A voz do ESCRITOR

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia Pernambucana de Letras Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 16 de setembro de 2007

UBE na Fliporto

'UBE - ontem, hoje e sempre' é o nome da Mesa organizada pela entidade na Fliporto 2007

No dia 27 de setembro, das 12h00 às 15h00, antes, portanto, da abertura oficial do evento - prevista para às 17h00, com a presença do governador Eduardo Campos -, a UBE abrirá a programação do Festival Literário Internacional de Porto de Galinhas (Fliporto 2007) com uma mesa intitulada 'UBE- ontem, hoje e sempre'. A mesa, que será presidida por Alexandre Santos, coordenada por Ana Maria César e relatada por Jair Martins, constará dos painéis 'Projetos Pernambucanos', 'Relação Escritor-Leitor e 'Novas expressões literárias' e de Recital, com livre apresentação de escritores vinculados a União Brasileira de Escritores.

Projetos Pernambucanos. O painel 'Projetos Pernambucanos' terá a participação de Geraldo Ferraz, que falará sobre o projeto Quarta às Quatro, Raquel Carrilhom que falará sobre o apoio cultural e institucional oferecido pela UBE a outras instituições e eventos literários, Marta Velozo, que falará sobre projetos de valorização dos autores locais e do editor argentino José Kameniecki, que falará sobre intercâmbio internacional, com destaque para a coleção Cicla, do projeto Francachela, que, no Brasil, é coordenada pelo acadêmico Cyl Gallindo.

Relação Escritor-Leitor. O painel 'Relação Escritor-Leitor', que também tratará sobre a importância da mídia no relacionamento entre os autores e os leitores, contará com a participação dos escritores Leony Muniz, Edna Alcântara, Rosalia Dinelli e Jacques Ribemboim.

Novas expressões literárias. O painel 'Novas expressões literárias' contará com a participação de Silvio Hansen, que falará sobre Poesia Visual, Rogério Generoso, que falará sobre Poesia Experimental, Altair Leal e José Osório, que falarão sobre a nova literatura de Cordel, e Walmir Jordão, que falará sobre a chamada Poesia Marginal.

Recital. Ao final dos painéis, escritores da UBE oferecerão um recital. Já inscreveram trabalhos os escritores Joel Marques, Cleonice Velozo, Socorro Costa, Nélio Fernando, Ivaldo Batista, Conceição Alves, Odimar Braga, Sergio Leandro, Mariluce Maciel, Hercy Souza, Meca Moreno, Luiz Carlos Dias, Bezerra de Lemos, Socorro Miranda, Edvaldo Bronzeado, Socorro Leite, Vanessa Suerdy, Fernanda Brilhante, Daniella Almeida, Jailson Marroquim, Felipe Junior, Luiza Bezerra Paiva e Yolanda Cavalcanti.

Antônio Campos garante participação da UBE na Fliporto 2007

Antônio Campos, organizador e curador da Fliporto 2007

Em 05 de setembro, em concorrido encontro realizado no bar Cuba do Capibaribe, no Paço Alfândega, o acadêmico Antônio Campos apresentou a Fliporto 2007. No projeto apresentado ainda não constava a participação da UBE, que só foi acertada em reunião dos escritores Alexandre Santos, presidente em exercício da entidade, e Antônio Campos, organizador da Fliporto 2007, na 3ª feira, 11 de setembro. Além da mesa sobre a presença da entidade na literatura pernambucana, a UBE vai realizar um recital poético na sábado, dia 29, instalar um stand e escritores ligados a entidade vão lançar livros.

Concurso literário Mendonça Júnior

Até 15 de dezembro de 2007 estarão abertas as inscrições para o Concurso 'Centenário de Mendonça Júnior (1908-2008)' de poesias e crônicas. Os trabalhos devem ser remetidos para a rua Durval Guimarães, 1268/301, em Maceió. Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail mendonçanetoal@uol.com.br.

CAMPO DE TRIGO COM CORVOS

No sábado, dia 06 de Outubro, às 18h00, na Biblioteca 'Viriato Corrêa', na Rua Sena Madureira, 298 - Próximo ao Metro, em Vila Mariana, será lançado o livro de contos CAMPO DE TRIGO COM CORVOS.

Payard com Poesia e Arte'

Na próxima 2ª feira, dia 17 de setembro, a partir das 20h00, no 1º piso do Shopping Leblon, ao lado do piano de cauda, o projeto cultural 'Payard com Poesia e Arte' abrirá o microfone para a leitura de poemas, canções e outras performances artísticas.

Curtinhas

As músicas 'Labirinto' e 'Penso, logo existo' fazem parte do último CD de Andréa Amorim.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU.

'A ficção em Pernambuco'

UBE homenageia Wilton de Souza na livraria Saraiva

Na próxima 2ª feira, 17 de setembro, às 19h30, em sessão no Espaço Manoel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, a obra do acadêmico Wilton de Souza será homenageada no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco'. Em razão de outros compromissos assumidos pelo escritor Alexandre Santos, presidente em exercício da UBE, o encontro vai ser coordenado pela acadêmica Ana Maria César.

Calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco'

O calendário das sessões do projeto 'A ficção em Pernambuco', cujas sessões ocorre no Espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, é o seguinte:

Setembro: 2ª feira, dia 17
Outubro: 2ª feira, dia 22
Novembro: 2ª feira, dia 19
Dezembro: 2ª feira, dia 10

Projeto 'A Cultura e a Arte em Pernambuco'

UBE homenageia obra de Nelson Saldanha

Em 24 de setembro, a obra do acadêmico Nelson Saldanha será homenageada no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', na auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo. 

Calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'. O calendário das próximas sessões do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' é o seguinte:

Setembro: 2ª feira, dia 24
Outubro: 2ª feira, dia 29
Novembro: 2ª feira, dia 26
Dezembro: 2ª feira, dia 17

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS. ESPALHE ESTA IDÉIA.

Aconteceu

13 de setembro. Lançamento do livro Sopotocas, de Paulo Camelo.

Quarta às Quatro chega a 220ª edição

Na última 4ª feira, dia 05 de agosto, o Programa 'Quarta às Quatro', coordenado pelo escritor Geraldo Ferraz, comemorou a realização da 220ª sessão. Estiveram presente ao evento cerca de 60 escritores.

Quarta às Quatro - SERVIÇO. O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Paulo Camelo lança 'Sopotocas'

Em 5ª feira passada, dia 13 de setembro, em concorrido evento na Nossa Livraria, o escritor Paulo Camelo, vice-presidente da Sobrames, lançou o livro 'Sopotocas'.

Maria Cristina Cavalcanti Albuquerque lança livro na França

Em 10 de outubro, em evento programado para às 18h30, na embaixada do Brasil em Paris, no 34, Cours Albert 1er, a escritora Maria Cristina Cavalcanti Albuquerque lançará o festejado livro João Maurício de Nassau: Príncipe e Corsário, que na edição francesa recebeu o título de 'Jean-Maurice de Nassau - Prince et corsaire', com tradução de Monique Le Moing.

Vale a pena ler

Sopotocas, de Paulo Camelo

Episódio Histórico de Surubim, de José Nivaldo

Poemas (1964-2004), de Rosa María Sobrón

 

UBE se oferece para ajudar a fiscalizar cumprimento da Lei Daniel Coelho

A UBE vai encaminhar correspondência a Prefeitura da Cidade do Recife oferecendo o engajamento dos seus associados na fiscalização do cumprimento da Lei Daniel Coelho, que obriga as livrarias instaladas no Recife a expor 2,5% de títulos de autores pernambucanos e outros 2,5% de autores nordestinos.

Agenda

17 de setembro. Homenagem a obra de Wilton de Souza na Livraria Saraiva.

24 de setembro. Homenagem a obra de Nelson Saldanha na Livraria Cultura.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE (licenciado)

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Diretoria da UBE-PE

 Clique aqui e veja a diretoria completa

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

 
 
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU