A voz do ESCRITOR

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia Pernambucana de Letras Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 13 de abril de 2008

A ficção em Pernambuco

Depoimentos marcam homenagem a Salete Rêgo Barros

Na próxima 2ª feira, dia 14 de abril, em sessão programada para as 19h00, no Espaço Manuel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, em Boa Viagem, o projeto 'A ficção em Pernambuco' homenageará a escritora e editora Salete Rego Barros. Como escritora, a arquiteta e parapsicóloga Salete do Rego Barros foi premiada com a Menção Joaquim Cardozo, prêmio do concurso literário promovido conjuntamente pelo Clube de Engenharia de Pernambuco e pela UBE. Com diretora da Novoestilo Edições do Autor, Salete já editou autores como Adiuza Belo, Eni Ribeiro, Esther Sterenberg, Janice Japiassu, Kika Freyre, Lúcia Cardoso, Nina Afonso, Neném Chacon, Odile Cantinho, Regina Ratis, Rosa Guerrera, Sara Riwka Erlich, Sheila Cohen, Shoia Durand, Valdene Duarte, Valter da Rosa Borges, Vera Marinho, Yolanda Cavalcanti, Zilda Maurício Crisóstomo e Zuyla Cartaxo, entre outros.

SERVIÇO: O projeto 'A ficção em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo e coordenado pelo escritor Alexandre Santos, é uma parceria da UBE-PE com Livraria Saraiva e tem sessões mensais no Espaço Manuel Bandeira, naquela livraria, no Shopping Recife, em Boa Viagem. A entrada é gratuita.

Calendário anual do projeto 'A ficção em Pernambuco'.  O calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco' até o final de para 2008 é o seguinte:

14 de ABRIL: Salete do Rego Barros
12 de MAIO: Amandio Silva
09 de JUNHO
14 de JULHO
11 de AGOSTO: Edilma Acioli
08 de SETEMBRO: Solange Chalita
13 de OUTUBRO
10 de NOVEMBRO
08 de DEZEMBRO

A cultura e a arte em Pernambuco

Lourdes Nicácio na Livraria Cultura

Em 28 de abril, por ocasião da próxima sessão do projeto literário 'A cultura e a arte em Pernambuco', a obra da escritora e editora Lourdes Nicácio será homenageada no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo.

SERVIÇO: O projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo e coordenado pelo escritor Alexandre Santos, é uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura e tem sessões mensais no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega. A entrada é gratuita.

Calendário anual do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'.  O calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' até o final de 2008 é o seguinte:

28 de ABRIL: Lourdes Nicácio
26 de MAIO: Marcus Accioly
30 de JUNHO: Célia Labanca, Margot Monteiro
28 de JULHO
25 de AGOSTO
29 de SETEMBRO
27 de OUTUBRO
24 de NOVEMBRO
15 de DEZEMBRO

Câmara Municipal do Recife homenageia Academia do Nordeste pela passagem de seu 30º aniversário

Em 15 de maio, em evento programado para as 15 horas, acolhendo iniciativa do vereador Daniel Coelho, a Câmara Municipal do Recife homenageará a Academia de Letras e Artes do Nordeste pela passagem dos 30 anos de sua fundação.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Curtinhas................................................

Nota triste: Aos 89 anos, faleceu Melchisedec, idealizador da Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciências.

Na 6ª feira passada, dia 11 de abril, foi encerrado o bem sucedido Encontro de Intercâmbio Cultural Chile–Guatemala, na Sala Ercilla, da Biblioteca Nacional do Chile, em Santiago.

O presidente José Telles, informa que a reunião da Academia de Letras e Artes do Nordeste no Ceará, realizada na última 4ª feira, dia 09 de abril, foi abrilhantada por conferência do poeta e ensaísta Linhares Filho.

No Jantar de confraternização do Festival de Poesia Falada de Varginha em 2007, o poeta Tadeu Terra, que integra a comissão organizadora daquele evento, lançou o livro 'Habitantes do Eu', que reúne poemas de sua autoria. Maiores informações pelo e-mail tadeuterra28@hotmail.com.

'Confissões de um Capitão', de Carlito Lima, é tema do artigo 'Na Kombi com Brizola', do jornalista Vitor Hugo Soares, publicado sábado passado em 'O Globo' e no 'Blog do Noblat'.

Andréa Amorim, um dos maiores fenômenos da música nordestina das últimas décadas, estará todas as 4ª feiras do mês de abril, no bar Pedra de Toque.

Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette está de luto com a perda da Irmã Maria América Campos Taitson, cujo corpo foi sepultado na última 2ª feira, dia 07 de abril, em Ibirité.

A edição 143 da revista Espia, considerada a mais bem humorada da Internet, já está no ar. Para ler basta um clique aqui.

Entre 24 e 31 de maio Natal será movimentada pelo CONGRESSO POETA DEL MUNDO.

A agenda do Movimento Internacional Lusófono (MIL) está disponível no blog www.novaaguia.blogspot.com.

O presidente José Medeiros convida para a próxima reunião cultural-literária da Sobrames-AL em 29 de abril, às 20h00, no Hotel Brisa Tower, na Avenida Álvaro Otacílio, em Jatiúca, em Maceió.

A Revista Continente Multicultural deste mês traz matéria de Leidson Ferraz sobre os 40 anos do musical HAIR, ainda encenado em todo o mundo. O texto pode ser lido em www.continentemulticultural.com.br.

Em 11 de março, às 8h30, Geraldo Pereira atualizou o blog com a crônica 'Normalista Linda'. Para ler clique aqui.

Mostra 'Curtas no Balcão', que ocorre às 20h00 de toda terceira 2ª feira do mês no bar Sociedade Alternativa, em Campinas, chega a quarta edição inaugurando o site www.curtasnobalcao.cjb.net. A inscrição de filmes pode ser feita com Igor Capelatto pelo e-mail adorocine@yahoo.com.br.

Problemas graves dos Correios: as revistas encaminhadas pela Academia de Letras e Artes do Nordeste para os sócios correspondentes José Kameniecki, da Argentina, e Elizabeth Díaz, de Cuba, foram extraviadas. Que vergonha!

A acadêmica Djanira Silva, que mantém o blog blogdjanirasilva.blogspot.com, se delicia com as crônicas de Geraldo Pereira.

No site www.vivaitabira.com.br o navegador pode vazer uma viagem histórico-cultural por Itabira, inclusive pelo Museu de Território Caminhos Drummondianos.

O jornalista Alberto Brayner, que tem 41 títulos técnicos publicados, é o mais novo sócio da UBE.

A obra musical das Lavadeiras de Almenara e do compositor Carlos Farias virou objeto de estudo e continua influenciando outros artistas e estudiosos da cultura popular, em diversas partes do Brasil e do mundo. O mais recente trabalho sobre as Lavadeiras de Almenara foi produzido pela professora Sâmara Rodrigues de Ataíde.

Na última 5ª feira, dia 10 de abril, o professor Bruno Bosteels, de Cornell University, esteve no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde falou no Curso Pensamento Crítico Contemporâneo sobre a obra de Alain Badiou.

Este mês, Valmir Jordão está na revista Continente Multicultural e, também no suplemento Cultural.

O blog da jornalista Clevane Pessoa pode ser visitado no endereço http://clevanepessoaentrevistas.blogspot.com/

Luciano Dinamarco está movimentando o grupo de discussão 'Arte Cultura Vale do Paraíba' - uma rede de informações sobre eventos de cunho artístico e cultural que acontecem em todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo. Maiores informações pelo e-mail lrdinamarco@uol.com.br.

Reinaldo de Oliveira fala sobre Hermilo Borba Filho na Academia Pernambucana de Letras

Na próxima 2ª feira, dia 14 de abril, em evento programado para às 16h00, o acadêmico Reinaldo de Oliveira falará sobre a obra de Hermilo Borba Filho na Academia Pernambucana de Letras, na Avenida Rui Barbosa, nas Graças.

Academia Pernambucana de Letras programa palestra sobre a obra de Camões

Em 28 de abril, em evento programado para às 16 horas, no salão nobre da Academia Pernambucana de Letras, o acadêmico Rubem Franca falará sobre a obra de Camões.

Geraldo Ferraz na Vitrine do Mês

Em 24 de abril, em evento programado para 15h00, a Biblioteca Pública de Afogados homenageará o escritor Geraldo Ferraz, coordenador do projeto literário 'Quarta às Quatro', no âmbito do projeto 'Vitrine do Mês'.

Fátima Quintas lança 'Sexo à moda patriarcal'

No sábado, dia 26 de abril, em evento programado para às 19h00, na livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, a acadêmica Fátima Quintas lançará o livro 'Sexo à moda patriarcal', que trata do feminino e o masculino na obra de Gilberto Freyre.

Mesa-redonda assinala passagem do bicentenário do ensino médico

Na última 5ª feira, dia 10 de abril, mesa-redonda promovida pela Academia Pernambucana de Medicina no Memorial da Medicina, assinalou a passagem do bicentenário da criação do ensino médico no Brasil. Na ocasião, além do presidente Geraldo Pereira, que palestrou sobre 'Pródromos da Criação do Ensino Médico no Brasil', também falaram os acadêmicos Adônis Carvalho, que palestrou sobre 'José Corrêa Pincanço e seu Papel na Criação dos Cursos Médicos da Bahia e do Rio de Janeiro', e Rostand Paraíso', que palestrou sobre 'A Faculdade de Medicina do Recife'.

Olímpio Bonald Neto falará em homenagem a Paulo Cavalcanti

Em 24 de abril, em evento programado para 09h00, a obra do escritor Paulo Cavalcanti, ex-presidente da UBE, será homenageada no âmbito do Programa Café Literário, pela Assembléia Legislativa de Pernambuco. A saudação será feita pelo acadêmico Olímpio Bonald Neto.

Centro de Educação Musical de Olinda renova direção

Na 5ª feira passada, dia 10 de abril, em concorrida solenidade,  a professora Anaide Maria Alves da Paz foi empossada como diretora pedagógica do Centro de Educação Musical em Olinda.

Recital invenção da Poesia movimenta Biblioteca Pública de Afogados

Na próxima 3ª feira, dia 15 de abril, em evento programado para as 15h00, a Biblioteca Populars de Casa Amarela vai ser movimentada com o Recital Invenção de Poesia e a instalaão da Vitrine do Mês, que mostrará a exposição 'F.H. Carls - um resgate da arte pernambucana oitocentista', do acervo de Paulo Bruscky.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Aconteceu

31 de março. Homenagem a obra de Geninha da Rosa Borges, na Livraria Cultura.

Simpósio de escritores movimenta João Pessoa

Em 24 de abril, em evento programado para o auditório do Sebrae, em João Pessoa, o Movimento de Escritores do Brasil vai promover o I Simpósio, reunindo escritores de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Programado para maio a divulgação do Prêmio Governo de Minas de Literatura

Em maio será divulgado o resultado do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, que, em sua primeira edição, recebeu 1.307 inscrições nas três categorias (Poesia com 711 trabalhos, Ficção com 431 trabalhos e Jovem Escritor Mineiro com 165 trabalhos), de 24 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. A expectativa é grande. Os prêmios, que totalizam R$ 212 mil, que serão distribuídos nas categorias Conjunto da Obra, Poesia, Ficção e Jovem Escritor Mineiro.

Varginha borbulha cultura

Poesia: estão abertas as inscrições para o Festival de Poesia programado para 28 de Junho de 2008. Maiores informações pelo e-mail festpoesiavga@yahoo.com.br

Dança: estão abertas as inscrições para o 'Varginha In Dance Festival' que será realizado de 29 a 31 de Maio de 2008. Maiores informações pelo email: varginhadance@yahoo.com.br

Teatro: O Festival Nacional de Teatro de Varginha acontecerá de 07 a 09 de Agosto. Informações pelo email festteatro@yahoo.com.br

Quarta às Quatro

Sessenta escritores prestigiam a 245ª sessão do projeto Quarta às Quatro

Na 4ª feira passada, dia 09 de abril, o projeto literário 'Quarta às Quatro', que completou a 245ª edição com a presença de 60 escritores.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Vale a pena ler

Antes do fim, de Everaldo Moreira Veras.

Mudando de casaca, de José Lemos Muniz Cruz.

Malvada Política, de Rivaldo Paiva.

Amandio Silva fala sobre o Acordo Ortográfico

Em 12 de maio, em evento programado para às 19h00, a Academia de Letras e Artes do Nordeste promoverá discussão sobre o Acordo Ortográfico. Na ocasião, após palestra do professor Amandio Silva, falarão as acadêmicas Ana Maria César e Nelly Carvalho.

 

Agenda

14 de abril. Homenagem a obra da escritora e editora Salete Rego Barros, na livraria Saraiva.

14 de abril. Palestra de Reinaldo de Oliveira sobre Hermilo Borba Filho, na Academia Pernambucana de Letras.

26 de abril. lançamento de 'Sexo à moda antiga', de Fátima Quintas, na livraria Cultura.

28 de abril. Homenagem a obra da escritora e editora Lourdes Nicácio, na livraria Cultura.

28 de abril. Palestra de Rubem Franca sobre Camões, na Academia Pernambucana de Letras.

15 de maio. Homenagem da Câmara Municipal do Recife a Academia de Letras e Artes do Nordeste.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br

O site de Luiz Alberto Machado com o zine Tataritaritatá.

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é www.rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Lau Siqueira convida para uma visita ao blog POESIA SIM.

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Boa literatura colombiana em 'Talleres de Creación Colectiva en Literatura'.

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE (licenciado)

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Av. Baja California 349
Col. Hipódromo Condessa México D.F. 06170
tel. (55) 5277 8277
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU