A voz do ESCRITOR

     
Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 28 de setembro de 2008

A Cultura e a Arte em Pernambuco

Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural condecora José de Souza Alencar (Alex)

Na próxima 2ª feira, dia 29 de setembro, em evento programado para às 19h00, no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega, em sessão especial do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco, a Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural - entidade integrada pelos presidentes de algumas das mais importantes instituições culturais do país, incluindo a Academia Pernambucana de Letras, a Academia de Letras e Artes do Nordeste, o Gabinete Português de Leitura e a Casa da Imprensa - vai condecorar o acadêmico José de Souza Alencar (Alex) com a Medalha do Mérito da Imprensa, conferida em 10 de setembro pela passagem do Dia Nacional da Imprensa, que, este ano, comemorou os 200 anos da imprensa no Brasil. Na ocasião, Alex vai proferir a palestra 'O jornalismo Social em Pernambuco'.

SERVIÇO: O projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo e coordenado pelo escritor Alexandre Santos, é uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura e tem sessões mensais no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega. A entrada é gratuita.

Calendário anual do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'.  O calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' até o final de 2008 é o seguinte:

29 de SETEMBRO: José de Souza Alencar (Alex)
27 de OUTUBRO: Reinaldo de Oliveira
24 de NOVEMBRO: Frederico Pernambucano de Mello
15 de DEZEMBRO: Evaristo Filho

Frederico Pernambucano de Mello lança 'A tragédia dos blindados'

Na próxima 5ª feira, dia 02 de outubro, em evento programado para as 18h30, no Museu do Estado, nas Graças, o acadêmico Frederico Pernambucano de Mello lançará o livro 'Tragédia dos blindados: A Revolução de 30 no Recife". Na ocasião, a professora Socorro Ferraz, diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE, fará a apresentação do livro.

Novo Horizonte promove Encontro de Autores

Na próxima 2ª  feira, dia 29 de setembro, em evento cujo início está programado para as 17h30, na Biblioteca Pública Estadual, a Novo Estilo realizará o I Encontro dos Autores, reunindo escritores publicados pela editora. Serão relançados livros dos escritores Marianne Steremberg, Lourdes Sarmento, Bartyra Soares, Manoel Cavalcanti, Rachel Carrilho, Lourdes Nicácio, Zenóbia de Magalhães, Nonato de Magalhães, Luiz de Souza Leão, Elizabeth Antão, Fabiana de Fátima e Suely Souza. Na ocasião, o acadêmico Cyl Gallindo falará "Em defesa da língua portuguesa".

UNICORDEL realiza Encontro na UBE

Na próxima 4ª feira, dia 01 de outubro, em evento programado para às 17h30, na sede da UBE, na rua de Santana, a União dos Cordelistas de Pernambuco (UNICORDEL) realizará recital popular como a participação dos poetas Altair Leal, José Evangelista, Felipe Júnior, Michael John, Susana Morais, Mariane Bígio, José Honório, Paulo Moura, Davi Teixeira, Marcos Passos, João Campos e Daniela Almeida. Na ocasião, haverá a possibilidade de aquisição de livros, folhetos de cordel e CDs.

Luciano Pinheiro no MAC

Na próxima 5ª feira, dia 02 de outubro, o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC) abrirá exposição de Luciano Pinheiro na Sala para Convidados Especiais.

Cássio Cavalcante

Bate-papo literal

com Cássio Cavalcante

Cássio Cavalcante entrevista Cyl Gallindo

Esta semana, na 'Gazeta Nossa', jornal quinzenal de grande circulação, especialmente na zona sul do Recife, Cássio Cavalcante conversa com o acadêmico Cyl Gallindo. Para ler a entrevista completa, clique aqui.Gazeta Nossa

 

Lúcia Cardoso lança 'Luzes do Zodíaco'

Na última 5ª feira, dia 25 de setembro, em concorrido evento no auditório da Biblioteca Pública, a escritora Lúcia Cardoso lançará o livro 'Luzes do Zodíaco', publicado pela NovoEstilo Edições do autor.

Hélvio Queiroz lança 'Memórias de um semeador'.

Na 4ª feira passada, dia 24 de setembro, em concorrido evento no Círculo Militar, no Espinheiro, o escritor Hélvio Azevedo de Queiroz lançou o livro 'Memórias de um semeador'.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Curtinhas................................................

Na próxima 2ª feira, dia 29 de setembro, a VI Noite de Poesia vai homenagear Machado de Assis. Já confirmaram presença os escritores Gustavo Dourado, Maria Félix, Gustavo Fontele Dourado, Elias Dourado, Vânia Diniz, Meireluce Fernandes, Anabe Lopes e Aroldo de Melo.

'Setembro tem 30 dias' é o nome do artigo de Rivaldo Paiva que o Jornal do Commércio vai publicar na próxima 3ª feira, dia 30 de setembro.

André de Leones avisa que está no ar a edição 26 de 'Histórias Possíveis', com a participação especialíssima de Maira Parula e a estréia de Maurício de Almeida. Para ler, basta clicar aqui.

Na 5ª feira passada, dia 25 de setembro, Mariane Bigio reprisou a leitura de Gerusa Leal em seu programa 'Pois é, Poesia', na Rádio Universitária 99,9 FM, que pode ser ouvida pelo site www.tvu.ufpe.br.

O escritor alagoano Carlito Lima avisa aos navegantes que, em função de "férias coletivas dos editores e estagiárias", a Revista ESPIA só voltará a circular em 10 de outubro.

Em 14 de outubro, em evento que se articula com o lançamento da brochura 'A identidade do Brasil em Manuel Bandeira', doação de livros na Escola Poeta Manuel bandeira e, ainda, palestra no Espaço Pasárgada para alunos da rede pública, coordenados pelo poeta André Cervinskis, o Mini-auditório 2 do Centro de Artes e Comunicação da UFPE será movimentado pelo seminário 'Bandeira em sua Pasárgada: 40 anos de encantamento de Manuel Bandeira'.

Em 25 de setembro, precisamente às 09h31, Geraldo Pereira atualizou o blog com a crônica 'Uma Tia que Virou Cobra ou o Azar da Pomba'. Para ler clique aqui.

O livro 'Ávidas paixões, áridos amores', de Arriete Vilela, foi o grande vencedor do Prêmio Marly de Oliveira da União Brasileira de Escritores - secção do Rio de Janeiro. A entrega do prêmio será na Academia Brasileira de Letras.

A revista 'Nova Águia' pode ser assinada no endereço eletrônico http://www.zefiro.pt/novaaguia

Vem crescendo o espaço da Gazeta do Estado, liderado por Wannessa e Jannaína Lima.

Albuquerque Pereira toma posse na Academia do Nordeste

No sábado passado, dia 27 de setembro, em solenidade por ocasião de reunião auspiciada pelo poeta Alvacir Raposo, o escritor Albuquerque Pereira tomou posse na Academia de Letras e Artes do Nordeste, sucedendo o acadêmico Jamesson Ferreira Lima na cadeira nº 47. O novo acadêmico foi acolhido na Academia em discurso proferido pela acadêmica Djanira Silva.

'(Ah!) Recife', de Marta Velozo, aclamado na livraria Cultura

Na 5ª feira passada, dia 25 de setembro, em concorrido evento no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega, o poema '(Ah!) Recife', da escritora Marta Velozo, foi declamado por 25 vozes ilustres. Na ocasião, o livro '(Ah!) Recife' foi lançado em Braille.

Música de Primeira

Andréa Amorim na Jaqueira

Neste domingo, dia 28 de setembro, a partir das 17h00, no Parque da Jaqueira, a cantora Andréa Amorim e banda com Beto Kaiser, Daniel Baby, Samuel Camelo, Rafael Gonzo e Daniel Félix apresentarão o show Milagre. O site 'Pernambuco Beat' traz extensa matéria sobre o CD MILAGRE com link para as músicas. Para ler a matéria, basta clicar aqui.

Lúcio Ferreira lança 'Um corte além do fio'

Na próxima 2ª  feira, dia 29 de setembro, em evento programado para as 18h00, na Biblioteca Pública Estadual, o acadêmico Lúcio Ferreira lançará o livro 'Um corte além do fio'.

Osman Godoy diz porque votará em Alexandre Santos

O conselheiro Osman Godoy, que representa o seguimento de artes visuais no Conselho Municipal de Política Cultural, declarou apoio a candidatura do escritor Alexandre Santos à Câmara dos Vereadores do Recife. Depois de lembrar que o conhece desde a década de setenta "quando foi meu aluno, sempre aplicado e dotado de grande espírito cívico e corporativo", Osman Godoy se refere a Alexandre Santos, seu companheiro no Conselho de Cultura, como uma pessoa "inteligente, solidário e participativa" e afirma que "na Câmara Municipal certamente honrará o seu passado de luta em prol de uma sociedade justa e igualitária, além de ser um porta voz atuante em defesa dos interesses da nossa cultura."

Carlos Véjar falará sobre as revistas culturais e a integração latino-americana na Bienal do Ceará

O escritor mexicano Carlos Véjar, sócio correspondente da Academia Nordeste, participará da Bienal do Livro no Ceará, programada para o mês de novembro. Na ocasião, Carlos Véjar falará sobre as revistas culturais e a integração latino-americana.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Aconteceu

25 de setembro. Lançamento do livro 'Luzes do Zodíaco', de Lúcia Cardoso, no hall da Biblioteca Pública.

PROJETO 'A FICÇÃO EM PERNAMBUCO

Vital Corrêa de Araújo lança novo livro

Em 13 de outubro, o projeto literário 'A ficção em Pernambuco' movimentará o Espaço Cultural Manuel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Recife, em Boa Viagem, com a presença do acadêmico Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE, que, na ocasião, lançará seu novo livro.

SERVIÇO: O projeto 'A ficção em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo e coordenado pelo escritor Alexandre Santos, é uma parceria da UBE-PE com Livraria Saraiva e tem sessões mensais no Espaço Manuel Bandeira, naquela livraria, no Shopping Recife, em Boa Viagem. A entrada é gratuita.

Calendário anual do projeto 'A ficção em Pernambuco'. O calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco' até o final de para 2008 é o seguinte:

13 de OUTUBRO: Vital Corrêa de Araújo
10 de NOVEMBRO: Jair Martins e Leony Muniz
08 de DEZEMBRO: Marta e Cleonice Velozo

Quarta às Quatro

Ivanilda Marques conhece o Quarta às Quatro

Na 4ª feira, 17 de setembro, por ocasião da 268ª sessão do projeto literário Quarta às Quatro, com a presença de 40 pessoas, a UBE recebeu a visita do escritor e músico Ricardo Campos. Ao final do encontro, os escritores comemoraram os aniversários de Rogério Generoso, Renata Kelly e Dulce Albert.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Vale a pena ler

O território, de Alvacir Raposo.

Retrato do silêncio, de Terezinha Costa.

Presença de Agostinho da Silva no Brasil, organizado por Amândio Silva.

Poemas ao entardecer, de Lysette Lyra.

Sete dias na Terra Santa, de Admaldo Matos de Assis.

Luzes do Zodíaco, de Lúcia Cardoso.

Alguns contos mais, de Flávio Alencar.

Acabou-se o que era doce, de Cícero Belmar.

UBE: meio século de história, de Adiuza Belo.

 
 

Agenda

29 de setembro. Entrega da Medalha do Mérito da Imprensa ao acadêmico José de Souza Alencar (Alex), na Livraria Cultura.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

Agulha - Revista de Cultura #64.

Angústia Criadora

Angústia Criadora, de Ney Anderson, é blog cultural que, com, apoio da Folha de Pernambuco, divulga a cena cultural Pernambucana e novos escritores.

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro'.

O site de Luiz Alberto Machado com o zine Tataritaritatá.

Vale a pena visitar

LETRAS&LEITURAS

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é www.rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

O endereço do portal Abracadabra é www.portalabracadabra.com.br

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Espia, a revista mais bem humorada da Internet, pode ser lida com um clique aqui.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Josivan recomenda o site Recanto das Letras.

Lau Siqueira convida para uma visita ao blog POESIA SIM.

Vale à pena visitar o site do jornal literário Linguagem Viva.

Boa literatura colombiana em 'Talleres de Creación Colectiva en Literatura'.

Letras-Uruguay. Página dedicada a difusão de escritores e literatura latino-americano.

Blogs recomendados

Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo,

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Av. Baja California 349
Col. Hipódromo Condessa México D.F. 06170
tel. (55) 5277 8277
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU