A voz do ESCRITOR

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 06 de Maio de 2007

Luto

UBE chora desaparecimento de Deográcia Cavalcanti de Albuquerque Corrêa de Araújo

No sábado, dia 12 de maio, depois de um breve período internada, faleceu D. Deográcia Cavalcanti de Albuquerque Corrêa de Araújo, mãe do poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE. O corpo de D. Deográcia permanecerá até às 10h30 deste domingo no velório do Hospital Português e será  conduzido em cortejo fúnebre ao Cemitério de Santo Amaro, no centro do Recife, onde será sepultado.

Mário Soares fala sobre 'O futuro da democracia no Século XXI'

No próximo sábado, dia 19 de maio, às 19h00, em evento organizado pelo escritor Humberto França, o ex-Presidente de Portugal Mário Soares falará sobre "O futuro da Democracia no Século XXI" no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega.

Universo homenageia 90 anos de nascimento de Manoel de Barros

Na próxima 3ª feira, dia 08 de maio, os 90 anos de nascimento do poeta Manoel de Barros serão homenageados com sessão especial a partir das 20h30, no Belmonte, Rua Jardim Botânico, 617 (2º piso), no âmbito do Projeto Cultural "Dizer Poesia", da Universidade Salgado de Oliveira. 

Armando Alexandre dos Santos na Escola do Escritor

No próximo sábado, dia 19 de maio, o escritor Armando Alexandre dos Santos, que viveu uma experiência de 30 anos como ghost-writer, volta a Escola do Escritor, na Rua Deputado Lacerda Franco, 165, em Pinheiros, São Paulo,com novo curso com técnicas simples e acessíveis. Maiores informações com Patrícia pelo telefax (11) 3813-8987.

Núcleo de Poética promove encontro

De 14 a 17 de maio, o Núcleo Interdisciplinar de Poética (NIELP) promoverá o evento intitulado 'Interdisciplinaridade Poética: Corpo, Mundo e Terra', na Faculdade de Letras da UFRJ. O encontro, que conta com o apoio da Confraria do Vento e da revista Tempo Brasileiro, vai debater e pensar uma poética interdisciplinar, através de conferências, exposições, música, dança, comunicações, lançamentos de livros e minicursos. 

De mineiro e louco, com mais um pouco

Na próxima 6ª feira, dia 18 de maio, com o apoio do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto e Centros Acadêmicos de Letras e História, o escritor Aguinaldo Tadeu Gomes lançará o livro De mineiro e louco, com mais um pouco, no auditório do ICHS, à Rua do Seminário, s/nº, Mariana, às 20h30. Na seqüência do lançamento, o grupo teatral Boca de Cena fará uma apresentação sobre a obra.

Curtinhas

'Romance virtual', de Álvaro Melo, em destaque no site da Scorrecci Editora. Maiores informações pelo info@scortecci.com.br.

A obra do fotógrafo Petrov Escarião pode ser vista no site http://petrovfotos.multiply.com

Que ler um bom poema? Visite www.veropoema.net

O Blog de Geraldo Pereira foi atualizado e já se pode ler 'Almanaques e Boletins'. Vale a pena conferir. http://blogdegeraldopereira.blogspot.com/

A escritora alagoana Lysette Lyra já marcou presença no Catálogo que a Academia de Letras e Artes do Nordeste vai publicar no fim do ano.

Continua em cartaz espetáculo 'A REVOLTA DAS CHUPETAS', no Canal das Artes, na Rua Vigário Tenório, 117, no Recife Antigo, em frente ao Pró-Criança. O espetáculo dominical começa às 16h30.

O escritor Luiz Guimarães, que recebe comentários pelo e-mail lgprojet@bol.com.br , divulgou o poema 'Mãe'.

Blog de Magno Martins publica artigo 'Novos métodos de amarras políticas', do acadêmico Marcus Prado.

O acadêmico Oliveira de Panelas se prepara para lançar o CD Ópera Nordestina, que consiste na exaltação e divulgação das mais autênticas manifestações artísticas e culturais da região.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU.

'A ficção em Pernambuco'

Literatura paraibana será homenageada na livraria Saraiva

Em maio, o projeto 'A ficção em Pernambuco', que ocorre mensalmente no Espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, terá uma sessão especial em torno dos escritores paraibanos. Este mês, a escritora homenageada será  

Calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco'. O calendário das sessões do projeto 'A ficção em Pernambuco' é o seguinte:

Maio: 2ª feira, dia 28
Junho: 2ª feira, dia 18
Julho: 2ª feira, dia 23
Agosto: 2ª feira, dia 20
Setembro: 2ª feira, dia 17
Outubro: 2ª feira, dia 22
Novembro: 2ª feira, dia 19
Dezembro: 2ª feira, dia 10

Samuel Gonçalves receberá Diploma na Flig

Aproveitando sua vinda ao Brasil em julho, quando lançará seu mais recente livro na Flig, em Garanhuns, o escritor Samuel Gonçalves receberá o Diploma de Sócio Correspondente da Academia de Letras e Artes do Nordeste. A admissão do escritor de Cabo Verde ocorrem por unanimidade dos acadêmicos nordestinos em 28 de abril.

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS. ESPALHE ESTA IDÉIA.

Aconteceu

05 de maio. Lançamento de 'A televisão pernambucana por quem a viu nascer', de Jorge Santana.

Canal 15 dá suporte autores pernambucanos

Paulo César Franklin, da TV Saber, explica que o Projeto Saber oferece suporte publicitário a um largo programa de distribuição de livros de autores locais. Os escritores interessados podem se habilitar através de inscrição na sede da UBE. 

Projeto 'A Cultura e a Arte em Pernambuco'

Carlos Cavalcanti na Livraria Cultura

Em 28 de maio, em evento programado para as 19h30, no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega, a obra do acadêmico Carlos Cavalcanti será homenageada no âmbito do projeto 'A Cultura e a Arte em Pernambuco'.

Calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'. O calendário das sessões do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' é o seguinte:

Maio: 2ª feira, dia 28
Junho: 2ª feira, dia 25
Julho: 2ª feira, dia 30
Agosto: 2ª feira, dia 27
Setembro: 2ª feira, dia 24

Carlos Cavalcanti preside banca na Flip

O poeta Carlos Cavalcanti, que tomará posse na Presidência da Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda, em 12 de junho na Câmara Municipal de Olinda "Casa Bernardo Vieira de Melo", recebeu convite para presidir a banca intitulada SERTANIDADE na OFF FLIP, na Festa Literária Internacional de Paraty, no Rio de Janeiro.

Faça como elas fazem com os escritores nordestinos,

diga NÃO às livrarias Siciliano e Sodiler

Vale a pena ler

A ilustre casa dos fantasmas, de Fátima Quintas.

A emoção da palavra, de Waldênio Porto.

Contraponto, de Carlos Fernandes.

Quando o despertador era o galo, de Luis Lourenço.

LIVRARIA EXPRESSA na I Rodada de Negócios FAJOLCA

De 16 a 18 de maio, o Projeto LIVRARIA EXPRESSA estará na I Rodada de Negócios FAJOLCA, em Ipojuca. Maiores informações pelos fones (81) 3423-9068 e 9987-8895.

Cultura com nova loja em São Paulo

No próximo dia 21 de maio, a partir das 14h00, a livraria Cultura abrirá as portas de sua mais nova loja, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, nº 2073.

Agenda

15 de maio. Lançamento do livro 'Minha vida, meus amores', de Serelem Thompson, no Hotel Beach Classic, às 20 horas.

28 de maio. Homenagem a obra de Carlos Cavalcanti, na livraria Cultura, a partir das 19 horas.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Vale à pena visitar o canto do escritor Jaime Barboza no Recanto das Letras. Basta clicar em  autor.jotabe no site  www.recantodasletras.com.br

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Diretoria da UBE-PE

 Clique aqui e veja a diretoria completa

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

 
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU