A voz do ESCRITOR

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia Pernambucana de Letras Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 08 de junho de 2008

A ficção em Pernambuco

Bernadete Serpa estará amanhã na livraria Saraiva

Na próxima 2ª feira, dia 09 de junho, em sessão programada para às 19 horas, no Espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, em Boa Viagem, a obra da acadêmica Bernadete Serpa, ex-presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, será apreciada no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco'.

SERVIÇO: O projeto 'A ficção em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo e coordenado pelo escritor Alexandre Santos, é uma parceria da UBE-PE com Livraria Saraiva e tem sessões mensais no Espaço Manuel Bandeira, naquela livraria, no Shopping Recife, em Boa Viagem. A entrada é gratuita.

Calendário anual do projeto 'A ficção em Pernambuco'.  O calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco' até o final de para 2008 é o seguinte:

09 de JUNHO:Bernadete Serpa
14 de JULHO
11 de AGOSTO: Edilma Acioli e Enaura Quixabeira
08 de SETEMBRO: Solange Chalita
13 de OUTUBRO
10 de NOVEMBRO
08 de DEZEMBRO

'O Brasil em números' lançado no MAC

Na próxima 5ª feira, dia 12 de junho, em evento programado para às 19:00 horas, no Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC), na Rua 13 de Maio, no Varadouro, em Olinda, será lançado nacionalmente o anuário 'BRASIL EM NÚMEROS', do IBGE. A edição, que é comemorativa do centenário de Mário Augusto Teixeira de Freitas, fundador da Diretoria Brasileira de Estatística (precursor do IBGE), é ilustrado com textos de Célia Labanca sobre a história do MAC.PE e do acadêmico Olimpio Bonald Neto sobre a história do Brasil tendo Olinda como ponto de partida.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Curtinhas................................................

Na publicação da quinta edição da Revista Internacional de Literatura y Arte FRANCACHELA o acadêmico argentino José Kameniecki receberá ajuda de diretores chilenos. A edição, que será centrada no I ENCUENTRO INTERNACIONAL DE LITERATURA CUENCA 2007 e no 'III SALÓN DE PINTURA CONTEMPORÁNEA DE AMÉRICA LATINA FRANCACHELA 2007, também incluirá trabalhos dos novos diretores na Espanha e Uruguai.

O escritor Samuel Gonçalves, de Cabo Verde, reforçará o belo time que a acadêmica Lucila Nogueira está montando para a Fliporto 2008.

Sério problemas na Empresa de Correios e Telégrafos do Brasil (ECT) dificultam intercâmbio entre escritores brasileiros e cubanos.

'De resgates e louvores', de Deborah Brennand, está na Interpoética deste mês.

Até 15 de junho, sempre aos sábados e domingos, no Teatro do Parque, no Recife, a Trupizupe vai realizar quatro apresentações da peça 'O raio da Silibrina', dirigida por João Manoel. No elenco, Carlos Lira, Cleusson Vieira, Hilda Torres, Hilton Azevedo, Leidson Ferraz e Mário Miranda.

'Mário Pedrosa de Ensaios sobre Arte e Cultura Contemporânea' é o nome do concurso criado pela Fundaj para estimular a produção intelectual na área artístico-cultural e divulgar textos inéditos. O prêmio do concurso, cujo tema é 'a representação do Nordeste da produção artística contemporânea', é 50 mil reais. Maiores informações no site www.fundaj.gov.br

A oficina de cavalo marinho de Peterson Maia funciona aos sábados no Ateliê Oficina de Bonecos Gato no Telhado, na Rua João Lapa, no Varadouro, em Olinda. Maiores informações pelo e-mail focamax@hotmail.com.

Fernando Santos aceitou convite da Câmara de Comércio e Turismo de Portugal no Recife para ocupar a diretoria de Planejamento de Marketing e Comunicação.

Andrea Amorim foi a grande vencedora do XXIII Festival da Canção Brasileira em Quipapá com a canção “Milagre” (Clique aqui e ouça a música na íntegra).

Em 17 de junho, em evento concebido da Editora Revolução Cultural, programado para às 18h30, no Teatro Glênio Peres, em Porto Alegre, a atriz Carmem Silva, recentemente falecida, será homenageada.

O III Festival Literário de Garanhuns será entre 11 e 14 de setembro.

'Tiro no pé' é o nome no Curta Metragem que Pedro Junior e Melchiades MOntenegro apresentarão no I Festival de Cinema de Triunfo-PE, programado para o início de Julho, no âmbito do Festival de Inverno. O filme participará no festival na categoria 'Hour Concur'.

Neste domingo, 08 de junho, às 20h00, o Teatro Santa Isabel apresenta o espetáculo Curtas, com texto de Samantha Schmutz, André Frazzi e Gustavo Damasceno e direção de Leandro Hassum.

Em 05 de junho, precisamente às 21h50, Geraldo Pereira atualizou seu blog com crônica 'Essas minhas viagens', escrita dois dias antes, em Fortaleza. Para ler clique aqui.

A Cultura e a Arte em Pernambuco

Museus pernambucanos em debate na Livraria Cultura

A próxima sessão do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', programada para o dia 30 de junho, no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, será dedicada aos museus do Estado de Pernambuco. Na ocasião, falarão as diretoras Célia Labanca, do Museu de Arte Contemporânea, Margot Monteiro, do Museu do Estado de Pernambuco, e Betânia Luna, do Museu da Cidade do Recife.

SERVIÇO: O projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo e coordenado pelo escritor Alexandre Santos, é uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura e tem sessões mensais no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega. A entrada é gratuita.

Calendário anual do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'.  O calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' até o final de 2008 é o seguinte:

30 de JUNHO: Célia Labanca, Margot Monteiro e Betânia Luna.
28 de JULHO
25 de AGOSTO
29 de SETEMBRO
27 de OUTUBRO: Reinaldo de Oliveira
24 de NOVEMBRO: Evaristo Filho
15 de DEZEMBRO

Núcleo de Literatura Infanto-Juvenil promove encontro

Na última 5ª feira, dia 05 de junho, em concorrido evento na sede da UBE, o Núcleo de Literatura Infanto-Juvenil Elita Ferreira, dirigido pela acadêmica Telma Brilhante,  promoveu o encontro de alunos de oito escolas com as escritoras Miriam Brindeiro, Lourdes Nicácio, Djanira Silva e Luciene Freitas. Na ocasião, a escritora Márcia Basto fez palestra sobre a questão da leitura.

Nova Águia faz lançamento na próxima 3ª feira

Na próxima 3ª feira, dia 10 de Junho, em evento programado para às 18h00, na Feira do Livro de Lisboa, a revista Nova Águia promoverá grande lançamento com a presença de Adriano Moreira, membro do Conselho de Direção do periódico. A lista completa dos lançamentos pode ser verificado em www.novaaguia.blogspot.com

'Prosa e Poesia no Morro' lançado no Museu Histórico Abílio Barreto

Na próxima 3ª feira, dia 10 de junho, em evento programado para às 19h00, no Museu Histórico Abílio Barreto, será lançada a coleção 'Prosa e Poesia no Morro', que conta com o apoio do Banco Bonsucesso. Na ocasião, a equipe do 'Favela É Isso Aí' promoverá intensa movimentação cultural, contemplando a dança, a música, a culinária e os vídeos poéticos dos artistas abraçados por este projeto.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Aconteceu

29 de maio. Homenagem da Câmara Municipal do Recife a Associação Cultural e Assistencial dos Artistas de Pernambuco (ACAAPE).

Lançamento do livro 'Silêncio Branco', de Fernando Vianna, a partir das 19h00, na UBE, em Casa Forte.

31 de maio. Encontro Internacional dos Amigos de Heitor de Pedra Azul e lançamento do livro  'Vivre et Apprendre'' (que pode ser encomendado com um clique aqui).

31 de maio. Posse de Djanira Silva tomará na Academia Pesqueirense de Letras.

Encontro discute a nova cena literária em Pernambuco

Na última 6ª feira, dia 06 de junho, em concorrido encontro no Espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, marcando o primeiro aniversário de fundação, a revista 'O grito' realizou debate sobre a nova cena literária em Pernambuco. O encontro, que foi mediado pelo acadêmico Raimundo Carrero, contou com a participação de Artur Ataíde, editor da Revista Crispim, Thiago Correa, do zine Vacatussa, e Artur Rogério, do grupo Nós Pós.

Quarta às Quatro

Trinta escritores comemoram a realização da 255ª sessão do Quarta às Quatro

Na 4ª feira passada, dia 04 de junho, a 255ª sessão do projeto Quarta às Quatro, contou com a participação de 30 escritores. Na ocasião, a UBE recebeu a visita do artista plástico Daniel Santiago e dos escritores Erika Souza Vasconcelos, José Roberto Azevedo dos Santos e Ivo Pitanga.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.


Vale a pena ler

Absurdos, que nada..., de Antônio Nunes Barbosa Filho

O coronel de Macambira, de Joaquim Cardozo.

Pinto Ferreira: Vida e Obra, de Manuel Neto.

Médicos e literatura, de Meraldo Zisman.

La calle de los museos, de José Ezequiel Kameniecki.

 
 

Agenda

09 de junho. Homenagem a obra de Bernadete Serpa, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

30 de junho. Debate sobre os museus em Pernambuco, com Célia Labanca, Margot Monteiro e Betânia Luna, na livraria Cultura, no Paço Alfândega.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Angústia Criadora, de Ney Anderson, é blog cultural que, com, apoio da Folha de Pernambuco, divulga a cena cultural Pernambucana e novos escritores.

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br

O site de Luiz Alberto Machado com o zine Tataritaritatá.

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é www.rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

O endereço do portal Abracadabra é www.portalabracadabra.com.br

A AGENDA de Everi Carrara está em http://telescopio.vze.com.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Espia, a revista mais bem humorada da Internet, pode ser lida com um clique aqui.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Lau Siqueira convida para uma visita ao blog POESIA SIM.

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Boa literatura colombiana em 'Talleres de Creación Colectiva en Literatura'.

Blogs recomendados

Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório .

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Av. Baja California 349
Col. Hipódromo Condessa México D.F. 06170
tel. (55) 5277 8277
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU