A voz do ESCRITOR

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia Pernambucana de Letras Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 22 de junho de 2008

A Cultura e a Arte em Pernambuco

Célia Labanca e Margot Monteiro na Livraria Cultura

Na 2ª feira, dia 30 de junho, os museus pernambucanos estarão em debate no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'. A discussão do tema, programada para às 19h00 no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, reunirá as diretoras Célia Labanca, do Museu de Arte Contemporânea, e Margot Monteiro, do Museu do Estado de Pernambuco.

SERVIÇO: O projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo e coordenado pelo escritor Alexandre Santos, é uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura e tem sessões mensais no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega. A entrada é gratuita.

Calendário anual do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'.  O calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' até o final de 2008 é o seguinte:

30 de JUNHO: Célia Labanca, Margot Monteiro.
28 de JULHO
25 de AGOSTO
29 de SETEMBRO
27 de OUTUBRO: Reinaldo de Oliveira
24 de NOVEMBRO: Evaristo Filho
15 de DEZEMBRO

Givaldo Calado prepara III Festival Literário de Garanhuns

Na última 4ª feira, dia 18 de junho, o acadêmico Givaldo Calado, secretário de Cultura de Garanhuns, teve reunião com os acadêmicos Marcus Accioly, presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marcus Prado, vice-presidente do Conselho, Vital Corrêa de Araújo, presidente da União Brasileira de Escritores, João Marques, presidente da Academia de Letras de Garanhuns, e Alexandre Santos, presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, e, ainda, com o produtor cultural Manoel Neto sobre o III Festival Literário de Garanhuns (Flig), que será realizado pela Prefeitura de Garanhuns entre os dias 11 e 14 de setembro. O secretário Givaldo Calado vai convocar audiência pública para discutir a programação do Festival com a sociedade local. 

Obra sobre Manuel Correia de Andrade na Academia Pernambucana de Letras

Na 5ª feira passada, dia 19 de junho, em concorrido evento da Civitate e Thema Comunicação na Academia Pernambucana de Letras, foi lançado o livro 'MANUEL CORREIA DE ANDRADE - UM HOMEM CHAMADO NORDESTE', uma coletânea organizada por Leda Rivas, Jacques Ribemboim e Clóvis Cavalcanti, sobre a obra do acadêmico falecido há um ano.

Comitiva da UBE viajará à João Alfredo

Em 11 de julho, a Prefeitura Municipal de João Alfredo, e a UBE-PE realizarão encontro literário naquele município. A comitiva dos escritores está sendo organizada pela 1ª secretária Jair Martins, que, desde já, avisa que os ônibus partirão da sede da UBE-PE, às 07h00.

Geraldo Ferraz fala de combate ao banditismo cultural em Fórum sobre o Cangaço

Ao abrir o XI Fórum do Cangaço, em Mossoró, o escritor Geraldo Ferraz, coordenador da UBE-PE, expôs sobre a natureza da missão cultural que cumpria na ocasião e destacou a importância da celebração de uma espécie de convênio cultural "que permita às 'Volantes Culturais' o combate ao imperialismo do banditismo cultural reinante".

Isaac Sete Cordas lança Bafunga

No sábado passado, dia 21 de junho, em concorrido evento no palco do Sítio da Trindade, no Recife, o músico Isaac Sete Cordas lançou o CD 'Bafunga'.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Curtinhas................................................

Andrea Amorim ganhou o primeiro lugar do Festival da Canção Brasileira em Quipapá com a canção “Milagre” (Clique aqui e ouça a música na íntegra).

As inscrições para o o IV Prêmio Maximiano Campos de Literatura vão até o dia 15 de julho. Maiores informações pelo e-mail fabianasilva@imcbr.org.br


'Boca' do arquivo fotográfico do acadêmico Marcus Prado.

Na última 4ª feira, dia 18 de junho, o Diário de Pernambuco publicou o artigo 'O planeta fome', Humberto França.

Sérios problemas na Empresa de Correios e Telégrafos do Brasil (ECT) dificultam intercâmbio entre escritores brasileiros e cubanos.

Em 05 de junho, às 16h00, a companhia Quadro de Centa estréia a peça 'Suas historinhas de dentro' no Teatro Apolo.

Em 30 de maio, desde Belo Horizonte, onde participa de encontro das academias de medicina do Brasil, Geraldo Pereira atualizou o blog com a crônica 'Torre de Babel II - Uma Namorada Alemã'. Para ler clique aqui.

A ficção em Pernambuco

Direito Autoral será tema de palestra de Adriano Araújo

Em 14 de julho, o jurista e produtor cultural Adriano Araújo falará sobre Direito Autoral em palestra no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco, no espaço Manuel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife.

SERVIÇO: O projeto 'A ficção em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo e coordenado pelo escritor Alexandre Santos, é uma parceria da UBE-PE com Livraria Saraiva e tem sessões mensais no Espaço Manuel Bandeira, naquela livraria, no Shopping Recife, em Boa Viagem. A entrada é gratuita.

Calendário anual do projeto 'A ficção em Pernambuco'.  O calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco' até o final de para 2008 é o seguinte:

14 de JULHO: Adriano Araújo
11 de AGOSTO: Edilma Acioli e Enaura Quixabeira
08 de SETEMBRO: Solange Chalita
13 de OUTUBRO
10 de NOVEMBRO
08 de DEZEMBRO

Fátima Calife, Paulo Camelo e Geraldo Pereira brilham no XXII Congresso da Sobrames

No XXII Congresso Brasileiro de Médicos Escritores, realizado em Fortaleza, o escritor Geraldo Pereira conquitou o primeiro lugar no concurso de crônica, o escritor Paulo Camelo venceu o concurso de poesia e a escritora Fátima Calífe conquistou o terceiro lugar no concurso de conto.

UBE lança campanha para arrecadar livros

A UBE-PE lançou campanha para arrecadar livros para as bibliotecas públicas do município de João Alfredo. Os interessados podem remeter os livros para a sede da UBE, na Rua Santana, 202 – Casa Forte, em Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488 ou pelo e-mail ube.avozdoescritor@hotmail.com.

Hebraico Bíblico no Instituto Amaro Quintas

Durante o mês de julho, com aulas diárias de 2ª a 5ª feira, em parceria com a UFPE, o Instituto de Estudos Humanísticos Amaro Quintas vai oferecer curso-oficina de extensão de Hebraico Bíblico, em 30 horas-aula. Maiores informações podem ser obtidas na sede do Instituto, na Estrada das Ubaias, 758, em Casa Forte, no Recife.

Estão abertas as inscrições para Concurso Fotográfico do Clube de Engenharia de Pernambuco

Estão abertas as inscrições para o concurso fotográfico 'Menção Hércules Florence', lançado por ocasião dos festejos comemorativos dos 89 anos de fundação do Clube de Engenharia de Pernambuco. Este ano, o tema do concurso é 'dignidade'. Clique aqui e conheça o regulamento do concurso fotográfico 'Menção Hercules Florense'.

Nova Águia em Sintra

Neste domingo, dia 22 de junho, às 16h00, depois de uma semana "voando pelo centro de Portugal", com eventos em Aveiro, Coimbra, Leiria, Batalha, Faro e Amarante, a revista Nová Águia será lançada em na Quinta dos Lobos, em Sintra, na região de Lisboa.

Luisa Osdoba mostra Cartografías na galeria Nigths

Na próxima 6ª feira, dia 27 de junho, em evento da Francachela - Revista Internacional de Arte e Literatura, programado para às 19h00, na galeria Nights, no Hotel Bel Air, na Recoleta, em Buenos Aires, se aberta a mostra 'Cartografías', da pintora Luisa Osdoba. A exposição ficará em cartaz até 23 de julho.

Curtinhas

'De vos' é o nome do livro de poemas que o acadêmico Jorge Ariel Madrazo lançará em breve.

Cresce a importância de 'Letras-Uruguay' impulsionada pelo acadêmico Carlos Echinope no movimento de integração cultural dos povos latinos-americanos.

A participação do acadêmico Germán Cáceres na mesa redonda celebrada em 30 de maio pode ser vista no blog do Centro Cultural. Clique aqui e veja o texto completo.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Aconteceu

17 de junho. Missa pela passagem do 1º ano da morte do escritor Icleiber Calife, na Igreja da Pracinha de Boa Viagem, às 19h00.

Gerusa Leal brilha no Nós Pós 12

A escritora Gerusa Leal, grande vencedora do prêmio 'Edmir Domingues' da Academia Pernambucana de Letras, brilhou na 12ª edição do projeto 'Nós Pós', realizado na última 4ª feira, dia 18 de junho, no Burburinho, no Recife Antigo. Junto com Gerusa Leal, também estiveram Artur Rogério, Pérola Vieira, Mariane Bigio e Fernando Farias.

Quarta às Quatro

Forró na UBE

Na 4ª feira passada, dia 18 de junho, por ocasião da 257ª sessão do projeto Quarta às Quatro, que contou com a presença de 60 escritores, a UBE realizou a já tradicional festa junina. Na ocasião, a entidade recebeu a visita da da prefeita Maria Sebastiana da Conceição, de João Alfredo, e do poeta Altair Leal. Ao final do encontro semanal, a quadrilha 'Carinha de Anjo' contagiou os presentes e os escritores caíram no forró.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Repercute artigo sobre Sustentabilidade e Responsabilidade Cultural

Ainda repercute o artigo 'Sustentabilidade e Responsabilidade Cultura', do acadêmico Alexandre Santos, passado pelo jornal Folha de Pernambuco,  que trata da criação da Câmara de Sustentabilidade e Responsabilidade Cultural em Pernambuco. Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

Vale a pena ler

Absurdos, que nada..., de Antônio Nunes Barbosa Filho

Fonte do Capibaribe, de Josivan da Fonseca Neto.

Defensa de Lot, de Carlos Aránguiz Zúñiga.

Pinto Ferreira: Vida e Obra, de Manuel Neto.

Médicos e literatura, de Meraldo Zisman.

La calle de los museos, de José Ezequiel Kameniecki.

 
 

Agenda

30 de junho. Debate sobre os museus em Pernambuco, com Célia Labanca, Margot Monteiro e Betânia Luna, na livraria Cultura, no Paço Alfândega.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro. O site é www.plataforma.paraapoesia.nom.br

Angústia Criadora

Angústia Criadora, de Ney Anderson, é blog cultural que, com, apoio da Folha de Pernambuco, divulga a cena cultural Pernambucana e novos escritores.

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro' em www.concursosliterarios.com.br

O site de Luiz Alberto Machado com o zine Tataritaritatá.

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é www.rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

O endereço do portal Abracadabra é www.portalabracadabra.com.br

A AGENDA de Everi Carrara está em http://telescopio.vze.com.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Espia, a revista mais bem humorada da Internet, pode ser lida com um clique aqui.

Visite a página da INTERPOÉTICA www.interpoetica.com.

Lau Siqueira convida para uma visita ao blog POESIA SIM.

Vale à pena visitar o site do jornal literário 'Linguagem Viva'. Basta um clique em www.linguagemviva.com.br.

Boa literatura colombiana em 'Talleres de Creación Colectiva en Literatura'.

Blogs recomendados

Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Av. Baja California 349
Col. Hipódromo Condessa México D.F. 06170
tel. (55) 5277 8277
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU