Voz da UBE

 

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 03 de dezembro de 2006

Festival Internacional de Línguas e Literaturas Neolatinas

Vital Corrêa de Araújo fala sobre obra de Jorge de Sena

Na 4ª feira passada, 29 de novembro, na programação do Festival Internacional de Línguas e Literaturas Neolatinas, foi realizada mesa sobre 'Língua e Literatura Portuguesas' no auditório do Centro de Artes e Comunicação da UFPE, sob a presidência de Fernando Jorge Esteves, cônsul de Portugal em Recife. Na ocasião, após brilhantes palestras da professora Mônica de Figueiredo, represente do Instituto Camões, que falou sobre "Ainda hoje, Eça de Queirós" e recebeu comentários de Dagoberto Carvalho (presidente da Sociedade Eça de Queirós), e de José Rodrigues de Paiva, presidente do Centro de Estudos Portugueses da UFPE, que falou sobre "A obra de Vergílio Ferreira", o poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE, falou sobre 'Jorge de Sena, um inventor de linguagens'. Ainda naquela tarde, na seqüência, em mesa dedicada ao países africanos de língua portuguesa, a professora Zuleide Duarte, do programa de pós-graduação em Letras da UFPE, proferiu a palestra "A África pela palavra da mulher". O I Festival Internacional de Línguas e Literaturas Neolatinas, idealizado pelo escritor Humberto França, ocorreu no período entre 27 de novembro e 1º de dezembro e contou com o apoio da Academia Brasileira de Letras, Prefeitura do Recife, Instituto Machado de Assis, UFPE, UFRPE, FAFIRE, Instituto Camões, Centro de Estudos Portugueses da UFPE, Instituto Dante Alighieri, Centro Cultural Ítalo Brasileiro Dante Alighieri, Centro Cultural Brasil-Espanha do Recife, Aliança Francesa do Recife, Gabinete Português de Leitura, embaixadas da Espanha, Portugal, Romênia, Itália, Argentina, França, Canadá e Bélgica.

Sobrames realiza confraternização anual

No sábado passado, dia 02 de dezembro, em concorrido encontro no Recife Monte Hotel, a Sobrames realizou sua confraternização anual. Na ocasião, o presidente Luiz de Gonzaga Barreto fez a entrega dos 'Prêmio Valdemar de Oliveira' para o médico-escritor Luiz Carlos Diniz, prêmio 'Arquiteto da Cultura Luiz Wilson' para o acadêmico Lucilo Varejão Filho e, ainda, o Prêmio Mérito Cultural Sobrames para a Livraria Saraiva.

Rostand Paraíso lança novo livro

Na 5ª feira passada, 30 de novembro, em concorrido evento no Salão de Convenções do Hospital Português, o acadêmico Rostand Paraíso lançou 'Livros, livreiros e livrarias'.

Lourdes e Rafaela Nicácio lançam Jornal Novo Horizonte

Na última 5ª feira, 30 de novembro, concorrido evento marcou o lançamento do jornal Novo Horizonte no Espaço Pasárgada. O primeiro número do jornal presta homenagem aos 120 anos do poeta Manuel Bandeira com a publicação de entrevista realizada em 1966 pela acadêmica e jornalista Maria do Carmo Barreto Campello de Melo com o poeta. O jornal pode ser adquirido na Livraria Cultura, Banca Globo da Avenida Guararapes e na União Brasileira de Escritores.

Carlos Cavalcanti na 'Vitrine do mês'

Até 20 de dezembro o poeta Carlos Cavalcanti estará ocupando a 'Vitrine do mês' na Biblioteca Pública de Afogados, na rua Jacira, em Afogados, no Recife. Sílvio Jansen é o curador da exposição.

Hugo Vaz lança 'Diário de um Sátiro'

Na última 6ª feira, 1º de dezembro, o escritor Hugo Vaz lançou o romance 'Diário de um sátiro' nos jardins da UBE.

 

Faça como ela faz com os escritores pernambucanos e alagoanos,

diga NÃO à Livraria Siciliano

Biblioteca brasileira em Nova York

Na próxima 2ª feira, dia 04 de dezembro, a UBE-NY vai inaugurar uma Biblioteca Brasileira no Centro Cultural do Brasil, que funciona em 240 East 52 St entre a 2ª e a 3ª Avenidas. A nova biblioteca já começa com um acervo de mais de dois mil títulos. O novo espaço cultural conta, ainda, com local para exposições, projeções, conferências, aulas, oficinas de arte e encontros. O embaixador José Alfredo Graça Lima, cônsul-geral do Brasil em Nova York, já confirmou ao escritor Domício Coutinho, presidente da UBE-NY, que estará presente no evento. Mais informações podem ser obtidas através site www.ubeny.org.

'

Curtinhas

Ivan e o inferno SOMOS NÓS é a reflexão final que nos deixa o poema 'IVAN no país SEM maravilha', que o buliçoso e brilhante agitador cultural Jomard Muniz de Britto vem distribuindo.

O sindicalista Flávio Chaves recebeu sugestão para ocupar o saguão da livraria SODILER no aeroporto internacional dos Guararapes, em Recife, e, acorrentado às estantes, entrar em greve de fome por tempo indeterminado até que a diretoria daquela má livraria resolva acolher livros de escritores pernambucanos sem censura prévia.

Este ano, a revista 'Oficina de Letras', publicada anualmente pela Sobrames-PE, contou com a participação de 39 escritores.

Ganha força a campanha que visa sensibilizar a ECT para reduzir os preços para remessa postal de livros.

A Société Académique des Arts, Sciences et Lettres conferiu seu maior prêmio à escritora cearense Joyce Cavalccante pelo conjunto de sua obra literária. Joyce Cavalccante, que é autora de oito livros e presidente da REBRA - Rede de Escritoras Brasileiras - vai receber o prêmio em 13 de maio de 2007.

VI Congresso da UMEAL vem por aí. E vem junto com o II Congresso das Academias de Letras do Nordeste e com o I Encontro Regional da Academia de Letras e Artes do Nordeste.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU.

A ficção em Pernambuco

Obra de Paulo Camelo recebe homenagem

O poeta Paulo Camelo, vice-presidente da Sobrames, será homenageado na programação do projeto 'A ficção em Pernambuco' no dia 15 de dezembro. Paulo Camelo é autor de vasta obra poética. As sessões do projeto 'A ficção em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Correa de Araújo, presidente da UBE, ocorrem mensalmente no espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

Quarta às Quatro

Quarta às Quatro presta homenagem a Lúcio Ferreira

Na 4ª feira passada, dia 29 de novembro, por ocasião da sua 184ª reunião, o projeto 'Quarta às Quatro', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo escritor Geraldo Ferraz, coordenador do Núcleo de Pesquisa e História da UBE-PE, prestou significativa homenagem ao acadêmico Lúcio Ferreira, vice-presidente da UBE e da Academia de Letras e Artes do Nordeste. Na ocasião, a obra de Lúcio Ferreira foi analisada pelo crítico literário Bezerra de Lemos e o violonista Isaac 7 Cordas fez a apresentação musical de alguns poemas do homenageado. 

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Vai até 17 de dezembro a mostra  do Instituto Cultural de Gravatá 

Vai até o dia 17 de dezembro o encontro de todas as artes que o Instituto Cultural Gravataense está promovendo na 'República das Artes', instalada no Espaço Cultural Tomé Monteiro, na Rua XV de Novembro. A mostra apresenta obras de vários artistas pernambucanos, incluindo o coordenador do Núcleo de Pesquisa e História da UBE, Geraldo Ferraz.

Aconteceu

28 de Novembro. Apreciação da obra de José Nivaldo, na Livraria Cultura.

A Cultura e a Arte em Pernambuco

José Nivaldo reverenciado na livraria Cultura

Na 3ª feira passada, dia 28 de novembro, em concorrido encontro, que reuniu a mais fina flor da literatura pernambucana, a obra do acadêmico José Nivaldo foi homenageada no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega. A obra de José Nivaldo, que é membro da Academia de Letras e Artes do Nordeste e da Academia Pernambucana de Letras, foi analisada pelos acadêmicos Waldênio Porto e Dirceu Rabelo, que falaram sobre o contista, o romancista e, sobretudo, sobre a pessoa humana do autor homenageado, que publicou diversos livros, inclusive os romances 'O atestado da donzela, 'Noite Sem Nome', 'O Vôo dos Carcarás' e o livro de contos 'Jarro de Louça'. O evento se insere no projeto 'A Cultura e a Arte em Pernambuco, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE.

Mensagem aos escritores

Atualize sua contribuição à UBE

"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira

Vale a pena ler

Livros, livreiros e livrarias, de Rostand Paraíso.

O Espelho do tempo, de Luciene Freitas.

Só às paredes confesso, de Vital Corrêa de Araújo.

POR PROBLEMAS TÉCNICOS ESTA EDIÇÃO CIRCULA SEM A EXIBIÇÃO DE IMAGENS

José Kameniecki recebe título de Sócio Correspondente da Academia do Nordeste

Na próxima 2ª feira, dia 02 de dezembro, o escritor José Kameniecki, diretor-geral da revista argentina Francachela, representada no Brasil pelo acadêmico Cyl Gallindo, vai receber o título de Sócio Correspondente da Academia de Letras e Artes do Nordeste em solenidade programada para as 20h00 no Clube Internacional do Recife. A honraria foi proposta pela acadêmica Lourdes Sarmento, que fará o discurso de boas vindas ao novo sócio correspondente da Academia do Nordeste.

Obra de Luisa Osdoba permanece em exposição no Gabinete Português de Leitura

Permanece em exposição no Gabinete Português de Leitura a mostra Integração Cultural Latino-Americano com exposição iconográfica de Luisa Osdoba. O Projeto de Integração Cultural Latino-Americano foi idealizado e realizado pelo acadêmico Cyl Gallindo, diretor para o Brasil da revista Francachela. A mostra ficará em exibição até 11 de dezembro.

Rivaldo Paiva lança 'Malvada Política'

Na próxima 4ª feira, dia 06 de dezembro, em evento programado para as 17h00, na Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), na rua Coelho Leite, em Santo Amaro, o escritor Rivaldo Paiva vai lançar o livro 'Malvada Política'.

Luciene Freitas lança 'O Espelho do Tempo'

Na última 6ª feira, dia 1º de dezembro,  em concorrido evento, a acadêmica Luciene Freitas lançou o romance 'O ESPELHO DO TEMPO' na Biblioteca Pública do Estado.

Meios culturais pernambucanos propõem boicote ao filme 'Turista'

Cresce a campanha pelo boicote ao filme norte-americano TURISTAS, que detrata o Brasil.

Agenda

06 de Dezembro. Lançamento do livro 'Cantos e contos do Natal', organizado por Elizabeth Siqueira e Laura Areia, no Gabinete Português de Leitura.

10 de Dezembro. Última apresentação de 'CHORO NO SALÃO NOBRE', do Grupo Choro Brasil, no Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel.

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Geraldo Ferraz

Núcleo de Pesquisa e História

Telma Brilhante

Núcleo de Histórias Infantis

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para
receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial

VI CONGRESSO DA UMEAL E II CONGRESSO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO NORDESTE

De 14 a 16 de fevereiro de 2007, serão realizados o VI Congresso da União de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos (UMEAL) e o II Congresso das Academia de Letras do Nordeste, no Recife Monte Hotel, em Boa Viagem. O evento coincidirá com a Semana Pré-Carnavalesca, que, em 2007, ganha sabor especial com o centésimo aniversário do frevo. Durante o evento haverá a distribuição do PRÊMIO HEBRON DE LITERATURA para contos inéditos. Veja o programa dos eventos e o regulamento do concurso abaixo.

PROGRAMAÇÃO

4ª - 14/02/2007

Chegada das delegações ao Recife Monte Hotel (Miramar) Rua dos Navegantes, 363, Boa Viagem.

Comissão de Recepção das delegações no Aeroporto Internacional dos Guararapes. Traslado para o hotel.

Inscrições, entrega de credenciais, material, crachás e os ANAIS DO CONGRESSO na Secretaria Executiva do Congresso, no hotel.

15:00 às 16:00 horas - Assembléia Geral Extraordinária da UMEAL

20:00 horas - Sessão Solene de Abertura do Congresso na ACADEMIA PERNAMBUCANA DE

LETRAS, com a presença de autoridades.

21:00 horas - Coquetel

 

5ª feira - 15/02/2007

19:30 horas - PROGRAMA SOCIAL - CARNAVAL NO BAIRRO DO RECIFE

Ônibus para transporte estacionado em frente ao hotel. Retorno às 23:30 horas.

 

6ª feira - 16/02/2007

19:30 horas - PROGRAMA SOCIAL

Jantar de encerramento – Entrega do PRÊMIO HEBRON DE LITERATURA

Na quinta-feira e na sexta-feira, 15 e 16/02/2007, durante o dia serão apresentados, no auditório do Recife Monte Hotel, os temas livres e as conferências.

 

SÁBADO - 17/02/2007

GALO DA MADRUGADA (por adesão – camarote na Rua da Concórdia)

Ônibus para transporte estacionado em frente ao hotel, às 08:30 horas)

 

REGULAMENTO DO PRÊMIO HEBRON DE LITERATURA

 

1º O PRÊMIO HEBRON DE LITERATURA se destinará a todos os escritores que participarem do Congresso VI CONGRESSO DA UMEAL e do II CONGRESSO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO NORDESTE. Só poderão concorrer os que se inscreverem e estiverem presentes ao conclave.

2º O gênero literário escolhido é o conto.

3º As obras apresentadas serão escolhidas pelo critério da qualidade literária, atributos de linguagem, dimensão estética, além do caráter inédito.

4º O candidato deverá encaminhar 03 (três) exemplares de uma única obra, até 05/01/2007 (data de recebimento, improrrogável)

5º A remessa dos exemplares (que não serão devolvidos), constituirá, por si só, a inscrição no Concurso, desde que obedecidas as Normas deste Regulamento.

6º Os exemplares deverão ser digitados em A 4, tamanho de letra 14, em uma só face, encadernados com garras plásticas ou equivalentes, contendo além do título da obra o pseudônimo utilizado.

7º Qualquer identificação pessoal ou nominal implicará na exclusão do candidato. Também serão desclassificados os concorrentes que não estiverem inscritos e não participarem pessoalmente do Congresso.

8º Os exemplares deverão ser remetidos em envelope maior, lacrado, constando apenas no remetente: a) pseudônimo utilizado; b) endereço completo do candidato.

9º O envelope maior deverá conter outro envelope menor lacrado, trazendo as seguintes informações: título da obra, pseudônimo utilizado, nome e endereço completo do autor,. inclusive telefone e e-mail.

10º A ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS, a Regional de Pernambuco da SOBRAMES, o CAPÍTULO BRASILEIRO DA UMEAL constituirão a Comissão Julgadora, com nomes de reconhecida qualificação profissional entre escritores e intelectuais brasileiros.

11º A decisão da Comissão Julgadora será irrecorrível, reservando-se à mesma o direito de não atribuir qualquer prêmio.

12º Os casos omissos serão decididos, em conjunto, pela Academia Pernambucana de Letras, a Comissão Julgadora, a Regional de Pernambuco da SOBRAMES e o Capítulo Brasileiro da UMEAL.

13º As obras deverão ter um mínimo de oitenta páginas.

14º O PRÊMIO HEBRON DE LITERATURA conferirá ao ganhador um troféu, um pergaminho e a editoração da obra escolhida, sob o patrocínio da INDÚSTRIA FARMACÊUTICA HEBRON.