A voz do ESCRITOR

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 22 de Abril de 2007

Projeto 'A Cultura e a Arte em Pernambuco'

Presença de Marcus Accioly anima auditório da Livraria Cultura

Em 30 de abril, a obra do acadêmico Marcus Accioly, presidente do Conselho Estadual de Cultura, será homenageada no âmbito do projeto 'A Cultura e a Arte em Pernambuco', no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife. A sessão será coordenada pelo escritor Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras.

Carlos Cavalcanti na Livraria Cultura. Em maio, as atenções do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' estarão voltadas para a obra do escritor Carlos Cavalcanti.

Calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'. O calendário das sessões do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', que ocorrem mensalmente na livraria Cultura, no Paço Alfândega, é o seguinte:

Abril: 2ª feira, dia 30
Maio: 2ª feira, dia 28
Junho: 2ª feira, dia 25
Julho: 2ª feira, dia 30
Agosto: 2ª feira, dia 27
Setembro: 2ª feira, dia 24

Jorge Santana lança 'A televisão pernambucana por quem a viu nascer'

Em 03 de maio,  o escritor Jorge Santana lançará o livro 'A televisão pernambucana por quem a viu nascer' em solenidade marcada para às 18h30, no JCPM Trade Center, no Pina.

Cyl Gallindo e Léo Noronha em Garanhuns

Na próxima 3ª feira, dia 24 de abril, em evento programado para as 19h30, o escritor Cyl Galindo e o músico Léo Noronha animarão o painel “A palavra é maior do que o homem”. no salão Jaime Pincho do Sesc, em Garanhuns.

Novo livro de Waldênio Porto

Na 5ª feira passada, 19 de abril, o escritor Waldênio Porto, presidente da entidade e principal líder do Movimento de Valorização do Livro e do Autor Nordestinos, lançou o livro 'A emoção da palavra' em concorrido evento nos jardins da Academia Pernambucana de Letras. 

Heitor de Pedra Azul em The Manhattan Club

Em 26 de abril, Heitor de Pedra Azul e Damien Hennicker estarão com o show 'SARAVA BRESIL!' no 'The Manhattan Club', na rue Gén. Saussier, em Paris.

ABRACI lança coletânea do 1º Concurso Carioca de Poesia

Em 30 de abril, a Associação Brasileira Sócio-Cultural de Apoio a Cidadania (ABRACI) fará o lançamento da coletânea dos 40 poemas selecionados no 1º Concurso Carioca de Poesia - versão 2006. A apresentação dos poemas selecionados ocorreu na Academia Brasileira de Letras, em sessão com a presença do acadêmico Ivan Junqueira. Os poemas premiados foram 'Flores Amarelas', de Ivy Menon, 'Ofício do ócio', de Paulo Sérgio Goulart, e 'Blues à tarde, de Tonho França.

II Concurso Literário Guemanisse

Até o dia 12 de junho, a Editora Guemanisse receberá inscrições para o 2º Concurso Literário Guemanisse nas categorias Minicontos e Haicais. Maiores informações através do site www.guemanisse.com.br ou do e-mail
editora@guemanisse.com.br.

Curtinhas

Don Antonio no Pedra de Toque, em Recife, na próxima 4ª feira, as 21h00.

A TV Saber, que ocupa o canal 15 do Cabo Mais, em Recife, lançou um programa para distribuição de livros. É 'tudo' que os escritores nordestinos precisam.

Os poemas de Paulo Camelo estão no site www.camelo.recantodasletras.com.br

A acadêmica Verônica Néry distribuindo a crônica DOS OBJETOS VOADORES NÃO IDENTIFICADOS

O poeta Silas Corrêa Leite distribuindo o poema 'Cuba e Cubanos' para fazer pensar.

A comédia 'A DAMA E OS VAGABUNDOS' estará em cartaz no teatro do Sesc Ipiranga, em São Paulo, entre 02 e 30 de maio.
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU.

Carlos Fernandes lança 'Contraponto' em Brasília

Na próxima 4ª feira, dia 25 de abril, às 19 horas, em evento patrocinado pelo senador e acadêmico Marco Maciel na Biblioteca do Senado Federal, o escritor Carlos Alberto Fernandes lançará o livro 'Contraponto - Poder, Política, Economia e Costumes.

'A ficção em Pernambuco'

João Marques homenageado na livraria Saraiva

Na última 4ª feira, 18 de abril, a obra do escritor João Marques, presidente da Academia de Letras de Garanhuns, foi homenageada no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco', na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife. Na ocasião, a obra de João Marques foi apreciada pelo jornalista Manoel Neto, da editora Pólis, e pelos acadêmicos Waldênio Porto, Dirceu Rabelo, Olímpio Bonald Neto e Cyl Gallindo.

Calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco'. O calendário das sessões do projeto 'A ficção em Pernambuco', que ocorrem mensalmente no espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, já está disponível. É o seguinte:

Maio: 2ª feira, dia 28
Junho: 2ª feira, dia 18
Julho: 2ª feira, dia 23
Agosto: 2ª feira, dia 20
Setembro: 2ª feira, dia 17
Outubro: 2ª feira, dia 22
Novembro: 2ª feira, dia 19
Dezembro: 2ª feira, dia 10

200ª sessão do projeto Quarta às Quatro comemorada na APL

Na 4ª feira passada, dia 18 de abril, em sessão especial realizada no auditório da Academia Pernambucana de Letras, a UBE comemorou o 200º encontro do programa 'Quarta às Quatro', abrindo o período comemorativo do cinqüentenário da secção pernambucana da União Brasileira de Escritores. O encontro, que contou com a presença dos presidentes Vital Corrêa de Araújo, da UBE, Waldênio Porto, da Academia Pernambucana de Letras, Alexandre Santos, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Leny Amorim, da Academia Pernambucana de Música, Tereza Magalhães, da Academia de Artes e Letras de Pernambuco, João Marques, da Academia de Letras de Garanhuns, Lucilo Varejão Neto, da Academia Recifense de Letras, foi coordenado pelo escritor Geraldo Ferraz. 

Quarta às Quatro - SERVIÇO

O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS. ESPALHE ESTA IDÉIA.

Aconteceu

18 de abril. Homenagem a obra de João Marques, na livraria Saraiva, às 19 horas.

19 de abril. Lançamento do livro 'A emoção das palavras', de Waldênio Porto.

Canal 15 dá suporte publicitário a autores pernambucanos

Paulo César Franklin, dirigente da TV Saber, explica que o Projeto Saber oferece suporte publicitário a um largo programa de distribuição de livros de autores locais. Os escritores interessados podem se habilitar através de inscrição na sede da UBE. 

Eni Ribeiro lança Crepúsculo do Vinho

No próximo dia 25 de abril, em evento programado para as 19h00, nos jardins da UBE, na Rua de Santana, em Casa Forte, a escritora Eni Ribeiro lançará o livro Crepúsculo de Vinho, que reúne contos e crônicas.

Faça como elas fazem com os escritores nordestinos,

diga NÃO às livrarias Siciliano e Sodiler

Vale a pena ler

A emoção da palavra, de Waldênio Porto.

Homero Fonseca discute 'Pernambucânia' no Pólo Pina'

Na próxima 2ª feira, dia 23 de abril, em evento associado ao projeto "O Livro É
Minha Praia", que ocorre no Polo Pina, em Recife, em comemoração ao Dia Internacional do Livro, o escritor Homero Fonseca estará no restaurante Dom Quixote a partir das 18h00, discutindo o livro "Pernambucânia - O que há nos nomes das nossas cidades".

Jornal Flores Tropicais no prelo

Na última 6ª feira, dia 20 de abril, o jornal FLORES TROPICAIS, organizado pelo acadêmico Marcus Prado, entrou no prelo. Na próxima edição, o jornal iniciará uma série de reportagens sobre *OS MAIS BELOS JARDINS DE PERNAMBUCO*, com os jardins de Francisco Brennand, na Várzea, e da casa de Gilberto Freyre, em Apipucos.

Agenda

25 de abril. Lançamento do livro 'Crepúsculo do vinho', de Eni Ribeiro.

30 de abril. Homenagem a obra de Marcus Accioly, na livraria Cultura, a partir das 19 horas.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Vale à pena visitar o canto do escritor Jaime Barboza no Recanto das Letras. Basta clicar em  autor.jotabe no site  www.recantodasletras.com.br

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Diretoria da UBE-PE

 Clique aqui e veja a diretoria completa

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

 
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU