Voz da UBE

 

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 18 de junho de 2006

A ficção em Pernambuco

Geraldo Ferraz tem obra homenageada na Livraria Saraiva

Na próxima 3ª feira, dia 20 de junho, às 19 horas, o projeto “A ficção em Pernambuco”, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE, prossegue com a apreciação da obra do historiador Geraldo Ferraz de Sá Torres Filho, no Espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife. Para analisar a obra de Geraldo Ferraz, considerado o maior especialista na história de Pernambuco no tempo do cangaço, estão escalados Frederico Pernambucano de Melo, Vital Corrêa de Araújo e Nonato de Magalhães.

Cresce boicote contra a Siciliano

Instituto Memorial Pernambuco de Arte e Cultura presta solidariedade ao movimento de boicote contra a Livraria Siciliana

Em correspondência a UBE, Dom Antonio Gomes dos Santos (Don Antonio), diretor do Instituto Memorial Pernambuco de Arte e Cultura, mantenedora do portal www.memorialpernambuco.com.br, manifestou a sua solidariedade ao movimento de boicote contra a Livraria Siciliana por conta do tratamento dado aos escritores pernambucanos.

Faça como ela faz com os escritores pernambucanos,

diga NÃO à Livraria Siciliano

Waldênio Porto apóia reação contra a Livraria Siciliano

O escritor Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras, manifestou seu apoio a indignação contra a livraria Siciliano manifestada pela Mesa Redonda sobre o livro e o autor pernambucano realizada em 18 de maio, sob a coordenação do romancista Alexandre Santos,e lembrou que desde o ano passado denunciara o assunto, por ocasião da abertura do I Congresso das Academias de Letras do Nordeste por ocasião da V Bienal Internacional do Livro, ocorrida em Recife. Naquela ocasião, o presidente Waldênio Porto denunciou o colonialismo cultural que se pretende impor ao Nordeste do país, co-responsabilizando livrarias e editoras pelo desrespeito ao povo da região, tendo citado explicitamente as livrarias Sodiler e Siciliano (CLIQUE AQUI E VEJA A ÍNTEGRA DO PRONUNCIAMENTO). Os escritores pernambucanos já cogitam organizar um boicote comercial contra a  livraria Siciliano. 

Notícias da UBE-NY

Domício Coutinho na Alemanha

O presidente da UBENY, o escritor Domício Coutinho está na Alemanha, acompanhando a Copa do Mundo de Futebol. Mesmo na Europa, curtindo merecidas férias, o presidente da UBENY não descansa e lembra que se aproxima o dia da divulgação do vencedor do PRÊMIO ANUAL DE LITERATURA instituído para promover e estimular os estudos da história brasileira e que, este ano, homenageará o general Abreu e Lima. Encerrada o período de inscrições, o presidente da UBE-PE, poeta Vital Corrêa de Araújo, formou a banca que conduzirá a primeira fase do julgamento.

São João da UBE repete o sucesso dos anos anteriores

Como de anos anteriores, a UBE e a Academia de Letras e Artes do Nordeste se uniram para promover uma das mais animadas festas de São João da cidade. A festança, que aconteceu nos jardins da UBE na noite da 4ª feira passada, dia 14 de junho, veio na seqüência da 162ª sessão do projeto 'Quarta às Quatro', que contou com a presença de 72 escritores.  

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

LUTO EM OLIVENÇA
MORRE MÁRIO VENTURA HENRIQUES

Na última 6ª feira, dia 16 de junho de 2006, aos 70 anos, faleceu o grande escritor português Mário Ventura Henrique. Nos seus escritos e em várias intervenções públicas, designadamente em iniciativas do GAO, manifestou compreender bem a dimensão e o relevo da Questão de Olivença, especialmente o processo de colonização em curso no território, que bem retratou na sua "Geografia da Saudade" e no romance "Vida e Morte dos Santiagos", cuja ação decorre por vezes em Olivença.

Academia do Nordeste lança Prêmio Literário

Nos próximos dias a Academia de Letras e Artes do Nordeste lançará o Prêmio Literário Bento Teixeira, nas categorias 'Poesia', 'Contos' e 'Romance, para livros inéditos de autores nordestinos. O nome do concurso é uma homenagem ao grande vulto das letras Bento Teixeira, autor de 'Prosopopéia', o primeiro livro escrito no Brasil, publicado em 1601, narrando o naufrágio do navio em que viajava Jorge d'Albuquerque Coelho, Capitão de Pernambuco.

Curtinhas

Jarbas Maranhão cumprimentando o escritor Alexandre Santos pelo lançamento do projeto G'Dausbbah.

O livro 'Um século de cirurgia plástica no Brasil', de Moises Wolfenson, já está nas livrarias Saraiva Mega Store.

Chegou o 1º CD do Malungo, com tiragem limitada. Maiores informações na Oficina da Música ou pelo e-mail poetamalungo@yahoo.com.br

Fez sucesso o poema 'Caminhada da verdade' lido por Ladjane Conolly na última sessão do projeto Quarta às Quatro.

'Cavaleiro do Escorpião', de Luís Lourenço, está entre os livros favoritos, junto com 'A Obscena Senhora D'. de Hilda Hilst, 'Noite na Taverna', de Álvares de Azevedo, 'A Igreja do Diabo', de Machado de Assis, e outros.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU. Basta Clicar aqui.

Escritores analisam veto do prefeito João Paulo ao projeto-de-lei de valorização do autor nordestino

Na próxima 2ª feira, dia 19 de junho, em evento que conta com o apoio da livraria Saraiva, os líderes das principais organizações de escritores do Estado estarão reunidos no Espaço Manuel Bandeira, na Saraiva Mega Store, no Shopping Center Recife, para analisar o veto do prefeito João Paulo, do Recife, ao projeto-de-lei que obrigaria as livrarias da cidade do Recife a reservar 5% do espaço para exposição de obras escritas por autores pernambucanos e nordestinos. Os escritores pernambucanos esperavam que o prefeito João Paulo resistisse ao lobby das editoras e livrarias sudestinas e sancionasse a Lei de Valorização do Livro e do Autor Nordestinos. Entre os debatedores estão o vereador Daniel Coelho, autor do Projeto-de-Lei, e os escritores Jacques Ribemboim, do Movimento em Defesa do Livro Pernambucano, Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras e Vital Corrêa de Araújo, Presidente da União Brasileira de Escritores.

Alexandre Santos apresenta moção de protesto contra decisão do prefeito João Paulo de vetar lei de valorização do escritor pernambucano

Na 5ª feira passada, dia 13 de junho, por ocasião da reunião do conselho do Sistema de Incentivo a Cultura, o escritor Alexandre Santos, presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, apresentou uma moção de repúdio contra a decisão do prefeito do Recife, João Paulo, de vetar o projeto de lei que obrigaria as livrarias instaladas no Recife a manter nas prateleiras, pelo menos, 5% de livros de autores nordestinos e, destes, 50% de autores pernambucanos. "Não é vetando uma lei deste tipo que o prefeito incentiva a literatura em nossa terra", disse o escritor, que representa a UBE naquele conselho.

XIV Congresso Brasileiro de Poesia em Bento Gonçalves

A XIV edição do Congresso Brasileiro de Poesia será realizada entre os dias 2 e 7 de outubro de 2006 em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. Segundo os organizadores, trata-se do maior encontro de poetas realizado no Brasil, contando também com expressiva participação de poetas estrangeiros.
Na edição do ano passado, participaram poetas de14 estados brasileiros e 12 países. A maior parte das atividades do Congresso Brasileiro de Poesia, que é uma promoção conjunta da Fundação Casa das Artes, SESC/RS, Proyecto Cultural Sur/Brasil e Casa do Poeta Rio-grandense, são desenvolvidas nas escolas do município, através do projeto “Autor Presente na Sala de Aula”, com recitais, shows, performances, apresentações teatrais e leitura de poemas, atingindo um público aproximado de 20.000 estudantes. Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail adebach@gmail.com.

Maria de Lourdes Dias Leite Barbosa em Recife

Na próxima 2ª feira, dia 19 de junho, em evento programado para as 17 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202, a Academia de Letras e Artes do Nordeste receberá a presidente do Núcleo do Ceará, escritora Lourdes Leite Barbosa, que será saudada pela  acadêmica Lourdes Sarmento, 1ª Secretária e Coordenadora dos Núcleos.

A cultura e a Arte em Pernambuco

Marcus Accioly na Livraria Cultura

No próximo dia 27 de junho o projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, voltará a movimentar o auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega. Dessa vez com a análise da obra do acadêmico Marcus Accioly, presidente do Conselho Estadual de Cultura.

Mensagem aos escritores

Atualize sua contribuição à UBE

"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira

Aconteceu

08 de junho. Lançamento do Projeto G'Dausbbah do escritor Alexandre Santos, na Academia Pernambucana de Letras.

10 de junho. Posse de Jacques Ribemboim na presidência da Sinagoga Israelita do Recife.

Vale a pena ler

Veredas de Luz, de Maria Elizabeth Alencar.

Meu chefe é um cachorro, de Saulo Medeiros.

Policroísmo Poético, de Rosa Lia Dinelli.

Estórias de meu tempo, de Solon de Medeiros Filho.

Borrões e nuvens brancas, de Everaldo Moreira Veras.

Tesouro Redescoberto - a riqueza do folheto em verso, análise e inventário do cordel e cantoria na Paraíba, da escritora Maria do Socorro Cardoso Xavier, editado pela UFPB.

Garanhuns vai ser a Capital da Cultura

De 14 a 16 de julho, Garanhuns abrigará o I Festival Literário (FLIG), que reunirá escritores da de todo o Estado de Pernambuco. O festival, que está sendo organizado localmente pelo escritor João Marques, foi lançado em maio em audiência com o prefeito daquela cidade, Luiz Carlos de Oliveira, por um conjunto de escritores, incluindo os presidentes Waldênio Porto, da Academia Pernambucana de Letras, e Vital Corrêa de Araújo, da UBE, e Olímpio Bonald Neto, vice-presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste.

V Prêmio Literário Livraria Asabeça recebe inscrições até 30 de junho

Até o próximo dia 30 de junho a livraria Livraria Asabeça receberá inscrições para o V Prêmio Literário Livraria Asabeça, que tem o objetivo de descobrir novos talentos e promover a literatura brasileira. O concurso literário para as categorias Poesias e Contos / Crônicas conta com apoio da Scortecci Editora e se destina a autores brasileiros, maiores de 16 anos, residentes ou não no Brasil. O resultado do V Prêmio Literário Livraria Asabeça será divulgado em dezembro de 2006. Maiores informações podem se obtidas pelo e-mail
asabeca@asabeca.com.br, pelo telefone (11) 3032-8848 ou, ainda, pelo site www.concursoliterario.com.br.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Vale à pena visitar o canto do escritor Jaime Barboza no Recanto das Letras. Basta clicar em  autor.jotabe no site  www.recantodasletras.com.br

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Visite a loja virtual da Cooperativa Compre Cultua Brasil (CCB), Basta clicar em  www.compreculturagbrasil.com.br

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Companhia de Repertório vence o concurso Jean Genet

O Concurso Especial de Montagem Teatral Jean Genet, realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) para a criação de um espetáculo com o texto 'As Criadas' foi vencido pela 'Cênicas Companhia de Repertório'. O espetáculo será apresentado nos meses de outubro e novembro próximos, no Teatro Arraial, em memória do dramaturgo francês Jean Genet, pela passagem dos 20 anos de seu falecimento.

Agenda

20 de junho. Analise da obra de Geraldo Ferraz, na livraria Saraiva.

22 de junho. Abertura da exposição Flávio Gadelha - Pinturas e Gravuras, na rua Maria de Lourdes, 09, em Gravatá.

27 de junho. Analise da obra de Marcus Accioly, na livraria Cultura.

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

William Ferrer Coelho

Presidente Emérito

Waldemar Lopes

1º Vice-Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Geraldo Ferraz

Núcleo de Pesquisa e História

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para
receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial