A voz do ESCRITOR

     
Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 21 de setembro de 2008

A Cultura e a Arte em Pernambuco

Alex fala sobre 'O jornalismo social em Pernambuco' na Livraria Cultura

No próximo dia 29 de setembro, em evento no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco, programado para as 19h00, no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, o acadêmico José de Souza Alencar (Alex) vai proferir a palestra 'O jornalismo Social em Pernambuco'. Na ocasião, a Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural vai galardoar Alex com a Medalha do Mérito da Imprensa, que marcou o Dia Nacional da Imprensa em 20008 e comemorou os 200 anos da imprensa no Brasil.

SERVIÇO: O projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo e coordenado pelo escritor Alexandre Santos, é uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura e tem sessões mensais no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega. A entrada é gratuita.

Calendário anual do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'.  O calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' até o final de 2008 é o seguinte:

29 de SETEMBRO: José de Souza Alencar (Alex)
27 de OUTUBRO: Reinaldo de Oliveira
24 de NOVEMBRO: Frederico Pernambucano de Mello
15 de DEZEMBRO: Evaristo Filho

Comissão organizadora discute programação do Festival Literário de Garanhuns

Na última 4ª feira, dia 17 de setembro, encontro realizado na Academia Pernambucana de Letras, com a presença dos presidentes João Marques, da Academia de Letras de Garanhuns, Waldênio Porto, da Academia Pernambucana de Letras, Vital Corrêa de Araújo, da UBE, Alexandre Santos, da Academia de Letras e Artes do Nordeste (licenciado), e Olímpio Bonald Neto, presidente em exercício da Alane, e, ainda, dos escritores Manoel Neto e Geraldo Ferraz, tratou a programação do III Festival Literário de Garanhuns (Flig). A proposta apresentada pelos escritores  Vital Corrêa de Araújo e João Marques foi aprovada com pequenos ajustes.

'(Ah!) Recife' será declamado por 25 vozes

Na próxima 5ª feira, dia 25 de setembro, em evento programado para às 19 horas na Livraria Cultura, no Paço Alfândega, por ocasião do lançamento do livro '(Ah!) Recife' em Braille, a poeta Marta Velozo coordenará a leitura do poema que dá nome ao livro, que será declamado por 25 pessoas.

Lúcia Cardoso lança 'Luzes do Zodíaco'

Na próxima 5ª feira, dia 25 de setembro, em evento programado para as 17h00, no hall da Biblioteca Pública, a escritora Lúcia Cardoso lançará o livro 'Luzes do Zodíaco', publicado pela NovoEstilo Edições do autor.

Hélvio Queiroz lança 'Memórias de um semeador'.

Na próxima 4ª feira, dia 24 de setembro, em evento programado para às 19 horas, no Círculo Militar, no Espinheiro, o escritor Hélvio Azevedo de Queiroz lançará o livro 'Memórias de um semeador'.

Cássio Cavalcante

Bate-papo literal

com Cássio Cavalcante

Cássio Cavalcante entrevista Cyl Gallindo

Esta semana, na 'Gazeta Nossa', jornal quinzenal de grande circulação, especialmente na zona sul do Recife, Cássio Cavalcante conversa com o acadêmico Cyl Gallindo. Para ler a entrevista completa, clique aqui.Gazeta Nossa

 

Alexandre Santos visita redação da Gazeta Nossa

Na 5ª feira passada, dia 18 de setembro, o escritor Alexandre Santos, que, além de presidente licenciado da Academia de Letras e Artes do Nordeste e membro do Conselho de Políticas Culturais do Recife, é presidente da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, visitou a redação da Gazeta Nossa, jornal de grande circulação na Zona Sul do Recife. Na ocasião, em reunião com o jornalista Paulo Rocha, diretor do periódico, Alexandre Santos elogiou o engajamento cultural do jornal e citou a coluna do escritor Cássio Cavalcanti como exemplo a ser seguido pelos demais veículos jornalísticos do Estado.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Curtinhas................................................

Em 02 de outubro, o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC) abrirá exposição de Luciano Pinheiro na Sala para Convidados Especiais. As festas de Célia Labanca são inesquecíveis.

Neste domingo, dia 21 de Setembro, a revista Nova Águia foi lançada no Cine-Teatro Joaquim de Almeida, em Montijo. A revista 'Nova Águia' pode ser assinada no endereço eletrônico http://www.zefiro.pt/novaaguia

O escritor alagoano Carlito Lima avisa aos navegantes que, em função de "férias coletivas dos editores e estagiárias", a Revista ESPIA só voltará a circular em 10 de outubro.

A escritora Sílvia Araújo Motta, cônsul dos Poetas del Mundo em Belo Horizonte, que acumula a vice-presidência da Academia Mineira de Trovas com a presidência do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa, disbribui o Boletim SET 2008 da entidade que preside em parceira da Academia Mineira de Letras.

Na próxima 4ª feira, dia 24 de setembro, por ocasião da reunião da Academia Pernambucana de Medicina programado para começar às 09h00, no auditório do Memorial da Medicina, no Derby, o acadêmico Salustiano Gomes Lins falará sobre 'Religião, Experiência Mística e Neuroteologia'.

Em outubro, a Oficina de Maquiagem Artística e Caracterização do personal Beauty Jô Ribeiro funcionará no Teatro Alfredo de Oliveira, anexo ao Teatro Valdemar de Oliveira, na Praça Osvaldo Cruz, na Boa Vista. Maiores informações pelo e-mail joribeiro@oi.com.br

Em 19 de setembro, o Diário de Pernambuco publicou a crônica 'Marcas do silêncio', de Meraldo Zisman.

Carlos Maia informa que a editora Guemanisse lançou o 3º CONCURSO LITERÁRIO GUEMANISSE para as categorias minicontos e Haicais. Maiores informações no site www.guemanisse.org.

Na próxima 4ª feira, dia 24 de setembro, em evento programado para as 10h00, em sua sede, o Instituto Histórico e Geográfico de Vitória de Santo Antão fará o anúncio oficial da decisão que confere à 'CACHAÇA' o título de 'PATRIMÔNIO IMATERIAL DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO'. Na ocasião, será lançado o 14º volume da REVISTA DO IHGVSA.

Luto na música. Na 2ª feira passada, dia 15 de setembro, aos 65 anos, morreu Richard Wright, do Pink Floyd.

Em 18 de setembro, precisamente às 18h35, Geraldo Pereira atualizou o blog com a crônica 'Amores Estranhos: o Monstro, a Cabra e a Burra. Para ler clique aqui.

Seminário de Tropicologia prossegue com palestra de Paulo Gustavo sobre a obra de Guimarães Rosa

Na próxima 3ª feira, dia 23 de setembro, em encontro programado para as 15h00, na Academia Pernambucana de Letras, o Seminário de Tropicologia presidido e coordenado pela acadêmica Fátima Quintas será movimentado com palestra de Paulo Gustavo sobre Guimarães Rosa: travessias freyrianas".

Edson Nery fala sobre Gilberto Freyre no Museu do Estado

Na última 5ª feira, dia 18 de setembro, em concorrido evento no auditório do Museu do Estado, presidido pelo acadêmico Frederico Pernambucano de Melo, o escritor Edson Nery pronunciou a palestra 'Gilberto Freyre em quatro tempos'.

Raimundo Carrero apóia presença de Alexandre Santos na Câmara Municipal do Recife

Na 3ª feira passada, dia 16 de setembro, o acadêmico Raimundo Carrero falou da importância que a presença do escritor Alexandre Santos, presidente licenciado da Academia de Letras e Artes do Nordeste, na Câmara dos Vereadores do Recife pode representar para as artes e, em especial, a literatura da nossa região.

Felipe Júnior proclama apoio da família Di-versificando à candidatura de Alexandre Santos à Câmara Municipal do Recife

Poeta Felipe Júnior

Neste domingo, dia 21 de setembro, em mensagem divulgada no blog Di-versificando, o poeta Felipe Júnior, diretor-executivo da União dos Cordelistas de Pernambuco (UNICORDEL), reafirmou sua confiança e apoio à candidatura do escritor Alexandre Santos à Câmara dos Vereadores do Recife. Felipe Júnior proclama a crença "em um Recife mais sólido, cultural e humano" e declara abertamente seu apoio pessoal e de toda a família di-versificando à candidatura de Alexandre. Ao final, conclama os escritores a  "Entrar na onda do 50.000 (número eleitoral de Alexandre Santos)".

Academia do Nordeste presente no Chile

A exemplo dos argentinos Jorge Ariel Madrazo, Géman Cáceres e do mexicano Carlos Véjar, o escritor chileno Carlos Aranaguiz Zuñiga recebeu o diploma de sócio correspondente da Academia de Letras e Artes do Nordeste.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Aconteceu

23 de setembro. Palestra de Edson Nery sobre a vida e a obra de Gilberto Freyre, no Museu do Estado.

PROJETO 'A FICÇÃO EM PERNAMBUCO

Vital Corrêa de Araújo lança novo livro

Eu voto em Alexandre Santos

Em 13 de outubro, o projeto literário 'A ficção em Pernambuco' movimentará o Espaço Cultural Manuel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Recife, em Boa Viagem, com a presença do acadêmico Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE, que, na ocasião, lançará seu novo livro.

SERVIÇO: O projeto 'A ficção em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo e coordenado pelo escritor Alexandre Santos, é uma parceria da UBE-PE com Livraria Saraiva e tem sessões mensais no Espaço Manuel Bandeira, naquela livraria, no Shopping Recife, em Boa Viagem. A entrada é gratuita.

Calendário anual do projeto 'A ficção em Pernambuco'. O calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco' até o final de para 2008 é o seguinte:

13 de OUTUBRO: Vital Corrêa de Araújo
10 de NOVEMBRO: Jair Martins e Leony Muniz
08 de DEZEMBRO: Marta e Cleonice Velozo

Quarta às Quatro

Ivanilda Marques conhece o Quarta às Quatro

Na 4ª feira passada, dia 17 de setembro, por ocasião da 268ª sessão do projeto literário Quarta às Quatro, com a presença de 40 pessoas, a UBE recebeu a visita do escritor e músico Ricardo Campos. Ao final do encontro, os escritores comemoraram os aniversários de Rogério Generoso, Renata Kelly e Dulce Albert.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Vale a pena ler

Retrato do silêncio, de Terezinha Costa.

Presença de Agostinho da Silva no Brasil, organizado por Amândio Silva.

Poemas ao entardecer, de Lysette Lyra.

Sete dias na Terra Santa, de Admaldo Matos de Assis.

Luzes do Zodíaco, de Lúcia Cardoso.

Alguns contos mais, de Flávio Alencar.

Acabou-se o que era doce, de Cícero Belmar.

UBE: meio século de história, de Adiuza Belo.

 
 

Agenda

25 de setembro. Lançamento do livro 'Luzes do Zodíaco', de Lúcia Cardoso, no hall da Biblioteca Pública.

29 de setembro. Entrega da Medalha do Mérito da Imprensa ao acadêmico José de Souza Alencar (Alex), na Livraria Cultura.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

Agulha - Revista de Cultura #64.

Angústia Criadora

Angústia Criadora, de Ney Anderson, é blog cultural que, com, apoio da Folha de Pernambuco, divulga a cena cultural Pernambucana e novos escritores.

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro'.

O site de Luiz Alberto Machado com o zine Tataritaritatá.

Vale a pena visitar

LETRAS&LEITURAS

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é www.rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

O endereço do portal Abracadabra é www.portalabracadabra.com.br

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Espia, a revista mais bem humorada da Internet, pode ser lida com um clique aqui.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Josivan recomenda o site Recanto das Letras.

Lau Siqueira convida para uma visita ao blog POESIA SIM.

Vale à pena visitar o site do jornal literário Linguagem Viva.

Boa literatura colombiana em 'Talleres de Creación Colectiva en Literatura'.

Letras-Uruguay. Página dedicada a difusão de escritores e literatura latino-americano.

Blogs recomendados

Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Av. Baja California 349
Col. Hipódromo Condessa México D.F. 06170
tel. (55) 5277 8277
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU