A voz do ESCRITOR

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia Pernambucana de Letras Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 21 de outubro de 2007

Cultura Pernambucana de luto

Alberto da Cunha Melo na eternidade

Alberto da Cunha Melo

Na noite do sábado, dia 13 de outubro, o acadêmico Alberto da Cunha Melo nos deixou, abrindo uma grande lacuna na cultura pernambucana. A obra do grande poeta pode ser visitada no site da Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. Clique aqui e receba um banho de boa poesia.

Pernambuco perde a poesia irreverente de França

Na 3ª feira, dia 16 de outubro, o poeta popular França concluiu sua jornada entre nós e partiu, deixando grandes poemas e muitas saudades.

Inscrições para concurso da Academia Pernambucana de Letras vai até o fim do mês

A Academia Pernambucana de Letras já está recebendo inscrições para concursos literários nas categorias poesia (Prêmio Edmir Domingues), ensaio (Prêmio Antônio de Brito Alves), História dos Municípios Pernambucanos (Prêmio Leonor Carolina Corrêa de Oliveira), romance (Prêmio Vânia Souto Carvalho), História do Estado de Pernambuco (prêmio Amaro Soares Quintas), Conto (prêmio Roval), literatura infantil (prêmio Elita Ferreira). As inscrições serão recebidas até 31 de outubro na sede da Academia, na Avenida Rui Barbosa, 1596, em Recife.

Lucilo Varejão Neto na Cultura

Em novembro, a obra do acadêmico Lucilo Varejão Neto será apreciada no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco, na Livraria Cultura.

Calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'. O calendário das próximas sessões do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' é o seguinte:

Outubro: 2ª feira, dia 29
Novembro: 2ª feira, dia 26
Dezembro: 2ª feira, dia 17

Lançado o Resgate Cultural de Antônio Carlos Borges

A obra de resgate cultural de Antonio Carlos Borges será lançada na próxima 2ª feira, dia 22 de outubro, às 19h30, no Centro Cívico Cultural 'Antônio Carlos Borges. Na programação, além de shoe com artistas locais, o lançamento de 'Desnudando a alma'.

Projeto Recriança homenageia Avelina Maria Noronha de Almeida

Na 5ª feira passada, dia 18 de outubro, a presidente emérita da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette, Avelina Maria Noronha de Almeida, foi homenageada pelo Grupo de Cantores do Projeto Recriança do Lar de Maria em encontro cultural na Pizzaria Tijolina.

Curtinhas

Os quadros do pintor Carlos Pinto estão belos. Maiores informações pelo e-mail carlos@clacomunicacao.com.br.

O blog de Geraldo Pereira foi atualizado com a crônica 'Invenção da Mãe do Cão'. Para ler basta clicar.

O produtor cultural Humberto Maia distribuiu a apresentação do projeto 'Passo do Carnaval'. Maiores informações pelo e-mail hmaia@passodocarnaval.org.br.

Wannessa Lima distribuindo a edição de outubro da 'Gazeta do Estado'. Os pedidos podem ser feitos pelo e-mail gazetadoestado2@yahoo.com.br

Cada vez mais lido o blog de Clevane pessoa. O endereço é http://www.clevanepessoa.net/blog.php.

A Espia 124 está no ar. O endereço é www.carlitolima.com.br.

Maristela Farias informa que 'Pernambuco' passa pelo Programa "Liberdade de Expressão" apresentado por Miguel Farias na TV Nova, todas as 2ª feiras, às 19h30.

Gerusa Leal distribuindo a coletânea HAIKAIS POEMÍNIMOS SENRYUS.

As inscrições para o Concurso Literário Internacional Prêmio Cidade de Conselheiro Lafaiete foram prorrogadas até 31 de outubro. Maiores informações pelo e-mail aclclafayette@gmail.com.

Em dezembro, com apoio do movimento cultural de Floresta, no sertão pernambucano,a escritora Rosângela Ferraz lançará seu livro 'Estrela Cadente em Direção ao Céu'.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU.

Bernadete Serpa comemora aniversário em grande estilo

Na próxima 2ª feira, dia 22 de outubro, em larga programação que começa às 17h00 na Praça João XXIII, será comemorado o 70º aniversário da acadêmica Bernadete Serpa, ex-presidente da Academia do Nordeste. Na programação, além de shows e exposições, o lançamento dos livros 'A menina de louras tranças' e 'Cânticos do outono'.

Discurso de Waldênio Porto na III Fliporto ainda repercute

Ainda repercute o discurso pronunciado pelo escritor Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras, em 29 de setembro, quando coordenou mesa que discutiu o tema 'A Literatura e as Academias de Letras' com os acadêmicos Ivan Junqueira, Ledo Ivo, Antônio Carlos Secchin, Moacyr Scliar e Sábato Magaldi, da Academia Brasileira de Letras, e, ainda, Alexandre Santos, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Tereza Magalhães, da Academia de Artes e Letras de Pernambuco. Clique aqui e leia o texto na íntegra.

Telma Brilhante e Rosa Lia Dinelli marcam posse na Academia do Nordeste

As escritoras Telma Brilhante e Rosa Lia Dinelli tomarão posse na Academia de Letras e Artes do Nordeste em cerimônia conjunta marcada para às 17h00, do dia 1º de novembro no auditório da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, no Parque Treze de Maio, no centro do Recife.

'O Auto da Barca dos Mundos' no CPT

Prossegue nos dias 27 e 28 de Outubro, a temporada da peça 'O Auto da Barca dos Mundos', escrita e dirigida por Samuel santos, encenada pela companhia 'Quadro de Cena' no CPT recife, na Travessa do Amorim, 66 - Recife Antigo. As sessões começam às 20h00.

'Saga: poesias e contos', de Marta Velozo, será lançado em Minas Gerais

Na 3ª feira, dia 06 de novembro, em cerimônia programada para àà 18h30, nos jardins internos do Palácio das Artes, na Avenida Afonso Pena, 1537, centro, Belo Horizonte, o livro 'Saga: poesias e contos', de Marta Velozo, será no âmbito do projeto de leitura, vivência e memória de poesia Terças Poéticas, promovido pela secretaria estadual de Cultura de Minas Gerais, Suplemento Literário de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado.

Vândalos atacam UBE

Na última 2ª feira, dia 15 de outubro, vândalos atacaram a UBE e, após cortar a eletricidade, roubaram refletores, a histórica placa 'Estação Cultural' da biblioteca-vagão e, ainda, material de conservação da sede. Há quem diga que seja ciúme.

Elizabeth Brandt Conversa com verso

Na 6ª feira passada, 19 de outubro, em concorrido evento no auditório do Senac, em Paulista, a acadêmica Elizabeth Brandt lançou o livro de poemas 'Converso com versos'.

Allan Carlos na Vitrine do Mês

Na 4ª feira, dia 18 de outubro, o projeto Vitrine do Mês, da Biblioteca de Casa Amarela, deu início a exposição do artísta plástico Allan Carlos.

Olinda homenageia Lucilo Varejão Neto

Na 5ª feira passada, dia 18 de outubro, o acadêmico Lucilo Varejão Neto, presidente da Academia Recifense de Letras, foi agraciado com a Medalha de Mérito Aloísio Magalhães pela Câmara Municipal de Olinda. A solenidade foi prestigiada pelos acadêmicos Alexandre Santos, José Luiz da Mota Menezes, Carlos Cavalcanti, Wilton de Souza.

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS. ESPALHE ESTA IDÉIA.

Aconteceu

18 de outubro. Posse de Débora Brennand na Academia Pernambucana de Letras.

Projeto 'A Cultura e a Arte em Pernambuco'

Projeto 'O fim da velhice' homenageado na livraria Cultura

Em 29 de outubro, o projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', será dedicado ao projeto 'O fim da velhice', coordenado pelos escritores Jacques Ribemboim e Dulce Albert. Estão esperados para a sessão, que começa às 19h00, no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega, os autores que participaram da coletânea.

Humberto França na Argentina

Na próxima 6ª feira, dia 26 de outubro, em solenidade programada para as 19h00, no auditório da Embaixada do Brasil na Argentina, em Buenos Aires, será lançado o livro 'La Noche de un Día' do escritor Humberto França, que, na ocasião, palestrará sobre "a poesia recifense e seus mestres". Nos dias 29 e 30 de outubro, Humberto França falará na Universidad de General San Martin e no Centro de Estudos Brasileiros de Buenos Aires.

'Mergulho no Passado - A Ditadura que Vivi', de Yara Falcon será lançado no Recife em Novembro

Em 19 de novembro, em evento especial do projeto 'A ficção em Pernambuco', a acadêmica Yara Falcon lançará o livro 'Mergulho no Passado - A Ditadura que Vivi', no espaço Manuel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife. O livro será apresentado pelo escritor Alexandre Santos, presidente da Academia do Nordeste.

Vale a pena ler

Oitenta hora, de Cici Araújo.

De como descobri que não existo, de Cyl Gallindo.

La calle de los museos, de José Kameniecki.

Porto Viagem, de Carlos Antônio Coêlho.

O olhar da devoção, de Angelus Melo.

Os guardiões da Floresta Amazônica, de Nadime de Castro.

Para amar a una deidad, de Jorge Ariel Madrazo.

 

'A ficção em Pernambuco'

Quarta às Quatro na Saraiva

Na próxima 2ª feira, dia 22 de outubro, a UBE vai homenagear o programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco, em sessão programada para às 19h00, no Espaço Manoel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Fátima Quintas será homenageada em dezembro

A homenagem a obra da acadêmica Fátima Quintas programada para a próxima 2ª feira, dia 22 de outubro, no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco, foi adiada para o dia 10 de dezembro.

Calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco'. O calendário das sessões do projeto 'A ficção em Pernambuco', cujas sessões ocorre no Espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, é o seguinte:

Outubro: 2ª feira, dia 22
Novembro: 2ª feira, dia 19
Dezembro: 2ª feira, dia 10

5º Festival de Teatro de Rua do Recife

O 5º Festival de Teatro de Rua do Recife, que começou na última 3ª feira, dia 16 de outubro, no Pátio da Igreja da Matriz da Boa Vista, ao lado da Praça Maciel Pinheiro, segue até 29 de outubro.

Alexandre Santos na coletânea da Academia Alagoana de Cultura

Acolhendo convite do acadêmico Arnaldo Camelo,o escritor Alexandre Santos participará com o conto 'A história de Benício' da coletânea da Academia Alagoana de Cultura, que será lançada em dezembro.

Agenda

22 de outubro. Sessão especial do projeto Quarta às Quatro na Livraria Saraiva.

29 de outubro. Homenagem ao projeto 'O fim da velhice', coordenado por Jacques Ribemboim e Dulce Albert, na Livraria Cultura.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE (licenciado)

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Diretoria da UBE-PE

 Clique aqui e veja a diretoria completa

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU