Voz da UBE

 

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 06 de agosto de 2006

Raquel Carrilho lança 'Na leveza do sonho'

Na última 4ª feira, dia 09 de agosto, em evento belíssima festa na seqüência da 168ª sessão do projeto Quarta às Quatro, a escritora Raquel Carrilho lançou o esperado livro 'Na leveza do sonho' nos jardins da UBE. O Livro, que conta com merecidas recomendações de Vital Corrêa de Araújo, Carlos Cavalcanti, Lúcio Ferreira e Manoel Orlando Goulart, apresenta cinco partes - poemas fervorosos, poemas de louvor, acrósticos religiosos, outros poemas e memória fotográfica. 
 

Começa 4º Festival Recifense de Literatura

Na próxima 4ª feira, dia 16 de agosto, quando se comemora o Dia do Poeta Recifense, começará o 4º Festival Recifense de Literatura. O Festival, que vai até o dia 27 de agosto, honageia Elita Ferreira, Raul e Edgard Moraes e Manuel Bandeira. A abertura será marcada pelo programação 'Um bonde chamado poesia', que curmprirá o Percurso desde a Biblioteca Pública dede Casa Amarela, passando pelo Mercado de Casa Amarela, Mercado de Afogados, Estação do metrô, Biblioteca de Afogados, Mercado de São José, Mercado da Boa Vista, incluindo o Circuito das Estátuas dos Poetas, até a Praça da Independência, onde está a estátua de Carlos Pena Filho. A abertura oficial do Festival será às 18 horas, no Teatro do Parque.

Os percursos e os percalços do livro

A partir das 15 horas da próxima 5ª feira, dia 17 de agosto, no auditório da Biblioteca Pública Estadual, em evento integrante do 4º Festival Recifense de Literatura, a UBE discutirá 'Os percursos e os percalços do livro'. No painel, que será aberto por Glayde Vítor, contará com a coordenação de Lucilo Varejão Neto e a participação de Jefferson Assumção, o presidente do Instituto Maximiano Campos, Antônio Campos, palestrará sob a 'A paixão pelo livro'. Na seqüência, às 16h30, será instalada uma mesa de debates sob a coordenação do presidente da UBE, Vital Corrêa de Araújo, e com a participação do editor Tarcísio Pereira, da escritora Gilda Lins, diretora da Editora da UFPE, e do escritor Alexandre Santos, presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste.

Debate precede lançamento do livro 'O fim da velhice'

No próximo dia 20 de agosto, das 15 às 17 horas, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, em seção preparatória para o lançamento do livro 'O fim da velhice: a superação bem-humorada de um conceito', programado para o fim de setembro, o organizador Jacques Ribemboim estará a frente do Painel "Letras de toda idade" para debater o assunto. O debate, que se insere na programação do IV Festival Recifense de Literatura, ainda contará com a participação de Dulce Albert, Esther Steremberg, Rubem Rocha Filho e Telma Brilhante.

Faça como ela faz com os escritores pernambucanos e alagoanos,

diga NÃO à Livraria Siciliano

IMA apresenta 'O guerreiro do povo', sobre a vida de Miguel Arraes

Na próxima 2ª feira, dia 14 de agosto, em evento programado para as 19 horas, no espaço Dojô, no Paço Alfândega, o IMA apresentará o filme 'O guerreiro do povo', dirigido por André Salles e Paulo Henrique Fontenelle, sobre a vida de Miguel Arraes. 

Clairto Martin e Claudoriro Sorriso Lançam 'De outra alma'

Na próxima 2ª feira, dia 14 de agosto, os escritores Claudiomiro Sorriso e Clairto Martin, radialistas e redatores do Jornal Noroeste, lançarão o livro "De outra Alma" em solenidade programada para as 19h30 no Centro Cívico Antônio Carlos Borges, em Santa Rosa, com recital e atrações musicais. O lançamento faz parte da programação oficial das comemorações da Semana do Município de Santa Rosa, cuja fundação completa 75 anos, e, também, homenageia os 35 anos do jornal Noroeste.

Patativa do Assaré na Bienal do Ceará

No próximo sábado, dia 19 de agosto de 2006, a partir das 18 horas,  no estande da Global Editora, na 7ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, Centro de Convenções Edson Queiróz, na Av. Washington Soares, em Fortaleza, será lançado o livro "Os melhores poemas de Patativa do Assaré', com seleção e apresentação de Cláudio Portella. No dizer da editora, "é chegada a hora de Antônio Gonçalves da Silva", nome de batismo do magnífico poeta cearense.

Sobrames incorpora novos sócios

Na 2ª feira passada, dia 07 de agosto, em significativa solenidade, a Sobrames deu posse ao médico-escritor Fernando Pinto Pessoa, autor do livro 'Um grande cirurgião, Joaquim de Souza Cavalcanti'.

Arlego lança 'Os fantasmas do Recife'

Na próxima 5ª feira, dia 17 de agosto, em solenidade programada para às 18 horas, na Biblioteca Pública Estadual, na rua João Lira, em frente ao Parque 13 de maio, o escritor Edvaldo Arlego lançará o livro 'Os fantasmas do Recife', no qual homenageia o radialista Jota Austregésilo, um dos expoentes da Era de Ouro da radiofonia pernambucana.

Mário Nitsche na Saraiva

No próximo dia 30 de agosto, das 15 às 17 horas, o autor curitibano Mário Nitsche, estará na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, lançando seu livro 'O descanso do homem'.

Sobrames lança Revista 'Oficina de Letras'

No próximo dia 04 de setembro, a Sobrames lançará a revista 'Oficina de Letras' com trabalhos de 39 autores vinculados à Sobrames de Pernambuco, às regionais de Alagoas, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pará, à Academia Pernambucana de Letras e, ainda, um excelente trabalho do Prof. José Luiz Delgado sobre o centenário do seu pai, professor e filósofo Luiz Delgado. A revista faz também uma homenagem aos 60 anos da criação da UFPE.

Clube Português comemora Dia dos Pais

Na próxima 3ª feira, dia 15 de agosto, o Clube Português do Recife comemorará a passagem do Dia dos Pais com a presença de Getúlio Cavalcanti, Lúcia e Gustavo Couto, Grupo de Dança Portuguesa de Olinda e corais Novo Milênio e Academus.

Curtinhas

Depois de explicar 'porque gosta de poesia', Jomard Muniz de Britto nos brinda com as magníficas 'O mais e menos da poesia', 'Poesia tem nome?' e 'Todas as coisas estão cheias de letras'.

Zuyla Cartaxo, distribuindo os belos poemas 'Reposta', 'A menina e o tempo', e 'Com os olhos do amor'.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU.

A cultura e a arte em Pernambuco

Telma Brilhante na Livraria Cultura'

Em 29 de agosto, por ocasião da próxima sessão do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco, a escritora Telma Brilhante terá a obra homenageada na Livraria Cultura, no Paço Alfândega. Nascida no Crato-CE, a premiada escritora Telma Brilhante, radicada no Recife desde 1966, publicou os livros 'Contos Chão', 'Aflição de Pássaro', 'Magia do Instante', 'Destino do Planeta Terra', 'O Pequeno Pescador' e 'Arabela e o Camaleão. Telma Brilhante integra a diretoria da UBE e a Academia de Letras e Artes do Nordeste.

Calendário - As próximas sessões do projeto "A cultura e a artes em Pernambuco' ocorrerão nos dias 29 de Agosto; 26 de Setembro; 31 de Outubro; 28 de Novembro; e 26 de Dezembro.

A ficção em Pernambuco

Projeto 'A ficção em Pernambuco' homenageia a obra de Luciene Freitas

Na 5ª feira passada, dia 10 de agosto, em concorrido evento, a obra da acadêmica Luciene Freitas foi homenageada no âmbito do projeto 'A Arte a a Cultura em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE. O encontro, realizado no Espaço Manuel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, contou com a presença dos escritores João Marques, presidente da Academia de Letras de Garanhuns, e Severina de Andrade Moura, presidente da Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciências. Na programação da homenagem, além da análise da obra de Luciene Freitas, feita pelas escritoras Telma Brilhante, Rosalia Dinelli e Lourdes Sarmento, um belo recital com a participação das poetas Raquel Carrilho, Maria Cristina Francelino, Zuyla Cartaxo, Ana Maria Cesar, Ladjane Conolly, Lúcia Sobral, Virgínia Leal e Lúcia Cardoso.

Vem aí 'o amor do Galo da Madrugada pela Galinha D'água'

Está programada para outubro a estréia da peça 'O amor do Galo da Madrugada peça Galinha D'água' pela companhia teatral Quadro de Cena. A companhia Quadro de Cena é velha conhecida do mundo literário pernambucano, tendo encenado poemas da acadêmica Lourdes Sarmento e, mais recentemente, apresentado peça baseada no livro G'Dausbbah, de Alexandre Santos. 

SARAL movimenta Biblioteca de Casa Amarela

De 14 a 18 de agosto, a Biblioteca Pública de Casa Amarela será movimentada pela Semana
Alternativa Recifense de Arte Literária (Saral), que contará com a participação de ícones do mundo artístico pernambucano. Na 2ª feira, 14 de agosto, às 15 horas, o acadêmico Olímpio Bonald Neto palestrará sobre 'Um olhar sobre a poesia no Recife do século 20'; no dia seguinte, às 10 horas, o artísta plástico Paulo Bruscky falará sobre 'A poesia experimental em Pernambuco', a tarde, a paratir das 15 horas, o Saral será animado pelo Recital 'INVENÇÃO DE POESIA', sob a coordenação dos poetas Rogério Generoso e Silvio Hansen. A vitrine do mês fará uma retrospectiva iconográfica do projeto Invenção de Poesia. Na 4ª feira, dia 16 de agosto, às 14 horas, o poeta Vital Corrêa de Araújo falará sobre o tema "Por que ser poeta no século 21?'. Na 5ª feira, às 20 horas, a escritora Lenice Gomes falará sobre 'Um olhar na literatura infantil contemporânea'. A tarde, será a vez do presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Fernando Duarte, falar sobre as 'Políticas públicas para a literatura alternativa'. Na 6ª feira, dia 18 de agosto, às 10 horas, o presidente da Academia de Letras e Artes de Paulista, Amaro Poeta, falará sobre o tema 'O cordel, ontem e hoje. A tarde, a partir das 15 horas, será instalada a Feira de Arte Literária Alternativa Recifense (Falar) - uma feira literária dirigida aos escritores e poetas com o livro na mão; haverá barracas expositoras e palco com som para a apresentação das obras, recital poético e a música alternativa. Maiores informações com Rogério Generoso pelo telefone )81) 3232-4411.

Mensagem aos escritores

Atualize sua contribuição à UBE

"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira

Aconteceu

09 de agosto. Lançamento do livro 'Na leveza do sonho, de Rachel Carrilho, na UBE.

10 de agosto. Apreciação da obra de Luciene Freitas, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

Vale a pena ler

Na leveza do sonho, de Raquel Carrilho.

Sertão Poeirento, de Edno Mendes.

Um tempo - sim. Outro - não, de Everaldo Moreira Veras.

Pernambuco em Poesia, de Laura Bastos.

Aflição de Pássaro, de Telma Brilhante.

A história contada pelo Diário, de Jodeval Duarte.

Livre Sintonia, de Beatriz Alcântara.

Teatro nas ruas pede voto para Alexandre Santos

Depois de ter apresentado o escritor Alexandre Santos como o 'candidato oficial da UBE', o poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE, idealizou o anúncio da candidatura através de saraus poéticos e encenação pelas ruas do Recife. Dentro da iniciativa, as atrizes Amanda e Angélica Zenith encenarão a mini peça 'Porque votar em Alexandre Santos' na próxima 5ª feira, 17 de agosto, nos passeios da Avenida Conde da Boa Vista.   

Quarta às Quatro

Cordel de Antonio Neto faz sucesso no 'Quarta às Quatro'

Na última 4ª feira, dia 09 de agosto, por ocasião da 168ª sessão do projeto Quarta às Quatro, o engenheiro-poeta Antônio Neto, vencedor da Menção Joaquim Cardoso, apresentou o cordel 'Alexandre Santos - deputado estadual nº 50.000'. A opção da UBE pela candidatura  de Alexandre Santos, presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, foi anunciada pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da entidade, na sessão nº 167 do projeto Quarta às Quatro.

Quarta às Quatro - SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Vale à pena visitar o canto do escritor Jaime Barboza no Recanto das Letras. Basta clicar em  autor.jotabe no site  www.recantodasletras.com.br

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Visite a loja virtual da Cooperativa Compre Cultua Brasil (CCB), Basta clicar em  www.compreculturagbrasil.com.br

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

 

Agenda

16 de agosto. 'Roteiro Poético do Recife' , com declamação de versos de Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Augusto dos Anjos, Castro Alves, Ascenso Ferreira, Carlos Pena Filho, Capiba e Clarice Lispector diante das respectivas estátuas.

29 de agosto. Homenagem a obra de Telma Brilhante, na Livraria Cultura, no Paço Alfândega.

30 de agosto. Lançamento do livro 'O descanso do homem', de Mário Nitsche, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

William Ferrer Coelho

Presidente Emérito

Waldemar Lopes

1º Vice-Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Geraldo Ferraz

Núcleo de Pesquisa e História

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para
receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial