A voz do ESCRITOR

     
Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 14 de setembro de 2008

Dia Nacional da Imprensa

Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural festeja 200 anos da imprensa no Brasil e condecora ícones do jornalismo social

Na última 4ª feira, dia 10 de setembro, sob a presidência do acadêmico Alexandre Santos, a Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural comemorou a passagem do Dia Nacional da Imprensa com homenagem a ícones do Jornalismo Social de Pernambuco. Na ocasião, em concorrido evento no auditório da Livraria Cultura, pelas mãos do escritor Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras, Paulo Varejão, procurador-geral do Estado, Vicente Miranda, presidente do Gabinete Português de Leitura, e o deputado estadual Ayres de Carvalho Júnior, a Câmara condecorou os jornalistas Alex, João Alberto, Paula Imperiano e Roberta Jungmann com Medalhas do Mérito da Imprensa e o presidente da Federação do Comércio (Fecomércio) Josias Albuquerque, a diretora da Faculdade Focca Maria Antonieta Chiapetta e o diretor nacional da rede Record de Televisão Hélcio Lôbo com Diplomas do Mérito de Amigo da Imprensa. Na programação do evento, ainda constou a palestra 'A importância da Crônica Social no Jornalismo' proferida pelo diretor Hélcio Lôbo.

Cássio Cavalcante

Bate-papo literal

com Cássio Cavalcante

Cássio Cavalcante entrevista Alexandre Santos

Esta semana, na 'Gazeta Nossa', jornal quinzenal de grande circulação, especialmente na zona sul do Recife, Cássio Cavalcante conversa com o escritor Alexandre Santos, presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste. Para ler a entrevista completa, clique aqui.Gazeta Nossa

 

Presidente da Academia do Nordeste destaca importância do Projeto Nós Pós

Na 4ª feira passada, dia 10 de setembro, em concorrido encontro no bar Burburinho, no Recife Antigo, o projeto literário Nós Pós, apresentou Márcia Maia, Alexandre Santos, João Baltar Freira, Joel Guimarães e Cezar Ray. Na ocasião, após aplaudir a atriz Weldjane Mary, que interpretou o poema G'Dausbbah, de sua autoria, Alexandre Santos registrou a importância do projeto Nós Pós, classificando-o como um dos mais importantes já levados adiante nos últimos tempos no Estado, "especialmente porque elevou a literatura a condição de elemento central de entretenimento da noite recifense".

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Curtinhas................................................

A revista 'Nova Águia' pode ser assinada no endereço eletrônico http://www.zefiro.pt/novaaguia

Vem crescendo o espaço da Gazeta do Estado, liderado por Wannessa e Jannaína Lima.

Desde a França, o músico Heitor de Pedra Azul registrou sua alegria com a homenagem recebida no Recife pelos acadêmicos alagoanos Solange e o Pierre Chalita, que conheceu em recente exposição de Paris.

O acadêmico argentino Jorge Ariel Madrazo já recebeu seu diploma de sócio correspondente da Academia de Letras e Artes do Nordeste.

A escritora mineira Maria de Lourdes Dias Reis, autora do livro "Imprensa em tempo de guerra: o jornal 'O Jequitinhonha' e a Guerra do Paraguai" que já vai na 4ª edição, vai palestrar na Universidade Livre da Academia Mineira de Letras sobre Machado de Assis cronista da Guerra do Paraguai".

Clevane Pessoa informa que está quase pronto o livro-álbum do fotógrafo e poeta Marco Llobus.

A Interpoética sai na frente e presta homenagem ao Mestre Salustiano, que se encantou em 31 de agosto.

É de Eliel Santos de Souza o conto '[Des]encaminhando os novos autores', que aborda o futuro dos autores pernambucanos. O conto está em www.maualevidesantana.blogger.com.br.   

Antônio Campos confirma a participação do acadêmico Samuel Gonçalves, de Cabo Verde, na Fliporto.

Na 4ª feira passada, dia 10 de setembro, o coral do Rotary realizou mais um ensaio. A moçada está cada vez mais afiada.

Toda 5ª feira tem blues no Quintal do Lima, na rua do Lima. A música começa às 22h00 e, segundo, Carlos Maia "é maravilhosa".

O livro sobre as prisões no Brasil, da professora Clarissa Nunes Maia será lançado no início do próximo ano. Clarissa Nunes Maia integra o grupo de pesquisa 'Mundo Atlântico' do departamento de História da UFPE e organizou a exposição 'Boa Viagem, 300 Anos de História'.

Em 14 de outubro, em evento que se articula com o lançamento da brochura 'A identidade do Brasil em Manuel Bandeira', doação de livros na Escola Poeta Manuel bandeira e, ainda, palestra no Espaço Pasárgada para alunos da rede pública, coordenados pelo poeta André Cervinskis, o Mini-auditório 2 do Centro de Artes e Comunicação da UFPE será movimentado pelo seminário 'Bandeira em sua Pasárgada: 40 anos de encantamento de Manuel Bandeira'.

Em 12 de setembro, um dia após constatar a visita de 11.000 leitores no ano, Geraldo Pereira atualizou o blog com a crônica 'Três em Um'.  Para ler clique aqui.

PROJETO 'A FICÇÃO EM PERNAMBUCO

Obra de Solange Chalita é homenageada no Recife

Na 2ª feira passada, dia 08 de setembro, em concorrido evento no Espaço Manuel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Recife, a obra da acadêmica alagoana Solange Chalita foi homenageada no âmbito do projeto literário 'A ficção em Pernambuco'. Na ocasião, após a escritora Ana Maria César, co-coordenador do projeto, apreciar a obra da homenageada, foram lançados os  livros de poemas 'O anjo encarnado' e 'Canto mínimo', ilustrados pelo acadêmico Pierre Chalita.

SERVIÇO: O projeto 'A ficção em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo e coordenado pelo escritor Alexandre Santos, é uma parceria da UBE-PE com Livraria Saraiva e tem sessões mensais no Espaço Manuel Bandeira, naquela livraria, no Shopping Recife, em Boa Viagem. A entrada é gratuita.

Calendário anual do projeto 'A ficção em Pernambuco'. O calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco' até o final de para 2008 é o seguinte:

13 de OUTUBRO: Vital Corrêa de Araújo
10 de NOVEMBRO: Jair Martins e Leony Muniz
08 de DEZEMBRO: Marta e Cleonice Velozo

Felipe Júnior declara apoio a Alexandre Santos

Na 3ª feira passada, 09 de setembro, o premiado poeta Felipe Júnior encaminhou o poema 'Alexandre Santos – 50.000' a Alexandre Santos, que trata como "o vereador da mudança". Diz o poema:

Todo mundo vai dizendo
Que quer um Recife novo
Em que a cultura do povo
Cada vez vai renascendo.
Escute o que estou dizendo:
Quem quiser trabalhador
Que lute com mais fervor
E acredite no Brasil,
Vote no 50.000
Para ser seu vereador.

Alexandre vai lutar
Por estudo e educação,
Vai dar valorização
Para o Recife mudar.
Você pode acreditar...
Basta olhar o seu perfil
E acreditar que o Brasil
Possa mudar de verdade;
Para o bem desta cidade
Vote no 50.000
.

Josivan Fonseca declara apoio a Alexandre Santos

Na última 5ª feira, dia 11 de setembro, em correspondência, o escritor Josivan da Fonseca Neto manifestou apoio a candidatura de Alexandre Santos. Na nota, Josivan afirma que "é preciso ter representantes nas áreas da cultura e educação, pois só assim as oportunidades para o saber brotarão e, conseqüentemente o desenvolvimento da nação brasileira".

Heitor de Pedra Azul em Troyes

Em 18 de setembro, Heitor de Pedra Azul e banda apresentará o espetáculo musical 'Caboclos e Orixás' no 'The Manhattan Club', na rue Général Saussier, em Troyes, na França. O show é produzido por Heitor de Pedra Azul, que, também faz voz e guitarra, e conta com a presença de Damien Hennicker, no saxofone.

Germán Cáceres registra esforço da Academia do Nordeste em articular movimento de integração cultural

Em carta à Academia de Letras e Artes do Nordeste, o acadêmico argentino Germán Cáceres registra que, com a incorporação de escritores argentinos, chilenos e mexicanos, a entidade "estrecha los vínculos literarios de nuestros pueblos hermanos".

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Aconteceu

08 de setembro. Apreciação da obra da acadêmica Solange Chalita, na livraria Saraiva, no Shopping Recife.

10 de setembro. Homenagem aos jornalistas Alex, João Alberto Sobral, Paula Imperiano e Roberta Jungmann pela Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, na livraria Cultura, no Paço Alfândega.

Paulo Gustavo fala sobre a obra de Guimarães Rosa no Seminário de Tropicologia

Em 23 de setembro, em encontro programado para as 15h00, na Academia Pernambucana de Letras, o Seminário de Tropicologia presidido e coordenado pela acadêmica Fátima Quintas será movimentado com palestra de Paulo Gustavo sobre Guimarães Rosa: travessias freyrianas".

Quarta às Quatro

Ivanilda Marques conhece o Quarta às Quatro

Na 4ª feira passada, dia 10 de setembro, por ocasião da 267ª sessão do projeto literário Quarta às Quatro, com a presença de 37 pessoas, a UBE recebeu a visita da escritora Ivanilda Marques.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Vale a pena ler

Retrato do silêncio, de Terezinha Costa.

Presença de Agostinho da Silva no Brasil, organizado por Amândio Silva.

Poemas ao entardecer, de Lysette Lyra.

Sete dias na Terra Santa, de Admaldo Matos de Assis.

Luzes do Zodíaco, de Lúcia Cardoso.

Alguns contos mais, de Flávio Alencar.

Acabou-se o que era doce, de Cícero Belmar.

UBE: meio século de história, de Adiuza Belo.

 
 

Agenda

25 de setembro. Lançamento do livro 'Luzes do Zodíaco', de Lúcia Cardoso, no hall da Biblioteca Pública.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

Agulha - Revista de Cultura #64.

Angústia Criadora

Angústia Criadora, de Ney Anderson, é blog cultural que, com, apoio da Folha de Pernambuco, divulga a cena cultural Pernambucana e novos escritores.

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro'.

O site de Luiz Alberto Machado com o zine Tataritaritatá.

Vale a pena visitar

LETRAS&LEITURAS

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é www.rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

O endereço do portal Abracadabra é www.portalabracadabra.com.br

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Espia, a revista mais bem humorada da Internet, pode ser lida com um clique aqui.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Josivan recomenda o site Recanto das Letras.

Lau Siqueira convida para uma visita ao blog POESIA SIM.

Vale à pena visitar o site do jornal literário Linguagem Viva.

Boa literatura colombiana em 'Talleres de Creación Colectiva en Literatura'.

Letras-Uruguay. Página dedicada a difusão de escritores e literatura latino-americano.

Blogs recomendados

Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Av. Baja California 349
Col. Hipódromo Condessa México D.F. 06170
tel. (55) 5277 8277
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU