Voz da UBE

 

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Boletim Informativo - 10 de dezembro de 2006

A ficção em Pernambuco

Obra de Paulo Camelo recebe homenagem na Livraria Saraiva

Na próxima 6ª feira, dia 15 de dezembro, e sessão programada para às 19 horas, a obra do poeta Paulo Camelo, vice-presidente da Sobrames, será homenageada na programação do projeto 'A ficção em Pernambuco' no espaço Manuel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, em Boa Viagem. A vasta obra poética de Paulo Camelo será apreciada pelos acadêmicos Carlos Cavalcanti, Lúcio Ferreira e Olímpio Bonald Neto.

Domício Coutinho inaugura Biblioteca brasileira em Nova York

Na última 2ª feira, dia 04 de dezembro, em solenidade presidida pelo escritor Domício Coutinho, no Centro Cultural do Brasil, a UBE-NY inaugurou uma Biblioteca Brasileira no Centro Cultural do Brasil. O novo espaço cultural conta com local para exposições, projeções, conferências, aulas, oficinas de arte e encontros. Mais informações podem ser obtidas através site www.ubeny.org.

Tereza Rozowykwiar lança 'Arraes'

Na próxima 3ª feira, dia 12 de dezembro, em evento programado para as 19 horas, na livraria Cultura, a jornalista Tereza Rozowykwiar vai lançar o livro 'Arraes'.

 

Faça como elas fazem com os escritores locais,

diga NÃO às Livrarias Siciliano e Sodiler

Carlos Cavalcanti na 'Vitrine do mês'

Até 20 de dezembro o poeta Carlos Cavalcanti estará ocupando a 'Vitrine do mês' na Biblioteca Pública de Afogados, na rua Jacira, em Afogados, no Recife. Sílvio Jansen é o curador da exposição.

'

Curtinhas

Vital Corrêa de Araújo e Bezerra de Lemos já confirmaram presença na comitiva que acompanhará Alexandre Santos a Cuba para o lançamento do livro 'El Molino' na Feira Internacional do Livro em Havana.

O acadêmico Marcus Prado está selecionando modelos masculinos e femininos para ensaios fotográficos inspirados nos livros 'Lisbela e o Prisioneiro', de Osman Lins, e 'A Emparedada da Rua Nova', de Carneiro Vilela. Os interessados devem remeter fotos para rubroveio@gmail.com.

De 10 A 12 de dezembro, o Circo Voador abrigará o Festival "Poesia Voa - DIREITOS HUMANOS", que tem curadoria de Bruno Cattoni e Tavinho Paes.

O sindicalista Flávio Chaves recebeu sugestão para ocupar o saguão da livraria SODILER no aeroporto internacional dos Guararapes, em Recife, e, acorrentado às estantes, entrar em greve de fome por tempo indeterminado até que a diretoria daquela má livraria resolva acolher livros de escritores pernambucanos sem censura prévia.

Ganha força a campanha que visa sensibilizar a ECT para reduzir os preços para remessa postal de livros.

Ione Jaeger distribuindo a bela crônica 'O melhor do Natal'. Contato pelo ionejaeger@ionejaeger.pro.br.

'Odorico Paraguaçu nos Tribunais' é o nome do magnífico texto distribuído por Deonísio da Silva pela Internet.

VI Congresso da UMEAL vem por aí. E vem junto com o II Congresso das Academias de Letras do Nordeste e com o I Encontro Regional da Academia de Letras e Artes do Nordeste.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU.

José Kameniecki recebe título da Academia de Letras do Nordeste

Na 2ª feira passada, dia 04 de dezembro, em concorrida reunião extraordinária, que contou com a presença de vários convidados ilustres, a Academia de Letras e Artes do Nordeste formalizou a admissão do escritor argentino José Kameniecki na categoria de Sócio Correspondente. A saudação a José Kameniecki, diretor-geral da revista Francachela - que, no Brasil, é representada pelo acadêmico Cyl Gallindo -, foi feita pela acadêmica Lourdes Sarmento, proponente da honraria. A entrega do belíssimo diploma, confeccionado pelo acadêmico Wilton de Souza, foi feita pelos acadêmicos Olímpio Bonald Neto, Vital Corrêa de Araújo, Lucilo Varejão Filho e Paulo Camelo. A colocação do Broche Acadêmico em José Kaminiecki foi feita pela pintora argentina Luisa Osdoba, esposa do novo sócio da Academia.

Quarta às Quatro

Quarta às Quatro alcança 185ª reunião

Na 4ª feira passada, dia 06 de dezembro, o projeto 'Quarta às Quatro' alcançou sua 185ª reunião com a impressionante média de 60 escritores. 

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Aconteceu

06 de Dezembro. Lançamento do livro 'Cantos e contos do Natal', organizado por Elizabeth Siqueira e Laura Areia, no Gabinete Português de Leitura.

 

Meios culturais pernambucanos propõem boicote ao filme 'Turista'

Cresce a campanha pelo boicote ao filme norte-americano TURISTAS, que detrata o Brasil.

 

Vale a pena ler

As vinhas da esperança, de Waldênio Porto.

Livros, livreiros e livrarias, de Rostand Paraíso.

O Espelho do tempo, de Luciene Freitas.

Só às paredes confesso, de Vital Corrêa de Araújo.

POR PROBLEMAS TÉCNICOS ESTA EDIÇÃO CIRCULA SEM A EXIBIÇÃO DE IMAGENS

Rivaldo Paiva lança 'Malvada Política'

Na 4ª feira passada, 06 de dezembro, o escritor Rivaldo Paiva lançou o livro 'Malvada Política na Companhia Editora de Pernambuco (CEPE).

Última semana da mostra  do Instituto Cultural de Gravatá 

Vai até o próximo domingo, dia 17 de dezembro, a mostra 'Encontro de todas as artes' que o Instituto Cultural Gravataense está promovendo na 'República das Artes', instalada no Espaço Cultural Tomé Monteiro, na Rua XV de Novembro. Geraldo Ferraz, coordenador do Núcleo de Pesquisa e História da UBE, é um dos destaques da mostra.

Agenda

12 de Dezembro. Confraternização anual da Academia Recifense de Letras, no restaurante Almoxarifado, no Clube Internacional do Recife.

Diretoria Executiva

Vital Correia de Araújo

Presidente

Raimundo Carero

2º Vice-Presidente

Lúcio Ferreira

Vice-presidente

Alexandre Santos

Administrador-Geral

Geraldo Ferraz

Núcleo de Pesquisa e História

Telma Brilhante

Núcleo de Histórias Infantis

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Atualize sua contribuição à UBE

"Escritor, associe-se ou retorne a sua velha Casa. A luta é nossa". Lúcio Ferreira

Este boletim informativo da UBE-PE tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do seu banco de dados.

Indique um amigo para
receber o informativo da UBE através de e-mail dirigido a coordenação editorial

VI CONGRESSO DA UMEAL E II CONGRESSO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO NORDESTE

De 14 a 16 de fevereiro de 2007, serão realizados o VI Congresso da União de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos (UMEAL) e o II Congresso das Academia de Letras do Nordeste, no Recife Monte Hotel, em Boa Viagem. O evento coincidirá com a Semana Pré-Carnavalesca, que, em 2007, ganha sabor especial com o centésimo aniversário do frevo. Durante o evento haverá a distribuição do PRÊMIO HEBRON DE LITERATURA para contos inéditos. Veja o programa dos eventos e o regulamento do concurso abaixo.

PROGRAMAÇÃO

4ª - 14/02/2007

Chegada das delegações ao Recife Monte Hotel (Miramar) Rua dos Navegantes, 363, Boa Viagem.

Comissão de Recepção das delegações no Aeroporto Internacional dos Guararapes. Traslado para o hotel.

Inscrições, entrega de credenciais, material, crachás e os ANAIS DO CONGRESSO na Secretaria Executiva do Congresso, no hotel.

15:00 às 16:00 horas - Assembléia Geral Extraordinária da UMEAL

20:00 horas - Sessão Solene de Abertura do Congresso na ACADEMIA PERNAMBUCANA DE

LETRAS, com a presença de autoridades.

21:00 horas - Coquetel

 

5ª feira - 15/02/2007

19:30 horas - PROGRAMA SOCIAL - CARNAVAL NO BAIRRO DO RECIFE

Ônibus para transporte estacionado em frente ao hotel. Retorno às 23:30 horas.

 

6ª feira - 16/02/2007

19:30 horas - PROGRAMA SOCIAL

Jantar de encerramento – Entrega do PRÊMIO HEBRON DE LITERATURA

Na quinta-feira e na sexta-feira, 15 e 16/02/2007, durante o dia serão apresentados, no auditório do Recife Monte Hotel, os temas livres e as conferências.

 

SÁBADO - 17/02/2007

GALO DA MADRUGADA (por adesão – camarote na Rua da Concórdia)

Ônibus para transporte estacionado em frente ao hotel, às 08:30 horas)

 

REGULAMENTO DO PRÊMIO HEBRON DE LITERATURA

 

1º O PRÊMIO HEBRON DE LITERATURA se destinará a todos os escritores que participarem do Congresso VI CONGRESSO DA UMEAL e do II CONGRESSO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO NORDESTE. Só poderão concorrer os que se inscreverem e estiverem presentes ao conclave.

2º O gênero literário escolhido é o conto.

3º As obras apresentadas serão escolhidas pelo critério da qualidade literária, atributos de linguagem, dimensão estética, além do caráter inédito.

4º O candidato deverá encaminhar 03 (três) exemplares de uma única obra, até 05/01/2007 (data de recebimento, improrrogável)

5º A remessa dos exemplares (que não serão devolvidos), constituirá, por si só, a inscrição no Concurso, desde que obedecidas as Normas deste Regulamento.

6º Os exemplares deverão ser digitados em A 4, tamanho de letra 14, em uma só face, encadernados com garras plásticas ou equivalentes, contendo além do título da obra o pseudônimo utilizado.

7º Qualquer identificação pessoal ou nominal implicará na exclusão do candidato. Também serão desclassificados os concorrentes que não estiverem inscritos e não participarem pessoalmente do Congresso.

8º Os exemplares deverão ser remetidos em envelope maior, lacrado, constando apenas no remetente: a) pseudônimo utilizado; b) endereço completo do candidato.

9º O envelope maior deverá conter outro envelope menor lacrado, trazendo as seguintes informações: título da obra, pseudônimo utilizado, nome e endereço completo do autor,. inclusive telefone e e-mail.

10º A ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS, a Regional de Pernambuco da SOBRAMES, o CAPÍTULO BRASILEIRO DA UMEAL constituirão a Comissão Julgadora, com nomes de reconhecida qualificação profissional entre escritores e intelectuais brasileiros.

11º A decisão da Comissão Julgadora será irrecorrível, reservando-se à mesma o direito de não atribuir qualquer prêmio.

12º Os casos omissos serão decididos, em conjunto, pela Academia Pernambucana de Letras, a Comissão Julgadora, a Regional de Pernambuco da SOBRAMES e o Capítulo Brasileiro da UMEAL.

13º As obras deverão ter um mínimo de oitenta páginas.

14º O PRÊMIO HEBRON DE LITERATURA conferirá ao ganhador um troféu, um pergaminho e a editoração da obra escolhida, sob o patrocínio da INDÚSTRIA FARMACÊUTICA HEBRON.