A voz do ESCRITOR

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 1º de Abril de 2007

A EMOÇÃO DA PALAVRA

Waldênio Porto prepara lançamento de novo livro

Em 19 de abril, o escritor Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras e principal líder do Movimento de Valorização do Livro e do Autor Nordestinos, lançará livro 'A emoção da palavra'. A festança, que será em 19 de abril nos jardins da APL, na Avenida Rui Barbosa, 1596, na Graças, contará com a presença de representantes das principais entidades literárias da região.

Abdias Moura lança '12 autores em tempos diversos'

Na 5ª feira passada, 29 de março, em concorrido evento nos jardins da Academia Pernambucana de Letras, o acadêmico Abdias Moura lançou o livro '12 autores em tempos diversos', publicado pela editora Tempo Brasileiro.

Obra de Alexandre Santos na 'Vitrine do Mês'

Desde a 5ª feira passada, 29 de março, a obra do acadêmico Alexandre Santos está em exposição na Biblioteca Pública de Afogados inserida pelo projeto 'Vitrine do mês', que tem curadoria de Silvio Hansen e coordenação de Rogério Generoso. Na instalação da vitrine, após recital com a participação dos poetas Barbosa, Altair Leal, Marta Velozo, Leonildo, Raquel Carrilho,Pedro Martins,  Cleonice Velozo, Lucy e Raul Carrilho, o presidente da UBE-PE, escritor  Vital Corrêa de Araújo falou sobre a obra de Alexandre Santos, com destaque para o romance 'O moinho', ganhador do Prêmio Literário da APL e lançado recentemente na Feira Internacional do Livro em Havana.

Marta Velozo apresenta 'Auto de Carnaval'

No sábado, 14 de abril, em evento programado para às 16 horas, no auditório da livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, a escritora Marta Velozo lançará o 'Auto de Carnaval' com apresentação das canções 'Ladeiras de Olinda' e 'Bloco do Gari', que têm letra e música de Myriam Brindeiro. O poema 'Auto de Carnaval', de Marta Velozo, será interpretado por Vânia Simonetti.

Academia do Nordeste congratula Câmara dos Vereadores do Recife

Em decisão unânime tomada na reunião realizada em 31 de março, a Academia de Letras e Artes do Nordeste aprovou um voto de aplauso a Câmara Municipal do Recife que repudiou a atitude do jornalista Alex Gutemberg, um nazista maníaco que escreve a coluna 'Atmosfera da Nação', no Estado do Paraná.

III Abril Poético movimenta Conselheiro Lafayette e região

Durante o mês de abril, com o apoio da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette, a Liga Eco-cultural Santa Matilde (Lesma) promove o III Abril Poético, realizando atividades culturais em Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Queluzito, Cristiano Otoni, Santana dos Montes e Joselândia. Em eventos programados para o Espaço Lafayette, Psicomed CL e outros, o III Abril Poético realizará lançamentos de livros e revistas, recitais de poemas, apresentações musicais, oficinas de poesia e ritmo, exposições de artes plásticas e artesanato, apresentações teatrais, palestras, etc.

Cafezinho Poético com Marinês Bonacina

Na próxima 3ª feira, dia 03 de abril, a partir das 20 horas, a Casa do Poeta Rio-Grandense promove Sarau Poético Musical no bar temático Lupicinio Rodrigues, na Avenida Venâncio Aires, 866, na Cidade Baixa, em Porto Alegre.

Instituto Solar promove concurso literário

Em promoção conjunta com a Prefeitura de João Monlevade e Belgo Mittal, o Instituto Solar está promovendo o I Prêmio Solar de Literatura, contemplando os gêneros conto e poesia. O regulamento do concurso pode ser obtido através do e-mail institutosolar@gmail.com.

Sarau no Café homenageará Lila Ripoll

Na próxima 5ª feira, dia 05 de abril, a partir das 18h30, no Caffè di Trento, no Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, na Rua dos Andradas, 1223, em Porto Alegre, em evento que conta com o apoio cultural da Academia Literária Feminina, o Jornal Revolução Cultural promoverá mais um 'Sarau no Café'. O coordenador Benedito Saldanha informa que, este mês, o Sarau Poético homenageará Lila Ripoll e contará com a participação especial de Daniel Brasil e acompanhamento musical de Robson Serafini.

Flores Tropicais em nova Mostra

De 04 a 28 de abril, a Mostra fotografica Flores Tropicais com imagens do acadêmico Marcus Prado estará em exibição no Salão da Fotografia Consigo 2007, na Rua Conselheiro Crispiniano , 1005, 1º andar, no Centro de São Paulo. Maiores informações através do fone (11) 3214-2660.

Curtinhas

Muito elogiado o poema 'Suspiro', da atriz e jornalista Vanessa Sueidy, publicado na edição março-abril do boletim 'Afogados em Poesia'.

Cada vez melhor o 'Boletim LIterário' publicado pela Editora Revolução Cultural. Maiores informações pelo e-mail expressoletras@yahoo.com.br

Estão abertas (até 09 de abril) as inscrições de projetos no Sistema de Incentivo a Cultura da Prefeitura do Recife abre inscrições. O edital pode ser visto no site www.recife.pe.gov.br.

A TV Saber, que ocupa o canal 15 do Cabo Mais, em Recife, vai lançar um programa para distribuição de livros. É 'tudo' que os escritores nordestinos precisam.

Os poemas de Paulo Camelo estão no site www.camelo.recantodasletras.com.br

Augusto Rodrigues a frente de belo Informativo Mensal sobre Artes Plásticas. Informações pelo e-mail augusto@fersoft.com.br.

Everi Rudinei Carrara concedeu entrevista ao professor João de Abreu Borges, da UFRJ. A notícia está no site Telescópio (http://telescopio.vze.com).

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU.

'A ficção em Pernambuco'

Projeto homenageará a obra de João Marques

Em 18 de abril, a obra do escritor João Marques, presidente da Academia de Letras de Garanhuns, será homenageada no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco', com sessão especial no Espaço Manoel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

Calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco'. O calendário das sessões do projeto 'A ficção em Pernambuco', que ocorrem mensalmente no espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, já está disponível. É o seguinte:

Abril: 4ª feira, dia 18
Maio: 2ª feira, dia 28
Junho: 2ª feira, dia 18
Julho: 2ª feira, dia 23
Agosto: 2ª feira, dia 20
Setembro: 2ª feira, dia 17
Outubro: 2ª feira, dia 22
Novembro: 2ª feira, dia 19
Dezembro: 2ª feira, dia 10

Abdias Moura na Saraiva. Na última 4ª feira, dia 28 de março, a obra do acadêmico Abdias Moura foi apreciada no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco' realizado pela UBE com apoio da livraria Saraiva. Na ocasião, a obra de Abdias Moura recebeu comentários dos escritores Waldênio Porto, Vital Corrêa de Araújo, Alexandre Santos, Olímpio Bonald Neto, Cyl Gallindo, Ana Maria César, Geraldo Ferraz e Carlos Cavalcanti.

Projeto 'A Cultura e a Arte em Pernambuco'

Obra de Marcus Accioly será homenageada na Livraria Cultura

Em 30 de abril, a obra do acadêmico Marcus Accioly, presidente do Conselho Estadual de Cultura, será homenageada no âmbito do projeto 'A Cultura e a Arte em Pernambuco', no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife

Calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'. O calendário das sessões do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', que ocorrem mensalmente na livraria Cultura, no Paço Alfândega, é o seguinte:

Abril: 2ª feira, dia 30
Maio: 2ª feira, dia 28
Junho: 2ª feira, dia 25
Julho: 2ª feira, dia 30
Agosto: 2ª feira, dia 27
Setembro: 2ª feira, dia 24

Pimenta Rosa em alta. Na 2ª feira passada, dia 26 de março, em concorrido evento no auditório da Livraria Cultura, o livro 'Pimenta Rosa' foi analisado no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', pelos críticos literários Bezerra de Lemos, André Cervinski, Raimundo Carrero e Marcus Accioly. 

Carlos Cavalcanti em teatro

Na última 5ª feira, dia 29 de março, doze poemas do livro Sertanidade de Carlos Cavalcanti foram dramatizados no teatro do Sesc de Santo Amaro, no Recife. O livro 'Sertanidade' foi tema da tese de mestrado 'O Popular e o Erudito na Poesia Brasileira' defendida na UFPE pelo professor Carlos Alberto de Assis Cavalcanti.

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS. ESPALHE ESTA IDÉIA.

UBE comemora 200ª sessão do projeto Quarta às Quatro

Em 18 de abril, em sessão especial no auditório da Academia Pernambucana de Letras, com a presença de representantes das principais entidades literárias do Estado, a UBE vai comemorar a realização do 200º encontro 'Quarta às Quatro'. Na ocasião, o escritor Geraldo Ferraz, coordenador geral do projeto, vai coordenar um mega sarau com a participação estimada de noventa artistas.  

Quarta às Quatro - SERVIÇO

O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Aconteceu

26 de março. Análise do livro 'Pimenta Rosa', na livraria Cultura, às 19 horas.

28 de março. Homenagem a obra de Abdias Moura, no espaço Manoel Bandeira, na livraria Saraiva, a partir das 19 horas.

29 de março. Instalação da Vitrine do Mês, com a obra de Alexandre Santos, na Biblioteca Pública de Afogados, às 15 horas.

Faça como elas fazem com os escritores nordestinos,

diga NÃO às livrarias Siciliano e Sodiler

Vale a pena ler

As noivas da revolução, de Paulo Santos.

Contraponto, de Carlos Fernandes.

Depois eu conto, de Everaldo Moreira Veras.

O caçador, de Amílcar Dória Matos.

As vinhas da esperança, de Waldênio Porto.

O trem da minha vida, de Diógenes da Cunha Lima.

O delicado abismo da loucura, de Raimundo Carrero.

Núcleo Alagoas da Academia do Nordeste comemora 'Dia Internacional da Poesia'

Na próxima 2ª feira, dia 02 de abril, por ocasião da reunião mensal do Núcleo Alagoas da Academia de Letras e Artes do Nordeste, o acadêmico Aloysio Américo Galvão proferirá a palestra 'Ovídio: O Poeta do amor a Roma e ás romanas'. A palestra faz parte da programação organizada pela escritora Petrúcia Camelo, presidente do Núcleo Alagoas da Alane, para comemorar o 'Dia Internacional da Poesia'.

Canal 15 lança Projeto Saber

Em 21 de março, por ocasião da 197º encontro 'Quarta às Quatro', Paulo César Franklin, dirigente da TV Saber, expôs os fundamentos do Projeto Saber, que consta de um largo programa de distribuição de livros de autores locais com o suporte publicitário. Na ocasião foi exibido uma peça piloto do projeto. Os escritores interessados podem se habilitar através de inscrição na sede da UBE. 

Jorge Passos expõe projeto de restauração do Pedro II na Soprames

Na manhã da próxima 2ª feira, 02 de abril, por ocasião da reunião da Sobrames-PE no Memorial da Medicina, o arquiteto Jorge Passos apresentará o projeto de Restauro e Modernização do Hospital Pedro II. O escritor Luiz Barreto, presidente da Sobrames-PE, recorda que o projeto original do Hospital Pedro II, que foi inaugurado em 1861, é do engenheiro José Mamede Alves Ferreira, que também projetou o Ginásio Pernambucano e os cemitérios de Santo Amaro e o de Igarassu.

Agenda

18 de abril. Homenagem a obra de João Marques, na livraria Saraiva, às 19 horas.

19 de abril. Lançamento do livro 'A emoção das palavras', de Waldênio Porto.

30 de abril. Homenagem a obra de Marcus Accioly, na livraria Cultura, a partir das 19 horas.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Vale à pena visitar o canto do escritor Jaime Barboza no Recanto das Letras. Basta clicar em  autor.jotabe no site  www.recantodasletras.com.br

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Diretoria da UBE-PE

 Clique aqui e veja a diretoria completa

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

 
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU