Voz da UBE

 

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 17 de setembro de 2006

Nazareth Gouveia toma posse na Academia de Letras do Nordeste

Na 6ª feira passada, dia 15 de setembro, Alexandre Santos presidiu a concorrida solenidade de posse de Nazareth Gouveia na Academia de Letras do Nordeste nos jardins da União Brasileira de Escritores. A escritora Nazareth Gouveia foi saudada pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE.

A ficção em Pernambuco

Obra de Milton Lins recebe homenagem na Livraria Saraiva

Na próxima 6ª feira, dia 22 de setembro, em evento programado para as 19h30, o projeto 'A ficção em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, vai promover sessão em homenagem a obra do acadêmico Milton Lins. A sessão, cujo início está previsto para as 19h30, no espaço Manuel Bandeira, da Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, contará com a participação do escritor Carlos Cavalcanti.

Alexandre Santos e Cyl Gallindo na posse de novos acadêmicos em Gravatá

Na noite do último sábado, dia 16 de setembro, os escritores Alexandre Santos e Cyl Gallindo prestigiaram a posse de Vilma Monteiro e Tomaz de Aquino na Academia de Letras e Artes de Gravatá. Na solenidade, realizada no auditório do Rotary Clube, o escritor Alexandre Santos levou uma saudação especial da Academia de Letras e Artes do Nordeste aos novos acadêmicos e conclamou a incorporação de todos no Movimento de Defesa do Livro e do Autor Pernambucano, impulsionado por Jacques Ribemboim, Vital Corrêa de Araújo e Waldênio Porto. Falando em nome da UBE, Cyl Gallindo ressaltou a importância das 'Raízes da cultura".

Em 28 de setembro, em programa marcado para as 19h00, a obra poética do acadêmico Carlos Cavalcanti será dramatizada no

Quadro de Cena apresenta G'Dausbbah na UFPE

A peça G'Dausbbah, baseada na obra de Alexandre Santos, será encenada pela companhia teatral Quadro de Cena no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco, no próximo dia 28 de setembro, por ocasião do encerramento das comemorações da Semana do Meio Ambiente.

Djanira Silva Lança 'Do quintal para o mundo'

Na 5ª feira passada, dia 14 de setembro, a acadêmica Djanira Silva lançou 'Do Quintal para o Mundo', na sede da Associação Atlética Bando do Brasil [AABB], na rua Malaquias, nas Graças, em Recife.

Antonio Arnaldo Camelo distribui revista da Academia Alagoana de Cultura

O primeiro número da revista da Academia Alagoana de Cultura, que registra uma breve memória dos quarenta sócios fundadores, começou a ser distribuída pelo escritor Antonio Arnaldo Camelo, presidente da entidade. A revista trás, ainda, o atual quadro de membros titulares e sócios honorários da Academia.

Academia Pernambucana de Letras abre inscrições para concurso literário

Estão abertas as inscrições para o Concurso Literário 2006 da Academia Pernambucana de Letras. O Prêmio Amaro Quintas, sobre História de Pernambuco, tem o patrocínio da acadêmica Fátima Quintas; o prêmio Antônio de Brito Alves, na categoria Ensaio para obras já publicadas, conta com o patrocínio da Sra. Lia de Brito Alves; o prêmio Dulce Chacon, vai galardoar livro já publicado de escritora nordestina e será patrocinado pelo acadêmico Vamireh Chacon; o prêmio Edmir Domingues, para livro já publicado de poesia, será patrocinado pelos filhos do Escritor Edmir Domingues; o prêmio Elita Ferreira para livro Infantil inédito será patrocinado pela Editora Bagaço; o prêmio Leonor Carolina Corrêa de Oliveira, sobre a história de Condado, conta com o patrocínio do acadêmico Antônio Corrêa de Oliveira; o prêmio Roval para Conto já publicado será patrocinado pela Farmácia Roval; e o prêmio Vânia Souto Carvalho, para livros já publicado na categoria de ficção, será patrocinado pela Sra. Ester Souto Carvalho. Maiores informações podem ser obtidas na secretaria da Academia ou pelos fones 3268-2211 ou 9172-7012.

Faça como ela faz com os escritores pernambucanos e alagoanos,

diga NÃO à Livraria Siciliano

Hospital Português comemora 151 anos de fundação

Na última 6ª feira, dia 15 de setembro, o poeta  Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE participou das comemorações dos 151 anos de fundação do Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco. Na ocasião, o médico Reinaldo de Oliveira, membro da Academia de Letras do Nordeste e da Academia Pernambucana de Letras, proferiu uma apaixonante palestra.

Curtinhas

Faz sucesso o ensaio fotográfico 'A emparedada da Rua Nova', de Marcus Prado, inspirado no romance de Carneiro Vilela e no Movimento Dadaista.

O professor Carlos Alberto de Assis Cavalcanti, do Centro de Ensino Superior de Arcoverde, foi agraciado com o 3º lugar no Concurso Nacional de Poesias da Academia Ponta-Grossense de Letras e Artes, com o soneto 'Sonetamário' - uma homenagem a Mário Quintana. No mesmo concurso, o poeta Carlos Alberto de Assis Cavalcanti obteve a Menção Honrosa com o soneto 'Canto de Alerta.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU.

Conselho de Cultura do Recife concede Troféu a Academia de Letras e Artes do Nordeste

Em correspondência dirigida ao escritor Alexandre Santos, o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural do Recife, Edvaldo Estáquio Ramos, comunicou que a Academia de Letras e Artes do Nordeste foi agraciada com o TROFÉU CULTURAL CIDADE DO RECIFE "em reconhecimento pelo empenho em preservar a cultura em nossa cidade". A entrega do troféu ocorrerá em solenidade festiva no próximo dia 18 de outubro, no Museu da Cidade do Recife, no Forte de Cinco Pontas, no bairro de São José.

Quarta às Quatro

Quarta às Quatro chega a 174ª edição

Na 4ª feira passada, dia 13 de setembro, o projeto 'Quarta às Quatro', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, chegou a sua 174ª sessão em grande estilo, com a presença de mais de sessenta participantes.

A vez da cultura

Luis de Souza Leão insta escritores a votar em Alexandre Santos

Em correspondência despachada desde os EUA para os sócios da União Brasileira de Escritores através do historiador Geraldo Ferraz, coordenador do projeto Quarta às Quatro' da UBE, na 4ª feira, dia 13 de setembro, o escritor Luís de Souza Leão instou o voto dos intelectuais pernambucanos em Alexandre Santos. Diz a mensagem: "Quando Alexandre Santos, nosso valoroso companheiro, se propõe a representar-nos na Assembléia Legislativa Pernambucana, não podemos esperar por resultados duvidosos, teremos que levá-lo à vitória. Todos juntos, numa corrente positiva e obstinada, unamos a força dos nossos filhos, netos, parentes e amigos. Fazer Alexandre o nosso representante na Assembléia Legislativa é bem mais do que um ato de solidariedade, é o dever de todos os membros da UBE.". A mensagem foi lida na última sessão do projeto Quarta às Quatro, realizada em 13 de setembro, perante mais de 60 escritores na União Brasileira de Escritores.

Quarta às Quatro - SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Vital Corrêa de Araújo prepara plataforma cultural da campanha de Alexandre Santos

O poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE e grande impulsionador da candidatura do escritor Alexandre Santos à Assembléia Legislativa de Pernambuco, está preparando a plataforma cultural da campanha eleitoral, incluindo a redação de projetos-de-lei de valorização da cultura e dos artistas pernambucanos. Sugestões podem ser encaminhadas para a sede da UBE, na rua de Santana, 2002, em Casa Forte.

Paulo Camelo apresentará 'O ritmo do poema' no Congresso Brasileiro de Medicina e Arte

O médico-escritor Paulo Camelo, vice-presidente da Sobrames-PE, apresentará o ensaio 'O ritmo do poema' no II Congresso Brasileiro de Medicina e Arte que a Associação Brasileira de Medicina e Arte realizará de 14 a 16 de setembro, em Salvador, na Bahia. Paralelamente ao Congresso, haverá o I Concurso Nacional de Médicos Compositores, o XIII Concurso Literário Nacional ABM e, ainda, o XI Concurso Literário Nacional Sobrames-BA.

Movimento Pro literatura revive Manuel Bandeira

Na 3ª feira passada, dia 12 de setembro, o movimento Pró Literatura homenageou a memória de Manuel Bandeira, "o poeta da rua da União', com sessão especial no Espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

Mensagem aos escritores

Atualize sua contribuição à UBE

"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira

Aconteceu

12 de setembro. Manuel Bandeira: 120 anos depois, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

Vale a pena ler

Entranhas, de Nina Afonso, que pode ser encontrado nas livrarias Saraiva, Imperatriz, Cultura e Boa Viagem.

Livro do grande amor, de Terezinha Costa.

O descanso do homem, de Mário Nitsche.

Só às paredes confesso, de Vital Corrêa de Araújo.

Na leveza do sonho, de Raquel Carrilho.

Varadouro, de Políbio Alves.

Um tempo - sim. Outro - não, de Everaldo Moreira Veras.

Pernambuco em Poesia, de Laura Bastos.

Magia do instante, de Telma Brilhante

A cultura e a arte em Pernambuco

Projeto 'A Cultura e a Arte em Pernambuco' homenageia  Odile Cantinho

No próximo dia 26 de setembro, o projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' homenageará a acadêmica Odile Cantinho, cuja obra se projeta sobre diversas expressões artísticas.

Calendário - As próximas sessões do projeto "A cultura e a artes em Pernambuco' ocorrerão nos dias 26 de Setembro; 31 de Outubro; 28 de Novembro; e 26 de Dezembro.

Cloves Marques lança '365 HaiKais de sol e chuva'

Em 26 de setembro, o poeta Cloves Marques lançará o livro '365 Haikais de sol e chuva' no Espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

Obra poética de Carlos Cavalcanti no Sesc

Em 28 de setembro, em programa marcado para as 19h00, a obra poética do acadêmico Carlos Cavalcanti será dramatizada no auditório do Sesc - Santo Amaro, na Rua 13 de maio, nº 455, em Santo Amaro.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Vale à pena visitar o canto do escritor Jaime Barboza no Recanto das Letras. Basta clicar em  autor.jotabe no site  www.recantodasletras.com.br

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Visite a loja virtual da Cooperativa Compre Cultua Brasil (CCB), Basta clicar em  www.compreculturagbrasil.com.br

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

 

Agenda

22 de setembro. Homenagem a obra de Milton Lins, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

26 de setembro. Homenagem a obra de Odile Cantinho, na Livraria Cultura, no Paço Alfândega.

26 de setembro. Lançamento do livro '365 Haikais de sol e chuva', de Cloves Marques, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

28 de setembro. Dramatização da obra poética de Carlos Cavalcanti no Sesc Santo Amaro.

28 de setembro. Encenação da peça G'Dausbbah, de Alexandre Santos, no Teatro da UFPE.

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

William Ferrer Coelho

Presidente Emérito

Waldemar Lopes

1º Vice-Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Geraldo Ferraz

Núcleo de Pesquisa e História

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para
receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial