Voz da UBE

 

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 30 de julho de 2006

A cultura e a arte em Pernambuco

Cultura se prepara para receber Ana Maria César

Na próxima 2ª feira, dia 31 de julho, a obra da escritora Ana Maria César, ex-presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, será homenageada dentro do projeto 'A Arte a a Cultura em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega, em Recife. A análise da vasta obra de Ana Maria César será feita pelos acadêmicos Olímpio Bonald Neto e Milton Lins. 

Calendário - As próximas sessões do projeto "A cultura e a artes em Pernambuco' ocorrerão nos dias 29 de Agosto; 26 de Setembro; 31 de Outubro; 28 de Novembro; e 26 de Dezembro.

Abdias Campos lança site

O escritor Abdias Campos lançou o site www.abdiascampos.com.br e convida para "um balanço gostoso na rusticidade das paredes de pedras gravadas com armadores de versos e da cantilena nordestina". Além de loja virtual, o site apresenta literatura de Cordel, Cantigas de roça, Declamação de versos e Informações artísticas.

Green Integer coloca 'Duke' na programação editorial

O editor Douglas Messerli, da editora Green Integer, sediada em Los Angeles, na Califórnia, manifestou interesse em publicar o romance 'Duke - o cachorro padre', de Domício Coutinho, presidente da UBE-NY. As edições iniciais de 'Duke' foram em português e espanhol.

Faça como ela faz com os escritores pernambucanos e alagoanos,

diga NÃO à Livraria Siciliano

Vem aí o VIII FESTCAMPOS DE POESIA FALADA

De 28 a 30 de setembro a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima realizará o VIII FESTCAMPOS DE POESIA FALADA, na Praça da Bandeira, em Campos dos Goytacazes/RJ. Maiores informações pelos fone (22) 2723-0449 Ramal 30 ou pelo e-mail chicodeaguiar@yahoo.com.br.

Curtinhas

Antonio Campos, presidente do IMC, dinamizou a Casa da Letras, dando maior brilho ao Festival de Inverno de Garanhuns.

O marcante agitador cultural Jomard Muniz de Britto distribuindo o instigante "De Poesia: Gostar e Não".

O poeta Rogério Generoso representará a UBE junto à SEAD por ocasião da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, que ocorrerá de 21 a 28 de agosto.

Em merecida homenagem, o poeta Silas Correa Leite está distribuindo a 'Crônica de uma Saudade' sobre o centenário do belíssimo Mário Quintana.

O Coral da Igreja Presbiteriana da Madalena, na Rua Real da Torre, na Madalena, é um atrativo a mais dos cultos das 18 horas, nos domingos.

Na próxima 2ª feira, dia 31 de julho, às 19h30, haverá Oficina Literária com Gilberto kieling, no CIPEL.

Ione Jaeger distribuindo o Bloco 3 de seu 'Álbum de Poesia'.

Muito visitado o site www.autorpernambucano2005.kit.net criado por Salete Rego Barros Melo.

O escritor Geraldo Ferraz lançou a idéia para realização do Primeiro Festival Literário de Serra Talhada - o 1º FLIST.

O 'Portal do Escritor Pernambucano' mantido por Raphaela Nicácio, da editora Novo Horizonte, continua fazendo sucesso. O portal pode ser visitado no endereço www.portaldoescritorpe.com.br.

Ivan Marinho distribuindo dois belos textos, que, em breve, serão
publicados no site www.pinzon.com.br

'Uma dama quase idosa' é o título do belo poema que Márcia Frazão distribuiu recentemente'.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU.

A ficção em Pernambuco

Projeto 'A ficção em Pernambuco' homenageia a obra de Luciene Freitas

Em 10 de agosto, a obra da acadêmica Luciene Freitas será homenageada em sessão do projeto 'A Arte a a Cultura em Pernambuco', no Espaço Manuel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife. Em programação conjunta com a Livraria Saraiva, mensalmente a UBE homenageia um escritor com a análise de sua obra.  

Quarta às Quatro chega a 168ª edição

Na última 4ª feira, dia 26 de julho, o projeto Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE, comemorou sua 168ª edição.

Quarta às Quatro - SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Isaac Costa no Centro Luiz Freire

Na última 4ª feira, dia 26 de julho, em brilhante apresentação no Centro Cultural Luiz Freire, Isaac Costa e sua banda apresentou o show 'No roçado da imaginação', desenvolvido em parceria com os poetas Luiz Carlos Dias, Wilson Araújo de Souza, Cláudio Mota, Jomard Muniz de Brito, Bruno Candéas, Jamesson Silva e Alexandre Santos. O show será reapresentado na programação da 'Terça Negra', no dia 15 de agosto no Pátio de São Pedro.

Marcus Prado na disputa do Prêmio Jabuti

No próximo dia 08 de agosto, a Câmara Brasileira do Livro vai anunciar o vencedor do Prêmio Jabuti deste ano. Entre os dez concorrentes, está o livro 'Flores Tropicais', de Marcus Prado, Deborah Brennand e David Santos Jr.

Moniz Bandeira recebe o Troféu Juca Pato

Na próxima 5ª feira, dia 03 de agosto, em evento conjunto com a Folha de S. Paulo, no auditório da Academia Paulista de Letras, no Largo do Aroucha, a UBE-SP fara a entrega do Troféu Juca Pato ao escritor Luiz Alberto Moniz Bandeira, considerado o 'Intelectual do Ano de 2005'. A entrega do troféu ao professor Moniz Bandeira será feita por Luz Gonzaga Belluzzo, ganhador do prêmio no ano anterior.

Mensagem aos escritores

Atualize sua contribuição à UBE

"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira

Aconteceu

26 de julho. Lançamento do livro 'Manuel Bandeira, poeta até o fim', de André Cervinskis, no Centro Luiz Freire.

Vale a pena ler

Recordar é dar de novo o coração, de Emanoel Fay.

Aflição de Pássaro, de Telma Brilhante.

A história contada pelo Diário, de Jodeval Duarte.

Livre Sintonia, de Beatriz Alcântara.

Pecados de areia e A maldição do serviço doméstico, de Djanira Silva.

A cultura e a arte em Pernambuco

Alexandre Santos convida Luzilá Gonçalves para 'A Cultura e a Arte em Pernambuco'

Se depender de Alexandre Santos, coordenador do projeto 'A Arte a a Cultura em Pernambuco', a próxima sessão homenageará a escritora Luzilá Gonçalves. Mensalmente, o projeto 'A arte e a cultura em Pernambuco' idealizado pelo poeta Vital Correa de Araújo, dirige seu foco para um escritor pernambucano. As sessões ocorrem no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega, em Recife.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Vale à pena visitar o canto do escritor Jaime Barboza no Recanto das Letras. Basta clicar em  autor.jotabe no site  www.recantodasletras.com.br

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Visite a loja virtual da Cooperativa Compre Cultua Brasil (CCB), Basta clicar em  www.compreculturagbrasil.com.br

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

 

Agenda

31 de julho. Apreciação da obra de Ana Maria César', na livraria Cultura.

07 de agosto. Posse dos representantes da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). Os indicados para o biênio 2006/2008 são o Advogado Paulo Oliver, o editor e gráfico João Scortecci e o editor e Publicitário Marino Lobelo.

09 de agosto. Lançamento do livro 'Na leveza do sonho, de Rachel Carrilho, na UBE.

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

William Ferrer Coelho

Presidente Emérito

Waldemar Lopes

1º Vice-Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Geraldo Ferraz

Núcleo de Pesquisa e História

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para
receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial