 de junho, com a apreciação da obra do historiador Geraldo Ferraz de Sá Torres Filho no Espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife. Geraldo Ferraz é considerado o maior especialista na história de Pernambuco no tempo do cangaço.

LABÔ-ESPETÁCULO NO TEATRO HERMILO BORBA FILHO

Na 4ª feira passada, dia 24 de maio, Ainda hoje, em apresentação no Teatro Hermilo Borba Filho, o Labô-Espetáculo promoveu uma demonstração com tema Pré-Expressividade, Biomecânica e Ações Físicas - Labor e Arte do Atuante. O trabalho é resultado do projeto de extensão e pesquisa, realizado numa parceria entre o Centro Apolo-Hermilo, o Balé Popular do Recife e a Pró-Reitoria de Extensão/UFPE.

Menção Joaquim Cardozo

Clube de Engenharia de Pernambuco inclui entrega da Menção Joaquim Cardoso nas comemorações de seu 87º aniversário

A solenidade de premiação aos vencedores do concurso literário Menção Joaquim Cardoso, promovido conjuntamente pela entidade com a UBE-PE, fará parte das comemorações dos 87 anos de fundação do Clube de Engenharia de Pernambuco, programadas para o dia 06 de junho. Na ocasião, o poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, fará a entrega da Menção Joaquim Cardozo aos engenheiros  Antônio Filho Neto, José Aquino de Souza,  Edna Alcântara, Jaime Ferreira Barbosa, Cloves Marques, Antoniel Campos, Heldemárcio Ferreira e Gilmar Pereira de Lira e, ainda, aos arquitetos Antônio Aristóteles de Gusmão Bastos, Beatriz Lopes Brenner, Eric Dayan e Nadjânia Gomes da Silva. Os trabalhos premiados foram os contos 'Um dia de aventuras', 'O alquimista', 'Pedido sinistro', 'O presente', 'Os gêmeos' e 'Sonhos de amor' e os poemas 'Tankas e haikais', 'Contracanto', 'Sonetos com amor e sedução', 'Revelação', 'Encontro dos Olhos', "O amor que tenho', 'Desilusão', 'Blues do amor perdido', 'A bela rosa em botão' e 'Herói matuto'.

Curtinhas

Vem fazendo sucesso a plaquete com o discurso de posse do desembargador Gustavo Lima.

Abilio Terra Junior distribuindo o belo poema Meu Coração. Vale a pena conferir em http://abilioterrajunior.portalcen.org/index.htm.

O escritor Cyl Gallindo, que representa a revista Francachela no Brasil, está recebendo inscrições para assinatura do belo periódico. 

Florian Madruga continua fazendo um belíssimo trabalho a frente do Instituto Legislativo Brasileiro.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU. Basta Clicar aqui.

Intelectuais reagem contra o desrespeito da livraria Siciliano

Cresce movimento contra a Livraria Siciliano

Depois que a Mesa Redonda sobre o livro e o autor pernambucano realizada em 18 de maio, sob a coordenação do presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, o romancista Alexandre Santos, proclamou que a livraria Siciliano não tem nenhum compromisso com a cultura local, sendo prejudicial aos escritores do Estado, muitos autores locais acrescentaram novas informações sobre descasos daquela livraria, confirmando o acerto da conclusão. O péssimo tratamento dado pela livraria Siciliano aos escritores pernambucanos, inclusive atrasando pagamentos, foi um dos destaques da Mesa Redonda, que elogiou a postura das livrarias Saraiva e Cultura. 

Notícias da UBE-NY

Estudantes da University of Pennsylvania conhecem arte nordestina

De 19 a 22 de julho, grupo de dez estudantes do curso de mestrado  em Estudos Internacionais do Lauder Institute da University of Pennsylvania, Filadélfia, visitarão o Recife em companhia do professor e escritor Glauco Ortolano, da UBENY.  Membros do grupo vêm de vários países além dos EUA, entre eles Bolívia, Costa Rica, El Salvador, Espanha, Equador  e Venezuela. Em Recife, os estudantes visitarão a Fundação Joaquim Nabuco, Fundação Gilberto Freyre, Instituto Brennand, o sítio histórico de Olinda e as sedes da Academia Pernambucana de Letras e a UBE-PE.

Escritores pernambucanos esperam que o prefeito João Paulo sancione lei que garante exposição de livros de autores locais

Embora não tenham recebido nenhum sinal positivo, os escritores pernambucanos esperam que o prefeito João Paulo resista ao lobby das editoras e livrarias sudestinas e sancione a Lei de Valorização do Livro e do Autor Nordestinos, de autoria do vereador Daniel Coelho, que obriga as livrarias da cidade do Recife a reservar 5% do espaço para exposição de obras escritas por autores pernambucanos e nordestinos. Qualquer posição diferente será considerada um desrespeito a cultura da região.

'Quarta às Quatro' chega a 158ª sessão

Na 4ª feira passada, dia 24 de maio, o projeto 'Quarta as Quatro', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE, chegou a 160ª sessão. O descompromisso da livraria Siciliano com os escritores pernambucanos relatado na edição d A VOZ DA UBE distribuído em 21 de maio, foi bastante comentado.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

¿Qué quiere Brasil con Sudamérica?

La Onda entrevista Muniz Bandeira

Em sua edição mais recente, o jornal digital La Onda, do Uruguai, publicou entrevista com o cientista político Luis Moniz Bandeira, autor de festejados livros sobre a atual situação mundial. Em respostas 26 perguntas, Moniz Bandeira analisa a situação política da América do Sul e alerta sobre as investidas comerciais dos EUA no Uruguai. Vale a pena conferir. Basta clicar aqui La Onda Digital No 176.

Mensagem aos escritores

Atualize sua contribuição à UBE

"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira

Flávio Chaves lança Canções de Vento e Mar

No próximo dia 07 de junho, a partir das 19 horas, no Shopping da Decoração, na avenida Domingos Ferreira, 1274, em Boa Viagem, o acadêmico Flávio Chaves lançará o livro Canções de Vento e Mar A palavra escrita

Aconteceu

23 de maio. Abertura da exposição 'O mundo verde e amarelo', no Clube Internacional do Recife, na Rua Benfica, 505, Madalena, reunindo pintura de diversos artistas, incluindo Anete Cunha, Alex, Margot Queiroz, e Wilton de Souza, entre outros

Vale a pena ler

Tesouro Redescoberto - a riqueza do folheto em verso, análise e inventário do cordel e cantoria na Paraíba, da escritora Maria do Socorro Cardoso Xavier, editado pela UFPB.

Veredas de Luz, de Maria Elizabeth Alencar.

Meu chefe é um cachorro, de Saulo Medeiros.

Policroísmo Poético, de Rosa Lia Dinelli.

Estórias de meu tempo, de Solon de Medeiros Filho.

Borrões e nuvens brancas, de Everaldo Moreira Veras.

Saraiva homenageia Manuel Correia de Andrade

Na próxima 2ª feira, dia 29 de maio, em comemoração ao dia do Geógrafo, a livraria Saraiva Mega Store Recife apresentará o Painel O Geógrafo e e Geografia do Conhecimento em homenagem ao professor Manuel Correia de Andrade. A programação começará às 18h30 com a exposição Manuel Correia de Andrade: o geógrafo e sua obra, pela Professora Edvânia Torres Aguiar. Na seqüência, as mesas redondas A geografia brasileira: caminhos e compromissos e Formando professores de geografia: os desafios da prática docente, com os professores Caio Maciel, Thaïs de Lourdes e Cláudio Castilho.

Centro de Cultura Luiz Freire comemora Quartas Literárias de maio

Na próxima 4ª feira, dia 31 de maio, a partir das 18h30, o Centro de Cultura Luiz Freire comemorará o sexto aniversário do projeto Quartas Literárias, tendo como atrações o recital “Eu, Poeta Errante!”, lançamentos do livro “Onde andará Norma?”, do Poeta Miro, do Cd “20 Poemas”, do Poeta Malungo, e apresentação da Banda Zé Povinho e do vídeo “Serra das Princesas”, uma produção do Crioulas Vídeo de Salgueiro.

serviço. Projeto Quartas Literárias
Data: 31 de maio de 2006.
Horário: 18h30
Endereço: Rua 27 de Janeiro, 181, Carmo, Olinda
Contatos: 3301.5241/3301.5242
E-mail: silvanamenezes@cclf.org.br

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Vale à pena visitar o canto do escritor Jaime Barboza no Recanto das Letras. Basta clicar em  autor.jotabe no site  www.recantodasletras.com.br

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Visite a loja virtual da Cooperativa Compre Cultua Brasil (CCB), Basta clicar em  www.compreculturagbrasil.com.br

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo apresenta Tributo a Gershwin

No domingo, dia 28 de maio, em apresentação no Centro Municipal de Cultura, no Teatro Paschoal C. Magno, a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo apresentou o programa Tributo a Gershwin, com regência do maestro Evandro Matté, coordenação geral de Marcos Groff e solo deo pianista André Carrara.

Agenda

30 de junho. Analise da obra de Lourdes Sarmento, na livraria Cultura.

07 de junho. Lançamento do livro 'Canções de Vento e Mar', de Flávio Chaves.

08 de junho. Lançamento do projeto 'G'Dausbbah', de Alexandre Santos.

20 de junho. Analise da obra de Geraldo Ferraz, na livraria Saraiva.

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

William Ferrer Coelho

Presidente Emérito

Waldemar Lopes

1º Vice-Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Geraldo Ferraz

Núcleo de Pesquisa e História

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para
receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial