A voz do ESCRITOR

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia Pernambucana de Letras Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 09 de dezembro de 2007

Projeto 'A Ficção em Pernambuco'

UBE presta homenagem a obra de Fátima Quintas

Na próxima 2ª feira, dia 10 de dezembro, em sessão programada para às 19 horas, no auditório Manuel Bandeira, da Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, em Boa Viagem, o projeto "A ficção em Pernambuco", realizado pela UBE no âmbito do movimento de Valorização do Livro e do Autor Nordestino, com o apoio da Academia Pernambucana de Letras, da Academia Recifense de Letras e da Academia de Letras e Artes do Nordeste, prestará homenagem à acadêmica Fátima Quintas, que na ocasião lançará o livro "Clarice Lispector dos pontos nervo exposto". No âmbito deste projeto já foram apreciadas as obras dos escritores Alexandre Santos, Waldênio Porto, Carlos Cavalcanti, Olímpio Bonald Neto, Lúcio Ferreira, Geraldo Ferraz, Joacil de Brito Pereira, Luciene Freitas, Milton Lins, Petrúcia Camelo, Paulo Camelo, Abdias Moura, João Marques, Ana Maria César, Neide Santos, Wilton de Souza, Projeto Quarta às Quatro e Yara Falcon.  

Geraldo Ferraz participa de congresso sobre o Cangaço

Entre os dias 28 e 30 de novembro, o escritor Geraldo Ferraz, coordenador do Núcleo de Pesquisa e História da UBE e do projeto Quarta às Quatro, participou do I Congresso do Cangaço: Memória e Cultura, que se realizou no Conjunto Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Na ocasião, Geraldo Ferraz, que coordenou vários debates, proferiu palestra sobre o combate ao Cangaço.

Alexandre Santos fala sobre a importância das Academias de Letras em Garanhuns

No sábado passado, dia 08 de dezembro, em concorrida solenidade presidida pelo poeta João Marques, a Academia de Letras de Garanhuns lançou os anais do II Festival Literário de Garanhuns (II Flig), organizado pelo escritor Manoel Neto Teixeira. Na ocasião, o escritor Alexandre Santos, presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, proferiu palestra sobre 'A importância da Academias de Letras', que foi comentada pelo acadêmico Olímpio Bonald Neto.

Curtinhas................................................

Lívio Oliveira distribuindo o poema Revolução 17.

A psicóloga Clevane Lopes, autora de quatro livros de poesia, vinte e-books, presente em sessenta antologias, distribuindo o ensaio 'Comportamento Humano I'.

O blog do escritor Geraldo Pereira recebeu a crônica 'Carreta Truncada'.

O site de Luiz Alberto Machado está com novidades.

Ione Jager está organizando uma coletânea sobre animais de estimação. Vale poesias, contos e crônicas.

Fernando Santana distribuindo bela mensagem de Natal.

O Concurso Literário da ALPAS XXI recebe inscrições até 10 de janeiro de 2009.

Vale a pena ler

Rossellini amou a pensão de dona Bobom, de Cícero Belmar.

Falares de Portugal. Falares do Brasil, de Esmeralda Moura.

Crepúsculo das coisas, de Telma Brilhante.

Trovas de Amor e Saudade, de Yolanda Cavalcanti.

Multivisão, de Manoel Neto Teixeira.

O vaqueiro que se fez doutor, Nonato de Magalhães.

A trágica morte da patinha, de Fernando Farias

Na poeira dos caminhos, de Raul Aquino

Mergulho no passado - a ditadura que vivi, de Yara Falcon

Oitenta hora, de Cici Araújo.

Cânticos de Outono, Bernadete Serpa.

Laurent e outros poemas, de Rogério Generoso.

A revolução literária em Pernambuco, de José Bezerra de Lemos.

Revista Oficina de Letras, organizada pela Sobrames-PE.

Projeto 'A Cultura e a Arte em Pernambuco'

Sarau da Academia do Nordeste movimenta Livraria Cultura

Em 17 de dezembro, em sessão programada para as 17 horas, o projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' vai movimentar o auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega, em Recife, com um sarau literário da Academia de Letras e Artes do Nordeste. Já confirmaram presença os acadêmicos  Abdias Moura, Ana Maria César, Bernadete Serpa Lopes, Carlos Cavalcanti, Cloves Marques, Edna Alcântara, Eric Dayan, Esther Camurça, Everaldo Moreira Veras, Lourdes Sarmento, Lucilo Varejão Neto, Luciene Freitas, Milton Lins, Nelson Saldanha, Olímpio Bonald Neto, Perseu Lemos, Vital Correia de Araújo, Waldênio Porto, Wilton de Souza, Cyl Gallindo, Leny Amorim, Maria Valderez, Rosa Lia Dinelli e Telma Brilhante.

Vice prefeito prestigia lançamento de Saga, de Marta Velozo

Na 4ª feira passada, 05 de dezembro, o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, compareceu ao lançamento do livro 'Saga: poesias e contos', da escritora Marta Velozo, ocorrido nos jardins da UBE. Na ocasião, o vice-prefeito da capital pernambucana foi recepcionado pelos escritores Alexandre Santos e Olímpio Bonald Neto. Também estiveram no evento Eduardo Cortes e o padre Reginaldo Veloso. A parte musical ficou por conta de Miriam Brindeiro e Dulce Albert e a parte dramática com Mariane Bigio, Ruty Veloso, Pedro Jorge e Enísia Veloso. Ao final do evento, os presentes receberam mudas de espécies da Mata Atlântica.

Confraternização da Academia do Nordeste

A confraternização natalina da Academia de Letras e Artes do Nordeste será realizada em 21 de dezembro, nos jardins do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, no Varadouro, em Olinda.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Marcos Cordeiro lança 'Romançal Pernambuco'

Na próxima 4ª feira, dia 12 de dezembro, em evento programado para as 18h30, na Academia Pernambucana de Letras, o escritor Marcos Cordeiro lançará o livro 'Romançal Pernambuco'.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Aconteceu

04 de dezembro. A escritora Conceição Alves lançará o livro 'Senhora de Si'.

07 de dezembro. Os escritores Lourival Holanda e Humberto França lançaram o livro 'Álvaro Lins: Ensaios de Crítica Literária e Cultural'.

08 de dezembro. Palestra de Alexandre Santos, na Academia de Letras de Garanhuns sobre 'A importância da Academias de Letras'.

Assis disputará São Silvestre com camiseta do cinqüentenário da UBE

Este ano, o escritor Assis, que já há três anos, disputa a corrida de São Silvestre, no dia 31 de dezembro em São Paulo, vai contar com apoio institucional da UBE.

'Quarta às Quatro'

Confraternização Natalina reúne escritores em 12 de dezembro

Na próxima 4ª feira, 12 de dezembro, às 17h30, ao final da sessão do projeto 'Quarta às Quatro', a UBE vai promover sua tradicional confraternização natalina, reunindo os escritores pernambucanos. Raquel Carrilho, diretora de eventos da UBE, está caprichando nos detalhes. 

Conceição Soares Beltrão fala sobre a obra alquímica de Clarice Lispector

Na 4ª feira passada, dia 05 de dezembro, a UBE comemorou a 233ª sessão do Programa Quarta-às-Quatro com a presença de 60 escritores. No encontro, que antecedu o lançamento do livro 'Saga: poesias e contos em Recife', da escritora Marta Velozo, a escritora e pesquisadora Conceição Soares Beltrão fez breve explanação sobre o livro 'A Obra Alquímica de Clarice Lispector', de sua autoria.

Alunos da Escola Conselheiro Samuel McDowell conhecem UBE

Na 4ª feira passada, por ocasião da 233ª sessão do projeto Quarta às Quatro, a UBE recebeu comitiva da Escola Conselheiro Samuel McDowell, cujos alunos puderam participar do recital.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

 

Cyane Pacheco em Milão

Em 16 de dezembro, Cyane Pacheco estará na Associação Cultural do Instituto Brasil-Itália, em Milão, na Itália, com a exposição "Limite Voraz", no coletivo Oroboro, onde mostrará 33 desenhos em nanquim sobre papel.

Academia Pernambucana de Letras promove I Natal em Concerto

Em 10 de dezembro, em evento programado para às 18h00, Academia Pernambucana de Letras e Academia Pernambucana de Música promoverão o I Natal em Concerto na Av. Rui Barbosa, 1596, nas Graças, em Recife.

Agenda

10 de dezembro. Homenagem a obra da acadêmica Fátima Quintas, na Livraria Saraiva.

12 de dezembro. Confraternização Natalina da UBE.

17 de dezembro. Sarau Natalino da Academia de Letras e Artes do Nordeste, na Livraria Cultura.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE (licenciado)

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Diretoria da UBE-PE

 Clique aqui e veja a diretoria completa

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Av. Baja California 349
Col. Hipódromo Condessa México D.F. 06170
tel. (55) 5277 8277
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU