Voz da UBE

 

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 05 de novembro de 2006

Lançamento movimenta jardins da UBE

Djanira Silva lança novo livro

Na próxima 4ª feira, dia 08 de novembro, em evento programado para as 19h30, nos jardins da União Brasileira de Escritores, na rua de Santana, em Casa Forte, Recife, a acadêmica Djanira Silva vai lançar o aguardado livro 'Deixe de ser besta'.

Acadêmicos referenciam memória

Academia Pernambucana de Letras presta homenagem a Waldemar Lopes

 Na 2ª feira passada, dia 30 de outubro, a Academia Pernambucana de Letras prestou homenagem ao acadêmico Waldemar Lopes, falecido em 21 de outubro. Na ocasião, o escritor Waldênio Porto proferiu belíssima oração, na qual falou da figura humana e da importância que Waldemar Lopes representa para a literatura brasileira (clique aqui e leia o teor completo do discurso proferido por Waldênio Porto no velório do poeta Waldemar Lopes). Falando em nome das instituições literárias presentes a homenagem, o escritor Paulo Camelo, vice-presidente da Sobrames-Pe, discursou, discorrendo sobre a vida de Waldemar Lopes (clique aqui e leia o teor completo do discurso proferido por Paulo Camelo).

Homenagem na Paraíba. Na Paraíba, as homenagens a Waldemar Lopes foram coordenadas pelo acadêmico Joacil de Britto Pereira, presidente da UBE-PB.

Faça como ela faz com os escritores pernambucanos e alagoanos,

diga NÃO à Livraria Siciliano

Biblioteca brasileira em Nova York

Em 13 de dezembro, o escritor Domício Coutinho, presidente da UBE-NY, comandará na inauguração de uma biblioteca brasileira na Sala Machado de Assis, no Centro de Cultura Brasileira, na rua 52, nº 240, entre a 2ª e 3ª Avenidas. A biblioteca será movimentada com encontros e eventos, aulas de português, conferências, filmes e exibições de arte brasileira.

Editorial Arte y Literatura lança 'El molino'

Por ocasião da Feira Internacional do Livro em Havana, que ocorrerá entre os dias 08 e 18 de fevereiro próximo, o Editorial Arte y Literatura fará o lançamento internacional do livro 'O moinho', do escritor Alexandre Santos, que, na edição cubana, recebeu o nome de 'El molino'.

 

Curtinhas

O editor argentino Jose Ezequiel Kameniecki foi admitido na Academia de Letras do Nordeste na categoria de sócio correspondente.

Cada vez melhor o boletim da OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA DE RAIMUNDO CARRERO - PROJETO ESCRITORES AO VIVO.

Eximindo o assessor digital Vavá Schön-Paulino por qualquer desalinhamento astrológico, o buliçoso Jomar Muniz de Britto abre novembro de 2006 distribuindo os 'Dez alinhamentos interplanetários'.

O poeta Paulo Camelo aproveitou o Boletim nº 35 ano 3 da Sobrames-PE para fazer emocionantes homenagens a William Ferrer, Waldemar Lopes e Bianor da Hora, que desapareceram recentemente.

A partir deste domingo, dia 05 de novembro, o Teatro Barreto Júnior apresentará a Semana Cultural do Cabo.

A imprensa potiguar registrou a entrevista dada pelo escritor Ivan Marinho, autor dO belo poema 'Se', ao programa Bendita Poesia, na Fundação José Augusto, no Rio Grande do Norte.

Carlito Lima adianta a programação provisória da 1ª FESTA LITERÁRIA DE PENEDO, em Alagoas.

VI Congresso da UMEAL vem por aí. E vem junto com o II Congresso das Academia=s de Letras do Nordeste. É só espera um pouquinho.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU.

Academia de Artes e Letras de Pernambuco comemora 30 anos

No próximo dia 09 de novembro, em evento programado para as 17 horas, no Memorial da Medicina, no Derby, a Academia de Artes e Letras de Pernambuco fará sessão especial para comemorar a passagem do 30º aniversário de fundação.

A Cultura e a Arte em Pernambuco

Alberto Lins Caldas e Bezerra de Lemos analisam obra literária de Vital Corrêa de Araújo

Na 3ª feira passada, dia 31 outubro, em noite memorável para a cultura pernambucana, os críticos literários Alberto Lins Caldas e Bezerra de Lemos analisaram a poesia de Vital Corrêa de Araújo, abordando-a por diferentes ângulos e levantando aspectos ainda não explorados da vasta obra poética do acadêmico. O evento, realizado no âmbito do projeto 'A Cultura e a Arte em Pernambuco', no auditório da livraria Cultura, se insere no movimento de valorização do livro e do autor pernambucanos. A análise feita pelos professores Alberto Lins Caldas e Bezerra de Lemos podem ser lidos facilmente. Basta um clique no nome dos críticos   

A ficção em Pernambuco

Obra de Paulo Camelo será homenageada em dezembro

Em dezembro o projeto 'A ficção em Pernambuco', cujas sessões ocorrem mensalmente no espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, vai homenagear a obra do poeta Paulo Camelo. A sessão foi programada para o dia 15 de dezembro.

Quarta às Quatro

Quarta às Quatro chega a 181ª edição

Na 4ª feira passada, dia 1º de novembro, o projeto 'Quarta às Quatro', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo escritor Geraldo Ferraz, coordenador do Núcleo de Pesquisa e História da UBE-PE, atingiu a 181ª edição. 

Quarta às Quatro - SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Aconteceu

31 de outubro. Homenagem a obra de Vital Corrêa de Araújo, na Livraria Cultura.

Alexandre Santos e Telma Brilhante falam de literatura infantil para alunos da rede pública

Na 4ª feira passada, dia 1º de novembro, os acadêmicos Alexandre Santos e Telma Brilhante estiveram na Escola estadual Prof Helena Pugó, na rua 15 de março, em San Martin, onde falaram sobre literatura infantil para alunos do I e II graus.

Mensagem aos escritores

Atualize sua contribuição à UBE

"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira

Vale a pena ler

Uma Guerreira no Tempo, de Luciene Freitas.

Brincando de viver, de Luiz de Souza Leão.

Só às paredes confesso, de Vital Corrêa de Araújo.

Alvorada de Palavras, de Petrúcia Camelo.

Oliveira de Panelas na Academia de Letras do Nordeste

No próximo dia 09 de novembro, em solenidade programada para as 19 horas, na Fundação Casa de José Américo, na Av.Cabo Branco,3336, na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa, o poeta Oliveira Francisco de Melo, mais conhecido como OLIVEIRA DE PANELAS, tomará posse na cadeira 29 do núcleo Paraíba da Academia de Letras e Artes do Nordeste. O novo acadêmico será saudado pelo escritor Joaquim Osterne, presidente daquele núcleo da Academia do Nordeste.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Vale à pena visitar o canto do escritor Jaime Barboza no Recanto das Letras. Basta clicar em  autor.jotabe no site  www.recantodasletras.com.br

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

 

Agenda

07 de novembro. Lançamento da Oficina de Poesia e Conto Lucila Nogueira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

07 de novembro. O Projeto Cultural 'Dizer Poesia-Universo da Leitura' aterrissa no Belmonte Jardim Botânico, na Rua Jardim Botânico, 617, Segundo-piso, (quase em frente a ABBR), a partir das 20h30m.

08 de Novembro. Lançamento de 'Deixe de ser besta', de Djanira Silva.

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

William Ferrer Coelho

Presidente Emérito

Waldemar Lopes

1º Vice-Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Geraldo Ferraz

Núcleo de Pesquisa e História

Telma Brilhante

Núcleo de Histórias Infantis

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação quinzenal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para
receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial