Voz da UBE

 

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 12 de novembro de 2006

A Cultura e a Arte em Pernambuco

José Nivaldo terá obra analisada na Livraria Cultura

No próximo dia 28 de novembro, a obra do acadêmico José Nivaldo será apreciada no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega, em evento inserido no projeto 'A Cultura e a Arte em Pernambuco, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE. José Nivaldo, que é membro da Academia de Letras e Artes do Nordeste e Academia Pernambucana de Letras, é contista e romancista com diversos livros publicados, inclusive os romances 'O atestado da donzela, 'Noite Sem Nome', 'O Vôo dos Carcarás' e o livro de contos 'Jarro de Louça'.

Alberto Lins Caldas e Bezerra de Lemos analisam obra literária de Vital Corrêa de Araújo. Em 31 outubro, em evento realizado no âmbito do projeto 'A Cultura e a Arte em Pernambuco', os críticos literários Alberto Lins Caldas e Bezerra de Lemos analisaram a poesia de Vital Corrêa de Araújo. As análises feitas pelos professores Alberto Lins Caldas e Bezerra de Lemos podem ser lidos facilmente. Basta um clique no nome dos críticos.

Calendário - As próximas sessões do projeto "A cultura e a artes em Pernambuco' ocorrerão nos dias 28 de Novembro e 26 de Dezembro.

A ficção em Pernambuco

Obra de Paulo Camelo será homenageada em dezembro na livraria Saraiva

Em dezembro o projeto 'A ficção em Pernambuco', cujas sessões ocorrem mensalmente no espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, vai homenagear a obra do poeta Paulo Camelo. A sessão foi programada para o dia 15 de dezembro.

'O Amor do Galo da Madrugada pela Galinha D'Água' no teatro Waldemar de Oliveira

O musical infanto-juvenil 'O Amor do Galo da Madrugada pela Galinha D'Água', que tem texto e direção de Samuel Santos e, ainda, direção musical de Demétrio Rangel, continua em cartaz no Teatro Waldemar de Oliveira. A temporada prossegue até o final de novembro, com apresentações aos sábados e domingos, às 16 horas.

Sobrames divulga data da Confraternização Anual

A confraternização anual da Sobrames-PE será realizada em 02 de dezembro, no restaurante panorâmico do Recife MOnte Hotel, em Boa Viagem, em Recife. Na ocasião, o presidente Luiz de Gonzaga Barreto comandará a entrega dos Prêmios Valdemar de Oliveira, Arquiteto da Cultura Luiz Wilson e, ainda, o Prêmio Mérito Cultural Sobrames.

 

Faça como ela faz com os escritores pernambucanos e alagoanos,

diga NÃO à Livraria Siciliano

Domício Coutinho recebe doações para Biblioteca brasileira em Nova York

Na última semana, o escritor Domício Coutinho, presidente da UBE-NY, recebeu a doação de mais 500 livros para a biblioteca que, em 04 de dezembro, dentro do período comemorativo dos sete anos de sua fundação, a entidade vai inaugurar no Centro Cultural do Brasil, no número 240 East da Rua 52 entre a Segunda e Terceira Avenidas. O embaixador José Alfredo Graça Lima, cônsul-geral do Brasil em Nova York, já confirmou que estará presente no evento, que colocará ao alcance das pessoas interessadas um acervo de mais de dois mil títulos, além de garantir um bom local para exibições de arte, filmes, conferências, aulas de português, oficinas de arte e encontros. Mais informações podem ser obtidas através site www.ubeny.org.

 

Curtinhas

Marcelo Pereira lembra que a próxima edição do projeto 'Poetas da Terra' levando adiante pelo Sesc de Santo Amaro será no dia 23 de novembro com a exibição da peça 'Tatuagem', baseada em seu primeiro livro.

Ione Jaeger distribuindo o conto 'A alma que assombrou o pai de Lori'. Quem quiser receber cópia basta solicitar pelo e-mail ionejaeger@ionejaeger.pro.br.

Em artigo publicado no Jornal do Commércio, Roberto Cavalcanti de Albuquerque propõe que a Prefeitura do Recife transfira a chamada Refinaria Multicultural que está programado instalar no Sítio da Trindade - uma relíquia histórica nacional. No dia 30 de novembro, por iniciativa do vereador Luís Helvécio, a Câmara Municipal do Recife promoverá uma audiência pública para tratar o assunto.

Luiz Guimarães será homenageado no próximo dia 23 de novembro em sessão especial da Câmara de Vereadores do Recife..

ASES promoveu reunião geral para discutir visita à Feira do Livro de Porto Alegre, entrega de mini-poemas para o livro 'Quase Amor' e assuntos administrativos. A reunião foi no Aroma Café, na galeria Camilo Center..

O poeta João Luiz de Souza lembra a festa de primeiro aniversário do 'Corujão da Poesia - Universo da Leitura' marcada para a próxima 3ª feira, dia 14, na Livraria Letras & Expressões do Leblon, no Rio de Janeiro.

'Sementes que brotam', de Maria Laura de Araújo, será lançado em 22 de novembro, na UBE.

Solon de Medeiros Filho distribuindo o livro auto-biográfico 'Outras histórias'.

O lançamento internacional do livro 'O moinho', de Alexandre Santos, ocorrerá por ocasião da Feira Internacional do Livro em Havana, em fevereiro. O título da edição cubana é 'El molino'.

O livro 'Olivença no Labirinto da Saudade', que trás pinturas de Serrão de Faria e texto de Marília Abel e Carlos Consiglieri, foi lançado no Solar dos Serrões, em Azinhaga, Golegã, no sábado, 11 de novembro.

VI Congresso da UMEAL vem por aí. E vem junto com o II Congresso das Academia=s de Letras do Nordeste. É só espera um pouquinho.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU.

Petrúcia Camelo reconduzida a presidência do Núcleo Alagoas da Academia do Nordeste

Em eleição realizada no último dia 06 de novembro, a acadêmica Petrúcia Camelo foi reconduzida à presidência do Núcleo Alagoas da Academia de Letras e Artes do Nordeste. A nova diretoria, cujo mandato vai até dezembro de 2008, tem a seguinte composição: presidente: Petrúcia Camelo; Secretária geral: Solange Chalita; Primeira secretária:Yara Cecy Falcom; Segunda secretária: Marly Aprígio; Tesoureiro: Bernadino Nogueira; Bibliotecária: Helena Aroxellas; Arquivo: Edson Alcântara; Comissão de cultura: Teomirtes de Barros Malta; Lizette Lyra; Selma Brito; Maria Nita Silva; Belquias Gomes de Barros; Margarida de Mesquita; Comissão de contas: Arnaldo Camelo; José Medeiros; Emanoel Fonseca; Pierre Chalita; Pedro Onofre e Fernando Lopes.

Vem aí o I Encontro 'Agenda do Poeta'

De 20 a 25 de novembro, na Casa da Cultura, em Recife, vai acontecer o I Encontro 'Agenda do Poeta'. O encontro será aberto às 15h30 da 2ª feira, dia 20, no Teatro Plínio Wanderley, com a mesa redonda 'A poesia em função da linguagem regional e A Linguagem e a Arte', com a participação de Carlos Cavalcanti e Terezinha Acioli. Para os dias seguintes estão programadas mesas redondas sobre 'Imaginário Popular', 'Mitos e Lendas', 'Ascenso Ferreira e o Sal da Terra: Uma análise comparativa', 'A Importância da Identidade Cultura', 'Cantigas de Roda' e 'Poesia e música', com a participação de Leny de Amorim, Myriam Brindeiro, Olímpio Bonald Neto, Valter da Rosa Borges, Bezerra de Lemos e Josete Cavalcanti. O encontro ainda programou um Encontro literário do 'Grupo Celina de Holanda', sob a coordenação de Maria Pereira de Albuquerque, Recital 'Agenda do Poeta' e Exposição da artista plástica Lenora Uchoa. Maiores informações podem ser obtidas através dos fones 91563118 e 8884184 e, anda, através do e-mail assmoreto@hotmail.com.

Quarta às Quatro

Quarta às Quatro chega a 182ª edição

Na 4ª feira passada, dia 08 de novembro, o projeto 'Quarta às Quatro', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo escritor Geraldo Ferraz, coordenador do Núcleo de Pesquisa e História da UBE-PE, atingiu a 182ª edição, com a presença de 60 escritores. 

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Aconteceu

07 de Novembro. Lançamento do livro 'Um domingo na vida do doutor Dener Kemp', de Icleiber Calife.

08 de Novembro. Lançamento do livro  'Deixe de ser besta', de Djanira Silva.

Djanira Silva lança 'Deixe de ser besta'

Na 4ª feira passada, dia 08 de novembro, em concorrido evento nos jardins da União Brasileira de Escritores, a acadêmica Djanira Silva lançou o livro 'Deixe de ser besta', que vem fazendo grande sucesso.

Mensagem aos escritores

Atualize sua contribuição à UBE

"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira

Vale a pena ler

Além da sobra e do disfarce, de Virgílio Campos.

Curiosidades, de Carlos Bezerra Cavalcanti.

Uma Guerreira no Tempo, de Luciene Freitas.

Brincando de viver, de Luiz de Souza Leão.

Só às paredes confesso, de Vital Corrêa de Araújo.

POR PROBLEMAS TÉCNICOS ESTA EDIÇÃO CIRCULA SEM A EXIBIÇÃO DE IMAGENS

Bela festa marca passagem do 30º aniversário da Academia de Artes e Letras de Pernambuco

Na 5ª feira passada, dia 09 de novembro, em belíssimo evento realizado no portal do Memorial da Medicina, no Derby, a Academia de Artes e Letras de Pernambuco comemorou a passagem do 30º aniversário de fundação. Na ocasião, após proferir marcante discurso, a presidente Tereza Magalhães Melo comandou a entrega de troféus comemorativos a trinta entidades representativas da vida social e cultural do Estado, entre as quais a União Brasileira de Escritores, a Academia de Letras e Artes do Nordeste, a Academia Pernambucana de Letras, a Sobrames-PE e a Academia Recifense de Letras. 

Oliveira de Panelas na Academia de Letras do Nordeste

Na 5ª feira passada, dia 09 de novembro, em solenidade realizada na Fundação Casa de José Américo,  em João Pessoa, o poeta Oliveira Francisco de Melo, mais conhecido como Oliveira de Panelas, tomou posse na cadeira 29 do núcleo Paraíba da Academia de Letras e Artes do Nordeste. O novo acadêmico foi saudado pelo escritor Joaquim Osterne, presidente daquele núcleo da Academia do Nordeste.

João Scortecci e Maria Esther Mendes Perfetti explicam questões práticas do Direito Autoral e Lei Rouanet

No próximo sábado, dia 18 de novembro,em curso organizado pela Escola do Escritor, João Scortecci e Maria Esther Mendes Perfetti abordarão a lei do Direito Autoral e a Lei Federal de Incentivo à Cultura, incluindo finalidades, áreas e segmentos que podem se beneficiar e a renúncia fiscal. O curso será oferecido das 09h00 às 13h00 na Escola do Escritor, na Rua Deputado Lacerda Franco, 165, Bairro de Pinheiros, em São Paulo. Maiores informações pelo Telefax (11) 3813-8987.

'A Chegada da Prostituta no Céu' estréia em Bezerros

Na próxima 4ª feira, dia 15 de novembro, em espetáculo programado para as 16 horas, na praça da Igreja Matriz de Bezerros, estréia a peça 'A Chegada da Prostituta no Céu', baseada no cordel de J. Borges. A peça, adaptada e dirigida por Manoel Constantino, segue temporada de 22 de novembro a 20 de dezembro no teatro Apolo Hermilo, em Recife.

Agenda

22 de novembro. Lançamento de 'Sementes que brotam', de Maria Laura de Araújo, às 19 horas, nos jardins da UBE.

28 de Novembro. Apreciação da obra de José Nivaldo, na Livraria Cultura.

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Geraldo Ferraz

Núcleo de Pesquisa e História

Telma Brilhante

Núcleo de Histórias Infantis

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para
receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial