Voz da UBE

 

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 22 de outubro de 2006

Nova estrela brilha no firmamento dos imortais

Morte de Waldemar Lopes abre mais um vazio na cultura regional

Na foto, de fevereiro deste ano, os acadêmicos Alexandre Santos, Carlos Cavalcanti, Geninha da Rosa Borges e Edna Alcântara fazem a comunicação de que, por decisão unânime, a Academia de Letras e Artes do Nordeste elegeu 2006 como o "Ano de Waldemar Lopes" 

No início da manhã do sábado passado, dia 21 outubro, o poeta Waldemar Lopes, membro da Academia Pernambucana de Letras e da Academia de Letras e Artes do Nordeste, faleceu aos 95 anos, abrindo mais um grande vazio na cultura regional. Waldemar Lopes, que, durante muito tempo, exerceu funções diplomáticas na OEA, é um dos maiores poetas da história literária brasileira, tendo publicado vários livros, entre os quais 'Cinza de Estrelas', 'Soneto do Tempo Perdido', 'Inventário do Tempo' e 'Os Pássaros da Noite'. De temperamento extremamente afável, Waldemar Lopes transformou sua casa num influente ambiente literário, pelo qual passou importantes escritores de diversas gerações do Estado. O corpo de Waldemar Lopes foi velado na sede da Academia Pernambucana de Letras e, neste domingo, após ser homenageado com belíssima oração proferida pelo escritor Waldênio Porto, presidente da APL, foi sepultado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.  

Quarta às Quatro

UBE presta homenagem ao poeta Alberto da Cunha Melo

Na tarde da última 4ª feira, dia 18 de outubro, por ocasião da 179ª sessão do projeto 'Quarta às Quatro', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, a UBE prestou uma significativa homenagem aos 40 anos de poesia do acadêmico Alberto da Cunha Melo. Na ocasião, além do vice-presidente Lúcio Ferreira, que falou em nome da UBE, a professora Cláudia Cordeiro exibiu um belíssimo audiovisual com poemas que retratam a carreira e o sucesso de Alberto da Cunha Melo. 

Quarta às Quatro - SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Lançamento de 'Pimenta Rosa' será na próxima 3ª feira

Na próxima 3ª feira, dia 17 de outubro, o livro 'Pimenta rosa', que reúne contos e poemas eróticos escritos por dezesseis escritoras pernambucanas, será lançado no Piso Ariano Suassuna do Paço Alfândega, na Rua da Alfândega nº 35, no Bairro do Recife.

Faça como ela faz com os escritores pernambucanos e alagoanos,

diga NÃO à Livraria Siciliano

Biblioteca de Casa Amarela promove Fórum em defesa do livro e do autor pernambucano

Na próxima 3ª feira, dia 24 de outubro, em programa inserido na programação em homenagem a Semana Nacional do Livro, coordenada por Rogério Generoso e Sílvio Hansen, a Biblioteca Popular de Casa Amarela promoverá um 'Fórum em defesa do livro e do autor pernambucano' com a participação já confirmada dos escritores Vital Corrêa de Araújo, Jacques Ribemboim, Lúcio Ferreira, Carlos Cavalcanti e Geraldo Ferraz.

Aconteceu

17 de outubro. Lançamento do livro 'Pimenta Rosa, no Paço Alfândega.

19 de outubro. Academia de Letras e Artes do Nordeste recebeu Troféu Cultural do Recife no Forte das Cinco Pontas.

Curtinhas

Leny Amorim, presidente da Academia Pernambucana de Música, convida para o lançamento do livro MÚSICA E MÚSICOS DE PERNAMBUCO, a partir das 18 horas da próxima 5ª feira, dia 26 de outubro, no Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel.

O incendiário Jomard Muniz de Britto distribuindo o belíssimo 'Cordel do fogo transfigurado'.

O genial Carlos Fernandes convida para palestra de Paulo Henrique Amorim sobre 'A Ilíada", de Homero. A palestra, que marca o lançamento da edição de outubro da Revista Continente Multicultural, está programada para as 19 horas da próxima 3ª feira, dia 24 de outubro, na livraria Cultura.

A INTERPOÉTICA comemora primeiro aniversário de funcionamento a partir das 18 horas da próxima 4ª feira, 25 de outubro, em recital das Quartas Literárias do Centro de Cultura Luiz Freire.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU.

Cultura alagoana em foco

Petrúcia Camelo na Saraiva

Na próxima 6ª feira, dia 27 de outubro, o projeto 'A ficção em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, vai homenagear a obra da escritora Petrúcia Camelo, presidente do Núcleo Alagoas da Academia de Letras e Artes do Nordeste. Na ocasião, além do lançamento do livro 'Alvorada de Palavras', que tem apresentação do poeta Cloves Marques, a obra de Petrúcia Camelo será apreciada por Arnaldo Camelo e Ana Maria César. O evento se insere no movimento de valorização do livro e do autor nordestino capitaneado pelo escritor Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras.

Wilton de Souza e Academia do Nordeste recebem 'Troféu Cultural Cidade do Recife'

Na noite da última 5ª feira, dia 19 de outubro, em concorrido evento organizado pelo Conselho Municipal de Política Cultural no Museu da Cidade, no Forte das Cinco Pontas, a Prefeitura do Recife fez a entrega do Troféu Cultural Cidade do Recife a dez entidades e personalidades, entre as quais a Academia de Letras e Artes do Nordeste e ao acadêmico Wilton de Souza. Representando a Academia de Letras e Artes do Nordeste, o escritor Alexandre Santos recebeu o Troféu Cultural das mãos do vice-prefeito Luciano Siqueira. Em seu discurso, Alexandre Santos disse que o prêmio reconhece o esforço que a Academia vem atribuindo a valorização da cultura e dedicou "a emoção do momento a memória do poeta William Ferrer', recentemente falecido.

A cultura e a arte em Pernambuco

Obra de Vital Corrêa de Araújo incluída no projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'

No próximo dia 31 de outubro, a obra do poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, será apreciada no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega.

Calendário - As próximas sessões do projeto "A cultura e a artes em Pernambuco' ocorrerão nos dias 31 de Outubro; 28 de Novembro; e 26 de Dezembro.

Memorial Pernambuco de Arte e Cultura lança site

Em reunião realizada no último sábado, dia 21 de outubro, com o objetivo declarado de contribuir para uma discussão sobre as propostas de política cultural a serem encaminhadas aos governos Estadual e Municipal do Recife, a direção do Instituto Memorial Pernambuco de Arte e Cultura lançou o site
www.forum.memorialpernambuco.com.br para reunir as idéias já oferecidas. O e-mail do Instituto é contato@memorialpernambuco.com.br.

A ficção em Pernambuco

Luiz Gonzaga n'A ficção em Pernambuco'

No próximo dia 13 de novembro, a obra do escritor Luiz Gonzaga Lopes será homenageada pelo projeto 'A ficção em Pernambuco', no espaço Manoel Bandeira, da Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

Mensagem aos escritores

Atualize sua contribuição à UBE

"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira

Vale a pena ler

Uma Guerreira no Tempo, de Luciene Freitas, que faz uma viagem pelo início do século XX através da heroína da história Martha de Hollanda Cavalcanti.

Entranhas, de Nina Afonso, que pode ser encontrado nas livrarias Saraiva, Imperatriz, Cultura e Boa Viagem.

Só às paredes confesso, de Vital Corrêa de Araújo.

Na leveza do sonho, de Raquel Carrilho.

Morte de Waldemar Lopes provoca adiamento do lançamento d'O Fim da Velhice

A morte do grande poeta Waldemar Lopes, no último sábado, dia 21 de outubro, provocou o adiamento do lançamento do livro 'O Fim da Velhice: a superação bem-humorada de um conceito' para às 19 horas da próxima 2ª feira, dia 23 de outubro, nos jardins da Academia Pernambucana de Letras. O livro reúne coletânea de 65 autores pernambucanos organizada por Dulce Albert e Jacques Ribemboim.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Vale à pena visitar o canto do escritor Jaime Barboza no Recanto das Letras. Basta clicar em  autor.jotabe no site  www.recantodasletras.com.br

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

 

Agenda

23 de outubro. Lançamento do livro 'O fim da velhice, na Academia Pernambucana de Letras.

27 de outubro. Homenagem a obra de Petrúcia Camelo, na Livraria Saraiva.

31 de outubro. Homenagem a obra de Vital Corrêa de Araújo, na Livraria Cultura.

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

William Ferrer Coelho

Presidente Emérito

Waldemar Lopes

1º Vice-Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Geraldo Ferraz

Núcleo de Pesquisa e História

Telma Brilhante

Núcleo de Histórias Infantis

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para
receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial