A voz do ESCRITOR

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia Pernambucana de Letras Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 20 de janeiro de 2008

Academia de Letras e Artes do Nordeste comemora 30 Anos

II Encontro da Academia do Nordeste estuda formas de fortalecer a cultura regional

De 25 a 27 de janeiro, em encontro regional que vai reunir acadêmicos de todo o nordeste na União Brasileira de Escritores, no Recife, a Academia de Letras e Artes do Nordeste (Alane) vai aprofundar o caráter regional da entidade como forma de fortalecer a cultura regional. O II Encontro Regional da Academia do Nordeste, que será coordenado pela escritora Ana Maria César, contará com a participação de literatos, dramaturgos, musicistas e artistas plásticos oriundos do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O evento será aberto em solenidade associada às comemorações da passagem dos 30 anos de fundação da Alane e posse da diretoria, programada para às 17 horas da próxima 5ª feira, dia 25 de janeiro. Clique aqui e veja a PROGRAMAÇÃO e o regulamento do II Encontro.

Academia de Letras e Artes do Nordeste renova direção

Na próxima 6ª feira, dia 25 de janeiro, em evento programado para às 17h30, nos jardins da UBE, na rua de Santana, em Casa Forte, a Academia de Letras e Artes do Nordeste vai dar posse a nova diretoria liderada pelo escritor Alexandre Santos. A nova diretoria executiva da Academia do Nordeste ainda apresenta a presença de Olímpio Bonald Neto, Lourdes Sarmento, Cyl Gallindo, Edna Alcântara, Telma Brilhante, Luciene Freitas e Eric Dayan. A posse da nova diretoria da Alane é a cerimônia que abre uma vasta programação que inclui a abertura do II Encontro da ALANE e a cerimônia comemorativa dos 30 anos da entidade com entrega de Troféus e Diplomas.

Fundador falará nas comemorações dos 30 anos de fundação da Academia de Letras e Artes do Nordeste

Na cerimônia comemorativa da passagem dos 30 anos de fundação da Academia de Letras e Artes do Nordeste, programada para as 17h30 da próxima 6ª feira, dia 25 de janeiro, o poeta e teatrólogo alagoano Pedro Onofre falará em nome dos sócios fundadores.

Olímpio Bonald Neto apresenta Revista Letras e Artes no II Encontro Regional da Alane

No próximo sábado, em evento do II Encontro Regional da Academia de Letras e Artes do Nordeste, programado para às 11h30, nos jardins da UBE, na Rua de Santana, em Casa Forte, o acadêmico Olímpio Bonald Neto fará a apresentação da revista Letras e Artes nº 16, que reúne trabalhos de acadêmicos.

Comissão Organizadora fecha a programação e dá o últimos retoques no II Encontro Regional

Na próxima 2ª feira, dia 21 de janeiro, a Comissão Organizadora do II Encontro Regional da Academia de Letras e Arte do Nordeste, liderada pela escritora Ana Maria César, fechará a programação do evento, definido a presidência das mesas. Já inscreveram trabalhos os acadêmicos Cyl Gallindo, Socorro Aragão, Socorro Xavier, Selma Vasconcelos, Carlos Cavalcanti, Neide Santos, Enaura Quixabeira, Lourdes Sarmento, Telma Brilhante, Yara Falcon, Petrucia Camelo, Luciene Freitas, Emmanuel Fay, Lourdes Leite Barbosa, Eric Dayan, João Marques e Waldênio Porto.

Arte de Dayan e Melchíades homenageará galardoanos

Os Diplomas e Troféus que a Academia de Letras e Artes do Nordeste entregará às entidades e personalidades homenageadas por ocasião da passagem dos 30 anos de sua fundação são obras de arte concebidas por Eric Dayan e Melchíades Montenegro. 

Encontro Regional

Dilton da Conti será homenageado em Encontro Regional

Na próxima 6ª feria, dia 25 de janeiro, por ocasião da abertura do II Encontro da Academia de Letras e Artes do Nordeste, o escritor Alexandre Santos vai prestar homenagem ao benemérito Dilton da Conti, presidente da Chesf, responsável pelo maior programa de incentivo a empreendimentos culturais na região nos últimos anos.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Curtinhas................................................

'Olinda Abrasada' é o título do livro que Waldênio Porto está escrevendo.

Às 18h40 de 18 de janeiro o blog do escritor Geraldo Pereira recebeu a crônica 'Um Recomeço a Mais'. O endereço é http://blogdegeraldopereira.blogspot.com/

A Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências está com nova diretoria. Para o biênio 2007-2009 assumiu a administração liderada por Jurandy de Castro Leite.

Em 26 e 27 de março, na galeria Arte Plural, haverá um curso de Photoshop Lightroom com 12 horas aula. Maiores informações pelo e-mail arte-plural@uol.com.br ou contato@artepluralgaleria.com.br.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

 

Vale a pena ler

Roliúde, de Homero Fonseca.

A história comum de uma mulher qualquer, de Célia Labanca.

As noivas da revolução, de Paulo Santos.

A trágica morte da patinha, de Fernando Farias

A revolução literária em Pernambuco, de José Bezerra de Lemos.

Cinqüentenário

Vital Corrêa de Araújo reassume presidência da UBE

Na próxima 4ª feira, dia 23 de janeiro, depois de breve período de afastamento, o poeta Vital Corrêa de Araújo reassumirá a presidência da União Brasileira de Escritores, que, neste período, foi exercida pelo escritor Alexandre Santos. Vital Corrêa de Araújo volta para comandar o período comemorativo do cinqüentenário da entidade, iniciado na 4ª feira passada.

UBE nas praias de Paulista

No sábado passado, 19 de janeiro, a UBE marcou presença no 'Festival de Cultura de Paulista', realizando um Sarau Poético no Forte de Pau Amarelo. Á noite, os escritores foram à Igreja de Nossa Senhora do Ó, onde participaram do projeto cultural 'O culto em conto'. 

Geraldo Ferraz de volta ao Quarta-às-Quatro

Na próxima 4ª feira, dia 23 de janeiro, após merecidas férias, o historiador Geraldo Ferraz estará de volta à UBE, reassumindo a coordenação do projeto 'Quarta às Quatro'.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Academia Pernambucana de Letras

Academia Pernambucana de Letras celebra 107º aniversário

Em 26 de janeiro, a Academia Pernambucana de Letras comemorará a passagem do 107º aniversário com intensa programação, incluindo a entrega de prêmios aos primeiros colocados do tradicional concurso literário. Entre os agraciados estão Gerusa Leal, que ganhou o prêmio Edmir Domingues com o livro 'versilêncios', e André Cervinsky. que ganhou o prêmio Antônio de Brito Alves com o livro Ensaios de circunstâncias.

A cultura e a arte em Pernambuco

Homenagem a obra de Maria do Carmo Barreto Campelo de Melo abre temporada 2008 do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'

A temporada 2008 do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', parceria da UBE com a livraria Cultura que já chega ao terceiro ano, será aberta no dia 18 de fevereiro com uma homenagem a vasta obra da escritora Maria do Carmo Barreto Campello de Melo.

Calendário anual do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'.  O calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', para 2008 é o seguinte:

18 de FEVEREIRO
31 de MARÇO
28 de ABRIL
26 de MAIO
30 de JUNHO
28 de JULHO
25 de AGOSTO
29 de SETEMBRO
27 de OUTUBRO
24 de NOVEMBRO
15 de DEZEMBRO

 
 

Aconteceu

17 de janeiro. Apresentação da programação do Cinqüentenário da UBE.

19 de janeiro. Sarau da UBE no festival de cultura do Paulista, em Nossa Senhora do Ó.

A ficção em Pernambuco

Eric Dayan na Livraria Saraiva

Em 21 de fevereiro, abrindo a temporada 2008 do projeto 'A ficção em Pernambuco', a obra do acadêmico Eric Dayan, o 'poeta do frevo', estará na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, em Boa Viagem.

Academia de Artes e Letras de Pernambuco

Cloves Marques assume cadeira na Academia de Artes e Letras de Pernambuco

Na próxima 5ª feira, dia 24 de janeiro, em solenidade programada para às 19h00, no Memorial da Medicina, no Derby, o escritor Cloves Marques tomará posso na Academia de Artes e Letras de Pernambuco. Na ocasião será saudado pela acadêmica Maria do Carmo Barreto Campelo de Melo. A Academia de Arte de Letras de Pernambuco integra a Rede Integrada de Academias de Letras do Nordeste e é presidida pela escritora Tereza Magalhães.  

 
 

Agenda

24 de janeiro. Posse de Cloves Marques na Academia de Artes e Letras de Pernambuco.

25 de janeiro. Abertura do II Encontro Regional da Academia de Letras e Artes do Nordeste.

26 de janeiro. 107º aniversário da Academia Pernambucana de Letras.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br

O site de Luiz Alberto Machado com o zine Tataritaritatá.

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE (licenciado)

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Diretoria da UBE-PE

 Clique aqui e veja a diretoria completa

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Av. Baja California 349
Col. Hipódromo Condessa México D.F. 06170
tel. (55) 5277 8277
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU