A voz do ESCRITOR

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia Pernambucana de Letras Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 06 de abril de 2008

A ficção em Pernambuco

Salete do Rego Barros homenageada pelo projeto 'A ficção em Pernambuco'

Em 12 de abril, a escritora e editora Salete do Rego Barros, vendedora do concurso literário Menção Joaquim Cardozo, promovido conjuntamente pelo Clube de Engenharia de Pernambuco e UBE, será homenageada no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco', na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife. A sessão está programada para começar às 19h00 no Espaço Manuel Bandeira daquela livraria e reunirá alguns dos escritores pernambucanos que já tiveram livros editados pela homenageada. 

Márcia Meira Basto falará sobre Clarice Lispector na Saraiva

O livro 'Clarice,clarear – o leitor de si mesmo em Clarice Lispector, de Márcia Meira Basto, recentemente lançado no Museu da Cidade do Recife, será debatido no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco', na livraria Saraiva. Além da própria Márcia Meira Basto, estarã presentes a jornalista Luce Pereira do Diário de Pernambuco, o professor Sébastien Joachin e a professora Ermelinda Ferreira.

A cultura e a arte em Pernambuco

Geninha da Rosa Borges homenageada na Livraria Cultura

Na 2ª feira passada, 31 de março, o auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, foi palco de grande espetáculo oferecido por Geninha da Rosa Borges, que foi homenageada no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'. Geninha da Rosa Borges foi saudada pelos acadêmicos Lourdes Sarmento e Cyl Gallindo e pelo dramaturgo Fernando de Oliveira. Na ocasião, o coordenador do projeto, o escritor Alexandre Santos,  fez a entrega do Diploma Comemorativo dos 30 anos de fundação da Academia de Letras e Artes do Nordeste à homenageada. A  próxima sessão do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' homenageará a editora Lourdes Nicácio.

SERVIÇO: O programa 'A cultura e a arte em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo e coordenado pelo escritor Alexandre Santos, é uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura e tem sessões mensais que ocorrem no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega.

Alexandre Santos entrega Diploma Comemorativo à Livraria Cultura

Na 2ª feira passada, 31 de março, por ocasião da sessão do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, o coordenador do projeto, o escritor Alexandre Santos,  fez a entrega do Diploma Comemorativo dos 30 anos de fundação da Academia de Letras e Artes do Nordeste à Livraria Cultura que, na ocasião, foi representada pela promoter Mariana Paes.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Curtinhas................................................

O acadêmico Carlos Véjar já está trabalhando no número 59 da revista Archipiélago.

O acadêmico Perseu Lemos está no Orkut.

Andréa Amorim, um dos maiores fenômenos da música nordestina das últimas décadas, estará neta e em todas as 4ª feiras do mês de abril, no bar Pedra de Toque, a partir das 21h00.

Em 1º de abril, o poeta Jomard Muniz de Britto distribuiu ABRIL DESESPERANTE, um texto que vale a pena ser lido.

NÓS PÓS – 9 é Bruno Candéas, André Cervinskis, Wilson Freire, Jade Dantas, Gustavo Fontes, Marcos Asas. Apresentação: Renata Roberta. Exposição 'Discurso da Desconstrução', de Felipe Ferreira. Mostra de Vídeos da produtora 'Sete Filmes'. Dia: 09/04 Hora: 20h Local: Bar Burburinho (Rua Tomazina, 106, Bairro do Recife).

A edição 143 da revista Espia, considerada a mais bem humorada da Internet, já está no ar. Para ler basta um clique aqui.

Entre 24 e 31 de maio Natal será movimentada pelo CONGRESSO POETA DEL MUNDO.

A agenda do Movimento Internacional Lusófono (MIL) está disponível no blog www.novaaguia.blogspot.com. O MIL é um movimento cultural e cívico recentemente criado em associação com a 'NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI', dirigida por Paulo Borges, Celeste Natário e Renato Epifânio. A Comissão Coordenadora do MIL é presidida pelo Professor Paulo Borges, da Universidade de Lisboa.

Já está no ar o novo Boletim Cultural do Consulado Geral do Brasil em NOva York. Para ler em português basta clicar aqui http://boletim.cultural.brazilny.org

No próximo sábado, dia 12 de abril, as bandas 'Capitão Parafina' e 'Haoles' estarão na Live, em Aracajú. Sergipanos dizem que é rock e surf music de primeira qualidade.

Em 04 de março, às 05h15, Geraldo Pereira atualizou o blog com a crônica 'Parecia uma Assombração'. Para ler clique aqui.

As postagens mais recentes para a revista Crispim incluem uma discussão sobre a imagem do poeta hoje, os diários da Crítica em Improviso, por Cristhiano Aguiar e um breve comentário, por Artur A. de Ataíde, sobre a poesia de Alberto da Cunha Melo. O endereço é www.revistacrispim.com

Em 31 de março, o presidente Paulo Camelo distribuiu o Boletim Sobrames Pernambuco do mês de abril de 2008.

Este mês, Valmir Jordão está na revista Continente Multicultural e, também no suplemento Cultural.

Vale a pena ler

Mudando de casaca, de José Lemos Muniz Cruz.

Malvada Política, de Rivaldo Paiva.

Ao encontro do mundo literário, de Alice de Toledo.

Frederico Pernambucano destaca aspectos pouco conhecidos da Guerra de Canudos

Na 2ª feira passada, dia 31 de março, em concorrido evento no salão nobre da Academia Pernambucana de Letras, o acadêmico e ex-presidente da UBE Frederico Pernambucano falou sobre a Guerra de Canudos, revelando aspectos pouco conhecidos da campanha militar do governo brasileiros contra o movimento liderado por Antônio Conselheiro.

Encontro sobre literatura em língua portuguesa em Lisboa

De 09 a 13 de abril, encontro denominado 'Letras em Lisboa' na Casa Fernando Pessoa e no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, debaterá a identidade e a diversidade da literatura dos países de língua portuguesa. O encontro, que se insere no ciclo 'Outras Lisboas' promovido pelo Teatro Municipal São Luiz, é organizado pelas escritoras Inês Pedrosa, diretora da Casa Fernando Pessoa, e Guiomar Grammont, diretora do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto.

Fundada a Academia de Letras e Artes de Porto Alegre

Em 27 de março, em concorrida cerimônia no auditório na UGAPOCI, foi fundada a Academia de Letras e Artes de Porto Alegre. Na ocasião, o acadêmico Moacyr Scliar foi homenageado. Na ocasião, foram apresentados vídeos institucionais da academia e entregue o diploma de posse a 21 acadêmicos. Na programação deste ano está previsto um seminário sobre Machado de Assis, uma palestra sobre Augusto dos Anjos e palestra-debate sobre políticas culturais.

Homenagem a Geraldo Ferraz

Em 24 de abril, em evento programado para 15h00, a Biblioteca Pública de Afogados homenageará o escritor Geraldo Ferraz, coordenador do projeto literário 'Quarta às Quatro', no âmbito do projeto 'Vitrine do Mês'.

UNAM lança 'O exílio latino-americano'

Na 5ª feira, dia 17 de abril, em solenidade programado para às 18h00, no auditório do CEIICH, no 4º piso da Torre II da Universidade Nacional Autônoma do México, na cidade do México, a UNAM e o Centro de Investigações Interdisciplinares em Ciências e Humanidades vão lançar o livro 'O exílio latino-americano' organizado pelo acadêmico Carlos Véjar, que reúne paletras de Jorge Turner, do Centro de Estudos Latino-Americanos, Ricardo Melgar, da Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM, Carlos Véjar Pérez-Rubio, da Revista Achipiélago, sob a moderação de Norma Blazquez Graf, do Ceiich-Unam. Maiores informações pelo e-mail mgcg@servidor.unam.mx. 

Homenagem a Paulo Cavalcanti

Em 24 de abril, em evento programado para 09h00, a obra do escritor Paulo Cavalcanti, ex-presidente da UBE, será homenageada no âmbito do Programa Café Literário, pela Assembléia Legislativa de Pernambuco.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Aconteceu

31 de março. Homenagem a obra de Geninha da Rosa Borges, na Livraria Cultura.

Simpósio de escritores movimenta João Pessoa

Em 24 de abril, em evento programado para o auditório do Sebrae, em João Pessoa, o Movimento de Escritores do Brasil vai promover o I Simpósio, reunindo escritores de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Quarta às Quatro

Quarta às Quatro homenageia Laudemiro Telino de Lacerda

Na última 4ª feira, dia 02 de abril, o projeto literário 'Quarta às Quartro', que completou sua 246ª edição com a presença de 55 amantes da boa literatura, inclusive das professoras Jerusa de Oliveira e Rosely Pereira (que não conheciam o projeto), homenageou o acadêmico Laudemiro Telino de Lacerda e sua esposa Ivonete. O encontro foi acompanhado pelos jornalistas Nataly Pereira Costa e Hermes Costa Neto.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Waldemar Bastos Cunha lança 'Poemas em Flama'

Em 07 de abril, em evento programado para começar às 19h00, no foyer da Universidade Tiradentes, Aracaju, o acadêmico Waldemar Bastos Cunha lançará o livro 'Poemas em Flama'. O poeta Waldemar Bastos Cunha integra a presença sergipana da Academia de Letras e Artes do Nordeste, que vem sendo organizada pelo escritor Marcelo Ribeiro.

Alexandre Santos prestigia 8º aniversário da Gazeta do Estado

Na 5ª feira passada, dia 03 de abril, o escritor Alexandre Santos, presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, participou da solenidade comemorativa a passagem dos oito anos de fundação do jornal Gazeta de Pernambuco, no qual a jornalista Wanessa Lima prestou significativa homenagem ao deputado federal André de Paula, considerado 'Amigo da Gazeta de Pernambuco'.

 

Agenda

12 de abril. Homenagem a obra da editora Salete Rego Barros, na livraria Saraiva.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br

O site de Luiz Alberto Machado com o zine Tataritaritatá.

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é www.rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Lau Siqueira convida para uma visita ao blog POESIA SIM.

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Boa literatura colombiana em 'Talleres de Creación Colectiva en Literatura'.

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE (licenciado)

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Av. Baja California 349
Col. Hipódromo Condessa México D.F. 06170
tel. (55) 5277 8277
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU