A voz do ESCRITOR

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia Pernambucana de Letras Academia de Letras e Artes do Nordeste
 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste

Recife será capital da literatura lusófona e regional em fevereiro

Rede das Academias de Letras do Nordeste promove encontros literários em Recife

De 14 a 16 de fevereiro, Recife será palco do VI Congresso da UMEAL, II Congresso das Academias de Letras dos Nordeste e do I Encontro Regional da Academia de Letras e Artes do Nordeste. Os eventos, que ocorrerão simultaneamente no salão de convenções do Recife Monte Hotel, serão realizados conjuntamente pela Academia Pernambucana de Letras, União de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos, Rede de Academias de Letras do Nordeste, SOBRAMES, UBE, Academia de Letras e Artes do Nordeste, Conselho Estadual de Cultura, Gabinete Português de Leitura e ong CIVITATIS, com o apoio do laboratório Hebron e Chesf.

Encontros reunião escritores de nove estados e de cinco continentes

Por ocasião do VI Congresso da UMEAL, II Congresso das Academias de Letras dos Nordeste e I Encontro Regional da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Recife reunirá escritores dos nove estados nordestinos e de todos os países de língua portuguesa. Já confirmaram presença no congresso da UMEAL escritores de Portugal, Angola e Moçambique. 

Inscrição de temas livres vai até a próxima 6ª feira

A inscrição de temas livres, cuja apresentação ocorrerá nos dias 15 e 16 de fevereiro em sessões que não poderão ultrapassar 15 minutos, vai até a próxima 6ª feira, dia 05 de janeiro de 2007. Os temas livres, que constarão dos anais dos encontros. deverão ser entregues em disquete, quatro páginas no formato A 4, digitados em letra no tamanho 14. Cada expositor poderá apresentar dois temas livres, que não poderão ser lidos na mesma sessão.

Olímpio Bonald Neto falará sobre os desafios de uma academia de âmbito regional

O acadêmico Olímpio Bonald Neto será um dos conferencistas do evento conjunto e falará sobre os desafios de uma academia de âmbito regional. Estão reservados 25 minutos para cada conferência.

Anais serão entregues no dia 14 de fevereiro

Os Anais dos eventos, reunindo os textos dos temas livres e das conferências, serão entregues aos congressistas, no dia 14 de fevereiro, por ocasião do credenciamento, juntamente com a  pasta de inscrição na Secretaria  Executiva do Congresso. A não observância da data de entrega do disquete e das demais especificações impossibilitará a publicação do tema livre.

Congressistas na folia

A realização dos eventos literários coincidirá com a semana pré-carnavalesca e este ano  o frevo comemora 100 anos. A programação dos eventos contempla expressiva programação social, garantindo a participação dos congressistas nos festejos carnavalescos. Os ônibus levarão os escritores-foliões do hotel até os pontos de folia.

Concurso literário premiará melhor livro de contos

O prêmio Hebron de Literatura, promovido pela Indústria Farmacêutica Hebron. será concedido ao melhor livro de contos. A inscrição para o concurso deve ser feita na sede da Academia Pernambucana de Letras, na Av. Rui Barbosa, 1596, Graças, em Recife. O prazo para inscrição das  obras expira no dia  05  de janeiro de 2007. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone nº (081)  3 268 2211.

O escritor nordestino agora tem voz

Vital Corrêa de Araújo (*)

A Voz da UBE circula na Internet desde setembro de 2005, alcançando cerca de 20 mil endereços eletrônicos no país e no exterior, especialmente em Pernambuco e no Nordeste.

Desempenha um papel crucial na divulgação da literatura, apoiando autores e entidades primais, como a Academia Pernambucana de Letras (APL), a Academia de Letras e Artes do Nordeste (ALANE) e outras, como o objetivo de contribuir para a ação conjunta das organizações literárias e de fortalecer o esforço que visa o desenvolvimento cultural do Nordeste.

Essa pregação pela unidade, pela integração e pelo esforço conjunto das academias de letras, das UBE’s e demais entidades no âmbito do Nordeste é sistemática e valentemente desenvolvida pelo líder cultural e atual presidente da APL, escritor Waldênio Porto. Igual papel exerce o presidente da ALANE, escritor Alexandre Santos.

Neste fim de ano, o nosso informativo atingiu o ápice e impõe-se um salto qualitativo em prol da integração literária do Nordeste.

O crescimento, a evolução, o destino de A VOZ DA UBE, em movimento centrífugo e em espiral, que exige consistência e conseqüência, implica em metamorfose que eleve a voz íntegra e forte do informativo, no sentido de integrar, ainda mais, a literatura da região.

A partir de agora, A Voz da UBE metamorfoseia-se – estende e amplifica, ainda mais, sua ação –, convertendo-se em VOZ DO ESCRITOR. Essa mudança evidencia unidade das entidades nordestinas. Traduz compromisso com um futuro uno, firme e glorioso para as letras nordestinas. Essa é a contribuição da UBE, exemplo de doação e visão fraterna com o Nordeste.

Cumpre registrar que o formato, o conteúdo, a criação e manutenção d’A VOZ DA UBE é função de uma só pessoa, que, materializando esse estupendo veículo de divulgação da literatura, se revelou criativo e esforçado colunista literário: o editor Alexandre Santos. Esse mérito é reconhecido e Alexandre segue sua sina, agora à frente do novo veículo..

A VOZ DO ESCRITOR será um instrumento vital para a integração das entidades literárias do Nordeste brasileiro e marcará o território do progresso e da disseminação da cultura regional, no rumo de novo estágio de desenvolvimento e reconhecimento.

A UBE de Pernambuco detém o privilégio de ter sido a causa da criação desse importante veículo de divulgação da literatura nordestina.

VOZ DO ESCRITOR, VOZ DE INTEGRAÇÃO, instrumento da UBE, da Academia Pernambucana de Letras e da Academia de Letras e Artes do Nordeste para fortalecer as entidades irmãs, que lutam pela valorização das artes e dos artistas da região, em especial daqueles que fazem a boa literatura.

Vital Corrêa de Araújo é presidente da UBE-PE

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Vale à pena visitar o canto do escritor Jaime Barboza no Recanto das Letras. Basta clicar em  autor.jotabe no site  www.recantodasletras.com.br

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

 

Academia de Letras e Artes do Nordeste inaugura galeria dos ex-presidentes

No próximo dia 15 de fevereiro de 2007, por ocasião do I Encontro Regional da Academia de Letras e Artes do Nordeste, será inaugurada a galeria dos ex-presidentes da ALANE, com fotografias dos acadêmicos Nicolino Limongi, Aluísio Furtado de Mendonça, Margarida Matheus, Benedito Cohen, Mozart Borges Bezerra, William Ferrer, Alvacir Raposo, Ana Maria César e Bernadete Serpa.

Aconteceu

12 de dezembro. Instalação do Fórum de Literatura do Conselho de Política Cultural do Recife, no Gabinete Português de Leitura.

Faça como ela faz com os escritores pernambucanos e alagoanos,

diga NÃO à Livraria Siciliano

Vale a pena ler

As vinhas da esperança, de Waldênio Porto.

Livros, livreiros e livrarias, de Rostand Paraíso.

O Espelho do tempo, de Luciene Freitas.

Só às paredes confesso, de Vital Corrêa de Araújo.

Agenda

08 a 16 de fevereiro. Lançamento do livro 'El molino', de Alexandre Santos, na Feira Internacional do Livro em Havana.

14 a 17 de fevereiro de 2007 - VI Congresso da UMEAL, II Congresso das Academias do Nordeste e I Encontro Regional da Academia Letras e Artes do Nordeste.

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

 

VI CONGRESSO DA UMEAL, II CONGRESSO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO NORDESTE e I ENCONTRO REGIONAL DA ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DO NORDESTE

 

PROGRAMAÇÃO

4ª - 14/02/2007

Chegada das delegações ao Recife Monte Hotel (Miramar) Rua dos Navegantes, 363, Boa Viagem.

Comissão de Recepção das delegações no Aeroporto Internacional dos Guararapes. Traslado para o hotel.

Inscrições, entrega de credenciais, material, crachás e anais na Secretaria Executiva dos eventos no hotel.

15:00 às 16:00 horas - Assembléia Geral Extraordinária da UMEAL

20:00 horas - Sessão Solene de Abertura dos eventos na Academia Pernambucana de Letras, com a presença de autoridades.

21:00 horas - Coquetel

 

5ª feira - 15/02/2007

19:30 horas - Programas Social - Carnaval no bairro do Recife

Ônibus para transporte estacionado em frente ao hotel. Retorno às 23:30 horas.

 

6ª feira - 16/02/2007

19:30 horas - Programa Social

Jantar de encerramento – Entrega do Prêmio Hebron de Literatura

Na 5ª feira e na 6ª feira, 15 e 16/02/2007, durante o dia serão apresentados, no auditório do Recife Monte Hotel, os temas livres e as conferências.

 

SÁBADO - 17/02/2007

Galo da Madrugada (por adesão – camarote na Rua da Concórdia)

Ônibus para transporte estacionado em frente ao hotel, às 08:30 horas)

 

REGULAMENTO DO PRÊMIO HEBRON DE LITERATURA

1º O PRÊMIO HEBRON DE LITERATURA se destinará a todos os escritores que participarem do VI Congresso da UMEAL, do II Congresso das Academias de Letras do Nordeste e I Encontro Regional da Academias de Letras e Artes do Nordeste. Só poderão concorrer os que se inscreverem e estiverem presentes ao conclave.

2º O gênero literário escolhido é o conto.

3º As obras apresentadas serão escolhidas pelo critério da qualidade literária, atributos de linguagem, dimensão estética, além do caráter inédito.

4º O candidato deverá encaminhar 03 (três) exemplares de uma única obra, até 05/01/2007 (data de recebimento, improrrogável)

5º A remessa dos exemplares (que não serão devolvidos), constituirá, por si só, a inscrição no Concurso, desde que obedecidas as Normas deste Regulamento.

6º Os exemplares deverão ser digitados em A 4, tamanho de letra 14, em uma só face, encadernados com garras plásticas ou equivalentes, contendo além do título da obra o pseudônimo utilizado.

7º Qualquer identificação pessoal ou nominal implicará na exclusão do candidato. Também serão desclassificados os concorrentes que não estiverem inscritos e não participarem pessoalmente do Congresso.

8º Os exemplares deverão ser remetidos em envelope maior, lacrado, constando apenas no remetente: a) pseudônimo utilizado; b) endereço completo do candidato.

9º O envelope maior deverá conter outro envelope menor lacrado, trazendo as seguintes informações: título da obra, pseudônimo utilizado, nome e endereço completo do autor,. inclusive telefone e e-mail.

10º A Academia Pernambucana de Letras, a Academia de Letras e Artes do Nordeste, a Regional de Pernambuco da SOBRAMES e o Capítulo Brasileiro da UMEAL constituirão a Comissão Julgadora, com nomes de reconhecida qualificação profissional entre escritores e intelectuais brasileiros.

11º A decisão da Comissão Julgadora será irrecorrível, reservando-se à mesma o direito de não atribuir qualquer prêmio.

12º Os casos omissos serão decididos, em conjunto, pela Academia Pernambucana de Letras, a Academia de Letras e Artes do Nordeste, a Comissão Julgadora, a Regional de Pernambuco da SOBRAMES e o Capítulo Brasileiro da UMEAL.

13º As obras deverão ter um mínimo de oitenta páginas.

14º O Prêmio Hebron de Literatura conferirá ao ganhador um troféu, um pergaminho e a editoração da obra escolhida, sob o patrocínio da Indústria Farmacêutica Hebron.

 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU