A voz do ESCRITOR

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia Pernambucana de Letras Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 02 de março de 2008

A ficção em Pernambuco

Arlego na Saraiva

A próxima sessão do projeto 'A ficção em Pernambuco', programada para às 19h00 do dia 12 de março, na livraria Saraiva, abordará a obra do escritor e editor Edvaldo Arlego.

Calendário anual do projeto 'A ficção em Pernambuco'.  O calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco', para 2008 é o seguinte:

12 de MARÇO
14 de ABRIL
12 de MAIO
09 de JUNHO
14 de JULHO
11 de AGOSTO
08 de SETEMBRO
13 de OUTUBRO
10 de NOVEMBRO
08 de DEZEMBRO

Programação cultural das Bibliotecas Populares do Recife

Biblioteca Popular de Afogados
28/02 - 15:00 horas - Recital Afogados em Poesia, encontro de poetas e escritores, que levam à comunidade de Afogados a poesia contemporânea do Recife;
28/02 - 15:00 horas - Vitrine do Mês - inauguração da exposição sobre a obra do Poeta Edvaldo Bronzeado.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Curtinhas................................................

A obra de Alexandre Santos foi tratada na secção Jardins da Literatura na última 6ª feira, dia 29 de fevereiro, pela TV Globo.

Em 1º de março Geraldo Pereira atualizou o blog com a crônica 'Lábios de Mel'. Para ler clique aqui.

'Escritos do coração' é o título do livro em preparação pela escritora Jair Martins, secretária da UBE-PE.

Débora Brennand, Bernadete Serpa, Luzilá Gonçalves e Geninha da Rosa Borges estão entre as homenageadas no livro 'Mulheres que mudaram a história de Pernambuco', que vai ser lançado às 17 horas do dia 04 de março, no Auditório da FAFIRE.

Sob coordenação do musicólogo Paulo Castagna, o projeto 'Patrimônio Arquivístico Musical Mineiro' da secretaria estadual de Cultura de Minas Gerais vai editar três álbuns de partituras inéditas de seis compositores mineiros dos séculos XVIII, XIX e XX.

O prazo para inscrição de projetos no Sistema de Incentivo a Cultura do Recife vai de 03 a 14 de março.

Entre os textos da jovem escritora Érika Renata, está 'O cacique falou'.

Boletim do Conselho Estadual de Cultura (de Pernambuco) distribuído pelo acadêmico informa que, em palestra proferida naquele conselho em 28 de fevereiro, o cineasta Fernando Spencer revelou que, durante o regime militar, foi visto como "suspeito e censurado, sem direito de apelar, simplesmente porque produzi um filme sobre briga de galo". Que coisa, heim?

Arraial da poesia distribuindo a 'TRILOGIA DA FELICIDADE', de Tere Penhabe.

A edição 138 da revista Espia, considerada a mais bem humorada da Internet já está no ar. Basta um clique.

O blog de Everi Carrara é renovado ás quartas-feiras. Para visitar, basta clicar aqui.

O endereço do blog de Márcia Frazão é
www.marciarfrazao.blogspot.com.

O 'Cidadão Arte Clube', localizado no Espaço cultural Cidadão do Mundo, na Rua Rio Grande do Sul, 73, em São Caetano do Sul, oferece espaço para exposição de arte - poesia, quadrinhos, cinema, música, vídeo, teatro, desenho, dança, artes plásticas, web-art...Maiores informações com Fabiana pelo e-mail fstrambio@uol.com.br.

O espaço Unica Semper Avis acaba de editar um texto de António Sardinha escrito em 1920 intitulado Meditação de Aljubarrota.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

 

Vale a pena ler

A revolução literária em Pernambuco, de José Bezerra de Lemos.

Tesouro Redescoberto, de Socorro Xavier.

Boa Terra de Ódios, de Paulo Fernando Craveiro.

A ressurreição da Hidra, de Pedro Onofre.

Algum poema conciso, de Marcelo Ribeiro.

Solidônio Leite: vida e obra de um gênio, de Antônio Neto.

Os livros vermelho (Olhos obscenos), verde (Fantasia manchada de batom carmim), laranja (A escolha dos anjos) e azul (Entre sete estrelas), de Fernando Farias.

Vale a pena ver Ivonete Melo em 'Jogos frutais ou frugais' e ' Tiete do Agreste'.

A história do gringo e do vendedor de bode, de Paulo Camelo. 

A cultura e a arte em Pernambuco

Geninha da Rosa Borges na livraria Cultura

Em 31 de março, a obra da atriz Geninha da Rosa Borges será homenageada no âmbito do do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', na livraria Cultura.

Calendário anual do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'.  O calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', para 2008 é o seguinte:

31 de MARÇO
28 de ABRIL
26 de MAIO
30 de JUNHO
28 de JULHO
25 de AGOSTO
29 de SETEMBRO
27 de OUTUBRO
24 de NOVEMBRO
15 de DEZEMBRO

Entrega da Menção Joaquim Cardozo será em 20 de março

A Menção Joaquim Cardoso, prêmio literário concedido pelo  Clube de Engenharia de Pernambuco em parceria com a União Brasileira de Escritores, será entregue em evento especial programado para o 20 de março. Na categoria 'contos', os vencedores foram o arquiteto Antonio Aristóteles de Gusmão Barros, com o conto 'SEU TEMPO', a arquiteta Maria da Salete Rego Barros Melo, com o conto 'O FENÔMENO', e o engenheiro Antonio Nunes Barbosa Filho, com o conto 'O ASSALTO'. Na categoria 'poesia', o grande vencedor foi o engenheiro José Lemos Muniz Cruz.

Quarta às Quatro

Antônio Neto lança 'Solidônio Leite: vida e obra de um gênio'

Na última 4ª feira, dia 27 de fevereiro, em concorrida solenidade na sede da União Brasileira de Escritores, o engenheiro Antônio Neto, autor do livro 'Dicionário do engenheiro', lançou o livro 'Solidônio Leite: Vida e Obra de um gênio.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Aconteceu

27 de fevereiro. Lançamento do livro 'Solidônio Leite: vida e obra de um gênio', de Antônio Neto, na UBE.

Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda homenageia Tereza Magalhães Melo

Em 11 de março, em evento programado para às 19h00, no plenário da Câmara Municipal de Olinda, localizada na Rua 15 de Novembro, 93, no Varadouro, a Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda prestará homenagem a Maria Tereza de Magalhães Melo, presidente da Academia de Artes e Letras de Pernambuco, outorgando-lhe o título de Sócio Emérito. Na ocasião, o acadêmico Carlos Cavalcanti, presidente da Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda, fará a saudação a nova sócia da entidade.

Cláudio Willer oferece curso de surrealismo

De 04 de março e 20 de maio, o poeta, ensaísta e tradutor Cláudio Willer oferecerá o curso "surrealismo: poesia e rebelião" no Museu da Língua Portuguesa, na Praça da Luz, em São Paulo. O curso, que se dirige basicamente a escritores e estudantes de Letras, ocorrerá das 14 às 17 horas, em doze sessões, divididas em dois módulos que totalizarão 36 horas de carga horária. Maiores informações pelo e-mail cjwiller@uol.com.br.

CIEE promove seminário sobre Educação Brasileira

Na próxima 4ª feira, dia 05 de março, véspera da Data Magna comemorativa da Revolução Republicana de 1817, o CIEE de Pernambuco promoverá o "Seminário sobre a Educação Brasileira - a situação de Pernambuco", no Mar Hotel Recife, na Rua Barão de Souza Leão, nº 451, Boa Viagem. Na ocasião, o acadêmico Arnaldo Niskier e o escritor Paulo Nathanael lançarão o livro "Educação, Estágio & Trabalho".

Comemoração do Dia Internacional da Mulher

Na próxima 3ª feira, dia 04 de março, em solenidade que conta com o apoio da Confederação Nacional da Indústria, Coordenadoria Internacional da rede de Mulheres Rurais da América Latina e Caribe, Associação Pernambucana de Imprensa, Academia de Artes e Letras do Nordeste, União Brasileira de Escritores e Fórum das Mulheres Advogadas do Mercosul, o Dia Internacional da Mulher será comemorado no auditório da Faculdade de Filosofia do Recife, na Avenida Conde da Boa Vista, com o lançamento do livro 'Mulheres que mudaram a história de Pernambuco', editado pelo escritor Carlos Cavalcante, e outorga da Medalha do Mérito Olegário Mariano.

Sobrames comemora 200 anos do Ensino Médico no Brasil

Na manhã da próxima 2ª feira, dia 03 de março, a partir das 08h30, a SOBRAMES-PE realizará sua reunião mensal no Memorial da Medicina de Pernambuco, tendo como tema a comemoração dos 200 anos do Ensino Médico no Brasil. Estão programadas cinco palestras sobre o tema e, ainda, uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Após a reunião será aberta uma exposição de peças médicas antigas do acervo do Museu da Medicina de Pernambuco.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

 
 

Agenda

10 de março. Homenagem a obra do escritor e editor Edvaldo Arlego, na livraria Saraiva.

13 de março. Lançamento de 'Estrela cadente em direção ao céu', de Rosângela Ferraz, no teatro do SESC-Santo Amaro.

31 de março. Homenagem a obra da atriz Geninha da Rosa Borges, na livraria Cultura.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br

O site de Luiz Alberto Machado com o zine Tataritaritatá.

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é http://rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Lau Siqueira convida para uma visita ao blog POESIA SIM.

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Boa literatura colombiana em 'Talleres de Creación Colectiva en Literatura'.

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE (licenciado)

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Diretoria da UBE-PE

 Clique aqui e veja a diretoria completa

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Av. Baja California 349
Col. Hipódromo Condessa México D.F. 06170
tel. (55) 5277 8277
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU