A voz do ESCRITOR

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia Pernambucana de Letras Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 14 de outubro de 2007

BIENAL 2007

Renato Lima ganha troféu 'Amigo do Livro'

União Brasileira de Escritores

Na tarde da 6ª feira, dia 12 de outubro, em solenidade no auditório Clarice Lispector, no âmbito do VI Bienal Internacional do Livro em Pernambuco, no Centro de Convenções, o jornalista Renato Lima, idealizador e produtor do programa Café Colombo, foi agraciado com o Troféu 'Amigo do Livro' distribuído bi-anualmente pela organização Civitates. Na ocasião, além do homenageado Renato Lima e do escritor Jacques Ribemboim, presidente da Civitates, falaram os presidentes Vital Corrêa de Araújo, da UBE, Waldênio Porto, da Academia Pernambucana de Letras, e Alexandre Santos, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, que integraram o corpo de jurados de prêmio.

Quarta à Quatro faz sessão especial na VI Bienal

Na última 4ª feira, dia 10 de outubro, com a participação de mais de 70 escritores, a sessão do projeto literário 'Quarta às Quatro', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo em março de 2003 e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, que homenageou o produtor cultural Rogério Robalinho, da Cia. do Lazer, aconteceu no âmbito da VI Bienal do Livro em Pernambuco, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Participaram do evento os escritores Alexandre Santos, Carlos Cavalcanti, Edvaldo Bronzeado, Geraldo Ferraz de Sá Torres Filho, Joel Marques - Escorpião, Lúcia Sobral, Luciene Freitas, Luiz de Souza Leão, Marta Velozo, Marylucy Maciel, Olimpio Bonald Neto, Rachel Carrilho, Rosa Lia Dinelli, Chico Pedrosa, Marcos Passos, Felipe Júnior, João Alfredo, Selma Ratis, Telma de Figueiredo Brilhante, Valéria Walfrido, Vital Corrêa de Araújo, Madalena Castro, Dorinha Arruda, Cleonice Velozo, Thelma Regina, Maria Laura, Dulce Albert, Jair Martins, Joel Marques, Sérgio Leandro, Lucy Francisca, Hercy, Laudemiro Telino de Lacerda, Rogério Generoso o músico Paulo Viola e as atrizes Amanda e Angélica Zenith. Das 225 sessões do projeto, quatro aconteceram fora dos jardins da UBE - Na fazenda Pitombas, em Serra Talhada; na Academia Pernambucana de Letras, por ocasião das comemorações da ducentésima apresentação, em Porto de Galinhas, por ocasião da FLIPORTO 2007; e, agora, no Centro de Convenções de Pernambuco, por ocasião da VI BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE PERNAMBUCO.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Luciene Freitas lança 'Brincando de faz de conta' na Saraiva

Na 6ª feira passada, dia 12 de outubro, Dia da Criança, a acadêmica Luciene Freitas lançou o livro infantil 'Brincando de faz de conta' na Livraria Saraiva, do Shopping Center Recife. A dose será repetida às 19h00 de 26 de outubro, quando o livro será lançado no Instituto Histórico e Geográfico, em Vitória de Santo Antão.

Alexandre Santos lança 2ª edição de 'O moinho'

União Brasileira de Escritores

Na 2ª feira passada, dia 08 de outubro, em evento da Bienal Internacional do Livro, no Centro de Convenções de Pernambuco, o escritor Alexandre Santos, presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, lançou a 2ª edição do livro 'O moinho', vendedor do troféu 'Vânia Souto Maior', de melhor romance em 2007, da Academia Pernambucana de Letras e recentemente publicado em Cuba com o título 'El molino'.

Curso desvenda 'mistérios' do mundo do livro

Na manhã do sábado, 27 de outubro, em curso na ESCOLA DO ESCRITOR, na rua Dep. Lacerda Franco, 165, Pinheiros, em São Paulo, Maria Esther Mendes Perfetti e João Scortecci vão desvendar os 'mistérios' que envolvem o mundo do livro, falando sobre o Livro no Brasil; custos e as etapas de produção de um livro; Papel, formatos e a invenção de Gutenberg; O Livro e a Biblioteca Nacional; Registro de Direito Autoral ISBN; Ficha catalográfica; Depósito Legal; O mercado editorial brasileiro; O Processo de criação; Escolhendo um tema; Público-alvo; Preparação de originais; Revisão; Leitura crítica e Agenciamento literário; Etapas da produção; Distribuição e comercialização da obra; Divulgação e Assessoria de imprensa. Maiores informações pode ser obtidas pelos fone (11) 3813-8987.

Clevane Pessoa no InBrasCI

Em 02 de outubro, Marilza Albuquerque, Presidente do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais (InBrasCI ), distribuiu comunicado informando que, por proposta da governadoria da entidade em Minas Gerais, a jornalista Clevane Pessoa, Consulesa Poetas del Mundo, foi admitida como Membro Honorário do InBrasCI.

Curtinhas

Cícero Belmar marcou presença na VI Bienal do Livro em Pernambuco com o premiado 'Rossellini Amou a Pensão de Dona Bombom'.

O escritor e ativista cultural Benedito Saldanha distribuindo a nova versão do Boletim Literário eletrônico, informativo totalmente dedicado à literatura que circula em Porto Alegre.

Cada vez mais lido o blog de Clevane pessoa. O endereço é http://www.clevanepessoa.net/blog.php.

Acesse www.carlitolima.com.br e divirta-se lendo a revista ESPIA nº 123 no blog do Carlito.

Quer conhecer o bom rock pernambucano? Ouça Andréa Amorim (Clique aqui e ouça Labirinto).

'Cabe o Universo' é o título do livro de poemas de Cyntia Silveira, também conhecida com Índia Mãe da Lua.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU.

Olinda homenageia Lucilo Varejão Neto

Na próxima 5ª feira, dia 18 de outubro, em sessão solene programada para às 19h00, na Câmara Municipal de Olinda, na Rua XV de Novembro, 93, Varadouro, o poder legislativo de Olinda vai homenagear o acadêmico Lucilo Varejão Neto, presidente da Academia Recifense de Letras, com a Medalha de Mérito Aloísio Magalhães.

Lançamentos movimentam stand da UBE na Bienal

União Brasileira de Escritores

Do sábado 06 de outubro até este domingo, 14 de outubro, o stand da UBE na Bienal Internacional do Livro em Pernambuco realizada no Centro de Convenções de Pernambuco foi movimentado com o lançamento de cerca de 30 autores ligados a instituição. O stand foi coordenado pelas escritoras Jair Martins, Marta Velozo e Leony Muniz.

'A ficção em Pernambuco'

UBE homenageia obra de Fátima Quintas

Em 22 de outubro, a UBE vai homenagear a obra da acadêmica Fátima Quintas, no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco, em sessão programada para às 19h00, no Espaço Manoel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

Calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco'. O calendário das sessões do projeto 'A ficção em Pernambuco', cujas sessões ocorre no Espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, é o seguinte:

Outubro: 2ª feira, dia 22
Novembro: 2ª feira, dia 19
Dezembro: 2ª feira, dia 10

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS. ESPALHE ESTA IDÉIA.

Aconteceu

10 de outubro. Lançamento de 'Jean-Maurice de Nassau - Prince et corsaire', de Maria Cristina Cavalcanti Albuquerque, na embaixada do Brasil em Paris.

13 de outubro. Lançamento de 'O círculo das sombras', de Antônio Botelho, na VI Bienal do Livro em Pernambuco.

Projeto 'A Cultura e a Arte em Pernambuco'

Projeto 'O fim da velhice' homenageado na livraria Cultura

Em 29 de outubro, o projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', será dedicado ao projeto 'O fim da velhice', coordenado pelos escritores Jacques Ribemboim e Dulce Albert. Estão esperados para a sessão, que começa às 19h00, no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega, os autores Alexandre Santos, Antônio Neto, Aurélio Farias, Benito Araújo, Bertoldo Kruse, Carlos Cavalcanti, Cyl Gallindo, Danielle Pitanga, Djanira Silva, Dorinha Arruda, Dulce Albert, Edna Alcântara, Edvaldo Bronzeado, Eliane Duarte, Elizabeth Brandt Feijó, Ellione Sant’anna, Ester Steremberg, Fátima Calife, Gentil Porto, Geraldo Ferraz, Gerusa Leal, Graças Silva, Ivone Yamamoto, Ivoneide Calado, J. Silva, Jacques Ribemboim, Jair Martins, José Lemos, José Paulo Cavalcanti Filho, Ladjane Conolly, Laudemiro Telino, Lourdes Sarmento, Lourival Holanda, Loyde Alves Marques dos Reis, Lúcia Cardoso, Lúcia Sobral, uciene Freitas, Lúcio Ferreira, Luiz Barreto, Luzilá Gonçalves Ferreira, Manoel Barros Lima, Márcia Meira Basto, Marcos Vilaça, Maria Rachel Carrilho, Mariá Santos, Marilucy, Marly Mota, Melchíades Montenegro, Meraldo Zisman, Myriam Brindeiro. Nina Afonso, Nonato, Magalhães, Odile Cantinho, Olímpio Bonald Neto, Paulo Dantas, Rosa Lia Dinelli, Rosângela Ferraz, Rubem Rocha Filho, Salete Rego Barros, Sebastião Rodrigues, Suzette Abreu e Lima, Telma Brilhante, Valdene Duarte, Valéria Valfrido, Vera Sato, Virgínia Leal, Vital Corrêa de Araújo, Waldenio Porto, Walter Dimenstein, Yolanda Cavalcanti, Zenóbia Terto, Magalhães, Zília de Aguiar Codeceira e Zuyla Cartaxo.

Lucilo Varejão Neto na Cultura

Em novembro, a obra do acadêmico Lucilo Varejão Neto será apreciada no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco, na Livraria Cultura.

Calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'. O calendário das próximas sessões do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' é o seguinte:

Outubro: 2ª feira, dia 29
Novembro: 2ª feira, dia 26
Dezembro: 2ª feira, dia 17

Inscrições para o prêmio da Academia Pernambucana de Letras vai até o fim do mês

A Academia Pernambucana de Letras já está recebendo inscrições para concursos literários nas categorias poesia (Prêmio Edmir Domingues), ensaio (Prêmio Antônio de Brito Alves), História dos Municípios Pernambucanos (Prêmio Leonor Carolina Corrêa de Oliveira), romance (Prêmio Vânia Souto Carvalho), História do Estado de Pernambuco (prêmio Amaro Soares Quintas), Conto (prêmio Roval), literatura infantil (prêmio Elita Ferreira). As inscrições serão recebidas até 31 de outubro na sede da Academia, na Avenida Rui Barbosa, 1596, em Recife.

Vale a pena ler

De como descobri que não existo, de Cyl Gallindo.

La calle de los museos, de José Kameniecki.

Porto Viagem, de Carlos Antônio Coêlho.

O olhar da devoção, de Angelus Melo.

Os guardiões da Floresta Amazônica, de Nadime de Castro.

Para amar a una deidad, de Jorge Ariel Madrazo.

 

'Mergulho no Passado - A Ditadura que Vivi', de Yara Falcon será lançado no Recife em Novembro

Em 19 de novembro, em evento especial do projeto 'A ficção em Pernambuco', a acadêmica Yara Falcon lançará o livro 'Mergulho no Passado - A Ditadura que Vivi', no espaço Manuel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife. O livro será apresentado pelo escritor Alexandre Santos, presidente da Academia do Nordeste.

'Roliúde', de Homero Fonseca, já pode ser lido

Na última 5ª feira, dia 11 de outubro, em evento no âmbito da VI Bienal do Livro em Pernambuco, no espaço CINE LETRAS, no Centro de Convenções, o livro 'Roliúde - Um Romance Picaresco, Aventuroso e Cinematográfico', editado pela Editora Record, foi lançado pelo escritor Homero Fonseca, que, este mês, é o entrevistado do poeta Delmo Montenegro no site da INTERPOÉTICA. Clique aqui e leia a entrevista na íntegra.

Elizabeth Brandt lança 'Converso com versos'

Na próxima 6ª feira, dia 19 de outubro, em evento programado para às 19h00, no Senac de Jardim Paulista, em Paulista, a acadêmica Elizabeth Brandt lançara o livro de poemas 'Converso com versos'.

Fundação Gilberto Freyre lança 'Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife'

Na 4ª feira, dia 10 de outubro, em concorrido evento no estande da Global Editora, no âmbito da VI Bienal do Livro de Pernambuco, no Centro de Convenções de Pernambuco, a Fundação Gilberto Freyre lançou o 'Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife', de Gilberto Freyre.

Agenda

18 de outubro. Posse de Debora Brennand na Academia Pernambucana de Letras.

22 de outubro. Homenagem a obra de Fátima Quintas, na Livraria Saraiva.

29 de outubro. Homenagem ao projeto 'O fim da velhice', coordenado por Jacques Ribemboim e Dulce Albert, na Livraria Cultura.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE (licenciado)

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Diretoria da UBE-PE

 Clique aqui e veja a diretoria completa

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU