A voz do ESCRITOR

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia Pernambucana de Letras Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 30 de março de 2008

A cultura e a arte em Pernambuco

Pernambuco celebra a arte de Geninha da Rosa Borges

Na próxima 2ª feira, 31 de março, em evento programado para às 19h00, no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, a obra teatral da acadêmica Geninha da Rosa Borges será homenageada no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'. Na ocasião, a acadêmica Ana Maria César, co-coordenadora do programa, fará a entrega do Diploma Comemorativo dos 30 Anos da Academia de Letras do Nordeste para a atriz homenageada.

SERVIÇO: O programa 'A cultura e a arte em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo e coordenado pelo escritor Alexandre Santos, é uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura e tem sessões mensais que ocorrem no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega.

Calendário anual do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'.  O calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', para 2008 é o seguinte:

31 de MARÇO: Geninha da Rosa Borges
28 de ABRIL: Lourdes Nicácio
26 de MAIO: Marcos Accioly
30 de JUNHO: Célia Labanca & Margot Monteiro
28 de JULHO
25 de AGOSTO
29 de SETEMBRO
27 de OUTUBRO
24 de NOVEMBRO
15 de DEZEMBRO

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Curtinhas................................................

Na última 5ª feira, 27 de março, o espetáculo 'Sarau da lagoa do nado' com os poetas Brenda Marques e Luciano Nunes foi apresentado na biblioteca do Centro Cultural Da Lagoa do Nado, em Itapoã.

A partir da próxima 3ª feira, dia 1º de abril, em função das merecidas férias do colunista Paulo Sérgio Scarpa, a coluna 'Repórter JC', do Jornal do Commércio, será escrita pelo jornalista e editorialista Jodeval Duarte.

Na 3ª feira, 25 de março, o Jornal do Commércio publicou o artigo 'Olha que eu vou lhe mostrar!...', do escritor Rivaldo Paiva, cobrando maior responsabilidade das autoridades municipais para com a beleza e qualidade de vida que o Recife pode e deve oferecer.

Em 08 de abril, em evento programado para 19h30, na Avenida Europa, no Jardim Europa, em São Paulo, o MuBE - Museu Brasileiro da Escultura promoverá palestra de Floriano Martins sobre 'Poemas digitais'. A mesa será composta pelo crítico de arte e diretor do MuBE, Jacob Klintowitz, pela editora Lúcia Rosa e pelo artista plástico Sérgio Lucena.

Na última 3ª feira, 25 de março, após introdução musical feita pela banda Dezanó, o projeto literário 'Corujinha da Poesia-Universo da Leitura' que ocorre semanalmente na Pizzaria Pronto, na Rua Dias Ferreira, no Leblon, foi movimentado por poetas, que leram e declamaram textos próprios e de outros autores.

Em iniciativa do setorial de literatura da FUNDARPE, os escritores Meca Moreno, Odmar Braga e Valmir Jordão estão selecionando poesias de poetas pernambucanos ou radicados no estado. Os trabalhos devem ser enviados para o endereço eletrônico poesiaurbanape@gmail.com

Como no ano passado, a Página 21 fará a seleção para a Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba. As provas serão no dia 04 de abril, no Recife, Belo Horizonte e Florianópolis. Maiores informações no site www.pagina21.com.br.

A acadêmica Neide Santos leu e gostou do livro 'De como descobri que não existo' de Cyl Gallindo.

A Rede de escritoras brasileiras (REBRA) está de cara nova na internet. Visite o novo site em www.rebra.org

A Escola Marechal Eurico Gaspar Dutra vai ter palestra do escritor Alexandre Santos por ocasião dos festejos do Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral.

O Vetor Cultural, site de divulgação cultural e artística, alterou a sistemática para publicação de trabalhos. Veja as mudanças em www.vetorcultural.com.

Em 28 de março Geraldo Pereira atualizou o blog com a crônica  'Operado do Ouvido' ou 'A Força do Gerúndio'.
Para ler clique aqui.

A edição 142 da revista Espia, considerada a mais bem humorada da Internet, já está no ar. Para ler basta um clique aqui.

Depois de algum tempo fora do ar, a revista Crispim volta ao ar. O endereço é www.revistacrispim.com

O blog de Everi Carrara é renovado ás quartas-feiras. Para visitar, basta clicar aqui.

O endereço do site do movimento Abracadabra, que, em abril, promoverá uma reunião presencial no Recife, é www.portalabracadabra.com.br. Vale a pena visitá-lo.

O 6º Festival Recifense de Literatura, que vai ocorrer de 24 de julho a 31 de agosto, homenageará os poetas Alberto da Cunha Melo, Francisco Espinhara e Luiz França recentemente falecidos.

Regina Roussaeu, Nydia Bonetti, Cáritas Souzza, Daniela Gonçalves, Deise Assumpçao, Lílian Maial, Isabelle Lobo, Isabel Rosete, Rosemira Guerreiro, Neiva Pavesi, Lucielle Azevedo, Maira Alet, Isabel Vargas, Fernanda Massebeuf, Belvedere Bruno, Heleida Nóbrega e Valéria Eik são algumas das mulheres que fazem 'Ver-o-poema', que pode ser visitado em www.veropoema.net

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

 

Vale a pena ler

Mudando de casaca, de José Lemos Muniz Cruz.

Malvada Política, de Rivaldo Paiva.

O vôo de Paloma, de Leony Muniz.

Mulheres de Alagoas - ontem e hoje. Enaura Quixabeira Rosa e Silva e Edilma Acioli Bomfim.

Tesouro Redescoberto, de Socorro Xavier.

A ressurreição da Hidra, de Pedro Onofre.

Solidônio Leite: vida e obra de um gênio, de Antônio Neto.

Os livros vermelho (Olhos obscenos), verde (Fantasia manchada de batom carmim), laranja (A escolha dos anjos) e azul (Entre sete estrelas), de Fernando Farias.

Ao encontro do mundo literário, de Alice de Toledo.

Academia de Letras e Artes do Nordeste incorpora talentos latino-americanos

No sábado passado, dia 29 de março, em reunião patrocinada pela acadêmica Ana Maria César, a Academia de Letras e Artes do Nordeste incorporou como Sócios Correspondentes os escritores Jorge Ariel Madrazo e Gérman Cárceres, da Argentina, Carlos Aránguiz Zúniga, do Chile, e Carlos Véjar Pérez Rubio, do México, ampliando sua contribuição para a integração latino-americana. 

Frederico Pernambucano fala sobre na APL

Na próxima 2ª feira, dia 31 de março, em evento programado para às 16h00, no salão nobre da Academia Pernambucana de Letras, nas Graças, em Recife, o acadêmico e ex-presidente da UBE Frederico Pernambucano vai proferir palestra sobre o movimento de Canudos e sua importância para a história de Pernambuco.

Amaury Pereira da Silva fala sobre Amazônia

Na próxima 4ª feira, dia 02 de abril, em evento programado para começar às 12h00, no Círculo Militar do Recife, na Avenida Agamenon Magalhães, o escritor Amaury Pereira da Silva falará no almoço mensal da Adesg sobre 'o tema “Transamazônico: Nossa Marcha para o Oeste”. Tendo em vista a importância do tema da palestra, o escritor Meraldo Zizman, delegado estadual da entidade, estende o convite a todos os escritores e intelectuais do Recife.

Simpósio de escritores movimenta João Pessoa

De 22 a 24 de abril, em evento programado para o auditório do Sebrae, em João Pessoa, o Movimento de Escritores do Brasil vai promover o I Simpósio, reunindo escritores de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Aconteceu

26 de março. Lançamento do livro 'Mudando de casaca', de José Lemos Muniz Cruz, na UBE.

27 de março. Homenagem a Myriam Brindeiro, na Biblioteca Popular de Afogados.

Academia Recifense de Letras comemora 12º aniversário

Na última 6ª feira, dia 28 de março, em concorrida solenidade no restaurante do Círculo Militar do Recife, a Academia Recifense de Letras comemorou a passagem do 12º aniversário. Na ocasião, após brilhante palestra da acadêmica Luzilá Gonçalves sobre o 'Panorama da Literatura Pernambucana', o presidente Lucilo Varejão Neto agraciou os presidentes das principais entidades literárias com atuação no Estado com um Diploma de Amigo da ARL. o discurso de agradecimento em nome das entidade homenageadas foi feito pelo acadêmico Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras.

Quarta às Quatro

Quarta às Quatro realiza 246ª sessão

Na 4ª feira passada, dia 26 de março, o projeto literário 'Quarta às Quatro' realizou a 246ª sessão, com a presença de mais de 55 escritores. Na seqüência, o escritor José Lemos Muniz Cruz, vendedor da Menção Joaquim Cardoso 2008, lançou o livro 'Mudando de Casaca'.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Projeto 'A ficção em Pernambuco' movimenta Espaço Manuel Bandeira da Livraria Saraiva

Em 12 de abril, o Espaço Manuel Bandeira, da Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, será movimentado por mais uma sessão do projeto 'A ficção em Pernambuco'. Na lista dos autores homenageados, a poeta Bartyra Soares, a editora Salete Rego Barros e as escritoras alagoanas Edilma Acioli, Enaura Quixabeira e Solange Chalita.

Calendário anual do projeto 'A ficção em Pernambuco'.  O calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco', para 2008 é o seguinte:

14 de ABRIL
12 de MAIO
09 de JUNHO
14 de JULHO
11 de AGOSTO: Edilma Acioli
08 de SETEMBRO: Solange Chalita
13 de OUTUBRO
10 de NOVEMBRO
08 de DEZEMBRO

Waldemar Bastos Cunha lança 'Poemas em Flama'

Em 07 de abril, em evento programado para começar às 19h00, no foyer da Universidade Tiradentes, Aracaju, o acadêmico Waldemar Bastos Cunha lançará o livro 'Poemas em Flama'. O poeta Waldemar Bastos Cunha integra a presença sergipana da Academia de Letras e Artes do Nordeste, que vem sendo organizada pelo escritor Marcelo Ribeiro.

Gazeta do Estado faz aniversário

Na próxima 5ª feira, dia 03 de abril, o jornal 'A Gazeta do Estado, dirigido pela jornalista Wanessa Lima, vai comemorar seus oito anos de circulação em Pernambuco em almoço no restaurante Boi Preto.

Literatura no Recife Antigo

Na 4ª feira passada, dia 26 de março, com apresentação de Hermila Guedes, o projeto 'NÓS PÓS, levou a boa poesia de Conrado Falbo, Thiago Corrêa, Giordano Bruno, Lucila Nogueira, Lenemar Santos e Hideraldo Montenegro ao Burburinho, na Rua Tomazina, no Recife Antigo. Na ocasião, a banda 'Rebeldes Ocultos' lançou o CD 'Resistindo no Nordeste do Brasil'. Coisa de primeira.

 

Agenda

31 de março. Homenagem a obra da atriz Geninha da Rosa Borges, na livraria Cultura.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br

O site de Luiz Alberto Machado com o zine Tataritaritatá.

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é www.rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Lau Siqueira convida para uma visita ao blog POESIA SIM.

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Boa literatura colombiana em 'Talleres de Creación Colectiva en Literatura'.

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE (licenciado)

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Diretoria da UBE-PE

 Clique aqui e veja a diretoria completa

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Av. Baja California 349
Col. Hipódromo Condessa México D.F. 06170
tel. (55) 5277 8277
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU