A voz do ESCRITOR

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia Pernambucana de Letras Academia de Letras e Artes do Nordeste
 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 21 de janeiro de 2006

Votação recorde

Escritores pernambucanos consagram chapa liderada por Vital Corrêa de Araújo

Na 4ª feira passada, dia 17 de janeiro, em mobilização recorde, 140 escritores pernambucanos compareceram a sede da UBE-PE para consagrar a chapa liderada pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, que continuará a frente da entidade pelo biênio 2007-2008. A CHAPA 50 ANOS DA UBE (numa alusão ao cinqüentenário da entidade) conta com a participação de escritores das mais variadas tendências.

Diretoria Executiva

Presidente Vital Corrêa de Araújo

Vice-Presidente Alexandre Santos

1° Vice Presidente Marcus Accioly

2° Vice Presidente Raimundo Carrero

Secretário-Geral Carlos Cavalcanti

1° Secretário Jair Martins

2° Secretário Dirceu Rabelo

Tesoureiro Geral Lúcio Ferreira

1° Tesoureiro Elizabeth Antão

2° Tesoureiro Zenóbia Magalhães

Administrador Geral Olímpio Bonald Neto

1° Administrador Adiuza Belo

2° Administrador Rachel Carrilho

Projetos Especiais: Paulo Dantas Saldanha

Assessoria Cultural Lourdes Sarmento

Consultoria para Traduções Cyl Galindo

 CLIQUE AQUI E VEJA A CHAPA COMPLETA

Jornada Literária

Chesf e Hebron apostam no sucesso da Jornada Literária do Recife

A Chesf e o laboratório Hebron estão apostando no sucesso da Jornada Literária que, entre 14 e 16 de fevereiro, reunirá cerca de 500 escritores no Recife no VI Congresso da UMEAL, II Congresso das Academias de Letras do Nordeste e I Encontro Regional da Academia de Letras do Nordeste. Os eventos literários, que são uma realização conjunta da Academia Pernambucana de Letras, União de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos (UMEAL), Rede de Academias de Letras do Nordeste, SOBRAMES, UBE-PE, Academia de Letras e Artes do Nordeste, Conselho Estadual de Cultura, Gabinete Português de Leitura, contam com o apoio do laboratório Hebron e da Chesf.

Núcleos da Academia de Letras e Artes do Nordeste se reúnem em Recife

Entre os dias 14 e 16 de fevereiro, encorpando a densa programação da Jornada Literária do Recife (que também inclui o VI Congresso da UMEAL e o II Congresso das Academias de Letras do Nordeste), os núcleos da ALANE estarão reunidos no I Encontro Regional da Academia de Letras e Artes do Nordeste. Além da programação conjunta com os outros encontros, os acadêmicos da ALANE cumprirão agenda específica, inclusive a inauguração da galeria dos ex-presidentes da ALANE, com fotografias dos acadêmicos Nicolino Limongi, Aluísio Furtado de Mendonça, Margarida Matheus, Benedito Cohen, Mozart Borges Bezerra, William Ferrer, Alvacir Raposo, Ana Maria César e Bernadete Serpa. 

VI UMEAL elegerá nova direção

Em 14 de fevereiro, por ocasião do VI Congresso, a União de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos (UMEAL) elegerá a nova direção que estará a frente da entidade até a realização do VII Congresso, previsto para ocorrer em Lisboa em 2009.

Inscrições continuam

As inscrições para a participação na Jornada Literária que envolve o VI Congresso da UMEAL, II Congresso das Academias de Letras dos Nordeste e I Encontro Regional da Academia de Letras e Artes do Nordeste prosseguem na sede da Sobrames, no Memorial da Medicina, no Derby. As inscrições custam R$ 100.

Encerradas inscrições para o Prêmio Hebron

O prazo de inscrição para o Prêmio Hebron de Literatura', que premiará um livro de contos ao final da Jornada Literária, encerrou dia 19.

Mantido prazo para entrega dos Anais

Os anais da Jornada Literária, reunindo a coletânea dos textos dos temas livres e conferências apresentadas no âmbito do VI Congresso da UMEAL, II Congresso das Academias de Letras do Nordeste e I Encontro Regional da Academia de Letras e Artes do Nordeste, serão entregues no dia 14 de fevereiro, por ocasião do credenciamento, juntamente com a  pasta de inscrição na Secretaria  Executiva do Congresso.

Curtinhas

Matéria sobre merecido Prêmio Conrado Wessel concedido a Fábio Lucas, o 'patriota das letras' repercute por todo o país.

O acadêmico Jarbas Maranhão nos brinda com o belo discurso que seu filho, o recifense Ricardo Maranhão, proferiu ao receber o título de cidadão da cidade do Rio de Janeiro.

Zeferino Ferreira da Costa

Ainda repercute o belo discurso que Zeferino Ferreira da Costa proferiu na Assembléia Legislativa de Pernambuco quando recebeu a cidadania pernambucana. (CLIQUE AQUI E LEIA O DISCURSO NA ÍNTEGRA).

O Movimento 'Universo da Leitura' está propondo a inclusão de livros nas salas de espera de todo o país. O slogan da campanha é "Coloque livros em sua sala de espera ou na de visitas". A idéia é ótima.

Clevane Pessoa dá uma força ao 4º Concurso Literário Guemanisse De Contos e Poesias. O regulamento pode ser visto em www.guemanisse.com.br. Maiores informações pelo e-mail editora@guemanisse.com.br.

Everi Rudinei Carrara alegre com as 19 mil visitas já recebidas pela Agenda Telescópio. Vale a pena conferir http://telescopio.vze.com.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU.

Mundo literário pernambucano prestigia posse de Luciana Azevedo na Fundarpe

Na 3ª feira passada, 16 de janeiro, representando os escritores pernambucanos, os presidentes Waldênio Porto, da Academia Pernambucana de Letras, Vital Corrêa de Araújo, da UBE, e Alexandre Santos, da Academia de Letras e Artes de Pernambuco, estiveram presentes na solenidade de posse da arquiteta Luciana Azevedo na presidência da  Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Iniciado período comemorativo dos 40 anos de vida poética de Marcus Accioly

Neste domingo, dia 21 janeiro, em marcante solenidade na Praça Luiz Jardim, em Garanhuns, foi dado início ao período comemorativo dos 40 anos de vida poética do acadêmico Marcus Accioly. Na ocasião, Marcus Accioly, que completava aniversário foi homenageado pelos presidentes da UBE, Vital Corrêa de Araújo, da Academia Pernambucana de Letras, Waldênio Porto, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Alexandre Santos, da Academia Recifense de Letras, Lucilo Varejão Neto, da Academia de Letras de Garanhuns, João Marques, e por grandes personalidades da vida literária do Estado de Pernambuco, entre os quais os escritores Olímpio Bonald Neto, Ana Maria César, Cyl Callindo, Raymundo Carrero, Milton Lins, José Nivaldo, Luzilá Gonçalves, Renaldo Moura, Manoel Neto, Geraldo Ferraz e Carlos Cavalcanti. A obra de Marcus Accioly será homenageada pela UBE com uma sessão especial do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' no mês de março. 

APL festeja 106º aniversário e distribui Prêmios Literários

Na próxima 6ª feira, dia 26 de janeiro, por ocasião das comemorações dos 106 anos de fundação, a Academia Pernambucana de Letras fará a entrega dos prêmios literários do concurso nacional 2006. Este ano, os prêmios da APL, que são considerados os mais importantes do Estado de Pernambuco, serão distribuídos aos escritores Alexandre Santos, autor do romance 'O moinho', que venceu o Prêmio Vânia Souto Carvalho; ao poeta Vital Corrêa de Araújo, autor do livro 'Só as paredes confesso', vencedor do Prêmio Edmir Rodrigues; historiador Enemerson Muniz de Araújo, autor do livro 'Freguesia de Nossa Senhora do Ó de Goiana: Do Livro de Tombo Ao Diploma de Agregação à Associação do Apostolado da Oração', vencedor do Prêmio Leonor Carolina Corrêa de Oliveira; ao escritor Eduardo Cortês, autor do livro 'Da Great Western ao Metro do Recife', vencedor do Prêmio Amaro Quintas; a escritora Frederica Krichk, autora do livro 'No Sagrado Território das Lembranças', vencedora do Prêmio Dulce Chacon, para escritora nordestina; ao escritor Flávio Alencar, autor do livro 'Se Quiser, Eu Conto', vencedor do Prêmio Roval de Contos; e à escritora Beatriz Brenner, autora do livro 'Vôo da felicidade, vendedora do Prêmio Elita Ferreira, literatura infantil.

Gregory Rabassa na UBE-NY

No próximo dia 31 de janeiro, em evento programado para as 19 horas, na biblioteca recem inaugurada em 240 East 52nd Street, entre a 2ª e 3ª Avenidas, em Nova York, a UBE-NY vai promover conferência do professor Gregory Rabassa sobre 'o fenômeno Brás Cubas'. O presidente da UBE-NY, escritor Domício Coutinho, pede que as presenças sejam confirmadas pelo telefone (212) 371-1556 ou pelo e-mail jcout45622@aol.com.

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS. ESPALHE ESTA IDÉIA.

Palestra sobre Camões marca lançamento dos Anais do I Flig

No sábado passado, dia 20 de janeiro, em evento extremamente prestigiado pelo mundo cultural pernambucano, incluindo a participação dos presidentes da UBE, Vital Corrêa de Araújo, da Academia Pernambucana de Letras, Waldênio Porto, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Alexandre Santos, da Academia Recifense de Letras, Lucilo Varejão Neto, a Prefeitura de Garanhuns promoveu palestra do acadêmico Marcus Accioly sobre a obra de Camões para marcar o lançamento dos anais do I Festival de Literatura de Garanhuns, organizado pelo jornalista Manoel Neto Teixeira. O I Flig, ocorrido entre 14 e 16 de julho do ano passado, reuniu mais de 500 escritores.  

Comissão discute o II Flig

Neste domingo, dia 21 de janeiro, em reunião a céu aberto na Praça Luiz Jardim, com a presença dos secretários da prefeitura de Garanhuns Jesus Campelo e João Marques, a realização do II Festival Literário de Garanhuns foi discutida. No encontro que, além do coordenador do I Flig, Manoel Neto Teixeira, contou com a participação dos presidentes da UBE, Vital Corrêa de Araújo, da Academia Pernambucana de Letras, Waldênio Porto, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Alexandre Santos, da Academia Recifense de Letras, Lucilo Varejão Neto, o acadêmico Olímpio Bonald Neto apresentou detalhado estudo sobre o evento.

Quarta às Quatro

Quarta às Quatro aponta presença recorde

Na 4ª feira passada, dia 17 de janeiro, em função da eleição que consagrou a chapa liderada pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, idealizador do projeto, a sessão do 'Quarta às Quatro' apontou a presença recorde de 82 escritores. Ao final do encontro, os escritores reunidos assistiram a apuração da eleição e comemoraram a recondução de Vital Corrêa de Araújo para mais um biênio a frente da UBE.  

Quarta às Quatro - SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Aconteceu

17 de janeiro. Chapa 50 ANOS DA UBE é eleita para o biênio 2007 - 2008.

21 de janeiro. Iniciado período comemorativo dos 40 anos de vida poética de Marcus Accioly. 

Faça como elas fazem com os escritores nordestinos,

diga NÃO às livrarias Siciliano e Sodiler

Vale a pena ler

(Prêmio de Literatura 2006 da APL)

O moinho, de Alexandre Santos.

Só às paredes confesso, de Vital Corrêa de Araújo.

Freguesia de Nossa Senhora do Ó de Goiana, de Enemerson Muniz de Araújo.

Da Great Western ao Metrô do Recife, de Eduardo Cortês.

No Sagrado Território das Lembranças, de Frederica Krichk.

Se Quiser, Eu Conto, de Flávio Alencar.

Vôo da Felicidade, de Beatriz Brenner.

Escritores do Recife elegem representantes do Fórum de Literatura

No próximo domingo, dia 28 de janeiro, os escritores que integram o Fórum de Literatura vão eleger a representação do seguimento junto ao Conselho de Política Cultural do Recife. Na 4ª feira, 24 de janeiro, em reunião convocada para as 18h00, na sede da UBE, os escritores discutirão com os representantes Alexandre Santos e Bezerra de Lemos as medidas que deverão ser levadas prioritariamente ao conselho de cultura municipal.

Divulgado calendário das sessões do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'

As próximas sessões do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' levado adiante pela UBE com o apoio da Livraria Cultura obedecerá ao seguinte calendário: MARÇO - 26; ABRIL - 30; MAIO - 28, JUNHO - 25; JULHO - 30; AGOSTO - 27; e SETEMBRO - 24.

Homenagem carnavalesca a Bernadete Serpa

A acadêmica Bernadete Lopes Serpa, ex-presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, será homenageada pelo Bloco do Comércio, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Paulista. A festança vai ser no dia 15 de fevereiro, em plena 5ª feira da semana pré-carnavalesca, pelas ruas do centro de Paulista, na região metropolitana do Recife. A concentração do bloco será na Praça João XXIII, a partir das 19h30.

'Grito da Véia' vai movimentar Rua Velha

Na tarde do sábado, dia 10 de fevereiro, o bloco de carnaval 'O Grito da Véia' vai se concentrar em frente a ong Civitate, na Rua Velha, e percorrer as ruas da Boa Vista, até o Mercado da Boa Vista. Este ano, a festança, que já ocorre há três anos, vai contar com a alegria da super-orquestra de frevo 'Raminho do Trombone'. O hino do bloco, idealizado e liderado por Jacques Ribemboin, foi composto por Miriam Brindeiro. Gisele Carvalho assina o Estandarte e as camisetas.

Agenda

24 de janeiro. Reunião do Fórum de Literatura do Recife, na UBE, às 18 horas.

26 de janeiro. 106º aniversário da Academia Pernambucana de Letras.

27 de janeiro. 28º aniversário de fundação da Academia de Letras e Artes do Nordeste.

28 de janeiro. Eleição dos representantes do Fórum de Literatura no Conselho de Políticas Culturais do Recife.

08 a 18 de fevereiro. Feira Internacional do Livro em Havana, durante a qual o Editorial Arte y Literatura lançará o romance 'El molino', de Alexandre Santos.

14 a 16 de fevereiro. VI Congresso da UMEAL, II Congresso das Academias do Nordeste e I Encontro Regional da Academia Letras e Artes do Nordeste.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Vale à pena visitar o canto do escritor Jaime Barboza no Recanto das Letras. Basta clicar em  autor.jotabe no site  www.recantodasletras.com.br

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

 

VI CONGRESSO DA UMEAL, II CONGRESSO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO NORDESTE e I ENCONTRO REGIONAL DA ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DO NORDESTE

 

PROGRAMAÇÃO

4ª - 14/02/2007

Chegada das delegações ao Recife Monte Hotel (Miramar) Rua dos Navegantes, 363, Boa Viagem.

Comissão de Recepção das delegações no Aeroporto Internacional dos Guararapes. Traslado para o hotel.

Inscrições, entrega de credenciais, material, crachás e anais na Secretaria Executiva dos eventos no hotel.

15:00 às 16:00 horas - Assembléia Geral Extraordinária da UMEAL

20:00 horas - Sessão Solene de Abertura dos eventos na Academia Pernambucana de Letras, com a presença de autoridades.

21:00 horas - Coquetel

 

5ª feira - 15/02/2007

19:30 horas - Programas Social - Carnaval no bairro do Recife

Ônibus para transporte estacionado em frente ao hotel. Retorno às 23:30 horas.

 

6ª feira - 16/02/2007

19:30 horas - Programa Social

Jantar de encerramento – Entrega do Prêmio Hebron de Literatura

Na 5ª feira e na 6ª feira, 15 e 16/02/2007, durante o dia serão apresentados, no auditório do Recife Monte Hotel, os temas livres e as conferências.

 

SÁBADO - 17/02/2007

Galo da Madrugada (por adesão – camarote na Rua da Concórdia)

Ônibus para transporte estacionado em frente ao hotel, às 08:30 horas)

 

REGULAMENTO DO PRÊMIO HEBRON DE LITERATURA

1º O PRÊMIO HEBRON DE LITERATURA se destinará a todos os escritores que participarem do VI Congresso da UMEAL, do II Congresso das Academias de Letras do Nordeste e I Encontro Regional da Academias de Letras e Artes do Nordeste. Só poderão concorrer os que se inscreverem e estiverem presentes ao conclave.

2º O gênero literário escolhido é o conto.

3º As obras apresentadas serão escolhidas pelo critério da qualidade literária, atributos de linguagem, dimensão estética, além do caráter inédito.

4º O candidato deverá encaminhar 03 (três) exemplares de uma única obra, até 05/01/2007 (data de recebimento, improrrogável)

5º A remessa dos exemplares (que não serão devolvidos), constituirá, por si só, a inscrição no Concurso, desde que obedecidas as Normas deste Regulamento.

6º Os exemplares deverão ser digitados em A 4, tamanho de letra 14, em uma só face, encadernados com garras plásticas ou equivalentes, contendo além do título da obra o pseudônimo utilizado.

7º Qualquer identificação pessoal ou nominal implicará na exclusão do candidato. Também serão desclassificados os concorrentes que não estiverem inscritos e não participarem pessoalmente do Congresso.

8º Os exemplares deverão ser remetidos em envelope maior, lacrado, constando apenas no remetente: a) pseudônimo utilizado; b) endereço completo do candidato.

9º O envelope maior deverá conter outro envelope menor lacrado, trazendo as seguintes informações: título da obra, pseudônimo utilizado, nome e endereço completo do autor,. inclusive telefone e e-mail.

10º A Academia Pernambucana de Letras, a Academia de Letras e Artes do Nordeste, a Regional de Pernambuco da SOBRAMES e o Capítulo Brasileiro da UMEAL constituirão a Comissão Julgadora, com nomes de reconhecida qualificação profissional entre escritores e intelectuais brasileiros.

11º A decisão da Comissão Julgadora será irrecorrível, reservando-se à mesma o direito de não atribuir qualquer prêmio.

12º Os casos omissos serão decididos, em conjunto, pela Academia Pernambucana de Letras, a Academia de Letras e Artes do Nordeste, a Comissão Julgadora, a Regional de Pernambuco da SOBRAMES e o Capítulo Brasileiro da UMEAL.

13º As obras deverão ter um mínimo de oitenta páginas.

14º O Prêmio Hebron de Literatura conferirá ao ganhador um troféu, um pergaminho e a editoração da obra escolhida, sob o patrocínio da Indústria Farmacêutica Hebron.

 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU