A voz do ESCRITOR

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia Pernambucana de Letras Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 23 de setembro de 2007

Fliporto 2007

'UBE - ontem, hoje e sempre' abre Fliporto 2007

União Brasileira de Escritores

Com a mesa 'UBE - ontem, hoje e sempre', realizada no Espaço Muru Muru, no centro de Porto de Galinhas, às 12h00 da 5ª feira, dia 27 de setembro, a União Brasileira de Escritores inaugurou a Fliporto 2007. A programação, que contou com a presença do escritor Antônio Campos, presidente do Instituto Maximiano Campos e organizador da Fliporto 2007, apresentou os painéis 'Projetos Pernambucanos', 'Relação Escritor-Leitor e 'Novas expressões literárias' e, ainda, Recital oferecido por escritores vinculados a UBE. Ao abrir a sessão, o acadêmico Alexandre Santos, presidente em exercício da UBE, destacou a importância da Fliporto para a afirmação dos escritores pernambucanos no novo cenário da literatura no país e, citando o esforço do escritor Antônio Campos para garantir a participação da UBE no evento, o parabenizou pelo arrojo e sensibilidade. Presidida por Alexandre Santos, a mesa da UBE foi coordenada por Ana Maria César e secretariada por Jair Martins.

Projetos Pernambucanos. O painel 'Projetos Pernambucanos', que tratou dos principais projetos realizados ou apoiados pela UBE, contou com palestras de Geraldo Ferraz, que falou sobre o projeto Quarta às Quatro, Raquel Carrilho, que falou sobre o apoio cultural e institucional dado pela UBE a projetos literários como o Café com Poesia, realizado pela biblioteca da Assembléia Legislativa de Pernambuco, e Vitrine do Mês, realizado pelas bibliotecas públicas de Casa Amarela e Afogados, Marta Velozo, que falou sobre os projetos literários 'A cultura e a arte em Pernambuco' e 'A ficção em Pernambuco', e do editor argentino José Kameniecki, que falou sobre intercâmbio internacional, com destaque para a coleção Cicla, do projeto Francachela, que, no Brasil, é coordenada pelo acadêmico Cyl Gallindo.

Relação Escritor-Leitor. O painel 'Relação Escritor-Leitor', que também tratará sobre a importância da mídia no relacionamento entre os autores e os leitores, contou com palestras dos escritores Leony Muniz, Edna Alcântara e Luiz de Souza Leão.

Novas expressões literárias. O painel 'Novas expressões literárias' apresentou palestras de Silvio Hansen, que falou sobre Poesia Visual, Rogério Generoso, que falou sobre Poesia Experimental, Altair Leal e José Osório, que falaram sobre a nova literatura de Cordel, e Walmir Jordão, que falou sobre a chamada Poesia Marginal.

Recital. Ao final dos painéis apresentados na abertura da Fliporto 2007, no Espaço Muru Muru, no dia 27 de setembro, escritores da UBE ofereceram um recital com a participação direta dos escritores Cleonice Velozo, Sergio Leandro, Luiz Carlos Dias, Edvaldo Bronzeado, Jailson Marroquim e Felipe Junior. A UBE vai publicar livro contendo todos os trabalhos literários apresentados no âmbito da Fliporto 2007.

UBE promove recital no Espaço Piscinas Naturais

No sábado, 29 de setembro, entre 15h00 e 17h00, sob a coordenação de Geraldo Ferraz e apresentação de Felipe Jr., a UBE promoveu recital com a participação de 24 escritores. Entre outros, participaram do recital os escritores Paulo Dunga, Vanuza Silva, Assis, Telma Brilhante, Lúcia Moura, Virgínia Leal, Gerusa Leal, Rosa Lia Dinelli, Luciene Feiras, Lúcia Sobral, Luci Francisca, Maria do Socorro Ferraz, Beatriz Brenner, José Augusto Lampião, José Calvino, Sergio Leandro, Cleonice Velozo e Luiz Carlos. O recital foi movimentado por apresentações musicais dos multiartistas Edvaldo Bronzeado, José Lemos e Paulo Viola e, ainda, pela representação dramática de Geninha Rosa Borges, que foi homenageada pelos escritores que participaram da representação do 'Enterro da ultima quimera'.

Carlos Aranguiz e Gérman Cáceres falam sobre o panorama do conto latino-americano

Em sessão ocorrida às 15h30 do domingo, dia 30 de setembro, na Sala Maracatu, do hotel Armação, sob a coordenação do acadêmico Cyl Gallindo, os escritores Carlos Aranguiz, do Chile, e Gérman Cáceres, da Argentina, falaram sobre o panorama do conto latino-americano.

A imprensa literária foi o tema discutido por Carlos Véjar e José Kameniecki

No domingo, dia 30 de setembro, em sessão realizada às 17h00, na Sala Maracatu, do hotel Armação, com a coordenação do escritor Flávio Chaves, presidente da Companhia Editorial de Pernambuco, os escritores Carlos Véjar, editor da revista Arquipélago, do México, e José Kameniecki, da revista Francachela, da Argentina, discutiram sobre a imprensa literária.

Jorge Ariel Madrazo abrilhanta painel 'A América Latina entre o mito e o surrealismo'

Em sessão ocorrida às 10h00 do sábado, dia 29 de setembro, na Sala Maracatu, do hotel Armação, o escritor argentino Jorge Ariel Madrazo, da Argentina, emprestou seu brilho ao painel 'A América Latina entre o mito e o surrealismo'.

Stand da UBE desperta interesse de estudantes

O stand da UBE,que funcionou de 27 a 30 de setembro no centro de Porto de Galinhas, sob a coordenação de Marta Velozo e Cleonice Velozo, despertou o interesse de estudantes da rede pública de ensino de Ipojuca e outras cidades da região. O stand contou com a presença de escritores vinculado a entidade, entre os quais, Raquel Carrilho, Hercy Santos, Leony Muniz, Rosa Lia Dinelli, que estiveram permanentemente para autografar e manter contato com os visitantes.

Vem aí a Bienal Internacional do Livro em Pernambuco

Em outubro, entre os dias 05 e 14, a Bienal Internacional do Livro em Pernambuco, que ocorrerá no Pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda, movimentará a literatura e os escritores nordestinos.

Alexandre Santos e Vital Corrêa de Araújo discutem o papel da academias

Em 06 de outubro, por ocasião da Bienal do Livro em Pernambuco, os acadêmicos Alexandre Santos e Vital Corrêa de Araújo discutirão o papel da academias.

Curtinhas

Em breve, o regulamento do concurso de poesias 'Josepha Máximo' patrocinado pelo poeta Lúcio Ferreira, será divulgado pela UBE.

Quer conhecer o bom rock pernambucano? Ouça Andréa Amorim.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU.

Memória

Adiuza Belo registra história da UBE

Gravação com a escritora Adiuza Belo abriu o Projeto Memória, que vai resgatar e preservar a história recente da literatura em Pernambuco. Na seqüência, o projeto, que conta com a participação dos escritores Alexandre Santos, Jair Martins, Cleonice Velozo e Marta Velozo, vai entrevistar os ex-presidentes Nagib Jorge Neto, Dione Barreto, Olímpio Bonad Neto, Flávio Chaves e Vital Corrêa de Araújo.

Sílvio Hansen oferece oficina de Poesia Visual

Nos dias 28 e 29 de setembro, depois de oferecer palestra sobre o tema no painel 'novas expressões literárias' na mesa 'UBE - ontem, hoje e sempre', o escritor Sílvio Hansen, curador do programa 'Vitrine do mês', das bibliotecas públicas do Recife, ministrou oficina sobre a poesia visual no hotel Armação. Ente os participantes, foram anotadas a presenças Rogério Generoso, Cleonice Velozo e Socorro Leite. Como furto da oficina, redundará uma plaquete com os trabalhos dos participantes.

Altair Leal passa mal e não participa de recital da UBE

O escritor Altair Leal, que participou do painel 'Novas expressões literárias', com uma palestra sobre 'o novo cordel', passou mal e precisou voltar ao Recife, na 6ª feira, dia 28 de setembro, desfalcando o recital que a UBE ofereceu no Espaço Piscinas Naturais no dia seguinte.

Waldênio Porto, Alexandre Santos e Tereza Magalhães recepcionam Ivan Junqueira, Antônio Carlos Secchin, Ledo Ivo e Sábato Magaldi

União Brasileira de Escritores

Em 29 de setembro, em sessões ocorridas às 10h00 e às 15h00, no dia 29 de setembro, na Sala Cabloquinhos, do hotel Armação, o tema 'A Literatura e as Academias de Letras' foi discutido em painel coordenado pelos escritores Waldênio Porto, presidente da Academia de Pernambucana de Letras, Alexandre Santos, presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, e Tereza Magalhães, presidente da Academia de Artes e Letras de Pernambuco, com os escritores Ivan Junqueira, Ledo Ivo, Antônio Carlos Secchin, Moacyr Scliar, Sábato Magaldi, da Academia Brasileira de Letras. Na ocasião, em conclusão unânime da mesa, foi destacada a necessidade de se quebrar a hegemonia cultural do eixo Rio-São Paulo, com a implantação de um modelo multipolar de desenvolvimento cultural.

Rosa Armeno participa do Enterro da Última Quimera

No último sábado, dia 29 de setembro, a escritora argentina Rosa Armeno participou da performance do 'Enterro da última Quimera', de Augusto dos Anjos, idealizada pelo artista plástico Daniel Santiago. A encenação, que percorreu as principais ruas de Porto de Galinhas, contou com a presença dos escritores Rogério Generoso, Sílvio Hanssen, Cyani Pacheco, Allan Carlos, Flávia Ferro, Hercy Santos, Leony Muniz, entre outros. Os presidentes Waldênio Porto, da Academia Pernambucana de Letras, e Alexandre Santos, da Academia de Letras e Artes do NOrdeste, também tiveram breves participações na performance.

UBE felicita Antônio Campos e Eduardo Côrtes pelo sucesso da Fliporto

Em jantar no sábado, que contou com a participação dos acadêmicos Arnaldo Camelo e Petrúcia Camelo, do núcleo alagoano da Academia de Letras e Artes do Nordeste, os escritores Alexandre Santos e Geraldo Ferraz felicitaram o produtor cultural Eduardo Côrtes pelo sucesso da Fliporto, que, este ano, foi realizada pelo acadêmico Antônio Campos, presidente do Instituto Maximiano Campos. Na ocasião, o escritor Alexandre Santos, presidente em exercício da UBE, destacou o apreço da entidade com o empenho dos escritores Antônio Campos e Eduardo Côrtes para garantir a participação da entidade na Fliporto 2007.

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS. ESPALHE ESTA IDÉIA.

Aconteceu

24 de setembro. Homenagem a obra de Nelson Saldanha na Livraria Cultura.

27 de setembro. Mesa 'UBE: ontem, hoje e sempre', na Fliplorto 2007, em Porto de Galinhas.

João Marques reorganiza 'O século'

O acadêmico João Marques, presidente da Academia de Letras de Garanhuns, aproveitou a Fliporto 2007 para anunciar a reorganização do jornal cultural 'O século', mensário por ele criado em 1995. No projeto, João Marques contará com a parceria dos escritores Alexandre Santos e Vital Corrêa de Araújo.

Academia Pernambucana de Letras divulga regulamento de concursos literários

A Academia Pernambucana de Letras abriu inscrições para concursos literários nas categorias poesia (Prêmio Edmir Domingues), ensaio (Prêmio Antônio de Brito Alves), História dos Municípios Pernambucanos (Prêmio Leonor Carolina Corrêa de Oliveira), romance (Prêmio Vânia Souto Carvalho), História do Estado de Pernambuco (prêmio Amaro Soares Quintas), Conto (prêmio Roval), literatura infantil (prêmio Elita Ferreira). As inscrições serão recebida até o dia 31 de outubro na sede da Academia, na Avenida Rui Barbosa, 1596, em Recife.

Vale a pena ler

Entre o Leão e o Tigre, de César Leal.

Sopotocas, de Paulo Camelo.

A foice da morte, de Joel Marques Escorpião.

 

'A ficção em Pernambuco'

UBE homenageia obra de Fátima Quintas

Em 22 de outubro, a UBE vai homenagear a obra da acadêmica Fátima Quintas, no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco, em sessão programada para às 19h00, no Espaço Manoel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

Calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco'. O calendário das sessões do projeto 'A ficção em Pernambuco', cujas sessões ocorre no Espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, é o seguinte:

Outubro: 2ª feira, dia 22
Novembro: 2ª feira, dia 19
Dezembro: 2ª feira, dia 10

Projeto 'A Cultura e a Arte em Pernambuco'

Projeto 'O fim da velhice' homenageado na livraria Cultura

A próxima sessão do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', programado para o dia 29 de outubro, no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, será dedicado ao projeto 'O fim da velhice', coordenado pelos escritores Jacques Ribemboim e Dulce Albert.

Pernambuco rende homenagem a Nelson Saldanha

Na 2ª feira passada, dia 24 de setembro, em concorrido evento inserido na programação do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco, na livraria Cultura, os meios culturais pernambucanos prestaram significativa homenagem ao acadêmico Nelson Saldanha, cuja vasta obra artística e jurídica foi comentada pelos acadêmicos Ana Maria César e Alvacir Raposo e pelo professor Fernando Monteiro. 

Calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'. O calendário das próximas sessões do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' é o seguinte:

Outubro: 2ª feira, dia 29
Novembro: 2ª feira, dia 26
Dezembro: 2ª feira, dia 17

Agenda

10 de outubro. Lançamento de 'Jean-Maurice de Nassau - Prince et corsaire', de Maria Cristina Cavalcanti Albuquerque, na embaixada do Brasil em Paris.

22 de outubro. Homenagem a obra de Fátima Quintas, na Livraria Saraiva.

29 de outubro. Homenagem ao projeto 'O fim da velhice', coordenado por Jacques Ribemboim e Dulce Albert, na Livraria Cultura.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE (licenciado)

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Diretoria da UBE-PE

 Clique aqui e veja a diretoria completa

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU