A voz do ESCRITOR

   
União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia Pernambucana de Letras Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 24 de agosto de 2008

A Cultura e a Arte em Pernambuco

Poesia de Dirceu Rabelo reverenciada no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'

Na próxima 2ª feira, dia 25 de agosto, em sessão programada para às 19h00, no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, o projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' será dedicado a obra do acadêmico Dirceu Rabelo. Na ocasião, a vasta obra de Dirceu Rabelo será apreciada pelos acadêmicos Ana Maria César e Alvacir Raposo.

SERVIÇO: O projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo e coordenado pelo escritor Alexandre Santos, é uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura e tem sessões mensais no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega. A entrada é gratuita.

Calendário anual do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'.  O calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' até o final de 2008 é o seguinte:

25 de AGOSTO: Dirceu Rabelo
29 de SETEMBRO
27 de OUTUBRO: Reinaldo de Oliveira
24 de NOVEMBRO: Frederico Pernambucano de Mello
15 de DEZEMBRO: Evaristo Filho

Edições Edificantes homenageiam Centenário da Imigração Japonesa

Na última 5ª feira, dia 21 de agosto, em concorrida solenidade com a presença do escritor Alexandre Santos e do cônsul do Japão Akira Suzuki, no hall da Biblioteca Pública Estadual, a edições Edificantes lançou a coletânea 'Contos e crônicas inesquecíveis'. O livro, organizado por Edvaldo Arlego, é uma homenagem ao Centenário da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil e conta com a participação dos escritores Girley Brasileiros, Everaldo Moreira Veras, Luiz Gonzaga Lopes, Melchíades Montenegro, Heitor Bezerra de Brito, Leon Tolstoi, Sandra Alcântara, Kátia Dias, João Ferreira Filho e do próprio Edvaldo Arlego.

Começa o VI Festival Recifense de Literatura

De 24 a 31 de agosto de 2008, a Fundação de Cultura Cidade do Recife realiza o 6º Festival Recifense de Literatura.

Neste domingo, dia 24 de agosto, começa o VI Festival Recifense de Literatura, que homenageará Solano Trindade e Josué de Castro. A abertura acontecerá em evento programado para às 17h00, no Teatro de Santa Izabel, com apresentação da Orquestra Sinfônica do Recife e recital de Poesia. O Festival, que contempla intensa programação, com palestras, seminários, recitais, lançamentos, prossegue até 31 de agosto, quando ocorrerá a Festa do Livro na Praça do Arsenal, no Recife Antigo. O Vetor cultural promete cobertura completa do Festival. Vale a pena conferir em www.vetorcultural.com.

Lula Côrtes na UBE

Na próxima 5ª feira, dia 21 de agosto, a partir das 20h00, a sede da UBE-PE será movimentada com a vernissage 'A redenção do poeta', com dez aquarelas de Lula Côrtes. Na ocasião, Lula Côrtes será homenageado com o diploma de 'Memória Viva das Letras' e receberá a carteira de sócio efetivo da entidade do presidente Vital Correia de Araújo.

'Registros do passado no presente' será lançado no 6º Festival de Literatura do Recife

No próximo domingo, dia 31 de agosto, por ocasião do 6º Festival de Literatura do Recife, em sessão programada para as 17h00, na Festa do Livro, na Praça do Arsenal, no Recife Antigo, será lançado o livro 'Registros do passado no presente', organizado por Gilda Verri. O livro conta com a participação de Jorge Siqueira, Lourival Holanda, Denis Bernardes, Luzila Gonçalves, Roberto Motta, Yony Sampaio, Diego Salcedo, Paola Santana, Jomard Muniz de Britto e Antonio Cadengue.

Cássio Cavalcante

Bate-papo literal

com Cássio Cavalcante

Cássio Cavalcante entrevista Waldênio Porto

Esta semana, na 'Gazeta Nossa', jornal quinzenal de grande circulação, especialmente na zona sul do Recife, Cássio Cavalcante conversa com o escritor Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras. Para ler a entrevista completa, clique aqui.Gazeta Nossa

 

Lourdes Sarmento lança 'Alegria'

Na próxima 3ª feira, dia 26 de agosto, em evento organizado pelo Núcleo de Literatura Infanto-Juvenil Elita Ferreira, cujo início está programado para as 16h00, nos jardins da UBE, na Rua de Santana, em Casa Forte, a acadêmica Lourdes Sarmento lançará o livro 'Alegria', sobre os ciganos do mar. O Núcleo de Literatura Infanto-Juvenil da UBE é dirigido pela acadêmica Telma Brilhante.

'Sentinela' no Cinema da Fundação

Na próxima 2ª feira, dia 25 de agosto, em sessão programada para as 19h00, estréia o vídeo 'Sentinela', de Cristiano Lenhardt, no Cinema da Fundação, no Derby.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Curtinhas................................................

Anote: o endereço correto do blog da acadêmica Djanira Silva é http://blogdjanirasilva.blogspot.com.

Jomard Muniz de Britto recomenda: dia 27, 4ª feira, palestara do poeta e filósofo Antônio Cícero, que falará sobre 'VEREDAS DA PROSA, VEREDAS DA POESIA', às 19h, no auditório da Livraria Cultura; dia 30, sábado, às 19h, lançamento de 'O GOLPE NA ALMA', de Marcius Cortez, também na Livraria Cultura; dia 31, próximo domingo, na praça do Arsenal, Jomard Muniz de Britto em 'A COMUNA'às 16h30. Só coisa boa.

O Movimento Poetas del Mundo destaca que a escritora Delasnieve Daspet receberá o Troféu Super Cap de Ouro.

Entre 05 e 07 de setembro, a Associação Nacional de Yoga Integral realizará o I Festival da Cultura Indiana do Recife, no Teatro Apolo e na Rua do Apolo, no Recife Antigo.

De 01 à 07 de Setembro acontecerá a Mostra Internacional de Música em Olinda. Para maiores informações clique aqui.

Em 21 de agosto, às 21h25, Geraldo Pereira atualizou o blog com a crônica 'Uma Argola no Pênis', com passagens pitorescas de sua longa vivência médica no serviço de urgência. Para ler clique aqui.

Vem crescendo o espaço da Gazeta do Estado, liderado por Wannessa e Jannaína Lima.

PROJETO 'A FICÇÃO EM PERNAMBUCO

Obra de Solange Chalita será homenageada na Livraria Saraiva

Em 08 de setembro, o projeto 'A ficção em Pernambuco', que ocorre no Espaço Manuel Bandeira, da Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, será movimentado com a presença da acadêmica alagoana Solange Chalita.   

SERVIÇO: O projeto 'A ficção em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo e coordenado pelo escritor Alexandre Santos, é uma parceria da UBE-PE com Livraria Saraiva e tem sessões mensais no Espaço Manuel Bandeira, naquela livraria, no Shopping Recife, em Boa Viagem. A entrada é gratuita.

Calendário anual do projeto 'A ficção em Pernambuco'. O calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco' até o final de para 2008 é o seguinte:

08 de SETEMBRO: Solange Chalita
13 de OUTUBRO: Vital Corrêa de Araújo
10 de NOVEMBRO: Jair Martins e Leony Muniz
08 de DEZEMBRO: Marta e Cleonice Velozo

Rachel Carrilho justifica porque vai votar em Alexandre Santos

"Alexandre Santos é a certeza de que um homem de caráter trabalhará pelo bem comum"

Rachel Carrilho é diretora da União Brasileira de Escritores

 Raquel Carrilho

Na 4ª feira passada, dia 20 de agosto, a escritora Rachel Carrilho, diretora da União Brasileira de Escritora, encaminhou mensagem justificando a decisão de votar em Alexandre Santos para vereador do Recife. Na correspondência, Rachel Carrilho afirma: "

"Voto em Alexandre Santos porque a política jamais o corromperá. Ele é um homem decente. Voto em Alexandre Santos pela inteligência, competência e dignidade moral.  Alexandre Santos merece meu voto. Alexandre Santos é a certeza de que um homem de caráter trabalhará pelo bem comum." Rachel Carrilho é diretora da UBE."

Humberto França ultima preparativos para o II FestLatino

De 1º a 05 de setembro, com o apoio e patrocínio da União Latina, Gabinete Português de Leitura, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Embaixada da Espanha, Instituto Cervantes, Instituto Ramon Llull, Conselho de Cultura Galega, Consulado Geral da França no Recife, Consulado da Itália no Recife, Universidade Federal de Pernambuco, Editora Franchacela, Fundación Centro de Estudos Brasileiros, Instituto Camões Brasil – Portugal, Istituto Dante Alighieri, Embaixada do Brasil junto à CPLP, Consulado Geral da Argentina no Recife e Consulado Honorário da Romênia em Fortaleza, a Aliança Francesa do Recife, União Brasileira de Escritores, Associação Mares Navegados e Fundação Joaquim Nabuco realizarão o II FestLatino, que fará a festa das “Línguas irmãs, Culturas compartilhadas”. O evento, que tem a coordenação geral do escritor Humberto França, homenageará o poeta argentino Horácio Castillo, da Academia Argentina de Letras e da Sociedade dos Escritores da Grécia. Clique aqui e veja a programação do evento.

Amandio Silva comanda lançamento da 'Nova Águia' no Brasil

Depois de ser lançada no sábado 23 de agosto, no Espaço Cultural 'É-Realizações', em São Paulo, a revista 'Nova Águia' será lançada na próxima 5ª feira, dia 28 de agosto, em Belo Horizonte, em solenidade programada para as 19h00, na Livraria Ouvidor, na Savassi. No Recife, a revista será lançada em 1º de setembro, em solenidade no âmbito do II FestLatino, no Gabinete Português de Leitura. Na ocasião, o escritor Amandio Silva, membro do Conselho Editorial da revista, fará conferência sobre a importância do novo periódico. A revista 'Nova Águia' pode ser assinada no endereço eletrônico http://www.zefiro.pt/novaaguia

EUA referenciam Machado de Assis

Na 6ª feira passada, dia 22 de agosto, o Consulado Geral do Brasil em Nova York, nos EUA, anunciou que, com a colaboração de várias instituições acadêmicas e culturais sediadas naquele país, celebrará o centenário de morte de Machado de Assis, fundador da Academia Brasileira de Letras. As comemorações ocorrerão em Nova York e Yale, entre 15 e 19 de setembro, em vasta programação na Americas Society, Graduate Center of City University of New York (CUNY), Universidade de Yale, Centro Cultural Brasil em Nova York e no Film Society of Lincoln Center. Para conhecer a programação completa da Semana de Machado de Assis, clique aqui.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Aconteceu

21 de agosto. Lançamento do livro 'Contos e crônicas inesquecíveis', organizado por Edvaldo Arlego, na Biblioteca Pública de Pernambuco.

Admaldo Matos lança 'Sete Dias na Terra Santa'

Em 04 de setembro, em evento programado para começar as 17h00 no Chocolate Café Clube, no 2º piso do Shopping Paço Alfândega,
o premiado escritor Admaldo Matos de Assis lançará seu mais novo livro - Sete Dias na Terra Santa - que oferece uma visão da Terra Santa sob as perspectivas turística, religiosa, geográfica, histórica, literária e política.

Quarta às Quatro

Quarta às Quatro com 51 escritores em sua 265ª edição

Na 4ª feira passada, dia 20 de agosto, por ocasião da 265ª sessão do projeto literário Quarta às Quatro, a UBE recebeu a visita de 51 escritores. Foram anotadas as presenças do poeta alagoano, Ivan Marinho, que falou sobre a Recitata.

Quarta às Quatro no Festival. Na próxima 4ª feira, dia 27 de agosto, em sessão inserida no âmbito do 6º Festival Recifense de Literatura, o programa Quarta às Quatro realizará sarau poético no Sítio da Trindade, das 14 às 17 horas.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Vale a pena ler

Nunca é tarde para recomeçar, de Carol Bradley.

Silêncio das Velas Vivas, de Bartyra Soares.

Das Ligas Camponesas à Anistia. de Aybirê Ferreira de Sá.

Miratio. de André de Sena.

Festival presta homenagem ao Cinqüentenário da UBE

Na próxima 4ª feira, dia 27 de agosto, em solenidade programada para as 19h00, no Museu da Cidade, no Forte de Cinco Pontas, o Festival Recifense de Literatura prestará homenagem a UBE pela passagem do cinqüentenário de fundação da entidade.

 

Agenda

25 de agosto. Apreciação da obra do acadêmico Dirceu Rabelo, na livraria Cultura, no Paço Alfândega.

1º de setembro. Abertura do II Festlatino, no Gabinete Português de Leitura.

08 de setembro. Apreciação da obra da acadêmica Solange Chalita, na livraria Saraiva, no Shopping Recife.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

Agulha - Revista de Cultura #64.

Angústia Criadora

Angústia Criadora, de Ney Anderson, é blog cultural que, com, apoio da Folha de Pernambuco, divulga a cena cultural Pernambucana e novos escritores.

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro'.

O site de Luiz Alberto Machado com o zine Tataritaritatá.

Vale a pena visitar

LETRAS&LEITURAS

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é www.rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

O endereço do portal Abracadabra é www.portalabracadabra.com.br

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Espia, a revista mais bem humorada da Internet, pode ser lida com um clique aqui.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Josivan recomenda o site Recanto das Letras.

Lau Siqueira convida para uma visita ao blog POESIA SIM.

Vale à pena visitar o site do jornal literário Linguagem Viva.

Boa literatura colombiana em 'Talleres de Creación Colectiva en Literatura'.

Letras-Uruguay. Página dedicada a difusão de escritores e literatura latino-americano.

Blogs recomendados

Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Av. Baja California 349
Col. Hipódromo Condessa México D.F. 06170
tel. (55) 5277 8277
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU