A voz do ESCRITOR

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia Pernambucana de Letras Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 16 de dezembro de 2007

Academia Pernambucana de Letras

Waldênio Porto reeleito para presidir Academia Pernambucana de Letras

Na 2ª feira passada, dia 10 de dezembro, a Academia Pernambucana de Letras reelegeu a diretoria presidida pelo escritor Waldênio Porto, diretor cultural do Centro de Estudos do Nordeste e coordenador da Rede Integrada de Academia de Letras do Nordeste. Além de Waldênio Porto, a diretoria da Academia Pernambucana de Letras é integrada pelos escritores Antônio Correa de Oliveira, Rostand Paraíso, Dirceu Rabelo, Olímpio Bonald Neto, Nelson Saldanha e Lucilo Varejão Filho.

Alane na Livraria Cultura'

Academia do Nordeste homenageada no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco

Na próxima 2ª feira, dia 17 de dezembro, em sessão programada para as 17 horas, no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega, em Recife, a Academia de Letras e Artes do Nordeste será homenageada pela UBE no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'. Já confirmaram presença os acadêmicos  Abdias Moura, Ana Maria César, Bernadete Serpa Lopes, Carlos Cavalcanti, Cloves Marques, Edna Alcântara, Eric Dayan, Esther Camurça, Everaldo Moreira Veras, Lourdes Sarmento, Lucilo Varejão Neto, Luciene Freitas, Milton Lins, Nelson Saldanha, Olímpio Bonald Neto, Perseu Lemos, Vital Correia de Araújo, Waldênio Porto, Wilton de Souza, Cyl Gallindo, Leny Amorim, Maria Valderez, Rosa Lia Dinelli e Telma Brilhante.

Clevane Pessoa participa de 'Haikais em Setembro'

Na próxima 4ª feira, dia 19 de dezembro, em evento programado para às 16h00, na Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, na Alameda Duque de Caxias, em Blumenau, o Projeto 'Palavras Azuis' lançará o livro 'Haikais em Setembro', uma antologia em cooperativismo organizada por Terezinha Manczak, que conta com a participação de Clevane Pessoa, Ana Marina Godoy, Benedita Azevedo, Isnelda Weise, Lorreine Beatrice, Luiz Eduardo Caminha, Maria de Lourdes Scottini Heiden, Tchello d' Barros, Terezinha Manczak, Débora Novaes de Castro, Rosane Zanini e Marlene Hüskes.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Curtinhas................................................

Entre 26 e 28 de novembro, a editora Lourdes Nicácio esteve no Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing, onde proferiu palestras sobre 'Os dois mundos de Madalena' e 'O rio, Canabrava e os Homens', livros de sua autoria, que são adotados no curso de Antropologia pela professora Polyana Camelo. O sucesso foi tamanho, que, na última 6ª feira, dia 14 de dezembro, Lourdes Nicácio concedeu entrevista à CBN, sobre 'O rio, Canabrava e os homens'.

O 'Movimento de Escritores', animado por Paulo Andrade, pretende movimentar João Pessoa com a gravação dos ideais do movimento no dia 19 de dezembro, no shopping sul, recital no shopping sebrae, no dia 20, e o lançamento da 3ª edição do livro 'Paraíba Capital em Fotos', de Gilberto Stuckert, no dia 21 de dezembro, na igreja São Francisco.

Vai até 24 de dezembro a Feira 'Então é Natal' realizada pelas Associações Janet Finatti, Ava, Assoart e Associação dos Aposentados, na Estação Ferroviária, com a participação de 40 expositores.

No último sábado, dia 15 de dezembro, o programa Globo News dedicou ampla reportagem ao livro FLORES TROPICAIS, do acadêmico Marcus Prado, que, em 2006, foi finalista do Prêmio Jabuti no campo da fotografia.

Os poemas EFEITOS DO LUAR, de Roberto Stavale, e CANTO DE PRIMAVERA, de Nathan de Castro Ferreira, selecionados pela rádio Globo na Usina de Letras foram lidos pelo locutor David Rangel no programa 'Agito Geral', no último sábado, dia 15 de dezembro.

O blog do escritor Geraldo Pereira foi atualizado com a crônica 'A Preguiça e o Tamanduá'.

O site de Luiz Alberto Machado está com novidades. Já está circulando o nº 2 zine impresso do Tataritaritatá.

Na próxima 4ª feira, dia 19 de dezembro, em evento programado para às 19 horas, no Teatro Hermilo Borba Filho, será lançado livro 'Contos de Natal', que reúne textos de vários autores, incluindo um pequena obra prima de Homero Fonseca.

No último sábado, dia 15 de dezembro, ao companhia teatral 'Quadro de cena' confraternizou o sucesso obtido em 2007 na casa da atriz Vanessa Lourena, em Piedade.

Vale a pena ler

Clarice Lispector: nervo exposto, de Fátima Quintas.

O incrível mundo do cangaço, de Antônio Vilela de Souza.

Oficina da palavra, organizado por Telma Regina Siqueira Linhares.

Rossellini amou a pensão de dona Bombom, de Cícero Belmar.

Falares de Portugal. Falares do Brasil, de Esmeralda Moura.

Crepúsculo das coisas, de Telma Brilhante.

Trovas de Amor e Saudade, de Yolanda Cavalcanti.

Multivisão, de Manoel Neto Teixeira.

O vaqueiro que se fez doutor, Nonato de Magalhães.

A trágica morte da patinha, de Fernando Farias

Oitenta hora, de Cici Araújo.

Cânticos de Outono, Bernadete Serpa.

Laurent e outros poemas, de Rogério Generoso.

A revolução literária em Pernambuco, de José Bezerra de Lemos.

Revista Oficina de Letras, organizada pela Sobrames-PE.

Defesa da Língua Mãe

Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprova projeto que proíbe estrangeirismos

Na 5ª feira passada, dia 13 de dezembro, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou projeto-de-lei do deputado Aldo Rebelo que proíbe o uso de estrangeirismos no País. A matéria, que segue agora para plenário, determina que toda palavra ou expressão em língua estrangeira e destinada ao conhecimento público terá que vir acompanhada da tradução para o português, com letras em igual destaque. Isso inclui peças publicitárias, informações comerciais e meios de comunicação. Documentos oficiais do Brasil também serão escritos obrigatoriamente em português. O projeto prevê a criação de comissão especial para elaborar glossários com sugestões de termos equivalentes em português às expressões estrangeiras usadas em áreas de intensa inovação tecnológica e científica.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Projeto 'A Ficção em Pernambuco'

Fátima Quintas lança livro sobre Clarice Lispector

Na 2ª feira passada, dia 10 de dezembro, em concorrido evento no auditório Manuel Bandeira, da Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, em Boa Viagem, a obra da acadêmica Fátima Quintas foi homenageada no âmbito do projeto "A ficção em Pernambuco". Na ocasião, Fátima Quintas lançou o livro "Clarice Lispector: nervo exposto".

ACLCL divulga resultado de concurso

Na última 4ª feira, dia 12 de dezembro, em comunicado a imprensa especializada, o escritor Allex Assis Milagre, presidente da diretoria executiva da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete (ACLCL), divulgou o resultado do Concurso Literário Internacional Prêmio Cidade de Conselheiro Lafaiete 2007. Na categoria 'Poema', o primeiro lugar ficou para 'Sá Rosa', de Martha Faria Fernandes; na categoria 'Crônica', o primeiro lugar ficou para 'Quase esquecido', de Gerson dos Santos; na categoria 'Conto', o primeiro lugar ficou para 'Março, Abril e Maio', de Aluísio Santiago Campos; e na categoria 'Romance', o primeiro lugar ficou para 'Missão Perigosa', de Avelina Maria Noronha de Almeida. A solenidade de premiação será dia 20 de dezembro de 2007, às 20h, no Centro Cultural "Narciso de Queirós", na rua Barão de Suassuí, 231, bairro Santa Efigênia, em Conselheiro Lafaiete.

Aconteceu

08 de dezembro. Palestra de Alexandre Santos, na Academia de Letras de Garanhuns sobre 'A importância da Academias de Letras'.

10 de dezembro. Homenagem a obra da acadêmica Fátima Quintas, na Livraria Saraiva.

12 de dezembro. Confraternização Natalina da UBE.

Cyane Pacheco leva 'Limite voraz' a Milão

Neste domingo, dia 16 de dezembro, Cyane Pacheco abriu a exposição "Limite Voraz", no coletivo Oroboro, onde mostra 33 desenhos em nanquim sobre papel, na Associação Cultural do Instituto Brasil-Itália, em Milão, na Itália.

'Quarta às Quatro'

Confraternização Natalina reúne escritores em 12 de dezembro

Na 4ª feira passada, 12 de dezembro, ao final da sessão do projeto 'Quarta às Quatro', a UBE  promoveu sua tradicional confraternização natalina, reunindo bela representação dos escritores pernambucanos. Entre as atrações do encontro, esteve o coral da Assembléia Legislativa. Prestigiando a festa organizada pela diretora de eventos Raquel Carrilho, a Casa do Escritor Pernambucano recebeu a visita do vereador Carlos Gueiros e da professora Ester Rosa, diretora do Programa Manoel Bandeira de Formação de Leitores da secretaria municipal de educação. 

Geraldo Ferraz entre as 100 Personalidades de Gravatá

Neste domingo, dia 16 de dezembro, o escritor Geraldo Ferraz, coordenador do projeto 'Quarta às Quatro', recebeu a comenda 'Destaque do ano', conferida pelo jornal VIVA GRAVATÁ, às 100 personalidades que mais se destacaram na vida social e cultural de Gravatá. O jornalista Claúdio Castanha criou a comenda para comemorar a centésima edição do jornal VIVA GRAVATÁ.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Confraternização da Academia do Nordeste

A confraternização natalina da Academia de Letras e Artes do Nordeste será realizada em 21 de dezembro, nos jardins do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, no Varadouro, em Olinda.

Academia Pernambucana de Letras promove I Natal em Concerto

Na última 2ª feira, dia 10 de dezembro, em concorrido evento Academia Pernambucana de Letras e Academia Pernambucana de Música promoveram o I Natal em Concerto.

Orquestra Sinfônica do Recife na UFPE

Na próxima 2ª feira, dia 17 de dezembro, a partir das 16h00, a Orquestra Sinfônica do Recife se apresentará no Teatro do Centro de Convenções da UFPE, com regência do maestro Osman Gioia e participação do coro Contracantos.

Agenda

17 de dezembro. Sarau Natalino da Academia de Letras e Artes do Nordeste, na Livraria Cultura.

23 de dezembro. Missa de Ação de Graças pelos 60 anos de sacerdócio do Frei Luís Maria Sartori, da Academia Brasileira de Autores Solidaristas, na Capela das Missionárias de Cristo Operário, na Vila Guilherme, em São Paulo.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE (licenciado)

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Diretoria da UBE-PE

 Clique aqui e veja a diretoria completa

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Av. Baja California 349
Col. Hipódromo Condessa México D.F. 06170
tel. (55) 5277 8277
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU