Voz da UBE

 

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 27 de agosto de 2006

A cultura e a arte em Pernambuco

Tudo preparado para homenagem a Telma Brilhante na Livraria Cultura

Já está tudo preparado para a homenagem que a obra de Telma Brilhante receberá na próxima 3ª feira, 29 de agosto, na Livraria Cultura, no Paço Alfândega. O evento integra o projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo. O programa da homenagem contempla comentários das acadêmicas Djanira Silva, Carlos Cavalcanti e Luciene Freitas sobre os contos, crônicas e poemas de Telma; leituras selecionadas por Norma Brito e recital com a participação de Maria Luísa Paiva, Vera Sato, Terezinha Costa, Valdene Duarte, Ana Maria César, Edna Alcântara, Norma Brito, Geraldo Ferraz, Lourdes Nicácio, Zuylan Cartaxo, Virgínia Leal, Ítalo Muniz Brilhante e Cida Pedrosa. Nascida no Crato-CE, a premiada escritora Telma Brilhante, radicada no Recife desde 1966, publicou os livros 'Contos Chão', 'Aflição de Pássaro', 'Magia do Instante', 'Destino do Planeta Terra', 'O Pequeno Pescador' e 'Arabela e o Camaleão. Telma Brilhante integra a diretoria da UBE e a Academia de Letras e Artes do Nordeste.

Calendário - As próximas sessões do projeto "A cultura e a artes em Pernambuco' ocorrerão nos dias 26 de Setembro; 31 de Outubro; 28 de Novembro; e 26 de Dezembro.

Vital lança 'Só às paredes confesso' na Festa do Livro

No encerramento do 4º Festival Recifense de Literatura, que homenageou Elita Ferreira, Raul, Edgard Moraes e Manuel Bandeira, neste domingo, dia 27 de agosto, por ocasião da Festa do Livro, o poeta Vital Corrêa de Araújo lançará o livro 'Só às paredes confesso', editado pela Bagaço.

Magia do instante. Neste domingo, dia 27 de agosto, às 19 horas, por ocasião da Feira do Livro, que encerrará o 4º Festival Recifense de Literatura, a escritora Telma Brilhante lançará o livro 'Magia do instante' na Praça do Arsenal de Marinha, no Bairro do Recife. 

Boa poesia na livraria Cultura. Na última 2ª feira, dia 21 de agosto, a Livraria Cultura foi movimentada pela boa poesia declamada por Cida Pedrosa, Frederico Barbosa, Amador Ribeiro, Wilson Araújo de Sousa, Petra Ramalho, Ivan Marinho e Marco Polo.

Cláudia Cordeiro no Teatro Hermilo Borba Filho. Na manhã da 2ª feira passada, a professora de Literatura, ensaísta e webdesigner, Cláudia Cordeiro, apresentou o painel 'Vozes Pernambucanas: Cinco Séculos de Poesia' com a presença de Fernando Duarte, Presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, e dos poetas Alberto da Cunha Melo, Carlos Maia, Cida Pedrosa, Sennor Ramos, Lourdes Sarmento, Lucila Nogueira, Marco Polo, Pedro Américo, Silvana Menezes, Tânia França e Maria da Conceição Pazzola, entre outros.

Djanira Silva fala sobre a obra de Maria do Carmo Barreto Campello

Às 17 horas da próxima 5ª feira, dia 31 de agosto, a acadêmica Djanira Silva fará palestra sobre a obra da escritora Maria do Carmo Barreto Campello no auditório da Academia de Artes e Letras de Pernambuco, no Memorial da Medicina, no Derby.

Faça como ela faz com os escritores pernambucanos e alagoanos,

diga NÃO à Livraria Siciliano

G'Dausbbah no teatro da UFPE

No próximo dia 27 de setembro, por ocasião do encerramento das comemorações da Semana do Meio Ambiente, a peça G'Dausbbah, baseada na obra de Alexandre Santos, será encenada pela companhia teatral no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco.

Abertas as inscrições do Prêmio SESC de Literatura

Até 31 de outubro, estão abertas as inscrições para o Prêmio SESC de Literatura 2006. Realizado em todo o país, o concurso literário tem por objetivo premiar textos inéditos de autores brasileiros, ou estrangeiros residentes no país, nas categorias "Romance" e "Livro de Contos". Em Garanhuns, os participantes devem enviar os originais em quatro vias ao Setor de Cultura do SESC-GARANHUNS, na Rua Manoel Clemente, 136 – Centro.

'Caderno da Militância' lançado em Maceió

Na última 5ª feira, dia 24 de agosto, em evento realizado no Museu da Imagem e do Som (Misa), em Maceió, o historiador Geraldo de Majella lançou o livro 'Caderno da Militância – histórias vividas nos bastidores da política', publicado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal). Na ocasião, foi apresentado do site www.majella.com.br sobre a obra do autor.

Site informa sobre concursos e prêmios literários

Para facilitar a informação sobre a realização de concursos e prêmios literários no Brasil e no exterior, o portal 'Amigos do Livro' criou o site www.concursosliterarios.com.br. Vale a pena conferir. Maiores informações pelo fone (11) 3815.1177 - ramal 15 ou pelo e-mail concursosliterarios@concursosliterarios.com.br

Curtinhas

Fazendo merecido sucesso a revista Francachela, representada no Brasil pelo escritor Cyl Gallindo.

Clevane Pessoa Lopes está divulgando a literatura do nordeste com a reprodução de notícias da Voz da UBE em seu blog. Obrigado.

'Réquiem de uma ré-cifense faca pernambucana' é o título do magnífico texto que o mago Jomard Muniz de Britto distribuiu neste sábado, 26 de agosto.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU.

HOMENAGEM A PETRÚCIA CAMELO

Escritores alagoanos homenageados na livraria Saraiva

A próxima sessão do projeto 'A ficção em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, homenageará os escritores alagoanos, que, na ocasião, serão representados pela poeta Petrúcia Camelo, presidente do núcleo Alagoas da Academia de Letras e Artes do Nordeste. A poeta, contista e biógrafa Petrúcia Camelo é autora de vários livros, entre os quais se destacam 'Frestas, 'O Sertanejo Manoel Basílio', 'Estação Poética', 'Flores de Cera' e 'Lavores da Palavra'

Quarta às Quatro

Quarta às Quatro comemora 171 sessões de boa literatura

Na 4ª feira passada, dia 23 de agosto, o projeto Quarta às Quatro comemorou a 171ª edição com a presença de dezenas de escritores, inclusive o cidadão alagoano Francisco Reinaldo Amorim de Barros, que presenteou a UBE com os dois tomos da obra "Alagoas de A a Z'.

Quarta às Quatro - SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

'Olhares - O conto feminino contemporâneo em Pernambuco lançado no Gabinete Português de Leitura

Na próxima 2ª feira, dia 28 de agosto, em solenidade programada para as 19h30, no Gabinete Português de Leitura, será lançado o livro 'Olhares - O conto feminino contemporâneo em Pernambuco', organizado por Elizabeth Siqueira e Laura Areias.

Movimento Pro literatura revive Manuel Bandeira

Em 12 de setembro, o movimento Pró Literatura, que se empenha na construção de parcerias com entidades de países latinos para promover a aproximação continental, vai homenagear a memória de Manuel Bandeira, "o poeta da rua da União', com sessão especial no Espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

Sobrames lança Revista 'Oficina de Letras'

No próximo dia 04 de setembro, a Sobrames lançará a revista 'Oficina de Letras' com trabalhos de 39 autores vinculados à Sobrames de Pernambuco, às regionais de Alagoas, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pará, à Academia Pernambucana de Letras e, ainda, um excelente trabalho do Prof. José Luiz Delgado sobre o centenário do seu pai, professor e filósofo Luiz Delgado. A revista faz também uma homenagem aos 60 anos da criação da UFPE.

Centro de Estudos de História Municipal comemora 30 anos

Na próxima 5ª feria, dia 31 de agosto, às 16h30, o auditório da agência CONDEPE/FIDEM, na rua das Ninfas, 65, na Boa Vista, em Recife, será movimentado pelas comemorações dos 30 anos de fundação do Centro de Estudos de História Municipal, entidade impulsionada pelo escritor Geraldo Ferraz. Na programação estão previstas homenagem à memória do historiador Van-Hoeven Ferreira Veloso, com a aposição de seu retrato na “Galeria de Historiadores Municipais” e lançamento do Selo e Folder comemorativos do 30º aniversário.

Heldemárcio Ferreira lança 'Visões'

Na 6ª feira passada, dia 25 de agosto, em concorrido lançamento na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, o escritor Heldemárcio Ferreira lançou o livro de poemas 'Visões sobre todos os cantos do poeta'. Recentemente Heldemárcio Ferreira, que é engenheiro, foi agraciado com a Menção Joaquim Cardoso, prêmio literário do concurso instituído conjuntamente pelo Clube de Engenharia de Pernambuco e UBE-PE.

Mensagem aos escritores

Atualize sua contribuição à UBE

"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira

Aconteceu

23 de agosto. Mesa sobre 'Morte e vida Severina' com participação da  acadêmica Selma Vasconcelos, no auditório do porto digital.

Vale a pena ler

Na leveza do sonho, de Raquel Carrilho.

Varadouro, de Políbio Alves.

Um tempo - sim. Outro - não, de Everaldo Moreira Veras.

Pernambuco em Poesia, de Laura Bastos.

Magia do instante, de Telma Brilhante.

A história contada pelo Diário, de Jodeval Duarte.

Livre Sintonia, de Beatriz Alcântara.

Mário Nitsche na Saraiva

Na próxima 4ª feira, dia 30 de agosto, das 15 às 17 horas, o escritor curitibano Mário Nitsche, estará na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, lançando seu livro 'O descanso do homem'. Em 25 de agosto, o livro será lançado em Caruaru, na Academia de Letras.

Dulce Chacon recebe homenagem da APL

No dia 04 de setembro, a Academia Pernambucana de Letras e o Conselho Estadual de CVultura realizarão sessão especial no auditório da APL, na Avenida Rui Barbosa, 1596, nas Graças, em Recife,para comemorar o centenário de nascimento da escritora e acadêmica Dulce Chacon. Na ocasião, vários escritores falarão da vida e obra da homenageada.

Escritores promovem Jantar de Adesão a candidatura de Alexandre Santos

Na próxima 6ª feira, dia 1º de setembro, em evento idealizado por Cyl Galindo, diretor da revista Francachedla, e Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE, os escritores pernambucanos promoverão um Jantar de Adesão a candidatura à Assembléia Legislativa de Alexandre Santos, que tem na valorização da cultura e dos artistas pernambucanos um dos pontos fortes da sua plataforma. O jantar ocorrerá no restaurante 'Pimenta de Cheiro', no Flat Navegantes (Rua dos Navegantes, nº 1706, por trás do Ed. Acaiaca, em Boa Viagem) e custará R$ 30,00 por participante. Alexandre Santos é o candidato oficial da UBE à Assembléia Legislativa. 

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Vale à pena visitar o canto do escritor Jaime Barboza no Recanto das Letras. Basta clicar em  autor.jotabe no site  www.recantodasletras.com.br

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Visite a loja virtual da Cooperativa Compre Cultua Brasil (CCB), Basta clicar em  www.compreculturagbrasil.com.br

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

 

Agenda

29 de agosto. Homenagem a obra de Telma Brilhante, na Livraria Cultura, no Paço Alfândega.

30 de agosto. Lançamento do livro 'O descanso do homem', de Mário Nitsche, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

30 de agosto. Franklin Azoubel estará lançando o livro 'Administração de Departamentos de Trânsito: desafios e soluções para a administração pública', a partir das 19 horas, na livraria Cultura.

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

William Ferrer Coelho

Presidente Emérito

Waldemar Lopes

1º Vice-Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Geraldo Ferraz

Núcleo de Pesquisa e História

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para
receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial