A voz do ESCRITOR

   

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 10 de fevereiro de 2008

A cultura e a arte em Pernambuco

Homenagem a obra de Maria do Carmo Barreto Campelo de Melo abre temporada 2008 do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'

A temporada 2008 do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', parceria da UBE com a livraria Cultura que chega ao terceiro ano, será aberta em 18 de fevereiro com homenagem à acadêmica Maria do Carmo Barreto Campello de Melo. Os escritores José Maria Rodrigues e Fátima Quintas farão a análise da vasta obra de Maria do Carmo Barreto Campelo de Melo.

Calendário anual do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'.  O calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', para 2008 é o seguinte:

18 de FEVEREIRO
31 de MARÇO
28 de ABRIL
26 de MAIO
30 de JUNHO
28 de JULHO
25 de AGOSTO
29 de SETEMBRO
27 de OUTUBRO
24 de NOVEMBRO
15 de DEZEMBRO

Curtinhas................

Ainda repercute o artigo 'Carnaval multicultural?', de Célia Labanca, publicado pelo Jornal do Commércio na Quarta-Feira de Cinzas sobre o carnaval pernambucano.

O boletim 'Informarte', de Augusto Rodrigues, pode ser solicitado pelo e-mail augusto@fersoft.com.br.

Até 18 de outubro, a UFPE, UPE, IMIP, Conselho Regional de Medicina, Sindicato dos Médicos de Pernambuco e outras entidades estarão comemorando os 200 Anos do Ensino Médico no Brasil.

Passada a folia, o cordelista Zé Honório atualizou o blog "Pé de Versos", que pode ser lido no site www.zehonorio.blogspot.com

A cidade de Natal receberá os participantes do 'Encontro Internacional de Poetas del Mundo' com o slogan "Natal, um mar de Poesia e Paz".

A poeta Madalena Guadalupe, da cidade do México, o cronista Bento Amoroso e a contista Mari Beatriz Dias Dias foram os grandes vencedores da edição 2007 do Concurso Letras Premiadas.

A revista eletrônica 'Espia nº 136' já está no ar. Para ler acesse: www.carlitolima.com.br.

Promover oficinas literárias para alunos da rede municipal de ensino foi o objetivo Projeto Líteris de Inclusão de Jovens Escritores realizado nos anos de 2006, em Olinda, e 2007, em Recife, sob a coordenação do escritor André Cervinskis.

O blog de Geraldo Pereira foi atualizado com a crônica 'Um Mar Tão Grande' em homenagem à praia de Pau Amarelo. Para ler, basta um clique.

Nos dias 22 e 23 de fevereiro, a Associação Cultural de Amigos das Artes de Novo Hamburgo comemorará os 10 anos de fundação com sarau no Espaço Cultural Albano Hartz e jantar no restaurante Gosto Tropical.

No último sábado, dia 09 de fevereiro, a Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette (ACLCL) prestou homenagem póstuma aos acadêmicos Hélio Adami Carvalho, José Alencar Gomes de Lima e Jônatas Costa Ferreira em encontro realizado na : Casa de Cultura "Gabriella Mendonça", localizada na Rua Comendador Baêta Neves, 68, no Centro de Conselheiro Lafayette.

O blog de Everi Rudinei Carrara é renovado toda 4ª feira. O endereço é http://telescopio.blog.terra.com

O Boletim Sobrames número 50, de fevereiro de 2008, trás a ficha de inscrição ao XXII Congresso Brasileiro de
Médicos Escritores, que se realizará em Fortaleza.

 

Vale a pena ler

A história comum de uma mulher qualquer, de Célia Labanca.

As noivas da revolução, de Paulo Santos.

A revolução literária em Pernambuco, de José Bezerra de Lemos.

Tesouro Redescoberto, de Socorro Xavier.

Boa Terra de Ódios, de Paulo Fernando Craveiro.

A ressurreição da Hidra, de Pedro Onofre.

PT Saudações, de Marcelo Ribeiro.

 

Quarta às Quatro

Projeto 'Quarta às quatro' retoma ritmo normal

A partir da próxima 4ª feira, dia 13 de fevereiro, passado o período carnavalesco, o projeto Quarta às Quatro retomará o ritmo normal, recebendo escritores de toda a região para grande sarau nos jardins da UBE.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

 

Aconteceu

30 de janeiro. Carnaval dos escritores na sede da UBE, na Rua de Santana, em Casa Forte.

A ficção em Pernambuco

Eric Dayan na Livraria Saraiva

Em 21 de fevereiro, abrindo a temporada 2008 do projeto 'A ficção em Pernambuco', a obra do acadêmico Eric Dayan, o 'poeta do frevo', será homenageada na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, em Boa Viagem

Concurso literário ‘Um soneto para Machado de Assis’

Em homenagem ao centenário de Machado de Assis, a Litteris Editora está promovendo o concurso literário 'Um Soneto para Machado de Assis'. Neste concurso, os escritores deverão completar os 12 versos faltosos do soneto machadiano deixados em aberto no romance “Dom Casmurro”. O soneto tem como primeiro verso “Oh! Flor do céu! Oh! Flor cândida e pura!” e, como último, “Perde-se a vida, ganha-se a batalha!”. O objetivo do concurso é fazer com que os escritores completem os 12 versos do meio do soneto. Cada concorrente poderá participar com um máximo de 02 (dois) sonetos, que devem ser inscritos até o dia 05 de abril de 2008. Maiores informações podem ser obtidas no site http://www.litteris.com.br.

Carlito Lima participa de Feira em Havana

O escritor alagoano Carlito Lima, responsável pela revista "mais bem humorada" da Internet, participará da 17ª Feira Internacional do Livro, em Havana.

Inscrições para o programa 'Geografia da Palavra' vão até o dia 15

Até a próxima 6ª feira, dia 15 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para o programa 'Geografia da Palavra' promovido pela Funarte para artistas de todo o País. O programa, com duração de cinco meses, trata do processo de construção do espetáculo teatral. Maiores informações pelo e-mail lia@funarte.gov.br.

Academia do Nordeste inicia distribuição da Revista 'Letras e Artes' 2007

A partir desta semana, a Academia do Nordeste distribuirá a revista 'Letras e Artes 2007' lançada por ocasião do II Encontro Regional ocorrido em Recife, nos dias 25, 26 e 27 de janeiro. A revista será distribuída via correios às entidades literárias e artísticas cujo endereço constar de seu banco de dados. Além de Certificado de Participação, os autores de trabalhos publicados receberão um exemplar da revista, cuja capa reproduz gravura do artista plástico pernambucano Wilton de Souza. 

POR PROBLEMAS TÉCNICOS ESTA EDIÇÃO CIRCULA SEM A EXIBIÇÃO DE IMAGENS

 

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

 

Agenda

18 de fevereiro. Homenagem a obra da poeta Maria do Carmo Barreto Campello de Melo, na livraria Cultura.

21 de fevereiro. Homenagem a obra do poeta do frevo, Eric Dayan, na livraria Saraiva.

Sites recomendados

PLATAFORMA PARA A POESIA

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Amigos do Livro

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br

Tataritaritatá

O site de Luiz Alberto Machado com o zine Tataritaritatá.

REBRA

Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

VETOR CULTURAL

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

UBE-NY

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

INTERPOÉTICA

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Linguagem Viva

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Av. Baja California 349
Col. Hipódromo Condessa México D.F. 06170     tel. (55) 5277 8277
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU