A voz do ESCRITOR

     
Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 05 de outubro de 2008

A Cultura e a Arte em Pernambuco

José de Souza Alencar (Alex) condecorado com Medalha do Mérito da Imprensa

Na 2ª feira passada, dia 29 de setembro, em seletíssimo evento no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega, a Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural condecorou o acadêmico José de Souza Alencar (Alex) com a Medalha do Mérito da Imprensa, cunhada para comemorar a passagem dos 200 anos da imprensa no País. A condecoração foi feita pelo escritor Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras. No encontro, ocorrido no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco, o jornalista Alex proferiu palestra sobre o jornalismo social em Pernambuco.

SERVIÇO: O projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo e coordenado pelo escritor Alexandre Santos, é uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura e tem sessões mensais no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega. A entrada é gratuita.

Calendário anual do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'.  O calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' até o final de 2008 é o seguinte:

27 de OUTUBRO: Reinaldo de Oliveira
24 de NOVEMBRO: Frederico Pernambucano de Mello
15 de DEZEMBRO: Evaristo Filho

PROJETO 'A FICÇÃO EM PERNAMBUCO

Vital Corrêa de Araújo relança 'Nem às paredes confesso'

Em 13 de outubro, o projeto literário 'A ficção em Pernambuco' movimentará o Espaço Cultural Manuel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Recife, em Boa Viagem, com a presença do acadêmico Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE, que, na ocasião, lançará seu novo livro.

SERVIÇO: O projeto 'A ficção em Pernambuco', idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo e coordenado pelo escritor Alexandre Santos, é uma parceria da UBE-PE com Livraria Saraiva e tem sessões mensais no Espaço Manuel Bandeira, naquela livraria, no Shopping Recife, em Boa Viagem. A entrada é gratuita.

Calendário anual do projeto 'A ficção em Pernambuco'. O calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco' até o final de para 2008 é o seguinte:

13 de OUTUBRO: Vital Corrêa de Araújo
10 de NOVEMBRO: Jair Martins e Leony Muniz
08 de DEZEMBRO: Marta e Cleonice Velozo

UNICORDEL na UBE

Na 4ª feira passada, dia 1º de outubro, a União dos Cordelistas de Pernambuco (UNICORDEL) promoveu recital na UBE. Participaram do evento os poetas Altair Leal, José Evangelista, Felipe Júnior, Michael John, Susana Morais, Mariane Bígio, José Honório, Paulo Moura, Davi Teixeira, Marcos Passos, João Campos e Daniela Almeida. O 2º encontro da UNICORDEL ocorrerá em 05 de novembro.

Cássio Cavalcante

Bate-papo literal

com Cássio Cavalcante

Cássio Cavalcante entrevista Cyl Gallindo

Esta semana, na 'Gazeta Nossa', jornal quinzenal de grande circulação, especialmente na zona sul do Recife, Cássio Cavalcante conversa com o acadêmico Cyl Gallindo. Para ler a entrevista completa, clique aqui.Gazeta Nossa

 

Ariano Suassuna lança Almanaque Armorial

Na próxima 5ª feira, dia 09 de outubro, em evento programado para às 19h0, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, o acadêmico Ariano Suassuna lançará o Almanaque Armorial, com seleção, organização e prefácio de Carlos Newton Júnior.

Janduir Filizzola fala na Academia Pernambucana de Letras

Na 2ª feira passada, dia 29 de setembro, a Academia Pernambucana de Letras foi movimentada por palestra do médico Janduir Filizzola, autor da Missa do Vaqueiro. Na ocasião, também falou Onildo Figueiredo, autor da música 'A feira de Caruaru'. 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Curtinhas................................................

O MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO (MIL) distribuiu nota saudando o fato de a língua portuguesa ter sido utilizada nas intervenções da abertura e debate geral da 63ª Assembléia Geral da ONU. Isto só ocorreu após Portugal ter assegurado a tradução simultânea para as seis línguas oficiais da organização (o inglês, francês, espanhol, russo, árabe e chinês) no encontro que reuniu os líderes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), em julho.

O acadêmico português Luís Lourenço avisa que o último boletim da Sopeam destaca o iminente Congresso da Umeal. Para ler o boletim clique aqui.

O acadêmico Marcelo Ribeiro, presidente do Núcleo da Academia de Letras e Artes do Nordeste em Sergipe, vem publicando poemas no mundo digital. O endereço é www.marcelo-ribeiro.net.

'Falar Sete Línguas' é nome do artigo de Humberto França, eleito recentemente para o Instituto Arqueológico, Histórico e Geogrático Pernambucano, que o Diário de Pernambuco publicou em 20 de setembro de 2008 a respeito do II Festlatino - Festival Internacional de Línguas e Literaturas Neolatinas.

O escritor alagoano Carlito Lima avisa aos navegantes que, em função de "férias coletivas dos editores e estagiárias", a Revista ESPIA só voltará a circular em 10 de outubro.

Em 14 de outubro, em evento que se articula com o lançamento da brochura 'A identidade do Brasil em Manuel Bandeira', doação de livros na Escola Poeta Manuel bandeira e, ainda, palestra no Espaço Pasárgada para alunos da rede pública, coordenados pelo poeta André Cervinskis, o Mini-auditório 2 do Centro de Artes e Comunicação da UFPE será movimentado pelo seminário 'Bandeira em sua Pasárgada: 40 anos de encantamento de Manuel Bandeira'.

Em 02 de outubro, precisamente às 16h20, Geraldo Pereira atualizou o blog com a crônica 'Chupa-Osso, Tampa de Chaleira e Grampão'. Para ler clique aqui.

A revista 'Nova Águia' pode ser assinada no endereço eletrônico http://www.zefiro.pt/novaaguia

Vem crescendo o espaço da Gazeta do Estado, liderado por Wannessa e Jannaína Lima.

Frederico Pernambucano de Mello lança 'A tragédia dos blindados'

Na 5ª feira passada, dia 02 de outubro, em concorrido evento no Museu do Estado, nas Graças, o acadêmico Frederico Pernambucano de Mello lançou o livro 'Tragédia dos blindados: A Revolução de 30 no Recife".

Felipe Júnior lança 'Arrecifes de Cordel'

Na próxima 5ª feira, dia 09 de outubro, em evento programado para às 17h00, no Porto das Letras, que funciona na sede da Gerência Operacional de Literatura e Editoração, na Av. Rio Branco, no Bairro do Recife, o poeta Felipe Júnior lançará o livro 'Arrecifes de Cordel', que reúne grandes poetas populares como Allan Sales, Altair Leal, Dionísio de Souza, José Honório, Marcelo Mário de Melo, Marcelo Soares, Mariane Bigio, Paulo Moura e Suzana Morais.

Sylvana Brandão lança IV Tomo da 'História das Religiões no Brasil'

Na 4ª feira passada, dia 1º de outubro, em concorrido evento na Livraria Cultura, a professora Sylvana Brandão, coordenadora do Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste, lançou o IV Tomo do livro 'História das Religiões no Brasil.

Laura Areias toma posse na Academia de Artes e Letras de Pernambuco

Na 3ª feira passada, dia 30 de setembro, em concorrido evento no Gabinete Português de Leitura, a escritora Laura Areias tomou posse na Academia de Artes e Letras de Pernambuco.

Abdias Moura lança 'Sexo, nação e cor'

Em 14 de outubro, em evento programado para às 17h00, na Academia Pernambucana de Letras, o acadêmico Abdias Moura lançará o livro 'Sexo, nação e cor', que trata do preconceito.

Lúcio Ferreira lança 'Um corte além do fio'

Na 2ª  feira passada, dia 29 de setembro, em evento concorrido na Biblioteca Pública Estadual, o acadêmico Lúcio Ferreira lançou o livro 'Um corte além do fio'.

Carlos Véjar falará sobre as revistas culturais e a integração latino-americana na Bienal do Ceará

O escritor mexicano Carlos Véjar, sócio correspondente da Academia Nordeste, participará da Bienal do Livro no Ceará, programada para o mês de novembro. Na ocasião, Carlos Véjar falará sobre as revistas culturais e a integração latino-americana.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Aconteceu

29 de setembro. Entrega da Medalha do Mérito da Imprensa ao acadêmico José de Souza Alencar (Alex), na Livraria Cultura.

Luciano Pinheiro no MAC

Na 5ª feira passada, dia 02 de outubro, o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC) abriu exposição de Luciano Pinheiro na Sala para Convidados Especiais.

Autores publicados pela Novo Horizonte promovem encontro

Na 2ª  feira passada, dia 29 de setembro, em concorrido evento na Biblioteca Pública Estadual, a Novo Estilo realizou o I Encontro dos Autores, reunindo escritores publicados pela editora. Na ocasião, o acadêmico Cyl Gallindo pronunciou a palestra 'Em defesa da língua portuguesa'.

Quarta às Quatro

Quarta às Quatro recebe poetas da Unicordel

Na 4ª feira, 1º de outubro, por ocasião da 270ª sessão do projeto literário Quarta às Quatro, com a presença de 75 pessoas, a UBE recebeu a visita de cordelistas participaram do “1º Recital da UNICORDEL”. A mesa dirigente dos trabalhos foi composta com a participação dos poetas Rogério Generoso, José Honório, presidente da UNICORDEL, e Érica Montenegro, cordelista paraibana. Durante o encontro, os poetas José Honório, Érica Montenegro, Altair Leal, Felipe Júnior, Fátima Correia, Rogério Generoso, Cícero de Moura, Edgar de Patos, Edvaldo Bronzeado, Suzana Morais, Marcos Passos e Gilvan Nascimento, da Unicordel, apresentaram trabalhos. O encontro foi prestigiado por alunos da Escola Municipal Mário Melo, da oficina literária do Professor Edgar de Patos.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, idealizado pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, presidente da UBE-PE, e coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Vale a pena ler

O território, de Alvacir Raposo.

Retrato do silêncio, de Terezinha Costa.

Presença de Agostinho da Silva no Brasil, organizado por Amândio Silva.

Poemas ao entardecer, de Lysette Lyra.

Sete dias na Terra Santa, de Admaldo Matos de Assis.

Luzes do Zodíaco, de Lúcia Cardoso.

Alguns contos mais, de Flávio Alencar.

Acabou-se o que era doce, de Cícero Belmar.

UBE: meio século de história, de Adiuza Belo.

 
 

Agenda

14 de outubro. Lançamento de 'Sexo, nação e cor', de Abdias Moura, na Academia Pernambucana de Letras.

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

Agulha - Revista de Cultura #64.

Angústia Criadora

Angústia Criadora, de Ney Anderson, é blog cultural que, com, apoio da Folha de Pernambuco, divulga a cena cultural Pernambucana e novos escritores.

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro'.

O site de Luiz Alberto Machado com o zine Tataritaritatá.

Vale a pena visitar

LETRAS&LEITURAS

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é www.rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

O endereço do portal Abracadabra é www.portalabracadabra.com.br

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Espia, a revista mais bem humorada da Internet, pode ser lida com um clique aqui.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Josivan recomenda o site Recanto das Letras.

Lau Siqueira convida para uma visita ao blog POESIA SIM.

Vale à pena visitar o site do jornal literário Linguagem Viva.

Boa literatura colombiana em 'Talleres de Creación Colectiva en Literatura'.

Letras-Uruguay. Página dedicada a difusão de escritores e literatura latino-americano.

Blogs recomendados

Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves

Conselho Editorial

Vital Corrêa de Araújo

Presidente da UBE

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Av. Baja California 349
Col. Hipódromo Condessa México D.F. 06170
tel. (55) 5277 8277
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU