A voz do ESCRITOR

     
Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 31 de agosto de 2008

PROJETO 'A FICÇÃO EM PERNAMBUCO

Obra de Solange Chalita será homenageada na Livraria Saraiva

Em 08 de setembro, o projeto 'A ficção em Pernambuco', que ocorre no Espaço Manuel Bandeira, da Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, será movimentado com a presença da acadêmica alagoana Solange Chalita, que, na ocasião, lançará os livros de poemas 'O anjo encarnado' e 'Canto mínimo', ilustrados pelo acadêmico Pierre Chalita.

SERVIÇO: O projeto 'A ficção em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo e coordenado pelo escritor Alexandre Santos, é uma parceria da UBE-PE com Livraria Saraiva e tem sessões mensais no Espaço Manuel Bandeira, naquela livraria, no Shopping Recife, em Boa Viagem. A entrada é gratuita.

Calendário anual do projeto 'A ficção em Pernambuco'. O calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco' até o final de para 2008 é o seguinte:

08 de SETEMBRO: Solange Chalita
13 de OUTUBRO: Vital Corrêa de Araújo
10 de NOVEMBRO: Jair Martins e Leony Muniz
08 de DEZEMBRO: Marta e Cleonice Velozo

Dia Nacional da Imprensa

Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural homenageia ícones do jornalismo social de Pernambuco

Em 10 de setembro, em solenidade programada para às 17h00, no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, por ocasião do Dia Nacional da Imprensa, a Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural homenageará ícones do jornalismo social de Pernambuco. Na oportunidade, os jornalistas Alex, João Alberto, Paula Imperiano e Roberta Jungmann serão agraciados com a Medalha do Mérito da Imprensa.

Prefeitura do Recife homenageia Cinqüentenário da UBE

Na 4ª feira passada, dia 27 de agosto. em solenidade ocorrida no Museu da Cidade, a Prefeitura do Recife homenageou a UBE pela passagem do cinqüentenário. Na ocasião, representando o prefeito João Paulo, a gerente de literatura Heloisa Arcoverde e a diretora do Museu da Cidade Betânia Corrêa de Araújo fizeram a entrega de uma bela placa a Vital Corrêa de Araújo, presidente da entidade.

Festa do Livro encerra bem sucedido Festival Recifense de Literatura

De 24 a 31 de agosto de 2008, a Fundação de Cultura Cidade do Recife realiza o 6º Festival Recifense de Literatura.

Acaba este domingo, 31 de agosto, o VI Festival Recifense de Literatura. A atividade de encerramento do Festival será a já tradicional Festa do Livro na Praça do Arsenal, no Recife Antigo, que abrigará lançamento de livros de diversos autores pernambucanos. O Festival, que teve ampla cobertura jornalista do  Vetor cultural (www.vetorcultural.com) foi movimentado por palestras, seminários, recitais e lançamentos.

Alexandre Santos relança 'O moinho' na Tenda dos Autógrafos

Neste domingo, dia 31 de agosto, das 16h00 às 17h00, por ocasião da Festa do Livro, que encerra o 6º Festival de Literatura do Recife, estarei na 'Tenda dos Autógrafos', na Praça do Arsenal, no Recife Antigo, relançando 'O moinho', romance premiado pela Academia Pernambucana de Letras e lançado pelo Editorial Arte y Literatura do Instituto Cubano del Libro sob o título 'El molino'.

Carlos Cavalcanti lança 'Histórias Sertanejas' e 'Na ponta da língua'

Neste domingo, dia 31 de agosto, em eventos programados para a Festa do Livro, na Praça do Arsenal, no Recife Antigo, por ocasião do encerramento do 6º Festival de Literatura do Recife, o acadêmico Carlos Cavalcanti estará presente. No estande das Edições Edificantes lançará o livro de contos 'Histórias Sertanejas' e, no estande da editora Novoestilo, lançará o livro 'Na ponta da língua', escrito em parceria com Salete do Rego Barros e Terezinha Acioly.

Rosângela Ferraz autografa 'Estrela Cadente em Direção ao Céu'

Neste domingo, dia 31 de agosto, em seção que inicia as 15h00, a escritora Rosângela Ferraz estará no estande da Editora Livro Rápido, na Praça do Arsenal, no Recife Antigo, autografando o livro autobiográfico 'O caos e a redenção de um momento longo'.

Cássio Cavalcante

Bate-papo literal

com Cássio Cavalcante

Acompanhe o bate-papo literal de Cássio Cavalcante na Gazeta Nossa. entrevista Waldênio Porto. Para ler as entrevistas, clique aqui.Gazeta Nossa

 

'Sete Dias na Terra Santa', de Admaldo Matos, será lançado na próxima 5ª feira

Na próxima 5ª feira, dia 04 de setembro, em evento programado para começar as 17h00 no Chocolate Café Clube, no 2º piso do Shopping Paço Alfândega,
o premiado escritor Admaldo Matos de Assis lançará seu mais novo livro - Sete Dias na Terra Santa - que oferece uma visão da Terra Santa sob as perspectivas turística, religiosa, geográfica, histórica, literária e política.

'Alegria' movimenta Núcleo de Literatura Infanto-Juvenil da UBE

Na 3ª feira passada, dia 26 de agosto, em concorrido evento organizado pela escritora Telma Brilhante, coordenadora do Núcleo de Literatura Infanto-Juvenil Elita Ferreira, nos jardins da UBE, a acadêmica Lourdes Sarmento lançará o livro 'Alegria', sobre os ciganos do mar.

Dificuldades que levam Livraria Saraiva a passar 'cano' em escritores pernambucanos continuam

Em função de graves problemas financeiros, a Livraria Saraiva, que, no Recife, funciona no Shopping Center Recife, tem deixado de honrar compromissos, especialmente com escritores pernambucanos. O mundo cultural espera que a livraria supere as dificuldades e pague a quem deve.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Curtinhas................................................

Livro com as melhores fotos do concurso fotográfico da Prefeitura do Recife será lançado neste domingo, dia 31 de agosto, em solenidade programada para as 19h00 no Museu do Estado na Avenida Rui Barbosa, nas Graças. Paula Muniz está entre as classificadas.

O almanaque 'Livro dos Políticos', do jornalista Heródoto Barbeiro, será lançado às 17h30 da próxima 5ª feira, dia 04 de setembro, na Livraria Cultura, na Avenida Paulista, em São Paulo.

De 09 de setembro a 11 de outubro, no Museu de Santo André Octaviano Gaiarsa, na Rua Senador Flaquer, no centro de Santo André, em São Paulo, estará em cartaz a exposição 'Seduzir para a Poesia - trajetória do Grupo Livrespaço - 1983-1994', que integra as comemorações do 25º aniversário de fundação do Grupo Livrespaço de Poesia.

Em 14 de outubro, em evento que se articula com o lançamento da brochura 'A identidade do Brasil em Manuel Bandeira', doação de livros na Escola Poeta Manuel bandeira e, ainda, palestra no Espaço Pasárgada para alunos da rede pública, coordenados pelo poeta André Cervinskis, o Mini-auditório 2 do Centro de Artes e Comunicação da UFPE será movimentado pelo seminário 'Bandeira em sua Pasárgada: 40 anos de encantamento de Manuel Bandeira'.

A III Recitata, maior Concurso de Recitação do Recife, começou na 5ª feira, dia 28 de agosto, na rua do Moeda. Este ano, o concurso, que ocorre no âmbido do 6º Festival Recifense de Literatura, contou com a participação de mais de cem poetas.

Faz muito sucesso a edição especial de 'A Gazeta do Escritor' que a editora Novoestilo está distribuindo durante o Festival Recifense de Literatura.

No próximo sábado, dia 06 de setembro, em manhã-tarde no Mercado da Madalena, o poeta Marcos Passos lançará juntamente com outros escritores um CD poético.

Na última 4ª feira, dia 27 de agosto, o Diário de Pernambuco publicou o artigo 'Juquinha e a Globalização, de Meraldo Zisman.

De 01 à 07 de Setembro acontecerá a Mostra Internacional de Música em Olinda. Para maiores informações clique aqui.

Em 28 de agosto, às 21h0, Geraldo Pereira atualizou o blog com a crônica 'A Tragédia Anunciada ou a Comédia Denunciada'. Para ler clique aqui.

Vem crescendo o espaço da Gazeta do Estado, liderado por Wannessa e Jannaína Lima.

A Cultura e a Arte em Pernambuco

Livraria Cultura é palco de merecida homenagem ao poeta Dirceu Rabelo

Na 2ª feira passada, dia 25 de agosto, a vasta obra do poeta Dirceu Rabelo foi alvo de homenagem na Livraria Cultura, no Paço Alfândega. Na ocasião, os acadêmicos Carlos Cavalcanti, Ana Maria César e Alvacir Raposo apreciaram alguns aspectos da poesia de Dirceu Rabelo, que brindou o público com algumas pérolas da sua obra. O escritor Alexandre Santos, coordenador do projeto literário 'A cultura e a arte em Pernambuco', destacou a importância do acadêmico Dirceu Rabelo para o atual momento da literatura regional.

Sesc Santa Rita reapresenta peça baseada na obra de Marta Velozo

Na última 3ª feira, dia 26 de agosto, em concorrido evento, no Sesc Santa Rita, a companhia de teatro reapresentou o espetáculo 'Saga', baseado na obra da poeta Marta Velozo.

Carlos Cavalcante defende eleição de vereadores comprometidos com a cultura

 Carlos Cavalcanti

No sábado passado, dia 30 de agosto, por ocasião da reunião da Academia de Letras e Artes do Nordeste, na UBE, o escritor Carlos Cavalcante conclamou os acadêmicos a votarem em candidatos comprometidos com a cultura e citou, nominalmente, o escritor Alexandre Santos, presidente licenciado da entidade, que concorre a uma vaga na Câmara dos Vereadores do Recife, e o produtor cultural Olímpio Bonald Jr., que concorre a uma vaga na Câmara de Olinda.

Conferência de João Alves das Neves abre II FestLatino

Na próxima 2ª feira, dia 1º de setembro, em sessão solene programada para começar às 19h00 no Salão Nobre do Gabinete Português de Leitura, será instalado o II FestLatino com conferência do professor João Alves das Neves, da Universidade Casper Liber, que falará sobre 'Quem foi D. Matias de Figueiredo e Melo - Bispo de Olinda e Recife e governador da província de Pernambuco, e os contatos que manteve com o Padre Antonio Vieira'. O Festival, coordenado pelo escritor Humberto França, conta com o apoio e patrocínio da União Latina, Gabinete Português de Leitura, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Embaixada da Espanha, Instituto Cervantes, Instituto Ramon Llull, Conselho de Cultura Galega, Consulado Geral da França no Recife, Consulado da Itália no Recife, Universidade Federal de Pernambuco, Editora Franchacela, Fundación Centro de Estudos Brasileiros, Instituto Camões Brasil – Portugal, Istituto Dante Alighieri, Embaixada do Brasil junto à CPLP, Consulado Geral da Argentina no Recife e Consulado Honorário da Romênia em Fortaleza, a Aliança Francesa do Recife, União Brasileira de Escritores, Associação Mares Navegados e Fundação Joaquim Nabuco. Este ano, o FestLatino homenageará o poeta argentino Horácio Castillo, da Academia Argentina de Letras e da Sociedade dos Escritores da Grécia.

'Nova Águia' será lançada no Recife na próxima 2ª feira

Na próxima 2ª feira, dia 1º de setembro, em evento programado para às 20h00, no Gabinete Português de Leitura, no âmbito do II FestLatino, a revista 'Nova Águia' será lançada oficialmente no Recife. Na ocasião, o escritor Amandio Silva, presidente do Instituto Mares Navegados e membro do Conselho Editorial da revista, fará conferência sobre a importância do novo periódico. A revista 'Nova Águia' pode ser assinada no endereço eletrônico http://www.zefiro.pt/novaaguia

Lourdes Sarmento fala sobre Olga Savari em mesa presidida por Alexandre Santos

Na próxima 3ª feira, dia 02 de setembro, em evento do II Feslatino programado para às 09h30, no auditório da Aliança Francesa, no Derby, a escritora Lourdes Sarmento fará a primeira palestra da mesa-redonda 'Brasil: Língua e Literatura, presidida pelo acadêmico Alexandre Santos. Seu tema será 'Olga Savari, poeta das águas'.

Sai nova edição de Rampa 9

Este mês, depois de um pequeno recesso, a revista 'Rampa 9' voltou a circular e com apresentação mais bonita e funcional. Este novo número trás contos de Edgardo Lois e Laura Massolo, poemas de Carlos Aránguiz Zúñiga, Laura Massolo e Juan de Marsilio, críticas de Jesús Alberto Dapena e Guadi Calvo e, ainda, cartografias de José Ezequiel Kamienecki e pinturas de Luisa Osdoba. A revista pode ser visitada em www.galeon.com/ramparte/rampa9

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Aconteceu

25 de agosto. Estréia do vídeo 'Sentinela', de Cristiano Lenhardt, no Cinema da Fundação, no Derby.

25 de agosto. Apreciação da obra do acadêmico Dirceu Rabelo, na livraria Cultura, no Paço Alfândega.

Sobrames promove reunião

A reunião regular da Sobrames-PE será nesta 2ª feira, dia 1º de setembro, às 08h30, no auditório do Memorial da Medicina em Pernambuco. O presidente Paulo Camelo informa que estão inscritos trabalhos dos escritores Milton Lins, Cícero Ferreira Costa, Meraldo Zisman, Luiz Carlos Diniz, Carlos Cavalcanti, Fátima Calife, Cláudio Pina e Paulo Paiva. Na ocasião, será distribuído o Boletim Sobrames número 57, do mês de setembro.

Rave literário na UBE

Na 5ª feira passada, dia 21 de agosto, a concorrida vernissage 'A redenção do poeta', que expôs dez aquarelas de Lula Côrtes, movimentou a UBE. O evento foi organizado pelo escritor Cristiano Jerônimo.

Quarta às Quatro

Quarta às Quatro se insere no Festival Recifense de Literatura

Na 4ª feira passada, dia 27 de agosto, o projeto literário Quarta às Quatro realizou sua 266ª sessão no âmbito do 6º Festival Recifense de Literatura. A sessão ocorreu no Sítio da Trindade com a participação de 120 escritores e amantes da literatura. Na ocasião, além do coordenador do projeto, historiador Geraldo Ferraz, o poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE, falou registrando a alegria da entidade em participar do Festival.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Vale a pena ler

Nunca é tarde para recomeçar, de Carol Bradley.

Silêncio das Velas Vivas, de Bartyra Soares.

Das Ligas Camponesas à Anistia. de Aybirê Ferreira de Sá.

José Alberto Miranda Poza fala sobre Cervantes na  Academia Pernambucana de Letras

Na última 2ª feira, dia 25 de agosto, em concorrida reunião da Academia Pernambucana de Letras, o professor José Alberto Miranda Poza, da UFPE, proferiu a palestra 'À mesa com Cervantes'.

Plano de Cultura será discutido no Pina

De 1º a 03 de setembro, o Plano Nacional de Cultura será discutido em seminário no Recife Praia Hotel, no Pina. Este seminário faz parte da etapa conclusiva de debates para a elaboração do primeiro planejamento de longo prazo do setor. A abertura oficial do seminário será na próxima 2ª feira, dia 1º de setembro, no Teatro Barreto Júnior, na Rua Estudante Jeremias Bastos, onde ocorrerão o credenciamento e a cerimônia de instaçação, e os trabalhos ocorrerão nos dia seguintes no Recife Praia Hotel, na Avenida Boa Viagem, no Pina.

 

Agenda

1º de setembro. Abertura do II Festlatino, no Gabinete Português de Leitura.

08 de setembro. Apreciação da obra da acadêmica Solange Chalita, na livraria Saraiva, no Shopping Recife.

10 de setembro. Homenagem aos jornalistas Alex, João Alberto Sobral, Paula Imperiano e Roberta Jungmann pela Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, na livraria Cultura, no Paço Alfândega.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

Agulha - Revista de Cultura #64.

Angústia Criadora

Angústia Criadora, de Ney Anderson, é blog cultural que, com, apoio da Folha de Pernambuco, divulga a cena cultural Pernambucana e novos escritores.

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro'.

O site de Luiz Alberto Machado com o zine Tataritaritatá.

Vale a pena visitar

LETRAS&LEITURAS

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é www.rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

O endereço do portal Abracadabra é www.portalabracadabra.com.br

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Espia, a revista mais bem humorada da Internet, pode ser lida com um clique aqui.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Josivan recomenda o site Recanto das Letras.

Lau Siqueira convida para uma visita ao blog POESIA SIM.

Vale à pena visitar o site do jornal literário Linguagem Viva.

Boa literatura colombiana em 'Talleres de Creación Colectiva en Literatura'.

Letras-Uruguay. Página dedicada a difusão de escritores e literatura latino-americano.

Blogs recomendados

Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Av. Baja California 349
Col. Hipódromo Condessa México D.F. 06170
tel. (55) 5277 8277
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU