A voz do ESCRITOR

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia Pernambucana de Letras Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 05 de agosto de 2007

Projeto 'A Cultura e a Arte em Pernambuco'

UBE homenageia obra de Lailson Cavalcanti

Na próxima 2ª feira, dia 27 de agosto, em evento programado para às 19h30, no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, a obra multicultural de Lailson de Holanda Cavalcanti será homenageada no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Correia de Araújo. Em função do impedimento do escritor Alexandre Santos, o encontro será coordenado pela acadêmica Ana Maria César. 

Calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'. O calendário das próximas sessões do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' é o seguinte:

Agosto: 2ª feira, dia 27
Setembro: 2ª feira, dia 24
Outubro: 2ª feira, dia 29
Novembro: 2ª feira, dia 26
Dezembro: 2ª feira, dia 17

Jacques Ribemboim coordena debate sobre Poética Judaico-Pernambucana

Na última 5ª feira, dia 23 de agosto, em mesa redonda na programação do Festival Recifense de Literatura, a poética judaico-pernambucana foi discutida na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife. O encontro foi coordenado pelo escritor Jacques Ribemboim, presidente da Civitate, e teve como debatedores os acadêmicos Rubem Rocha Filho, Ester Sterenberg, Walter Dimenstein, Rubem Pincovsky, Sara Erlich, Meraldo Zisman, Jayme Torban e Saulo Gorenstein.

'Amuleto' retrata a boa música de Andréa Amorim

Muito elogiada a música de Andréa Amorim, uma proposta pouco conhecida no Brasil, que funde a música erudita com o pop rock, incrementada com rock progressivo e pitadas de rock gótico. No dizer de Andréa Amorim, a mistura de gêneros busca consolidar um novo estilo musical: o pop/rock lírico-sinfônico nacional. Clique aqui e ouça a bela música 'Amuleto', que, embalado pela poderosa voz de Andréa Amorim, une música popular e erudita, sonorizando um poema metafórico de múltiplas interpretações.

Hercy Souza lança livro biográfico

Neste domingo, dia 26 de agosto, a escritora Hercy Souza lançará o livro biográfico 'Dr. Laércio do Egito _ Médico, Homeopata, Místico, Um Cientista a Frente do Seu Tempo' na Festa do Livro no Arsenal da Marinha, no Recife Antigo.

Yara Falcon faz lançamento na Saraiva

Em 19 de novembro, por ocasião de uma sessão especial do projeto 'A ficção em Pernambuco', a escritora alagoana Yara Falcon, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, fará o lançamento de seu livro sobre a época da ditadura.

Paulistanos vão fazer o passo na próxima 3ª feira

Na próxima 3ª feira, dia 28 de agosto, às 21h00, a Orquestra Popular do Recife dá continuidade à série de apresentações no Distrito Federal e em São Paulo, no Citybank Hall, na Avenida dos Jamaris, 213, em Moema. Sob a batuta do maestro Ademir Araújo, a Orquestra Popular do Recife tem feito muita gente boa aprender o frevo.

Humberto Maia apóia o Cariri Olindense

No último sábado, dia 25 de agosto, após participar, pela manhã, de encontro no Mercado Eufrásio Barbosa com a Associação Carnavalesca de Olinda (ACO) sobre o Carnaval de 2008, o produtor cultural Humberto Maia participou de mais uma reunião do projeto de resgate do Cariri Olindense, na sede da agremiação.

Curtinhas

Ivan Marinho comemorou no sábado, 25 de agosto, no Recitata - Concurso de Poesia Oral do Recife -, sua classificação para o curso de economia da cultura, que será aplicado pela UFRGS na FUNDAJ.

A agenda de Everi Carrara carrara pode ser acompanhada no site http://telescopio.vze.com

Dentro da campanha 'Bogotá, Capital Mundial del Libro', começaram oficinas de Criação Coletiva em Literatura sobre Vampirismo, Cyberpunk, Erotismo e 'Género Negro'. Os dez melhores trabalhos produzidos nas quatro oficinas oferecidas este ano integrarão a antologia que será publicada no início de 2008. Maiores informações com Néstor Pedraza pelo e-mail nestorpedraza@gmail.com.

O blog de Geraldo Pereira foi atualizado com o texto 'Retratos ao Léu'. É só clicar em http://blogdegeraldopereira.blogspot.com/

Márcia Frazão distribuindo o belo conto 'Chuvas de Verão'.

Nesta 3ª feira, dia 28 de agosto, o 'Na Roda' estará no
Grazie a Dio, na Rua Girassol,67, em Show que será gravado e transmitido pelo portal do Pod Festival.

'De cara com a poesia', o belo fanzine trimestral organizado por Malungo, já vai no quinto ano com poemas e notícias da nova cena artística que rola nas ruas e praças do Recife

A Trupe do Barulho, que, este ano, comemora os 16 anos da companhia, estreou no último sábado, dia 25 de agosto, "A dobradinha da comédia" no Teatro Armanzém 14. A trupe reeditou as peças 'As malditas' e 'As criadas malcriadas'.

Em seu primeiro número, a revista Robroveio, que vai fazer a festa dos amantes da boa fotografia, vai mostrar as sete maravilhas do Recife. Maiores informações pelo e-mail rubroveio@gmail.com.

O escritor Leidson Ferraz vai doar exemplares de 'Memórias da Cena Pernambucana' tomos 01 e 02 para a biblioteca da UBE-PE.

Já esta no ar a nova edição do Jornal Pinzón (Edição do Cabo). Basta clicar em http://www.pinzon.com.br.

'Elo de palavras', a antologia Scortecci de poesias, contos e crônicaS, vai ser lançado na 20ª Bienal do Livro de São Paulo.

Alguns artigos do II Encontro Internacional de Poesía realizado no Chile podem ser lidos no site
http://www.poetasdelmundo.com/.

A Biblioteca Pública de Pernambuco distribuindo o utilíssimo Calendário Histórico-Cultural de 2007.

Fernando Santana comenta que, se Futebol é Arte e Arte é Cultura, então Futebol é cultura. Veja mais no site
www.fernandosantana.com.br

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU.

Intercâmbio Cultural Brasil-Argentina

Kameniecki promove encontro de Alexandre Santos com escritores argentinos

No último domingo, dia 19 de agosto, em encontro realizado em Buenos Aires, sob a coordenação do editor José Kameniecki, da Revista Francachela, o acadêmico Alexandre Santos, presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, se reuniu com os escritores argentinos Carlos Alori, Rosa Armeno, Gemán Cáceres, Alejandro Drewes, Susana Fernández Sachaos, Myriam Gover de Nasatsky, Isabel Moroni, Roberto Nasatsky, Rosa Maria Sobrón, Juan José Solans e, ainda, com a artísta plática Luisa Osdoba. No encontro, entre outros assuntos, foi tratado o aprofundamento das relações culturais entre Brasil e Argentina. A ampliação do programa editorial coordenado pelo acadêmico Cyl Gallindo com a publicação no Brasil de autores argentinos foi uma das possibilidades aventadas.

José Kaminiechi e Germán Cáceres em Pernambuco

No final do mês, entre 27 e 30 de setembro, os escritores argentinos José Kaminiecki estarão em Pernambuco para participar do Festival Literário de Porto de Galinhas. Ao final do encontro, os escritores argentinos serão recepcionados pela Academia de Letras e Artes do Nordeste.

'A ficção em Pernambuco'

Obra de Neide Santos homenageada na livraria Saraiva

Na última 2ª feira, dia 20 de agosto, em sessão especial coordenada pela acadêmica Ana Maria César, o projeto 'A Ficção em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Correia de Araújo e que conta com o apoio da livraria Saraiva, homenageou os escritores paraibanos contemporâneos, que foram representados pela escritora Neide Medeiros Santos, do núcleo paraibano da Academia de Letras e Artes do Nordeste. Na ocasião, a acadêmica Neide Santos foi saudada pelo escreitos Joaquim Osterne, presidente do núcleo paraibano da Academia do Nordeste, teve sua obra analisada pelas escritoras Socorro Aragão e Socorro Xavier. Na homenagem da UBE aos escritores paraibanos contemporâneos, que foi encerrada com uma apresentação do acadêmico Oliveira de Panelas, ainda falaram os escritores Lourdes Sarmento, coordenadora dos núcleos da Alane, Cyl Gallindo e Elaine Castro.

Calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco'

O calendário das sessões do projeto 'A ficção em Pernambuco', cujas sessões ocorre no Espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, é o seguinte:

Setembro: 2ª feira, dia 17
Outubro: 2ª feira, dia 22
Novembro: 2ª feira, dia 19
Dezembro: 2ª feira, dia 10

UBE-PE no Festival Literário do Recife

Neste domingo, 26 de agosto, a partir das 16h00, a UBE-PE estará presente na Festa do Livro que ocorre no âmbito do Festival de Literatura do Recife na chamada 'Tenda dos Autógrafos'. Já confirmaram presença os escritores Luiz de Souza Leão, com 'Sede de Justiça'; Raquel Carrilho, com 'Na Leveza do Ser'; Jailson Marroquim, com 'Ato Final'; Sílvio Hansen e Rogério Generoso, com 'Papiro Poético'; Geraldo Ferraz, com 'Pernambuco no tempo do cangaço'; Laura Araújo, com 'Sementes que brotam'; Edvaldo Bronzeado, com 'A Mão e a pedra'; Alexandre Santos, com 'O Moinho'; Dustan Vasconcelos de Morais, com 'Crônicas da Clínica'; e Telma Brilhante, com 'Magia do Instante'. A participação da UBE-PE no Festival Literário do Recife é coordenada pelo poeta Rogério Generoso.

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS. ESPALHE ESTA IDÉIA.

Aconteceu

20 de agosto. Homenagem a obra da escritora Neide Santos no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco', na livraria Saraiva.

23 de agosto. Projeto literário 'Café com Poesia', da Assembléia Legislativa de Pernambuco homenageia o acadêmico Olímpio Bonald Neto.

Geraldo Ferraz comemora 218º sessão do projeto literário Quarta-às-quatro

Na última 4ª feira, dia 22 de agosto, o programa literário Quarta às Quatro idealizado pelo poeta Vital Correia de Araújo e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz comemorou a 218ª edição.

Quarta às Quatro - SERVIÇO. O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Olímpio Bonald Neto em Portugal

No final de setembro, o acadêmico Olímpio Bonald Neto estará em Portugal, onde lançará a 3ª edição do livro 'Os gigantes foliões em Pernambuco' no espaço 'Arte Brasília', no Festival de Cultura Pernambucana no Porto.

Faça como elas fazem com os escritores nordestinos,

diga NÃO às livrarias Siciliano e Sodiler

Vale a pena ler

Episódio Histórico de Surubim, de José Nivaldo

A filosofia no Recife - ontem e hoje, organizada por Alfredo Moraes e Vincenzo di Matteo.

Entrevista com Manuel Correia de Andrade, de Fátima Quintas.

Partida de Dulcinéia de Oliveira deixa vazio na cultura regional

Na 2ª feira passada, 20 de agosto, a acadêmica Dulcinéia de Oliveira concluiu sua bela jornada entre nós e partiu, deixando grandes saudades e um profundo vazio na cultura regional. Dulcinéia de Oliveira era esposa do dramaturgo Reinaldo de Oliveira e membro da Academia de Letras e Artes do Nordeste. A memória de Dulcinéia de Oliveira será homegeada na próxima reunião da Academia do Nordeste, em 22 de setembro.  

ALBERTO DA CUNHA MELO
Sangue para o grande poeta

O grande poeta brasileiro Alberto Cunha Melo, que recentemente fez delicada cirurgia, precisa repor sangue ao IHENE. As doações devem ser feitas diretamente no Banco de Sangue IHENE, na Rua Tabira, 54, no bairro da Boa Vista (fone (81) 3302.4189). Maiores informações Cláudia Cordeiro pelo fone (81) 9625.7911. 

Wilton de Souza eternizado em 'A ficção em Pernambuco'

Em 17 de setembro, a obra do acadêmico Wilton de Souza será homenageada no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco'.

'Antologia das Águas' relançado na Torre Malakoff

Neste domingo, dia 26 de setembro, às 16h00, em evento que integra o Festival Recifense de Literatura, a 'Antologia das Águas', que reúne trabalhos de 58 autores pernambucanos, publicado pela Editora Novo Horizonte, será relançada na Torre Malakoff.

Gabinete Português de Leitura realiza recital

Em 14 de agosto, o foi movimentado Gabinete Português de Leitura por primoroso recital da pianista Priscilla Dantas.

TV Universitária no esforço de valorização cultural

Todas as 6ª feiras, às 20h00, sob o comando de Cristiano Ramos, a TV Universitária Canal 11 apresenta um programa sobre a cultural local e regional, com ênfase para a literatura.

Agenda

27 de agosto. Homenagem a obra de Lailson de Holanda Cavalcanti no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', na livraria Cultura.

17 de setembro. Homenagem a obra de Wilton de Souza no âmbito do projeto 'A ficção e Pernambuco' na Livraria Saraiva.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.Vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Diretoria da UBE-PE

 Clique aqui e veja a diretoria completa

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

 
 
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU