Voz da UBE

 

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 03 de setembro de 2006

A vez da cultura e dos artistas pernambucanos

Mundo cultural prestigia jantar em homenagem a Alexandre Santos

Na 6ª feira passada, dia 1º de setembro, em concorrido evento, o presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, o poeta e romancista Alexandre Santos, que é candidato a deputado estadual, foi homenageado em jantar de adesão, no restaurante Pimenta de Cheiro, em Boa Viagem. A homenagem a Alexandre Santos, que também é presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco, foi prestigiada por destacados líderes do mundo da engenharia, como os presidentes da Associação dos Profissionais de Engenharia e Telemática e da Associação dos Engenheiros de Segurança de Pernambuco, respectivamente os engenheiros Fritz Guedes e Jário Pinto.

Representando o universo cultural discursaram os escritores Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras, Vital Corrêa de Araújo, presidente da União Brasileira de Escritores, Geraldo Ferraz, coordenador do Projeto Quarta às Quatro, e Cyl Gallindo, editor para o Brasil da revista argentina Franchela. 

Academia Pernambucana de Letras faz homenagem a Dulce Chacon

Na próxima 2ª feira, dia 04 de setembro, em reunião programada para as 19h30, no auditório da APL, na Avenida Rui Barbosa, 1596, nas Graças, em Recife, a Academia Pernambucana de Letras e o Conselho Estadual de Cultura realizarão sessão especial para comemorar o centenário de nascimento da escritora e acadêmica Dulce Chacon. Na ocasião, vários escritores falarão sobre a vida e a obra da homenageada.

Sobrames lança 'Oficina de Letras'

Na próxima 2ª feira, dia 04 de setembro, a Sobrames lançará a revista 'Oficina de Letras' com trabalhos de 39 sócios pernambucanos e, ainda, às regionais de Alagoas, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pará, à Academia Pernambucana de Letras. A revista trás um excelente trabalho do Prof. José Luiz Delgado sobre o centenário de seu pai, professor e filósofo Luiz Delgado, e faz uma homenagem aos 60 anos da criação da UFPE.

Faça como ela faz com os escritores pernambucanos e alagoanos,

diga NÃO à Livraria Siciliano

Movimento Pro literatura revive Manuel Bandeira

Em 12 de setembro, o movimento Pró Literatura, que se empenha na construção de parcerias com entidades de países latinos para promover a aproximação continental, vai homenagear a memória de Manuel Bandeira, "o poeta da rua da União', com sessão especial no Espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

Quarta às Quatro

Mário Nitsche conhece projeto Quarta às Quatro

Na 4ª feira passada, dia 30 de agosto, o escritor curitibano Mário Nitsche, autor do livro 'O descanso do homem'. visitou a UBE, tendo participado da 172ª sessão do projeto 'Quarta às Quatro'.

Quarta às Quatro - SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Vem aí o Festival Internacional de Poesia do Circo Voador

Está programado para o dia 10 de dezembro, quando se comemora o 'Dia Mundial dos Direitos Humanos, do Palhaço e das Nações indígenas', o II 'Poesia Voa', como é conhecido o 'Festival Internacional de Poesia do Circo Voador', no Rio de Janeiro. Tavinho Paes, organizador do evento, informa que o festival vai sair "no peito e na raça". Maiores informações podem ser obtidas no site www.poemashow.com.br, que veicula a 'Agenda da poesia'.

Curtinhas

Ivan Marinho distribuindo a 'Receita do Corvo', de Ângelo Monteiro.

O acadêmico Marcus Prado distribuindo belíssimas fotos inspiradas no conto de Aníbal Machado 'Viagem aos seios de Duilia'.

O Consulado-Geral do Brasil em Nova York convida para visita ao site do seu boletim cultural. O endereço é www.cultural.brazilny.org.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU.

UBE-NY divulga resultado do Concurso Literário sobre o Gen. Abreu e Lima

Na última 6ª feira, 1º de setembro, o escritor Domício Coutinho, presidente da UBE-NY, divulgou o resultado do Concurso Literário sobre o Gen. Abreu e Lima, instituído em parceria com a UBE-PE. O primeiro lugar coube a ALAFI, pseudônimo de Aluízio Alves Filho, que apresentou o trabalho 'Abreu e Lima no Campo de Marte e no mundo das letras', que faz um apanhado de forte visão histórica num contexto de lutas, intrigas, ódios e devassas, desde a tragédia paterna, o exílio do libertador, e o infortúnio dele próprio. A primeira menção honrosa coube a 'Cântar', pseudônimo de Geraldo Sebastião de Vasconcelos, com seu 'Cantar de gesta d'armas e d'amor ao filho herói do padre Roma', uma épica bem arquitetada na vida do herói e, sob vários prismas, um primor de inspiração. A segunda menção honrosa coube a 'Almeida', pseudônimo de Ângelo Mário Almeida dos Santos, que concorreu com 'Sentimentos ocultos: José Ignácio Ribeiro Abreu e Lima, Um general pernambucano e mártir brasileiro, um primor de distinta originalidade. O quarto lugar (terceira menção honrosa) ficou com 'As-keter, pseudônimo de Maria da Conceição Pinheiro Bentzen, que concorreu com 'Momentos de vida: General Abreu e Lima, um homem em busca da liberdade', um trabalho que merece reconhecimento, no qual a autora empresta ao herói contextos vivenciais. A mesa julgadora contou com a participação de Gregory Rabassa, professor da Columbia/Queens College, de Lorena B. Ellis, professora de NYU/Queens College, de Glauco Ortolano, professor da Pen State University, de Davino Sena, adido cultural e representante do Embaixador Graça Lima, e, finalmente, do próprio Domício Coutinho, professor do Queens College. O anúncio oficial será feito na próxima 5ª feira, dia 07 de setembro, Dia da Pátria, em cerimônia especial, na round table do Hotel Algonquin, quando da professora Lorena B. Ellis fará a leitura do trabalho premiado. Naquela data, a UBE-NY fará a remessa de um cheque de US$ 800 a Aluízio Alves Filho, materializando o prêmio.

Quadro de Cena apresenta G'Dausbbah na UFPE

A peça G'Dausbbah, baseada na obra de Alexandre Santos, será encenada pela companhia teatral Quadro de Cena no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco, no próximo dia 28 de setembro, por ocasião do encerramento das comemorações da Semana do Meio Ambiente.

Centro de Estudos de História Municipal comemora 30 anos

Na última 5ª feria, 31 de agosto, em evento realizado no auditório da agência CONDEPE/FIDEM, o Centro de Estudos de História Municipal, impulsionado pelo escritor Geraldo Ferraz, comemorou 30 anos de fundação. Na ocasião a memória do historiador Van-Hoeven Ferreira Veloso foi reverenciada com a aposição de seu retrato na “Galeria de Historiadores Municipais” e foi lançado o selo comemorativo da efeméride.

Mensagem aos escritores

Atualize sua contribuição à UBE

"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira

Aconteceu

29 de agosto. Homenagem a obra de Telma Brilhante, na Livraria Cultura, no Paço Alfândega.

30 de agosto. Lançamento do livro 'O descanso do homem', de Mário Nitsche, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

30 de agosto. Franklin Azoubel lançou o livro 'Administração de Departamentos de Trânsito: desafios e soluções para a administração pública'.

Vale a pena ler

Só às paredes confesso, de Vital Corrêa de Araújo.

Na leveza do sonho, de Raquel Carrilho.

Varadouro, de Políbio Alves.

Um tempo - sim. Outro - não, de Everaldo Moreira Veras.

Pernambuco em Poesia, de Laura Bastos.

Magia do instante, de Telma Brilhante.

A história contada pelo Diário, de Jodeval Duarte.

Livre Sintonia, de Beatriz Alcântara.

A cultura e a arte em Pernambuco

Cultura reverencia talento de Telma Brilhante

Na última 3ª feira, dia 29 de agosto, em concorrido evento na Livraria Cultura, no Paço Alfândega, a escritora Telma Brilhante foi alvo da homenagem do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo. Na ocasião, a obra de Telma Brilhante foi apreciada pelos escritores Djanira Silva, Carlos Cavalcanti e Luciene Freitas, que, respectivamente, comentaram sobre os contos, crônicas e poemas de Telma. Em belo recital, falaram Maria Luísa Paiva, Vera Sato, Terezinha Costa, Valdene Duarte, Ana Maria César, Edna Alcântara, Norma Brito, Geraldo Ferraz, Lourdes Nicácio, Zuylan Cartaxo, Virgínia Leal, Ítalo Muniz Brilhante e Cida Pedrosa.

Projeto 'A Cultura e a Arte em Pernambuco' homenageia  Odile Cantinho

No próximo dia 26 de setembro, o projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' homenageará a acadêmica Odile Cantinho, cuja obra se projeta sobre diversas expressões artísticas.

Calendário - As próximas sessões do projeto "A cultura e a artes em Pernambuco' ocorrerão nos dias 26 de Setembro; 31 de Outubro; 28 de Novembro; e 26 de Dezembro.

HOMENAGEM A ALAGOAS

Petrúcia Camelo na Saraiva

A sessão especial do projeto 'A ficção em Pernambuco' em homenagem a presidente do Núcleo Alagoas da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Petrúcia Camelo, foi adiada para outubro. A poeta, contista e biógrafa Petrúcia Camelo é autora de vários livros, entre os quais se destacam 'Frestas, 'O Sertanejo Manoel Basílio', 'Estação Poética', 'Flores de Cera' e 'Lavores da Palavra'

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Vale à pena visitar o canto do escritor Jaime Barboza no Recanto das Letras. Basta clicar em  autor.jotabe no site  www.recantodasletras.com.br

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Visite a loja virtual da Cooperativa Compre Cultua Brasil (CCB), Basta clicar em  www.compreculturagbrasil.com.br

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

 

Agenda

12 de setembro. Manuel Bandeira: 120 anos depois, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

William Ferrer Coelho

Presidente Emérito

Waldemar Lopes

1º Vice-Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Geraldo Ferraz

Núcleo de Pesquisa e História

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para
receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial